Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Li pelo fórum vários casos de pessoas que pretendiam alargar divisões de edifícios antigos através do abate de paredes. Também vi que esse é um processo desaconselhável em muitos dos casos.

    No meu caso, gostaria de o fazer em duas paredes ou, pelo menos, numa delas.

    A casa em questão tem dois pisos e um sótao. A tipologia interior é igual em ambos os pisos e o sótão é amplo, com uma semi-parede de tabique mais ou menos a meio do espaço, mas não coincidente em termos de posição com as paredes debaixo.
    A minha ideia seria remover as duas paredes coincidentes dos dois pisos que me parecem não terem uma função estrutural, reforçando com um sistema de vigas de madeira lamelada em pórtico.

    Vou inquirir orçamento para o trabalho a uma empresa acostumada a trabalhar neste tipo de casas mas gostaria de ouvir outras opiniões para mais tarde não me arrepender do que possa ou não ter feito quanto a isto...

    Deixo uma foto de uma das paredes (são iguais), as quais têm cerca de 15 cm de espessura. Como vêm, a parede está no sentido das vigas, ajudando a suportar o peso da parede do piso de cima. Também creio que terá um efeito estruturante anti-sismico da empena (fachada), mas creio que isso poderia ser resolvido com o tal reforço.




    Obrigado
  2.  # 2

    Boas

    Também creio que terá um efeito estruturante anti-sismico da empena (fachada)


    Duvido que tenha essa função. Para isso teria de estar "amarrada" à parede da fechada, o que pode confirmar.


    cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

    Colocado por: AgonçalvesA minha ideia seria remover as duas paredes coincidentes dos dois pisos que me parecem não terem uma função estrutural, ...
    Se não têm função estrutural (e são em tabique) só lá estão a fazer peso.

    Mas atenção. As paredes de tabique não têm 15cm de espessura!

    Também creio que terá um efeito estruturante anti-sismico da empena (fachada)...
    Essa parede não parece estar ligada à fachada (estão separadas pelo vão de porta ?).
  4.  # 4

    Obrigado pelos comentário.

    Sim, existe a separação pelo vão da porta, mas a parede em tabique é no sótão (7-8 cm de espessura). Esta é bem mais espessa e não sei qual o seu sistema de construção. A casa é seguramente anterior a 1890, mas não sei exactamente de quando.

    A dúvida está exactamente na grossura da parede. Para uma simples parede divisória é muito espessa e em ambos os pisos, a tipologia das divisões é a mesma.
 
0.0100 seg. NEW