Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se alguém tem conhecimento de um caso parecido ao nosso e de como proceder. A minha tia faleceu fez um ano, os 3 herdeiros conseguiram arranjar um comprador para a sua casa que pediu um empréstimo ao banco A. Marcámos a escritura, pagou-se toda a papelada necessária mas o banco A refere que não pode fazer a escritura enquanto não tiver um papel que desconhecíamos ser necessário. A minha tia, há 40 anos atrás, comprou a casa ao banco B, pois o antigo proprietário tinha uma hipoteca e na falta de pagamento, o banco B vendeu a casa em leilão. A minha tia pagou-a e passou a ser proprietária. Após inúmeros contactos com o banco B, recusam-se a passar-nos o papel exigido pelo banco A, onde deverá constar que a minha tia não tinha nenhuma hipoteca. São 40 anos, é difícil obter essa confirmação, mas parece-me que o banco B está é a fugir às responsabilidades, até porque não tem nada a ganhar com isso. Alguém tem uma ideia de como agir? Parece-me que vamos perder o potencial comprador e teremos de ir a tribunal com o banco. Obrigada desde já.
  2.  # 2

    Talvez pedir uma certidão da casa, na conservatória onde conste o distrate da hipoteca, isto na hipotese de, ou a sua tia ou o banco terem feito o distrate. Caso contrário se constar na certidão o registo da hipoteca (não sei se as coisas funcionavam assim há 40 anos) o banco é obrigado a passar um documento necessário a dizer que a hipoteca foi paga (distrate) para se fazer o respectivo registo na conservatória.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sfs2010
  3.  # 3

    Após inúmeros contactos com o banco B, recusam-se a passar-nos o papel exigido pelo banco A, onde deverá constar que a minha tia não tinha nenhuma hipoteca.
    Não é a SUA TIA quem (não) tem/tinha uma hipoteca.
    Era A CASA da sua Tia.


    Se o banco A está a exigir um comprovativo de que o banco B não é credor, é porque a dívida ainda está registada na Conservatória do Registo Predial.

    Se o banco B não emite esse documento, resta-lhe disparar em todas as direcções.

    Dirija-se a um balcão do banco B, peça para falar com o gerente e informe-o que vai apresentar queixa:
    - no Provedor de Cliente do banco B.
    - no Banco de Portugal.
    - na Deco.

    E se tiver conhecimentos na imprensa escrita ou na televisão, use-os.
  4.  # 4

    Obrigada pelas sugestões. Obviamente não era a tia que tinha a hipoteca, foi uma forma de dizer que ela ao comprar a casa não ficou com a divida.

    Ontem estivemos no banco B, e pelo que pude perceber, o banco B não fez o distrate, pois a tal certidão não o refere. Mas reconhecem que de facto a casa era propriedade da minha tia e que terão de passar o tal papel. Mas sem pressa nenhuma, é quando lhes apetecer. Fomos informados mais tarde que se tivéssemos feito um requerimento por escrito, eles teriam 10 dias úteis para nos entregar o papel (e já o teríamos nesta altura). Por ignorância nossa, foi tudo feito em conversa com o gerente do banco e esses 10 dias só vão começar a contar hoje, quando lá voltarmos e pedirmos por escrito que nos passem a certidão. Entretanto vamos perder a data da escritura, mas será remarcada.

    Vamos ver agora como corre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  5.  # 5

    Venho informar que o assunto ficou resolvido e a escritura foi feita. Tão simples como isto: o papel que era extremamente difícil de obter, apareceu ao fim de 10 min, após termos solicitado no banco o livro de reclamações. Obrigada pelas V. sugestões.
  6.  # 6

    BOA !
    Colocado por: sfs2010Venho informar que o assunto ficou resolvido e a escritura foi feita. Tão simples como isto: o papel que era extremamente difícil de obter, apareceu ao fim de 10 min, após termos solicitado no banco o livro de reclamações . Obrigada pelas V. sugestões.
    Há tempos enviei um email a informar um determinado banco que iriam receber uma carta registada com aviso de recepção informando-os que ou me repunham umas centenas de euros indevidamente cobrados havia mais de um mês ou apresentaria queixa no Banco de Portugal no prazo de quinze dias.
    NO DIA SEGUINTE(!) - nem deu tempo para receberem a carta registada! - a minha conta foi creditada do valor em falta !

    (ok!... Claro que não pagaram os juros da "utilização" durante um mês dessas centenas de euros) :-)
 
0.0115 seg. NEW