Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Eu e o meu marido vamos comprar um terreno com menos de 500m2 e segundo o levantamento topográfico a construção da casa no solo só poderá ir até 98m2.

    A nossa dúvida é que o nosso sonho era uma moradia térrea com 3 quartos, mas em 98m2 temos receio de ficar muito pequena.

    Uma vez que não tenho muita noção de metros e área, poderiam-me dizer se com 98m2 seria possível construir uma moradia T3 com 2 WC? Ou acham que devíamos pensar num segundo piso?

    Obrigada,
    Cumprimentos.
  2.  # 2

    É uma área muito pequena para moradia t3 na minha opinião.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnSof
  3.  # 3

    É o que nos parece.
    Ou vamos reduzir e passar a T2 ou vamos acabar por fazer um segundo piso.

    Obrigada pela atenção.
  4.  # 4

    um t2
    sala+cozinha 52m2
    2 quartos 12m2 e outro com 15m2
    1 wc 6m2
    cozinha 15m2
    o que lhe parece?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnSof
    • RLV
    • 13 julho 2010 editado

     # 5

    Bom dia Marta!

    Quando fala em 98m2 é área de construção certo?

    É só fazer as contas!
    Cozinha – 10 m2
    Sala – 25 m2
    Quarto +is – 15 m2
    Quarto1- 11 m2
    Quarto2 – 11 m2
    Is social – 8 m2
    TOTAL – 80 m2 (ainda faltam as paredes!)

    Assim por alto é possível mas fica tudo apertado !
    Tudo depende do projecto !
    Há projectos que só com esta área conseguem ficar fantásticos, outros ficam com ar de casinha de bonecas!
    Se fizer um T2 fica com mais áreas para o resto da casa .
    Se fizer 2 Pisos fica mais caro! E acho que não ganha em espaço!
    Para uma melhor opinião só com fotos do local !

    Cumps
    RLV
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnSof
  5.  # 6

    Ocramix, obrigada pela atenção, sim certamente que um T2 sempre ficará com mais espaço.

    RLV, os 98m2 são da área de construção no solo, podendo ter mais 98m2 num segundo piso.
    Pois, realmente julgo que ficará tudo muito apertadinho. Quartos com 11m2 parece-me que ficaram muito pequeninos.

    Obrigada pela vossa atenção,
    Cumprimentos.
    • RLV
    • 13 julho 2010 editado

     # 7

    então os 98m2 é área de implantação ;)
    tem que saber qual a área de contrução.... pode não ser 98 +98
    depende do indice de construção da zona em que está o lote!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnSof
  6.  # 8

    Exactamente, implantação. (ve-se mesmo que não percebo nada disto)
    Pois, falaram-me ainda muito por alto, mas a ideia que fiquei foi que poderia ser 98m2 + 98m2,
    mas eu e o meu marido também só queriamos ir até aos 120/130m2.

    Se calhar o melhor é esperar por mais informações e depois reflectir melhor sobre o assunto,
    Mas muito obrigada pela atenção.

    Cumpts.
  7.  # 9

    Boa tarde Marta.

    Qual foi a entidade que lhe informou da obrigatoriedade de implantar, no máximo, 98 m2?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnSof
  8.  # 10

    Boa tarde,

    Ainda não nos foi dito nada oficialmente. A senhora da imobiliária é uma colega minha e está-me a tratar dos passos a dar e ligou-me semana passada a dizer que tinham feito o levantamento topográfico e que a área de implementação era de 98m2, ainda nem sei a área total com um segundo piso.

    Foi tudo falado ainda muito por alto, mas eu e o meu marido ficámos a ponderar já, porque julgo que térrea vai ser impossivel. Pelo menos com as dimensões que queriamos.

    Obrigada.
  9.  # 11

    Marta, se já possui levantamento topográfico, aconselho a fazer um rascunho com uma mancha de implantação de 160 m2 posicionada no local do terreno que mais lhe apraz. De seguida vai à câmara municipal em questão e pergunta se é possível implantar uma habitação naqueles termos.
    Se solicitar a opinião de um profissional antes de ir à câmara, tanto melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnSof
  10.  # 12

    Sim, é o que vou fazer. E marcar uma reunião com o Eng.º que está a ajudar/tratar do processo.

    Muito obrigada, sr. Rui.
    Cumpts.
  11.  # 13

    Boa tarde Marta,

    de facto é importante saber a que tipo de indice se referem estes 98m2. No entanto, e pelas diversas situações que temos desenvolvido, os 98m2 são de facto curtos para desenvolver o programa que pretende, sobretudo se for para habitação permanente. Não poderemos numa situação destas, pensar em quartos ou restantes áreas de dimensão reduzida. É por isso importante antes de fechar o negócio com a compra do terreno que possa esclarecer aspectos como:
    -Dimensão poligono de implantação do alvará de Loteamento;
    -Área maxima de implantação;
    -Numero de pisos permitidos;
    -Área Bruta de Construção Permitida;
    -Ou até mesmo outras condicionantes do alvará de loteamento (aspecto arquitectonico).

    A solução do segundo piso parece-me, de forma mais imediata, a solução mais adequada ao programa que pretende, não sendo necessário construir outros 98m2 no piso superior.

    Cumprimentos,
    rui rodrigues, arq.

    www.flash-arquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnSof
  12.  # 14

    Colocado por: flash_arquitectos-Dimensão poligno de implantação do alvará de Loteamento;


    A solução do segundo piso parce-me, de forma mais emidiata, a solução mais adequada ao programa que pretende, não sendo necessário construir outros 98m2 no piso superior.


    Ai esse português sr Arquitecto!!
  13.  # 15

    Colocado por: Rita Andrade
    Colocado por: flash_arquitectos-Dimensãopolignode implantação do alvará de Loteamento;


    A solução do segundo pisoparce-me, de forma maisemidiata, a solução mais adequada ao programa que pretende, não sendo necessário construir outros 98m2 no piso superior.


    Ai esse português sr Arquitecto!!


    Rita, você é mesmo chata e implicante.....
  14.  # 16

    Não tem que agradecer, Marta.

    O flash_arquitectos levantou algumas questões pertinentes.
    No entanto, fiquei com a ideia que faria questão de ter uma habitação térrea e não com 2 pisos. Tendo em conta os 500 m2 de terreno, 160 m2( mais coisa menos coisa) não me parece um valor de implantação descabido. Mas não sei a configuração do terreno nem se o mesmo tem associado algum ónus. Terá que se informar muito bem acerca destes factores, pois poderão influenciar o preço de compra significativamente.

    Cumprimentos.

    Respeitem o dono do tópico...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnSof
  15.  # 17

    Colocado por: jorgferr
    Colocado por: Rita Andrade
    Colocado por: flash_arquitectos-Dimensãopolignode implantação do alvará de Loteamento;


    A solução do segundo pisoparce-me, de forma maisemidiata, a solução mais adequada ao programa que pretende, não sendo necessário construir outros 98m2 no piso superior.


    Ai esse português sr Arquitecto!!


    Rita, você é mesmo chata e implicante.....


    Ai essa educação sr jorgferr !!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnSof
  16.  # 18

    Ainda hoje me registei no forúm e já estou a criar discussões?

    Eu entendi, eu sei que às vezes com a pressa de escrever no teclado nos falha um dedo ou outro. ;)

    Eu não entendo do assunto, mas a ideia que tenho é que como o terreno tem duas frentes e a casa terá de deixar 11m do eixo de cada via. Estou certa?

    O terreno não é grande, deve ter 450m2, talvez. E eu nem precisava de 160m2, bastava-me 120m2.

    Obrigada a todos.
  17.  # 19

    Na minha zona, e tendo em conta que as estradas municipais têm cerca de 6 metros de largura, é necessário distanciar a habitação 8 metros do eixo da via. 3 metros pertencem à rua e a habitação recua efectivamente 5 metros do muro do terreno.
    Mas cada local tem as suas vicissitudes!

    Cumprimentos.
  18.  # 20

    98m2 tinha eu no meu apartamento T2 e não achava (exceptuado a sala c/ sala jantar) nada de especial!
    Como já foi aqui dito, veja se os 98m2 é a área de implatação ou de construção!
    Saudações.
 
0.0188 seg. NEW