Iniciar sessão ou registar-se
    • gugas
    • 13 julho 2010 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Como o tópico refere, alguém tem instalado em casa solução de Anonimo18072022A hidraulico para aquecer e arrefecer?

    Estou a estudar as soluçoes de aquecimento , mas a Uponor está me a propor arrefecimento também (ainda não tenho valores).

    Assim evitava a pré instalação do Ar condicionado..
  1.  # 2

    Boa tarde a todos.

    gostaria de ter feedback vosso se o o sistema de Arrefecimento por piso é eficaz numa moradia .

    Eu vi um sistema de parede radiante (Imosolar) e não fiquei convencido.
  2.  # 3

    Eu tenho piso radiante com bomba de calor.
    Uma vez experimentei arrefecer pelo piso... a coisa demorou uma eternidade, mas o problema é que como o frio veio de baixo, ficámos todos doentes em casa.
    O rendimento foi mesmo muito baixo... a BC trabalhou muito para não arrefecer quase nada.

    optei por instalar ventiloconvectores e posso dizer k estou satisfeito...

    Apesar de o instalador dizer que aquilo não fazia barulho, o k é certo é k a minha mulher não gosta de ouvir o ventilo quando quer dormir... Mas a coisa funciona bem... de dia, qd está calor eles lá trabalham qd devem trabalhar... de noite o ambiente exterior arrefece e eles praticamente deixam de trabalhar ...

    Mas para aquecimento continuo a preferir o piso radiante...


    P.S: Quem instala piso radiante + BC, não vai ficar pobre por colocar uns ventiloconvectores em algumas divisões...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gugas
  3.  # 4

    Obrigado pelo seu comentário jfsmoreira.

    2 perguntas:

    . Que sistema tem?

    . Ventiloconvectores: deixou a casa preparada para isso ou depois "partiu" a casa toda para montar?

    Obrigado, Goncalo
  4.  # 5

    Na minha casa optei por colocar radiante só para aquecimento e coloquei a pré instalação para os ventiloconvectores, com a esperança de não necessitar deles, no entanto se necessitar não é preciso partir nada para os colocar. Quanto ao rendiemnto ainda não posso adiantar nada...
  5.  # 6

    Inicialmente só tinha Piso radiante para aquecimento + caldeira a gasóleo....

    No final do ano passado, troquei a caldeira por uma Bomba de calor Daikin

    Depois comprei uma outra BC apenas para AQS.

    Há um mês atrás mandei colocar ventiloconvectores nos quartos, sala e escritório.

    Não tinha nenhuma preinstalação. Mas as obras até não foram assim tão complexas. Os homens da climatização e o sujeito do Pladur demoraram 4 dias e a obra ficou porreira. A Sra da limpeza é que se lixou a limpar todo o pó! É que o pladur faz um pó do caraças... que vai para todo o lado!
  6.  # 7

    Colocado por: jfsmoreiraInicialmente só tinha Piso radiante para aquecimento + caldeira a gasóleo....

    No final do ano passado, troquei a caldeira por uma Bomba de calor Daikin




    Boa tarde!

    Então isso quer dizer que você tinha um piso radiante a arrefecer quando nem sequer estava preparado para isso.. ..??
    • fsc
    • 14 julho 2010

     # 8

    o arrefecimento radiante é possível mas tem algumas condicionantes.
    algumas marcas dizem que o orçamento é igual ao do aquecimento mais 1000 euros para a regulação.
    porém, para ser eficiente é necessário mais tubo (passo mais apertado), uma regulação específica e tratamento de ar (desumidificador).
    mesmo assim a potência que consegue extrair ronda os 35 a 40 w/mq. para compartimentos com poucos ganhos solares é eficiente mas pode haver compartimentos mais exigentes e ser necessário um apoio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
  7.  # 9

    Piso radiante para arrefecer so se for colocado nos tectos. Segunda leis da fisica o ar frio tende a descer e o quente a subir. Se colocar radiante no chão, não tou a ver como o ar frio sobe....ou seja pode refrescar um pouco mais junto ao chão, mas não acredito que terá boas prestações...para arrefecer é ar condicionado.
  8.  # 10

    Colocado por: jfsmoreiraInicialmente só tinha Piso radiante para aquecimento + caldeira a gasóleo....

    No final do ano passado, troquei a caldeira por uma Bomba de calor Daikin

    Depois comprei uma outra BC apenas para AQS.


    Boa tarde,
    A 1ª BC não pode servir para as 2 coisas (aquecimento/arrefecimento e AQS) ? Porquê uma 2ª BC ?
    Pergunto isto, pois pretendia utilizar uma BC (Daikin Altherma) para as 2 coisas ...

    Obrigado
  9.  # 11

    Por 2 motivos:

    1- Precisava que o acumulador de AQS estivesse dentro de casa, já que como estava com o acumulador na casa das máquinas, demorava imenso tempo a ter água quente nas torneiras.

    2- NO Verão, não precisava de inverter o ciclo da BC, quando esta estivesse na fase de refrigerar e precisasse de aquecer as AQS.
  10.  # 12

    O espaçamento pelo que me lembro é de 12,5 ... acho eu?

    A emmeti tem colectores, tubo e todos os acessórios para piso radiante....

    Não tenho qq tipo de sonda de piso...

    O controlo é feito pela domótica, onde existem sensores de temp. e humidade por divisão.

    Qd experimentei arrefecer pelo piso, apenas posso afirmar que senti o piso frio... bastante frio... mas o rendimento não me pareceu suficiente...
    Por outro lado, na minha casa é usual andarmos descalços... eu costumo e as minhas filhas pequenas detestam andar calçadas... (saem ao pai)... e aquele chão frio fez com que ficássemos doentes...

    Eu acho que o arrefeciemnto deve estar em cima, pois é onde existe muito mais calor...

    Gugas,


    Sim é a Altherma

    Para colocar Ventiloconvectores apenas necessita de colocar lá um tubo para o dreno, um isolado para alimentação e outro para retorno e um cabo de 4 fios para as velocidades do ventilador. Senão puderem gastar o dinheiro já, aconselho a deixarem já isto lá, embora no meu caso até foi muito fácil passar os tubos.
    De qualquer forma, os ventiloconvectores até não são nada caros... pelo menos os meus não foram...
    • PatSil
    • 14 julho 2010 editado

     # 13

    Colocado por: jfsmoreiraPor 2 motivos:

    1- Precisava que o acumulador de AQS estivesse dentro de casa, já que como estava com o acumulador na casa das máquinas, demorava imenso tempo a ter água quente nas torneiras.

    2- NO Verão, não precisava de inverter o ciclo da BC, quando esta estivesse na fase de refrigerar e precisasse de aquecer as AQS.



    Boa noite!


    Se tivesse comprado um sistema propicio logo de início não tinha tido a necessidade de ter gasto o que gastou..



    Patrícia Silva
  11.  # 14

    Colocado por: Anonimo18072022Ano chão com cerca de 17/18ºC? Certamente não será confortável.



    E porque é que o pavimento teria que estar a 17º, 18º..??, se tiver o pavimento a 20, 22 não será o suficiente para ser confortável quando tem no exterior temperaturas de "30's e muitos" e 40's.. ..??


    Patrícia Silva
  12.  # 15

    Eu só sei k vou deixar de opinar neste fórum... existem certas pessoas que enviam susurros de um modo aterrador... chegam mesmo a ser mal educados! Eu não posso dizer nada que vêm logo chatear-me a cabeça com susurros, chegando mesmo a atingir um elevado tom de intimidação.

    Cada um faz as coisas à sua maneira. Eu tomei as minhas opções, certas ou não, foram aquelas que eu achei mais indicadas. Agora não gosto, nem aceito, que certas pessoas, de um modo cobarde, tentem albadroar-me com uma série de questões/opiniões, contrariando tudo aquilo o que eu digo, só porque opinam de uma forma diferente.
    Se têm alguma coisa a dizer que o digam abertamente neste fórum... é para isto que ele serve, para que de um modo aberto, as pessoas possam partilhar e mostrar as suas experiências afim de resolver alguns problemas/dúvidas de outros foristas.

    Para mim, os susurros deveriam acabar!
    •  
      FD
    • 15 julho 2010

     # 16

    Colocado por: jfsmoreiraexistem certas pessoas que enviam susurros de um modo aterrador...

    Imagino quem seja. Faça assim: se o incomodar, diga-lhe para o deixar de incomodar. Se a pessoa em questão não respeitar, agradeço que fale comigo para eu resolver o problema.

    Por outro lado, se quiser ignorar todos os sussurros, também posso fazer de forma a que não os veja (recebe-os na mesma mas, ficam invisíveis).
    Vai ao separador Conta (no topo) -> Mudar estilo do fórum (cores) - > escolhe o último Sem sussurros -> já está!
  13.  # 17

    Colocado por: jfsmoreiraexistem certas pessoas que enviam susurros de um modo aterrador...

    SEi do que fala.
    Certamente a mesma pessoa que se andou aí pelo fórum a pedir para voltar, quando nunca chegou a sair.
    A maneira de lidar com isso é simples: IGNORAR
    • P+V
    • 15 julho 2010

     # 18

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: jfsmoreiraexistem certas pessoas que enviam susurros de um modo aterrador...

    SEi do que fala.
    Certamente a mesma pessoa que se andou aí pelo fórum a pedir para voltar, quando nunca chegou a sair.
    A maneira de lidar com isso é simples: IGNORAR


    E já somos dois...
    • fsc
    • 15 julho 2010 editado

     # 19

    o FD já resolveu a situação. não percebo porque continuam com tretas!!!
    voltando ao tópico gostaria de acrescentar que os sistemas radiantes em arrefecimento ainda não estão normalizados (pelo menos que eu saiba) e que as temperaturas superficiais mínimas recomendadas rondam os 19-20 graus e não 17 graus como acima referido. a convecção num sistema radiante é minima mas também contribui para a sua capacidade limitada. no entanto em casas bem isoladas e com boa orientação solar, o pavimento consegue manter uma temperatura ambiente de 25-26 graus que são aliás as temperatura de referência para arrefecimento.
    em minha casa não tenho arrefecimento e posso afirmar que quando o crono marca os 26-27graus estou confortável. quando chega aos 28 já começa a ser desconfortável mas isso apenas acontece quando há ondas de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
  14.  # 20

    Boa noite,

    Venho dar aqui feedback e desde já agradecer a todos que contribuiram com mais inputs.

    Ora bem, ainda não decidi, mas estou a conversar com algumas marcas sobre sistemas de Aquecimento + Arrefecimento (se bem que hoje uma marca me disse que arrefecimento nao me recomedava).

    Tenho tudo em aberto e estou a pedir preços para as 2 opçoes, mas cheira-me que o que vou acabar por fazer é colocar piso radiante para aquecer e fazer a pré instalação do AC.

    A minha obra está a andar mais depressa do que eu pensava.. deve ser só a fase da estrutura que é rápida
 
0.0215 seg. NEW