Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá pessoal;

    Estou aqui por um bom motivo: estou a pensar, juntamente com a minha namorada em construir uma vivenda num terreno oferecido pelos meus pais.

    Como estou na fase inicial e nesta área não estou muito à vontade com os temas, gostaria que me ajudassem nalguns aspectos.

    Neste momento, estou à procura de arquitectos. Já contactei alguns, mas por motivos de agenda, apenas em Agosto posso reunir-me com eles.

    A minha ideia, era a construção de uma vivenda em 2 pisos, com 166m2 cada, composto por 2 suites, mais outros 2 quartos.

    Ao inicio pensamos numa vivenda baseada na arquitectura moderna, mas optamos pela tradicional. Esteticamente acho muito mais interessante :)

    Para uma vivenda com média qualidade (sem muitos luxos), têm uma ideia de quanto é o valor de construção médio/m2?

    Após escolha do arquitecto, temos também que escolher um empreiteiro certo?

    Quais são os valores em média para os serviços de arquitectura (projecto, licenciamentos, acompanhamento, etc)?

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Isso é sempre um valor ao qual não se chega a concenso no forum...mas o valor que mais tenho visto ter concenso é 750 euros/m2 sem contar com cave e arranjos exteriores. Mas aparece ja alguem a falar em 500 euros. Os 750 pelo que me parece é o valor de mais consenço entre muitos com um nivel intermedio de acabamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xaviercoelho
  3.  # 3

    Boas

    Eu já passei por essa situação, mas nesta altura já tenho arquitecto e já tenho um esboço e planta da casa.

    Os aspectos que me parecem mais importantes são:

    - Modo de financiamento, tentando o spread mais baixo do mercado! Aconselho-o a tratar disso o mais rápido possível pois os spread´s estão a aumentar e não é pouco. Isto sou eu a pensar que precisa de recorrer ao crédito! :)

    - Escolha do arquitecto. Aconselho-o a escolher um arquitecto com alguma experiência e com obra feita dentro daquilo que pretende.

    - Quanto ao custo, depende de quanto tem para gastar. A mim disseram-me para ter noção do que podia comprar com X dinheiro, para não querer meter tudo xpto e ter uma obra pelo preço que estabeleci. Estou a pensar pagar (no máximo) 550.00€/m2 pela minha futura casa.

    - Relativamente ao empreiteiro, é igual ao arquitecto. Deverá ser alguém com créditos na sua área de forma a fazer a obra com responsabilidade. Poderá optar por entregar a casa em "chave na mão" ou, se tiver disponibilidade, ir entregando directamente a cada especialidade.

    - Os custos ainda não sei o custo da licença, só sei do arquitecto... posso enviar por sussuro se quiser.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xaviercoelho
    • RLV
    • 13 julho 2010

     # 4

    Colocado por: xaviercoelhoPara uma vivenda com média qualidade (sem muitos luxos), têm uma ideia de quanto é o valor de construção médio/m2?


    Na minha opinião o processo é ao contrário!

    Quanto quer gastar na contrução? 200 mil euros por exemplo !
    Qual a área que quer ter? 300 m2 área de contrução por exemplo!

    200.000euros : 300m2 = 667 euros/ m2

    (desconta-se o mobiliário fixo... as loiças sanitárias, etc)

    Temos uns 620euros /m2 de contrução

    Agora é tudo pensado para encaixar neste valor!
    - Os materiais escolhidos
    - As soluções construtivas
    - Escolha de Empreiteiro
    - acabamentos
    -etc.

    Colocado por: xaviercoelhoApós escolha do arquitecto, temos também que escolher um empreiteiro certo?


    Certo. Pode pedir orçamentos a vários, para saber o que lhe oferece melhores condições.

    Colocado por: xaviercoelhoQuais são os valores em média para os serviços de arquitectura (projecto, licenciamentos, acompanhamento, etc)?


    Cada um pede o que quer pelo trabalho, o valor depende do Arquitecto e do que incluir o orçamento do seu trabalho!

    Cumps
    RLV
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xaviercoelho
  4.  # 5

    Era tambem importante informar como chegou a esse valor de 166 m2( por piso) para a área que quer construir.
    De qualquer maneira pense bem pois para dois pisos parece-me uma casa já um pouco grande e isso tem custos.
    tambem para evitar chatisses com a legislação, pense que o r/c terá que ter um quarto ( escritório) assim como uma wc acessivel tal como um percurso acessivel desde o passeio publico até á entrada da casa e no interior a dar acesso a esse quarto, wc e cozinha.
    Peça ao seu futuro arquitecto uma casa que não ultrapasse determinado plafond, é o melhor caminho em vez de estar desde já a criar condicionalismos á conta do preço do m2, pois para a mesma área esse preço pode ser tanto de 500 como 750, 1000 e por ai fora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xaviercoelho
  5.  # 6

    Boa tarde xaviercoelho

    Onde é que vai construir a vivenda?
  6.  # 7

    Colocado por: jorgferrIsso é sempre um valor ao qual não se chega a concenso no forum...mas o valor que mais tenho visto ter concenso é 750 euros/m2 sem contar com cave e arranjos exteriores. Mas aparece ja alguem a falar em 500 euros. Os 750 pelo que me parece é o valor de mais consenço entre muitos com um nivel intermedio de acabamentos.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:xaviercoelho



    Obrigado pelo seu comentário! Realmente eu estava à espera de valores a rondar no máximo os 600 €/m2. Espero que não "fuja" muito desses valores.
  7.  # 8

    Colocado por: Rui A. B.Boas

    Eu já passei por essa situação, mas nesta altura já tenho arquitecto e já tenho um esboço e planta da casa.

    Os aspectos que me parecem mais importantes são:

    - Modo de financiamento, tentando o spread mais baixo do mercado! Aconselho-o a tratar disso o maisrápidopossível pois os spread´s estão a aumentar e não é pouco. Isto sou eu a pensar que precisa de recorrer ao crédito! :)

    - Escolha do arquitecto. Aconselho-o a escolher um arquitecto com alguma experiência e com obra feita dentro daquilo que pretende.

    - Quanto ao custo, depende de quanto tem para gastar. A mim disseram-me para ter noção do que podia comprar com X dinheiro, para não querer meter tudo xpto e ter uma obra pelo preço que estabeleci. Estou a pensar pagar (no máximo) 550.00€/m2 pela minha futura casa.

    - Relativamente ao empreiteiro, é igual ao arquitecto. Deverá ser alguém com créditos na sua área de forma a fazer a obra com responsabilidade. Poderá optar por entregar a casa em "chave na mão" ou, se tiver disponibilidade, ir entregando directamente a cada especialidade.

    - Os custos ainda não sei o custo da licença, só sei do arquitecto... posso enviar por sussuro se quiser.

    Cumps

    Estas pessoas agradeceram este comentário:xaviercoelho



    Infelizmente também tenho que recorrer ao crédito. Pelo menos metade do valor. Vida de pobre é assim mesmo! :) Muito obrigado pelo concelho. Espero começar a tratar do financiamento após escolha do arquitecto e empreiteiro, ou seja talvez em Agosto.

    Os valores que eu também quero pagar pela casa rondam os mesmos valores. Não queria exceder os 600 €/m2. A zona de construção também deve influenciar nesse caso não?
    Vou construir em Braga e pelo que se consta, construir em Braga não é caro. Espero que seja um rumor verdadeiro.

    Relativamente ao empreiteiro a minha ideia era "Chave na mão". Primeiro porque são menos chatices e segundo o empreiteiro é de confiança do meu pai e penso que a escolha das outras especialidades será feita com cuidado. Ao invés, esta escolha deve ser um bocado mais dispendiosa.

    Envie por favor o custo do arquitecto por sussuro! :-)

    Cumprimentos
  8.  # 9

    Colocado por: RLV
    Colocado por: xaviercoelhoPara uma vivenda com média qualidade (sem muitos luxos), têm uma ideia de quanto é o valor de construção médio/m2?


    Na minha opinião o processo é ao contrário!

    Quanto quer gastar na contrução? 200 mil euros por exemplo !
    Qual a área que quer ter? 300 m2 área de contrução por exemplo!

    200.000euros : 300m2 = 667 euros/ m2

    (desconta-se o mobiliário fixo... as loiças sanitárias, etc)

    Temos uns 620euros /m2 de contrução

    Agora é tudo pensado para encaixar neste valor!
    - Os materiais escolhidos
    - As soluções construtivas
    - Escolha de Empreiteiro
    - acabamentos
    -etc.

    Colocado por: xaviercoelhoApós escolha do arquitecto, temos também que escolher um empreiteiro certo?


    Certo. Pode pedir orçamentos a vários, para saber o que lhe oferece melhores condições.

    Colocado por: xaviercoelhoQuais são os valores em média para os serviços de arquitectura (projecto, licenciamentos, acompanhamento, etc)?


    Cada um pede o que quer pelo trabalho, o valor depende do Arquitecto e do que incluir o orçamento do seu trabalho!

    Cumps
    RLV

    Estas pessoas agradeceram este comentário:xaviercoelho



    Muito obrigado pelo seu comentário.

    200000€ seria o valor máximo de investimento. A escolha dos materiais envolvidos, os acabamentos, as soluções construtivas são definidas juntamente com o arquitecto certo?
    A esse valor junta-se o valor da mão de obra do empreiteiro certo?

    O orçamento dado pelo empreiteiro está dependente do projecto certo? O empreiteiro avalia o projecto elaborado pelo arquitecto, e consoante as especificações é definido o valor. Agora pergunto, o valor definido pelo empreiteiro é um valor fixo? Se por exemplo, com o decorrer da construção surgirem atrasos a responsabilidade é do empreiteiro e eu não tenho que pagar mais por isso certo?

    Relativamente ao empreiteiro em principio será da confiança do meu Pai. Espero conseguir um valor próximo do que pretendo.

    Cumprimentos
  9.  # 10

    Colocado por: marco1Era tambem importante informar como chegou a esse valor de 166 m2( por piso) para a área que quer construir.
    De qualquer maneira pense bem pois para dois pisos parece-me uma casa já um pouco grande e isso tem custos.
    tambem para evitar chatisses com a legislação, pense que o r/c terá que ter um quarto ( escritório) assim como uma wc acessivel tal como um percurso acessivel desde o passeio publico até á entrada da casa e no interior a dar acesso a esse quarto, wc e cozinha.
    Peça ao seu futuro arquitecto uma casa que não ultrapasse determinado plafond, é o melhor caminho em vez de estar desde já a criar condicionalismos á conta do preço do m2, pois para a mesma área esse preço pode ser tanto de 500 como 750, 1000 e por ai fora.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:xaviercoelho



    Obrigado pela sua resposta.

    Elaborei uma planta interior daquilo que pretendo tendo em conta o terreno p/ construção. Face a esse esboço, calculei a área média por piso.

    Realmente começo a achar que a casa é um bocado grande. A minha namorada insiste em 4 quartos, tendo em conta que os quartos têm de ficar no piso superior a casa obrigatoriamente tem de ficar grande. Só se optar por um quarto no piso inferior.

    Cumprimentos
  10.  # 11

    Colocado por: nunalBoa tarde xaviercoelho

    Onde é que vai construir a vivenda?


    Vou construir em Braga. A 2 kms do centro.

    O terreno está avaliado aproximadamente em 75000€.

    Cumps
  11.  # 12

    Colocado por: xaviercoelho
    Colocado por: marco1Era tambem importante informar como chegou a esse valor de 166 m2( por piso) para a área que quer construir.
    De qualquer maneira pense bem pois para dois pisos parece-me uma casa já um pouco grande e isso tem custos.
    tambem para evitar chatisses com a legislação, pense que o r/c terá que ter um quarto ( escritório) assim como uma wc acessivel tal como um percurso acessivel desde o passeio publico até á entrada da casa e no interior a dar acesso a esse quarto, wc e cozinha.
    Peça ao seu futuro arquitecto uma casa que não ultrapasse determinado plafond, é o melhor caminho em vez de estar desde já a criar condicionalismos á conta do preço do m2, pois para a mesma área esse preço pode ser tanto de 500 como 750, 1000 e por ai fora.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:xaviercoelho



    Obrigado pela sua resposta.

    Elaborei uma planta interior daquilo que pretendo tendo em conta o terreno p/ construção. Face a esse esboço, calculei a área média por piso.

    Realmente começo a achar que a casa é um bocado grande. A minha namorada insiste em 4 quartos, tendo em conta que os quartos têm de ficar no piso superior a casa obrigatoriamente tem de ficar grande. Só se optar por um quarto no piso inferior.

    Cumprimentos


    Não se esqueça que tem de ter um quarto no piso 0 (que pode ser escritorio), é de lei. Sendo assim pode optar então por 3 quartos no piso 1.
  12.  # 13

    Colocado por: jorgferr
    Colocado por: xaviercoelho
    Colocado por: marco1Era tambem importante informar como chegou a esse valor de 166 m2( por piso) para a área que quer construir.
    De qualquer maneira pense bem pois para dois pisos parece-me uma casa já um pouco grande e isso tem custos.
    tambem para evitar chatisses com a legislação, pense que o r/c terá que ter um quarto ( escritório) assim como uma wc acessivel tal como um percurso acessivel desde o passeio publico até á entrada da casa e no interior a dar acesso a esse quarto, wc e cozinha.
    Peça ao seu futuro arquitecto uma casa que não ultrapasse determinado plafond, é o melhor caminho em vez de estar desde já a criar condicionalismos á conta do preço do m2, pois para a mesma área esse preço pode ser tanto de 500 como 750, 1000 e por ai fora.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:xaviercoelho



    Obrigado pela sua resposta.

    Elaborei uma planta interior daquilo que pretendo tendo em conta o terreno p/ construção. Face a esse esboço, calculei a área média por piso.

    Realmente começo a achar que a casa é um bocado grande. A minha namorada insiste em 4 quartos, tendo em conta que os quartos têm de ficar no piso superior a casa obrigatoriamente tem de ficar grande. Só se optar por um quarto no piso inferior.

    Cumprimentos


    Não se esqueça que tem de ter um quarto no piso 0 (que pode ser escritorio), é de lei. Sendo assim pode optar então por 3 quartos no piso 1.


    Por acaso no meu esboço já contemplava um escritório no piso 0. Posso sempre substitui-lo por um quarto, ficando desta forma 3 quartos no piso 1.

    Reduzo assim a área total.
 
0.0216 seg. NEW