Boa tarde a todos os que participam neste fórum. Estas serão algumas das soluções que estão previstas para a moradia que estou a construir. Isolamento – parede dupla com caixa-de-ar e wallmate Quartos e sala de estar/jantar – ar condicionado por condutas em tectos falsos– será esta uma boa solução? A manutenção dos aparelhos não será complicada? Relativamente aos pisos, iria colocar piso rectificado (a imitar madeira), não colocando piso flutuante. Comentários ao projecto, poderá ser visto em PDF anexo.
Acho que para tanta área, podia estar melhor organizada essa sua planta. por exemplo: um hall acanhadito fora do contexto da escala da casa e tambem por exemplo a desmensurada wc e ainda outra wc da suite tambem mal distribuida ( lavatórios no corredor) e grande para aquilo que comporta.
nuno azevedo penso que a sua resposta não ajudará muito o "forista" Sérgio Marques... possivelmente ele já saberá se foi um arquitecto ou não que fez aquela planta. E já agora, se não quer criticar de forma construtiva, porque é que não diz assim: se fosse a si, falava com outro arquitecto, ou, melhor, a pessoa que lhe fez esse projecto, ou não pensou bem no assunto ou não está ao nível que precisa...
Confesso que me custa estar a escrever este comentário, primeiro porque também tenho noção que não vou ajudar nada à pessoa que o abriu, depois, porque já cansa esta conversa do foi trabalho de arquitecto ou não... tem a certeza que não existem arquitectos maus? é que parece...
Devo dizer não desenho casas, nem nada do género.
Estas pessoas agradeceram este comentário: S.E.Silva
Eu acho que este projecto foi feito por um arquitecto. Não sendo um projecto que me agrade, devo dizer que já vi piores. Algumas observações... Para além das já mencionadas pelo marco1 (com as quais estou totalmente de acordo), acrescento: Garagem - A porta frontal parece-me prejudicar o espaço útil para os carros. A funcionalidade da garagem deve contar com a abertura das portas dos carros. Como está no desenho, acho que vai ter problemas com isso. Lavandaria - O calcanhar de Aquiles de muitos arquitectos, esquecem-se da zona de estendal. Em minha opinião a lavandaria deve ser contígua à zona de estendal que deverá ser preferencialmente coberto e arejado. Neste projecto a lavandaria parece mais uma dispensa ou zona de arrumos. Poderá passar a lavandaria para onde estão os arrumos exteriores e acrescentar aí o estendal. IS (WC's) - Espaço mal criado, como é muito comum. Parece que se pretende destacar as sanitas e os bidés, quando na minha opinião estes devem ficar o mais "escondidos" possível, preferencialmente com um murete quando isso for possível.
Estas pessoas agradeceram este comentário: silvaso
Os meus comentários sobre o projecto vão muito no sentido de apontar o que me parecem erros de distribuição das áreas ou, pelo menos, de estas obedeceram a uma l.ógica pouco evidente para o observador comum. Concretizando: - Sala de jantar enorme e sala de estar mais pequena ...eu inverteria as áreas, pois é na sala de estar que se passa mais tempo e onde se podem criar mais espaços diferenciados. Não consigo perceber o que vai fazer com 44m2 de sala de jantar... - Experimente dispor a mobília na sala de jantar...não é nada fácil. Veja se, dispondo os sofás em quadrado, consegue centrá-los com o recuperador dupla face...parece-me que não. E vão ficar de costas para as janelas, o que tb não é mt simpático. - Faça um bom hall de entrada, com espaço para um armário embutido, é muito útil e visualmente ligeiro. - Uma dúvida: a escadaria dá acesso a quê??? - Não previu um WC na área social. Se os seus convidados quiserem ir ao WC têm de passar pela cozinha ou entrar na zona dos quartos. - WC dos quartos muito grande - ou o aquece mt bem no Inverno (não chegam os toalheiros, acho eu) ou torna-se extremamente desagradável de usar (para já não falar na dificuldade de limpeza). Não conheço o seu agregado familiar, mas tem a certeza que, num futuro mais ou menos longínquo, não lhe vai fazer falta um escritório ou um quarto extra? Uma vivenda T3 parece-me sempre "pouco", mas admito que seja pela experiência pessoal de necessitar de mais divisões. Bem,
- A sala de jantar é exageradamente grande. Estive aqui a pensar e nem sei como é possível mobilá-la. Talvez com uma mesa com uns 5 metros de comprimento... - A passagem entre as duas salas demasiado estreita - Ta,bém não gosto da posição dos lavatórios dos wc´s privativos - O wc das visitas é prático apenas para quem se encontra no alpendre - Closet demasiado esteito na minha opinião- Se cda roupeiro tiver 70 cm de profundidade sobre pouco espaço - Se se lembrar de fazer uns grelhados para o jantar e, imaginemos, para uns 15/20 pessoas que estarão à espera na jala de jantar, poderá dispensar o ginásio no dia seguinte. Quero com isto dizer que a churrasqueira está muito longe da cozinha e que talvez fosse mais prática junto à cozinha
Cara Andreia e foristas: Obrigado pelos vossos comentários e sugestões, certamente irei tê-los todos em consideração. Relativamente à escada dá aceso ao aproveitamento de sótão onde irá ter escritório, quarto e divisão ampla onde se poderá ver a sala uma vez que a sala não terá placa. As casas de banho poderão sofrer alterações na sua disposição. Relativamente aos roupeiros terei de analisar bem essa situação. A churrasqueira optamos por deixa-la mais afastada propositadamente. A passagem entre salas como será efectuada em pladur, poderá ser sempre analisada na altura a sua distancia. Mais uma vez obrigado a todos pelos vossos comentários
Colocado por: Sérgio MarquesCara Andreia e foristas: Relativamente à escada dá aceso ao aproveitamento de sótão onde irá ter escritório, quarto e divisão ampla onde se poderá ver a sala uma vez que a sala não terá placa.
Não sei em que zona do país vai ser construída a casa, mas tem a noção de que será extremamente difícil aquecer todo esse espaço (44m2+38m2+mezanine), certo? Sinceramente, e não me leve a mal, acho que precisa de repensar a casa (sobretudo a parte social) de um ponto de vista muito prático. Sobretudo pensar no dia-a-dia da sua família - quantas vezes vai usar essa mega sala de jantar; quantas vezes, como e para quê vai usar a mezanine; se os arrumos em anexo não podem ser dispensados fazendo uma garagem maior (detesto apêndices às casas, confesso...). Também seria interessante vermos os alçados. Como gosto de simetrias, achei estranho a parede da garagem não estar alinhada com a parede da sala de jantar, mas aí já me estou a meter onde não sou chamada...
A casa irá ser construída no centro do país - distrito de Coimbra Relativamente ao aproveitamento de sótão seria estranho não aproveitar a altura do telhado para fazer aproveitamento de sótão. Irá dar uma área boa para quarto, wc e escritório. As casas de banho irei analisar todas as sugestões e indicações, uma vez que poderão ser sempre aplicados muretes e efectuar uns wc bastante engraçados. A churrasqueira penso estar no sitio correcto, uma vez que o alpendre servirá para os dias de verão aproveitar a imagem de um jardim que irá ter. A cozinha dará apoio a essa área e a churrasqueira mais afastada... acho uma área engraçada. A sala de jantar irá ter um bar e uma decoração com pedra e servirá para receber os amigos ao fim de semana - tenho visto pessoas fazerem anexos à casa, sendo isso para mim como ter duas casas... assim, está tudo concentrado na mesma área. Concordo com õ comentário do closet ser reduzido e irei estudar melhor essa situação. Concordo que a entrada sala de estar para a de jantar seja pequena no entanto poderá ser resolvida facilmente. O haal poderá na altura certa ser melhor dimensionado, pois neste momento está a ser preparado o telhado e´posteriormente as paredes (a lavandaria realmente não estará 100%). Apesar de alguns pormenores que identificaram, penso que irá ficar de acordo com o idealizado e isso também é importante. Cumprimentos,