Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde a toda a comunidade do Fórum da Casa.
    Sou novo por aqui e o motivo que me levou a inscrever aqui é que gostaria de pedir a vossa ajuda, nuns esboços, a tentar perceber o que poderei fazer neste terreno que anexo. Pois ainda não sei se vou seguir em frente com a construção, e se vou a um arquitecto começa-me logo a cobrar, e começo logo a ficar sem €...:( Por isso e se me poderem ajudar em esboços agradeceria...

Anexo um jpg com o terreno em questão (terreno que me é dado, tenho que pagar o registo para meu nome).
    Nesse jpg (implantação) desenhei mais ó menos à mão uns rectângulos para verem e respeitar alguns afastamentos...onde penso que as cotas de cave e piso terão de ser essas 75.00 e 78.00 respectivamente. Eu gostaria de somente fazer R/C mas devido às cotas do terreno terei de fazer dois pisos para que consiga alguma exposição a Sul, caso contrario com o decline do terreno não terei exposição a sul...:(
    Quanto às medidas que vi passiveis no terreno é 12x6m ou juntando os dois rectângulos 13(+/-)x9.5m.
    Podem ver que fiz uma pequena perspectiva, na qual mostro que gostaria que a casa não ficasse completamente encostada ao terreno primeiro por causa das humidades no piso e também para entrar sol pelo Sul, penso que será melhor, e onde poderá ser a entrada da casa.
    Por fim, gostava então que me pudessem ajudar no que posso fazer aqui, pois gostava de colocar tudo no piso, um T3, cozinha, sala, e o que é essencial aqui... Queria por na cave garagem, um salão para outras coisas e escritório.
    Caso não seja possível terei de colocar 2 quartos no piso e 1 na cave que para já servirá de escritório, mas não é o que gostaria mesmo.
    Depois não queria tornar a construção muito cara, vou optar talvez por uma construção media/baixa, pois monetariamente a vida não está muito fácil e há família que está em primeiro plano.

Podem ajudar-me, desenhar algo, fazer algum estudo para ver o que poderei fazer?

Obrigado a todos...
      implantação.JPG
  2.  # 2

O arquitecto não começa logo a cobrar-lhe euros, ele tem é de estipular um preço mediante as informações que lhe der e desenvolver o seu projecto e até pode estipular com ele as fases e interromper o processo a qualquer altura.
    No dia em que as pessoas fossem obrigadas a fazer uma 2ª casa ai talvez percebessem a mais valia que é começar logo de inicio com o apoio de um arquitecto.
    De qualquer forma deixe-me dizer-lhe que a exposição solar desse seu terreno não é das melhores pois o sul está para a frente do lote assim como a parte mais baixa do terreno está para norte onde "haverá" pouca exposição solar.
    Portanto isso merecia uma implantação com o rectangulo base perpendicular ao que tem desenhado.
  3.  # 3

Quanto à questão do arquitecto até pode ter razão. A ver se encontro algum na zona de Viana do castelo que não seja careiro, e ver como as coisas se compõem. Mas caso haja aqui alguém que me possa fazer algo agradeceria, (pois várias opiniões e estudos são bem vindos, e não queria cair em erro de ir logo pelo que alguém me diz..e depois arrepender-me) mesmo que altere a implantação feita por mim.
    Na questão da implantação, esqueci me de referir que quem me dá o terreno pediu-me para não construir na parte do terreno que tem cota 73.56/73.47, pois este terreno é numa aldeia e essa pessoa queria manter essa parte do terreno para cultivo :(. Eu não o posso contradizer, já que me vai fornecer o terreno, isto por pena minha. E sendo assim se rodar a implantação vou ser obrigado a muita escavação o que me vai tornar bastante mais cara a construção...Não sei se estou certo...
    O que me pode dizer neste aspecto? Vi que o sr. é arquitecto, no seu ponto de vista e não tornando a construção muito cara o que faria?
    Não queria estar a chatear, mas se poder fazer um risco, sei lá...para ver o que dá para fazer...agradecia imenso...
  4.  # 4

olhe eu estar a fazer um esboço sem ter em conta uma data de questões ( desde aquilo que são as suas ideias, até á envolvente, condicionalismos camarários, etc) seria para mim um mau serviço.
    No entanto deixe-me sugerir-lhe que priviligie a entrada no lote e a rampa para aceder á semi cave no lado oposto ao que tem. Isto porque me parece que tem um declive mais suave e também porque desta forma ia "busca" mais sol a poente para o terreno posterior e a implantação não tem que ser necessariamente paralela á frente do lote pode ser um ligeiro L e até no sentido sudeste noroeste
  5.  # 5

Brigado pela dica...
    Mas não sei porque, quem me vai fornecer o terreno..disse que queria falar comigo para ver a cedência do mesmo e que se calhar vai alterar-me o local...Só espero que não se lembre de me dar mais para a esquerda, pois ai é que o terreno é íngreme e vai dificultar-me a vida... ter que fazer escavação, onde o terreno é rochoso...:S logo muito dispendioso...
    Quando tiver novas informações acerca do mesmo volto aqui para tentar uma ajuda...
    obrigado...
  6.  # 6

com um terreno desses, projecto redobrado
    não pode implantar algo ai sem mais nem menos
    cumps
  7.  # 7

Terreno com um desnível considerável!!!
    • P+V
    • 15 julho 2010

# 8

ui.....Gandas socalcos... Veja o projecto do Souto de Moura para a casa em Baião e Moledo, pode ser que ajude.

0.0148 seg. NEW