Boa tarde, sou nova neste fórum, mas parece bem interessante, por isso gostaria de deixar uma questão que se esta a passar na minha casa.. Tenho um apartamento (no centro de Lisboa, e que lá está... já com alguns anos) e as paredes começam todas a rachar e a cair bocados de estuque ou reboco, nem consigo dizer muito bem o que é... porque tem a tinta e bocados com muita areia, o que me leva a querer que foi devido a má finalização da construção do apartamento, será que me podiam orientar no que devo fazer? e em quanto ficará reparar de uma vez esta situação? é que não é nada agradável entrar em casa e ver a cada dia que passa que tenho mais um buraco na parede :( Obrigada Sgameirolx
Cara sgameirolx, com esses sintomas parece dever-se a um assentamento diferencial das fundações (coisa muito comum em Lisboa, pela composição do solo e pelas imensas obras subterrâneas que se têm realizado). A ser assim, a solução passa por uma intervenção no edifício com micro-estacas, que possui muitos inconvenientes, ou utilizando novas tecnologias de consolidação de fundações, e aí posso orientá-la. Procure informar-se com outros proprietários (ou inquilinos) para perceber se têm o mesmo problema. Se for este o problema, como parece, será sempre uma intervenção cara para o condomínio, mas que se torna inevitável, pois mesmo reparando a parede, a fissura reaparecerá algum tempo depois...