Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.
    Preciso da vossa ajuda para esclarecer uma dúvida que surgiu na construção da minha moradia. Em projecto estava previsto que os alumínios fossem na cor antracite mas não estava definido o RAL da cor nem a textura (liso, rugoso, mate ou brilhante). Quando o Sr. dos Alumínios trouxe as amostras optamos por um tom escuro liso e brilhante. Na altura pedimos também orçamento para a lacagem interior à cor da madeira mas dada a diferença do preço optamos por manter tudo em antracite conforme previsto em projecto. Agora o Sr. diz-nos que temos que pagar mais x porque o orçamento que deu era para um RAL e nós escolhemos outro, sendo que na altura não referiu nada disso. O preço varia mesmo consoante o tom, tratando-se da mesma cor e da mesma textura?
  2.  # 2

Depende do RAl, mas sim, varia.

Quando o serralheiro manda lacar/anodizas a caixilharia, a empresa é obrigada a comprar quantidades mínimas do pigmento. Se for uma cor pouco habitual, o que sobra não poderá ser reaproveitado, sendo debitado por inteiro naquele trabalho.

Mais ou menos, é assim.

Mas será sempre de confirmar se o RAL é mesmo dos difíceis ou não. No entanto esta informação deveria ter sido comunicada previamente.
  3.  # 3

Colocado por: scrosaOlá a todos.
    Preciso da vossa ajuda para esclarecer uma dúvida que surgiu na construção da minha moradia. Em projecto estava previsto que os alumínios fossem na cor antracite mas não estava definido o RAL da cor nem a textura (liso, rugoso, mate ou brilhante). Quando o Sr. dos Alumínios trouxe as amostras optamos por um tom escuro liso e brilhante. Na altura pedimos também orçamento para a lacagem interior à cor da madeira mas dada a diferença do preço optamos por manter tudo em antracite conforme previsto em projecto. Agora o Sr. diz-nos que temos que pagar mais x porque o orçamento que deu era para um RAL e nós escolhemos outro, sendo que na altura não referiu nada disso. O preço varia mesmo consoante o tom, tratando-se da mesma cor e da mesma textura?

As cores ral variam sempre conforme a marca de alumínio que se usa.(sempre foi e assim será.)as várias tonalidades de cinzento têm as suas variantes de preço,embora algumas sejam do mesmo preço.

Rocha
  4.  # 4

É a primeira (e espero que seja a última) vez que estou a fazer casa e nunca fui confrontada com estas questões. Não fazia ideia da existência da diferença de preços. Penso que era dever do serralheiro, quando escolhemos a cor, ter alertado que era um valor mais elevado do que o que ele tinha considerado no orçamento que forneceu ao empreiteiro, uma vez que a obra foi "chave na mão". Mesmo nas conversas posteriores nunca foi mencionada essa diferença e não estamos a falar de meia dúzia de tostões, o valor ultrapassa os 2 mil euros...
    •  
      FD
    • 15 julho 2010

# 5

Colocado por: scrosaÉ a primeira (e espero que seja a última) vez que estou a fazer casa e nunca fui confrontada com estas questões. Não fazia ideia da existência da diferença de preços. Penso que era dever do serralheiro, quando escolhemos a cor, ter alertado que era um valor mais elevado do que o que ele tinha considerado no orçamento que forneceu ao empreiteiro, uma vez que a obra foi "chave na mão". Mesmo nas conversas posteriores nunca foi mencionada essa diferença e não estamos a falar de meia dúzia de tostões, o valor ultrapassa os 2 mil euros...

Já se falou por aqui muitas vezes neste truque... tem projecto de execução?

É nestas "pequenas" coisas que alguns ganham o dinheiro que perdem aquando da adjudicação. Dão valores baixos para ganhar a obra e esperam "recuperar" quando o cliente vir que não é aquilo que estava orçamentado que querem...
  5.  # 6

Pois, sinceramente já não sei o que pensar. Agora que estou mesmo no final da obra vejo que em grande parte das coisas anda meio mundo a tentar enganar outro meio. No projecto fornecido ao empreiteiro para dar orçamento constava o descritivo dos aluminios fornecido pela arquitecta onde dizia que era alumínio lacado à cor antracite, com corte térmico e vidros duplos com caixa de ar de 8mm (penso que era 8mm). Não definia o RAL da cor. O empreiteiro deu o orçamento e também não especificou o RAL. Quando o serralheiro se encontrou connosco para mostrar as amostras de cor escolhemos a que mais nos agradou e nunca foi feita referência à diferença do preço. Agora no final de tudo tinhamos que pagar...
    •  
      FD
    • 15 julho 2010

# 7

Colocado por: scrosaPois, sinceramente já não sei o que pensar. Agora que estou mesmo no final da obra vejo que em grande parte das coisas anda meio mundo a tentar enganar outro meio. No projecto fornecido ao empreiteiro para dar orçamento constava o descritivo dos aluminios fornecido pela arquitecta onde dizia que era alumínio lacado à cor antracite, com corte térmico e vidros duplos com caixa de ar de 8mm (penso que era 8mm). Não definia o RAL da cor. O empreiteiro deu o orçamento e também não especificou o RAL. Quando o serralheiro se encontrou connosco para mostrar as amostras de cor escolhemos a que mais nos agradou e nunca foi feita referência à diferença do preço. Agora no final de tudo tinhamos que pagar...

Isso já parece ser outra coisa... só informou da diferença de preço depois de instalado?
  6.  # 8

Depois de instalado... há uns meses. Aquando da afinal final das portas e janelas e últimos retoques nos isolamentos. Uma coisa que também me deixou com a pulga atrás da orelha foi dizer que fez questão de vir pessoalmente falar comigo porque queria esclarecer isso. Ora se nunca tinhamos falado em tal assunto, dá para desconfiar, não?
  7.  # 9

Mas a responsabilidade da subcontratação do serralheiro não foi do empreieteiro?
    Dê-lhe essa desculpa dizendo:
    Isso não é nada comigo eu só pago aquilo que contatei com o empreieteiro
  8.  # 10

Pois, o que dissemos foi que pagavamos aquilo que estava combinado, ou seja a diferença do valor das portas que escolhemos além do que estava orçamentado e uma alteração das portadas. Se nos tivesse dito alguma coisa na altura teriamos que pagar mas assim não faz sentido.
    •  
      FD
    • 15 julho 2010

# 11

Para mim, está orçamentado X, paga X. Recuse o pagamento com base nesse argumento. Se insistirem, para não ter chatices, vão de boa fé a um Julgado de Paz e vejam quem tem razão (há-de ser a scrosa mas assim dá uma lição ao tipo e não sofre eventuais "represálias").
  9.  # 12

Sim, FD, acho que tem razão. É provavelmente a melhor forma de resolver a questão.
  10.  # 13

Diferenças de valor são um coisa, 2000€ é um roubo descarado.

Quando eu me engano num orçamento, sabe o que acontece? Pois, a empresa aguenta-se.

Deram-lhe um orçamento e você paga sobre esse orçamento. senão tinham-lhe dado o orçamento para quê?. Se não viram, tivessem visto
  11.  # 14

Paulo Correia, eu tenho a mesma opinião. Quando erramos devemos assumir os nossos erros. A menos que a intenção fosse mesmo que passassem verdade... Estou muito triste e revoltada com esta situação.
  12.  # 15

Colocado por: scrosaEstou muito triste e revoltada com esta situação.

Faz parte das regras do jogo esse tipo de atitudes. E demasiadas vezes, resulta
  13.  # 16

scrosa
    Não vale a pena revoltar-se porque isso é o pão nosso de cada dia.
    È por essa e por outra que há empresa que se queixam de não ter trabalho e outras vão aguentando o barco.
  14.  # 17

Colocado por: scrosaPaulo Correia, eu tenho a mesma opinião. Quando erramos devemos assumir os nossos erros. A menos que a intenção fosse mesmo que passassem verdade... Estou muito triste e revoltada com esta situação.

Pode informar que ral é que foi executado e o ral que estava em orçamento e que marca de alumínio?

Rocha
  15.  # 18

Ola.

É triste estas situações acontecerem. Mas uma coisa é certa, o Ral influenciam bastante o preço, tal como aqui disseram, porque se for uma cor que não se usa frequentemente o cliente normalmente paga a barra por completo independentemente da quantidade utilizada. Mas quando vos deram o orçamento deveria vir especificado qual o RAL em que fizeram o orçamento. O que acontece normalmente quando não existe definido é a empresa de contactar o cliente para saber qual o RAL que querem, ou então fazem um à escolha mas depois mencionam isso no orçamento.

Para quem vai agora fazer casa é um alerta importante. Mas em relação a tudo na construção, pois é uma area complicada...

Sílvia
  16.  # 19

Colocado por: silviamsmOla.

É triste estas situações acontecerem. Mas uma coisa é certa, o Ral influenciam bastante o preço, tal como aqui disseram, porque se for uma cor que não se usa frequentemente o cliente normalmente paga a barra por completo independentemente da quantidade utilizada. Mas quando vos deram o orçamento deveria vir especificado qual o RAL em que fizeram o orçamento. O que acontece normalmente quando não existe definido é a empresa de contactar o cliente para saber qual o RAL que querem, ou então fazem um à escolha mas depois mencionam isso no orçamento.

Para quem vai agora fazer casa é um alerta importante. Mas em relação a tudo na construção, pois é uma area complicada...

Sílvia

Muitas vezes não é assim...
    O cliente quer o mais barato,e não menciona o ral,(apenas cinzento por exemplo)o profissional só tem é que colocar cinzento...
    Se o cliente disser que não era aquele,tivesse dito anteriormente ou perguntava.

Rocha
  17.  # 20

Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: silviamsmOla.

Sílvia

Muitas vezes não é assim...
    O cliente quer o mais barato,e não menciona o ral,(apenas cinzento por exemplo)o profissional só tem é que colocar cinzento...
    Se o cliente disser que não era aquele,tivesse dito anteriormente ou perguntava.

Rocha

Compreendo o que esta a dizer... Mas se o cliente estiver devidamente informado ja não aconteçem situações deste tipo...
    Tal como esta pessoa que desconheçia esta situação do RAL muitas outras também não devem conheçer. Se a empresa pelo menos mencionar qual o RAL que colocou no orçamento evita situações constragedoras para ambas as partes. Mas sim normalmente o cliente quer o mais barato, também concordo.

Sílvia

0.0225 seg. NEW