Colocado por: scrosaOlá a todos.
Preciso da vossa ajuda para esclarecer uma dúvida que surgiu na construção da minha moradia. Em projecto estava previsto que os alumínios fossem na cor antracite mas não estava definido o RAL da cor nem a textura (liso, rugoso, mate ou brilhante). Quando o Sr. dos Alumínios trouxe as amostras optamos por um tom escuro liso e brilhante. Na altura pedimos também orçamento para a lacagem interior à cor da madeira mas dada a diferença do preço optamos por manter tudo em antracite conforme previsto em projecto. Agora o Sr. diz-nos que temos que pagar mais x porque o orçamento que deu era para um RAL e nós escolhemos outro, sendo que na altura não referiu nada disso. O preço varia mesmo consoante o tom, tratando-se da mesma cor e da mesma textura?
Colocado por: scrosaÉ a primeira (e espero que seja a última) vez que estou a fazer casa e nunca fui confrontada com estas questões. Não fazia ideia da existência da diferença de preços. Penso que era dever do serralheiro, quando escolhemos a cor, ter alertado que era um valor mais elevado do que o que ele tinha considerado no orçamento que forneceu ao empreiteiro, uma vez que a obra foi "chave na mão". Mesmo nas conversas posteriores nunca foi mencionada essa diferença e não estamos a falar de meia dúzia de tostões, o valor ultrapassa os 2 mil euros...
Colocado por: scrosaPois, sinceramente já não sei o que pensar. Agora que estou mesmo no final da obra vejo que em grande parte das coisas anda meio mundo a tentar enganar outro meio. No projecto fornecido ao empreiteiro para dar orçamento constava o descritivo dos aluminios fornecido pela arquitecta onde dizia que era alumínio lacado à cor antracite, com corte térmico e vidros duplos com caixa de ar de 8mm (penso que era 8mm). Não definia o RAL da cor. O empreiteiro deu o orçamento e também não especificou o RAL. Quando o serralheiro se encontrou connosco para mostrar as amostras de cor escolhemos a que mais nos agradou e nunca foi feita referência à diferença do preço. Agora no final de tudo tinhamos que pagar...
Colocado por: scrosaEstou muito triste e revoltada com esta situação.
Colocado por: scrosaPaulo Correia, eu tenho a mesma opinião. Quando erramos devemos assumir os nossos erros. A menos que a intenção fosse mesmo que passassem verdade... Estou muito triste e revoltada com esta situação.
Colocado por: silviamsmOla.
É triste estas situações acontecerem. Mas uma coisa é certa, o Ral influenciam bastante o preço, tal como aqui disseram, porque se for uma cor que não se usa frequentemente o cliente normalmente paga a barra por completo independentemente da quantidade utilizada. Mas quando vos deram o orçamento deveria vir especificado qual o RAL em que fizeram o orçamento. O que acontece normalmente quando não existe definido é a empresa de contactar o cliente para saber qual o RAL que querem, ou então fazem um à escolha mas depois mencionam isso no orçamento.
Para quem vai agora fazer casa é um alerta importante. Mas em relação a tudo na construção, pois é uma area complicada...
Sílvia
Colocado por: Jorge RochaColocado por: silviamsmOla.
É triste estas situações acontecerem. Mas uma coisa é certa, o Ral influenciam bastante o preço, tal como aqui disseram, porque se for uma cor que não se usa frequentemente o cliente normalmente paga a barra por completo independentemente da quantidade utilizada. Mas quando vos deram o orçamento deveria vir especificado qual o RAL em que fizeram o orçamento. O que acontece normalmente quando não existe definido é a empresa de contactar o cliente para saber qual o RAL que querem, ou então fazem um à escolha mas depois mencionam isso no orçamento.
Para quem vai agora fazer casa é um alerta importante. Mas em relação a tudo na construção, pois é uma area complicada...
Sílvia
Muitas vezes não é assim...
O cliente quer o mais barato,e não menciona o ral,(apenas cinzento por exemplo)o profissional só tem é que colocar cinzento...
Se o cliente disser que não era aquele,tivesse dito anteriormente ou perguntava.
Rocha