Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: ultrahipermegapara 300m2 de piso acha que está sobre-dimensionada?

No meu precisava de uma de 13,5 porque faziam AQS tb mas são só 104m2.

Pode estar ou não, depende da utilização do aquecimento, por exemplo pode ter divisões que raramente utiliza, então nessas divisões o aquecimento raramente é utilizado ou então é ajustado para uma temperatura inferior á da restante casa, assim a bomba de calor menos potente consegue satisfazer as necessidades nas divisões mais utilizadas, se por outro lado pretende climatizar todas as divisões uniformemente então não penso que esteja sobredimensionado, EX: para 400m2 com aquecimento por radiadores dimensionados para 50º calculei 2 bombas de 19kw.
  2.  # 22

Colocado por: ultrahipermegapara 300m2 de piso acha que está sobre-dimensionada?

Claro que só com esses dados dados não posso dizer isso. Mas estou a supor uma habitação nova, com pelo menos um nivel razoavel de isolamento e com o aquecimento por piso radiante, sim está sobre-dimensionada.
    Ainda por cima para uma bomba não inverter ainda é mais "grave" pois ela não adapta a sua potência às reais necessidades... Mas passa-se o mesmo nas bombas de calor que em qualquer outro tipo de "caldeira".
    Os instaladores como não percebem muito e como não há verdadeiros estudos térmicos das casas atiram sempre a potência lá para cima! Dois motivos: nunca ficam "mal" por aquilo não aquecer, e o aparelho é mais caro...
    Quem fica mal é como quase sempre o consumidor.
  3.  # 23

Colocado por: Energia LivreEX: para 400m2 com aquecimento por radiadores dimensionados para 50º calculei 2 bombas de 19kw.

É bom que tenham instalado radiadores BEM grandes, senão vai ser complicado com essa temperatura.
    Quer explicar essas contas e o porque de duas bombas?

0.0110 seg. NEW