Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Estou a tratar de construir uma moradia, mas ainda estou na fase de projecto. Coloco aqui o estudo actual feito pelo arquitecto para vossa opinião. De notar que os quartos estão virados para sul.
  2.  # 2

    Uma imagem do 3d.
  3.  # 3

    E outra imagem.
  4.  # 4

    Não sendo eu arquitecto, não escolheria/quereria uma lavandaria no corredor dos quartos, ainda para mais, com porta K7, que tem pior isolamento acústico que as normais (experiência própria). Tentaria de alguma forma 'virar' a porta para a cozinha. Outra situação que também alteraria era a localização da casa de banho de serviço, pois não faz sentido para mim numa moradia, que convidados que estejam na sala, tenham que se deslocar até meio do corredor dos quartos para se servirem. Por último, também acho demasiado espaço 'roubada' à IS da suite em proveito do roupeiro.
    Saudações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nevess7
  5.  # 5

    Porquê que não mete a lavandaria junto da garagem?
  6.  # 6

    Colocado por: AdrianoPPorquê que não mete a lavandaria junto da garagem?

    Por um lado porque não me agrada muito a ideia de ter a lavandaria junto com a garagem (por exemplo, por causa dos fumos dos carros), por outro, acho que se torna mais prático ter a lavandaria dentro de casa. tanto para arrumar roupa como para passar a ferro.
  7.  # 7

    Meus comentários (atenção que o que é para mim errado pode ser correcto para si e vice-versa):

    Hall
    - seria interessante prever um roupeiro para se colocar por exemplo, os casacos de inverno....
    - a entrada do Hall, do lado de fora, está previsto um degrau? Atenção ás acessibilidades....

    Sala de Estar
    - A oeste (poente) temos um vidrado do tamanho da parede, a oeste (nascente) apenas uma pequena janela, alguma razão?
    - Está previsto algum acesso ao jardim (zona frente aos quartos) ou terá de se sair pela porta de entrada?
    - Creio que o que está na parede entre as salas é um recuperador de calor, se assim for, não sei até que ponto o mesmo consegue cumprir a sua função (são para aí 23,50+27,95+2,40 ~= 54 m2).

    Escritório

    - Está previsto algo para evitar que o sol de verão incida no vidro? Atenção ao calor excessivo se não se precaver...
    - As portas deslizantes não me parecem ter bom isolamento acústico o que pode prejudicar a quem estiver no escritório, por exemplo a trabalhar ou estudar.
    - A fim de melhorar a arrumação, tanto no escritório como na sala de estar, a porta não deveria de estar centrada.

    Sala de Jantar
    - O que é aquilo em forma de um "triângulo"? Um armário embutido?

    Cozinha
    - A ideia é colocar uma mesa para refeições? Já pensou onde? Centro ou encostada à parede?

    Lavandaria
    - Deveria de ter o acesso à cozinha, assim, quem estiver a passar a roupa a ferro e a fazer comida ao mesmo tempo, teria a vida facilitada além de que, poderia ter também acesso à TV.
    - Se não o fizer, deveria de ter um acesso directo à rua (para estender/apanhar a roupa do estendal) e se possível, coloque lá uma tomada de TV :-)

    I.S. acessibilidades
    - Está no hall privado o que pode ser inconveniente.... (terá tudo à mostra dos convidados: quartos e a própria I.S.).
    - As portas deslizantes não me parecem ter bom isolamento acústico o que pode ser complicado a quem estiver a usar a I.S.
    - Quem quiser aceder a uma I.S. e estiver no quintal com os pés sujos, irá sujar parte do Hall que dá acesso aos quartos...

    Quartos
    - Está previsto algo para evitar que o sol de verão incida no vidro? Atenção ao calor excessivo se não se precaver...

    Roupeiro
    - Grande mas com pouca optimização do espaço.
    - Seria interessante ter uma janela (se bem que a do quarto deverá de ser suficiente)
    - Gosta da ideia de dar de caras a roupeiros assim que abrir a porta do quarto?
    - Porque não transformar num closet fechado onde os roupeiros não tem porta?

    I.S quarto
    - Duas janelas?!
    - Sanita na parede exterior? Se pretender autoclismo embutido poderá ter complicações a nível estético...

    Em resumo:
    - Tem muita área de vidro o que irá encarecer a obra e, se não tiver cuidados, poderá encarecer as suas despesas de climatização (calor e frio)
    - A parte social não estar perpendicular à parte privada faz com que a casa fique mais engraçada mas, também faz ter aqueles dois espaços em forma de trapézio irregular...
    - Tente colocar uma I.S. social (apenas lavatório e sanita), assim a sua parte privada estará salvaguardada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nevess7
  8.  # 8

    Sala de Estar
    - A oeste (poente) temos um vidrado do tamanho da parede, a oeste (nascente) apenas uma pequena janela, alguma razão?
    - Está previsto algum acesso ao jardim (zona frente aos quartos) ou terá de se sair pela porta de entrada?

    Estaria a pensar em colocar a televisão na parede da janela pequena.
    Não está previsto mais nenhum acesso ao jardim.

    Sala de Jantar
    - O que é aquilo em forma de um "triângulo"? Um armário embutido?

    Sim.

    Lavandaria
    - Se não o fizer, deveria de ter um acesso directo à rua

    Vai ter acesso directo à rua.

    Quartos
    - Está previsto algo para evitar que o sol de verão incida no vidro? Atenção ao calor excessivo se não se precaver...

    Existe uma pala por cima das janelas dos quartos para tapar o sol.
  9.  # 9

    Para além das questões que levantou o mafgod há uma questão que me faz alguma confusões eu quiser ir para os quartos, principalmente para a suite, sou obrigado a percorrer a habitação toda... não me parece funcionar, pode-se tornar incomodo. Imagine que estão na sala com amigos e o seu filho chega e quer ir para o quarto, vê-se obrigado a passar pela sala e cumprimentar o "pessoal" :-)

    Solução? Penso que a mais fácil e imediata seria tornar a entrada mais central, mas se isto for um ponto a alterar, certamente o seu arquitecto vai saber resolver este problema.

    cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nevess7
  10.  # 10

    assim de repente, esta casa até tem potencial, mas na minha opinião só ganhava imenso se o corpo dos quartos trocasse pelo das salas, ou seja quartos mais a nascente e salas (miolo da casa ) mais central e a viver os dois pátios formados, a sul e a norte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nevess7
 
0.0125 seg. NEW