Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caro Anonimo18072022A,

    Então... indo eu instalar piso radiante eléctrico, o que devo aplicar como isolamento e com que espessura?
    Ou melhor: sabendo que eu tenho 12cms para trabalhar e que o acabamento final tem 1,5 cm de espessura, qual é a disposição ideal das camadas?
    E as tubagens para cabos ficam onde no meio disso?

    Obg
  2.  # 2

    Na minha opinião instalar um sistema de piso radiante no nosso Pais não acho muito aconselhável, visto termos afinal 3 meses de frio. As percas são muitas...
    O sistema por aquilo que conheço tem que estar ligado entre duas ou três horas para que se comece a "sentir" os efeitos e depois quando aquece, lá vai estar a desperdiçar calor que não vamos usufruir porque fomos trabalhar.
    Agora se colocar uma situação de aquecimento e refrigeração então aí penso que já pode ser uma mais valia ... mas o sistema é caro. Mais uma vez é a minha opinião.
    • eu
    • 15 julho 2010

     # 3

    Mesmo no piso radiante hidráulico, as placas isolantes que são normalmente preconizadas são muito fracas. E ainda por cima, bem caras...

    Eu vou usar floormate de 3 cm em vez dessas placas. E por cima, nada de madeira, vou usar mosaico.
    • lbvp
    • 15 julho 2010

     # 4

    para o sr. EU
    os meus parabens pois essa é a melhor opcção de isolamento.

    Floormate de 3cm ou superior + 3cm de betomilha e depois caso seja ceramico uma boa cola (nem +barata nem +cara) e nada de poupar na cola :)

    Tenho instalado na minha casa com 3cm floormate +3 betomilha e ceramico.
    Bons consumos electricos + conforto do melhor e ao desligar totalmente o sistema temos 24horas de casa quente.

    Não ponham defeitos no que não conhecem...
    e façam montagens com bons isolamentos e cabos de aquecimento bem dimensionados, a utilizar todo o chão disponivel, nada de tiras ou corredores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ashtaroth
  3.  # 5

    Quanto custa por m2 esse XPS de 3cm? e de 4?
    • eu
    • 16 julho 2010

     # 6

    Ao ver essa imagem, reparei num pormenor interessante: em vez da usual tira perimetral, usaram XPS.

    Bem visto!
  4.  # 7

    Viva,

    aqui fica também uma contribuição para o piso Radiante Hidráulico Multibeton, com um custo de isolamento a rondar
    os 6,0€ m2, com uma resistência térmica total a ultrapassar 3 vezes mais as famosas placas de nódulos usadas pelas ditas marcas de topo...enfim...

    Isolamento XPS 40mm, espuma de poliuretano aplicada nos extremos e juntas do xps para evitar possíveis pontes térmicas, película refléctivel 5mm, junta perimetral 10mm e película PE anti-vapor 0,2mm. (já vi por ai umas juntas de dilatação muito fraquinhas ).

    Concluindo, em circunstâncias iguais, os consumos de um sistema radiante hidráulico é sempre bem mais eficiente em termos de poupança energética.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
      1.JPG
      4.JPG
      2.JPG
      3.JPG
      5.JPG
  5.  # 8

    Sr. Ricardo,
    Apenas uma chamada de atenção se me permite: disponha as placas com juntas desencontradas de forma a fazer o travamento da solução de isolamento.


    Viva Sr. Anonimo18072022A,

    Obrigado pela chamada de atenção- De facto é um dos pormenores que realçamos aos nossos instaladores, mas como deve calcular cada um tem o seu método de trabalho. Neste caso, o instalador teve em conta a espuma de poliuretano nos extremos e encaixes do xps. o que a maioria dos instaladores não o fazem por acharem não ser necessário no entanto é uma mais valia.

    Cumprimentos
    Ricardo Duarte
  6.  # 9

    Caros Senhores,

    Sou absolutamente estreante aqui no fórum ao nivel da participação directa mas assíduo leitor...
    Vendo que estou rodeado de profissionais da área é o momento ideal para colocar uma questão, que pode parecer redundante e óbvia, mas que neste momento é muito pertinente.
    Vou começar a construir a minha moradia de habitação e é minha intenção colocar piso radiante eléctrico. Venho saber se na vossa opinião, dada a especificidade técnica da instalação, devo adjudicar a mesma ao empreiteiro geral ou devo contactar uma empresa especializada... embora fique mais difícil a coordenação com o empreiteiro.

    Muito obrigado
    Branco
    • lbvp
    • 17 julho 2010

     # 10

    Empresa especializada, será melhor servido.
  7.  # 11

    Então, recapitulando, as camadas que temos são estas, certo?:

    (por ordem de cima para baixo)

    acabamento final
    betonilha
    cabos de aquecimento
    XPS
    betonilha

    Não há problema dos cabos estarem mesmo em cima do XPS? Não derrete? (pergunta de quem não percebe nada)
    E qual a altura recomendada para a camada de betonilha sobre os cabos?
  8.  # 12

    Boas

    Para prevenir a fissuração das betonilhas poderá ainda aplicar um rede em fibra de vidro por cima dos cabos de aquecimento.

    Ou qualquer coisa como isto:

    Fibras fibriladas de polipropileno para betão

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  9.  # 13

    A proprósito do tema telas radiantes, na impossibilidade de colocar piso radiante, optei pela tela radiante no tecto, alguém conhece esta tela cuja ficha técnica
    é a seguinte:
    Segue a ficha técnica em espanhol da tela radiante enviada pelo fornecedor:

    Ficha técnica del folio radiante Cecatherm® específico para la instalación en techos de madera:

    FOLIO 75 W/ML CECATHERM®

    Ancho total: 445 mm.

    Ancho activo: 400 mm.

    Intensidad: 230 voltios.

    Conductores: 8 Amperios.

    Modulación: 32 cms.

    Ancho conductor de plata: 12.70 mm

    Grosor conductor de plata: 0.127 mm

    Ancho conductor de cobre: 12.70 mm

    Grosor conductor de cobre: 0.127 mm

    Composición de las láminas: Poliester 0.177 mm + laminado poliéster y PET 1.17 mm

    Especificación del platinado: 0.003x0.5

    Espesor del folio: 400 micras

    Tipo de aditivo: poliéster SUB 18.00-7 / Laminado: LAM 18.00-7
 
0.0180 seg. NEW