Colocado por: tcamponestal como prometido.
Colocado por: Jorge RochaColocado por: jokitonColocado por: AshtarothDeixo aqui imagens
digamos o que pretende o arquitecto:
E o que falo eu:
Boa tarde
São muito bonitas e de certeza que enquanto novas exercem bem a função, mas tem que equacionar duas coisas, pelo menos duas (digo isto por experiencia):
Se a madeira é mesmo de muito boa qualidade, com o tempo ela incha, encolhe, porque as secagens da madeira agora fazem-se á pressão (á pressa) mesmo que as tecnicas sejam modernas.
A manutenção de janelas e porta de madeira, não pode ser descuidada. Tem de ser feita anualmente e é cara se não quer ter a madeira deteriorada.
Vá para o pvc ou alumínio, que quem vai pagar a factura da manutenção não é o arquitecto, é o senhor.
E evita o abate de árvores.
Colocado por: Lurgee
Obrigado. Tem link? Ou nome da empresa?
Colocado por: lobitoPor amor de Deus. Pode dizer-se o que se quiser acerca das qualidades relativas dos vários materiais. Mas dizer que os caixilhos de madeira têm de ter uma manutenção anual é perfeitamente absurdo. Por acaso pensam que a manutenção é mais barata na Bélgica, por exemplo, do que em Portugal? E que passaria alguma vez pela cabeça dum belga pôr caixilhos de madeira (tipicamente, janelas enormes, como é normal em países frios e com pouca luz) se a manutenção fosse anual?
Colocado por: lobitoAcabei agora de verificar com uma amiga minha que viveu numa casa com janelas de madeira verdes escuras por fora, tratadas de fábrica quase 20 anos pelas minhas contas, e nunca teve de lhes fazer nada. E eles eram super cuidadosos (a parte de dentro, que era envernizada, por exemplo, faziam de dois em dois anos). O que é fatal, nomeadamente para as borrachas dos vedante, é pintá-las depois dos vidros montados. Mas se o tratamento for de fábrica, bem feito, não tem nada de ter essa manutenção que diz. Se não, repito, na Bálgica ninguém tinha janelas de madeira, e é bastante corrente.
Colocado por: LurgeeColocado por: lobitoAcabei agora de verificar com uma amiga minha que viveu numa casa com janelas de madeira verdes escuras por fora, tratadas de fábrica quase 20 anos pelas minhas contas, e nunca teve de lhes fazer nada. E eles eram super cuidadosos (a parte de dentro, que era envernizada, por exemplo, faziam de dois em dois anos). O que é fatal, nomeadamente para as borrachas dos vedante, é pintá-las depois dos vidros montados. Mas se o tratamento for de fábrica, bem feito, não tem nada de ter essa manutenção que diz. Se não, repito, na Bálgica ninguém tinha janelas de madeira, e é bastante corrente.
Isso da manutenção é importante, sou bastante preguiçoso :)
Colocado por: lobitoColocado por: LurgeeColocado por: lobitoAcabei agora de verificar com uma amiga minha que viveu numa casa com janelas de madeira verdes escuras por fora, tratadas de fábrica quase 20 anos pelas minhas contas, e nunca teve de lhes fazer nada. E eles eram super cuidadosos (a parte de dentro, que era envernizada, por exemplo, faziam de dois em dois anos). O que é fatal, nomeadamente para as borrachas dos vedante, é pintá-las depois dos vidros montados. Mas se o tratamento for de fábrica, bem feito, não tem nada de ter essa manutenção que diz. Se não, repito, na Bálgica ninguém tinha janelas de madeira, e é bastante corrente.
Claro. Mas não tem de ser, nem pouco mais ou menos, aquilo que as pessoas dizem. Nos países em que se usa muito mais madeira as pessoas também não são masoquistas e a mão de obra é, por regra, muito mais cara do que em Portugal.
Colocado por: Jorge RochaColocado por: lobitoColocado por: LurgeeColocado por: lobitoAcabei agora de verificar com uma amiga minha que viveu numa casa com janelas de madeira verdes escuras por fora, tratadas de fábrica quase 20 anos pelas minhas contas, e nunca teve de lhes fazer nada. E eles eram super cuidadosos (a parte de dentro, que era envernizada, por exemplo, faziam de dois em dois anos). O que é fatal, nomeadamente para as borrachas dos vedante, é pintá-las depois dos vidros montados. Mas se o tratamento for de fábrica, bem feito, não tem nada de ter essa manutenção que diz. Se não, repito, na Bálgica ninguém tinha janelas de madeira, e é bastante corrente.
Claro. Mas não tem de ser, nem pouco mais ou menos, aquilo que as pessoas dizem. Nos países em que se usa muito mais madeira as pessoas também não são masoquistas e a mão de obra é, por regra, muito mais cara do que em Portugal.
Se vivessem em zonas quentes,seriam masoquistas concerteza.
Colocado por: jokitonColocado por: lobitoPor amor de Deus. Pode dizer-se o que se quiser acerca das qualidades relativas dos vários materiais. Mas dizer que os caixilhos de madeira têm de ter uma manutenção anual é perfeitamente absurdo. Por acaso pensam que a manutenção é mais barata na Bélgica, por exemplo, do que em Portugal? E que passaria alguma vez pela cabeça dum belga pôr caixilhos de madeira (tipicamente, janelas enormes, como é normal em países frios e com pouca luz) se a manutenção fosse anual?
Boas
Se as janelas ficam com a protecção em verniz, terá de ser manutenão anual. Se for tinta, especialmente cores claras, já é necessário ser anual, porque não deixa passar os raios ultravioletas para a madeira tão facilmente, mas é sempre necessária a manutenção, além de que temos sempre a situação de a madeira inchar com a humidade e secar com o calor. Com o pvc e o alumínio não temos essas variações tão bruscas. Acerca das janelas dos países nordicos, que eu conheço, a cor dos caixilhos é branca, ás vezes com alguns remates a contornar as janelas muito escuros (antracite, azuis, ..). Um aparte: janelas pintadas de escuro, e ás vezes todas escuras, indicam que os proprietários têm um estrato social alto (muito dinheiro).
Colocado por: jokitonColocado por: jokitonColocado por: lobitoPor amor de Deus. Pode dizer-se o que se quiser acerca das qualidades relativas dos vários materiais. Mas dizer que os caixilhos de madeira têm de ter uma manutenção anual é perfeitamente absurdo. Por acaso pensam que a manutenção é mais barata na Bélgica, por exemplo, do que em Portugal? E que passaria alguma vez pela cabeça dum belga pôr caixilhos de madeira (tipicamente, janelas enormes, como é normal em países frios e com pouca luz) se a manutenção fosse anual?
Boas
Se as janelas ficam com a protecção em verniz, terá de ser manutenão anual. Se for tinta, especialmente cores claras, já é necessário ser anual, porque não deixa passar os raios ultravioletas para a madeira tão facilmente, mas é sempre necessária a manutenção, além de que temos sempre a situação de a madeira inchar com a humidade e secar com o calor. Com o pvc e o alumínio não temos essas variações tão bruscas. Acerca das janelas dos países nordicos, que eu conheço, a cor dos caixilhos é branca, ás vezes com alguns remates a contornar as janelas muito escuros (antracite, azuis, ..). Um aparte: janelas pintadas de escuro, e ás vezes todas escuras, indicam que os proprietários têm um estrato social alto (muito dinheiro).
Boa noite
Apercebime agora que houve um engano. Onde está "Se for tinta, especialmente cores claras, já é necessário ser anual, porque não deixa passar os raios ultravioletas para a madeira", devia estar " Se for tinta, especialmente cores claras, jánãoé necessário ser anual, porque não deixa passar os raios ultravioletas para a madeira
Colocado por: lobitoColocado por: Jorge RochaColocado por: lobitoColocado por: LurgeeColocado por: lobitoAcabei agora de verificar com uma amiga minha que viveu numa casa com janelas de madeira verdes escuras por fora, tratadas de fábrica quase 20 anos pelas minhas contas, e nunca teve de lhes fazer nada. E eles eram super cuidadosos (a parte de dentro, que era envernizada, por exemplo, faziam de dois em dois anos). O que é fatal, nomeadamente para as borrachas dos vedante, é pintá-las depois dos vidros montados. Mas se o tratamento for de fábrica, bem feito, não tem nada de ter essa manutenção que diz. Se não, repito, na Bálgica ninguém tinha janelas de madeira, e é bastante corrente.
Como os californianos, com certeza.
Colocado por: Jorge RochaColocado por: lobitoColocado por: Jorge RochaColocado por: lobitoColocado por: LurgeeColocado por: lobitoAcabei agora de verificar com uma amiga minha que viveu numa casa com janelas de madeira verdes escuras por fora, tratadas de fábrica quase 20 anos pelas minhas contas, e nunca teve de lhes fazer nada. E eles eram super cuidadosos (a parte de dentro, que era envernizada, por exemplo, faziam de dois em dois anos). O que é fatal, nomeadamente para as borrachas dos vedante, é pintá-las depois dos vidros montados. Mas se o tratamento for de fábrica, bem feito, não tem nada de ter essa manutenção que diz. Se não, repito, na Bálgica ninguém tinha janelas de madeira, e é bastante corrente.
Claro...é vê-los a ver suas casas completamentre destruidas pelos fogos...(não resta nada)e continuam burrinhos a fazer o mesmo em zonas onde as temperaturas chegam à ordem de quarenta e muitos graus...a lógica é fazer-se em pedra mármore ou qualquer coisa que valhe.
Colocado por: lobitoColocado por: Jorge RochaColocado por: lobitoColocado por: Jorge RochaColocado por: lobitoColocado por: LurgeeColocado por: lobitoAcabei agora de verificar com uma amiga minha que viveu numa casa com janelas de madeira verdes escuras por fora, tratadas de fábrica quase 20 anos pelas minhas contas, e nunca teve de lhes fazer nada. E eles eram super cuidadosos (a parte de dentro, que era envernizada, por exemplo, faziam de dois em dois anos). O que é fatal, nomeadamente para as borrachas dos vedante, é pintá-las depois dos vidros montados. Mas se o tratamento for de fábrica, bem feito, não tem nada de ter essa manutenção que diz. Se não, repito, na Bálgica ninguém tinha janelas de madeira, e é bastante corrente.
Claro...é vê-los a ver suas casas completamentre destruidas pelos fogos...(não resta nada)e continuam burrinhos a fazer o mesmo em zonas onde as temperaturas chegam à ordem de quarenta e muitos graus...a lógica é fazer-se em pedra mármore ou qualquer coisa que valhe.
Comentario do meu marido californiano: quando se olha para o que sobrou de um incêndio nas zonas mais ricas, com aquelas mansões que parecem castelos, de pedra, não resta nada, quando muito alguma lareira. Tudo o resto desaparece. Como é logico às temperaturas que se atinjem no interior de um incêndio.
Portanto tem de arranjar outro argumento contra a madeira.
Colocado por: Jorge RochaColocado por: lobitoColocado por: Jorge RochaColocado por: lobitoColocado por: Jorge RochaColocado por: lobitoColocado por: LurgeeColocado por: lobitoAcabei agora de verificar com uma amiga minha que viveu numa casa com janelas de madeira verdes escuras por fora, tratadas de fábrica quase 20 anos pelas minhas contas, e nunca teve de lhes fazer nada. E eles eram super cuidadosos (a parte de dentro, que era envernizada, por exemplo, faziam de dois em dois anos). O que é fatal, nomeadamente para as borrachas dos vedante, é pintá-las depois dos vidros montados. Mas se o tratamento for de fábrica, bem feito, não tem nada de ter essa manutenção que diz. Se não, repito, na Bálgica ninguém tinha janelas de madeira, e é bastante corrente.
Comentario do meu marido californiano: quando se olha para o que sobrou de um incêndio nas zonas mais ricas, com aquelas mansões que parecem castelos, de pedra, não resta nada, quando muito alguma lareira. Tudo o resto desaparece. Como é logico às temperaturas que se atinjem no interior de um incêndio.
Duvido muito que a pedra arda.
O que vejo nos Estados Unidos,regra geral é casas a ser arrancadas(de madeira)sem fundações,e claro que são mais susceptíveis de arder que sendo casas revestidas em pedra não?
Quanto mais casas se fazem em madeira,menos se protege também a floresta...ou não concorda?
Colocado por: Jorge RochaColocado por: lobitoColocado por: Jorge RochaColocado por: lobitoColocado por: Jorge RochaColocado por: lobitoColocado por: LurgeeColocado por: lobitoAcabei agora de verificar com uma amiga minha que viveu numa casa com janelas de madeira verdes escuras por fora, tratadas de fábrica quase 20 anos pelas minhas contas, e nunca teve de lhes fazer nada. E eles eram super cuidadosos (a parte de dentro, que era envernizada, por exemplo, faziam de dois em dois anos). O que é fatal, nomeadamente para as borrachas dos vedante, é pintá-las depois dos vidros montados. Mas se o tratamento for de fábrica, bem feito, não tem nada de ter essa manutenção que diz. Se não, repito, na Bálgica ninguém tinha janelas de madeira, e é bastante corrente.
O que vejo nos Estados Unidos,regra geral é casas a ser arrancadas(de madeira)sem fundações,e claro que são mais susceptíveis de arder que sendo casas revestidas em pedra não?
Quanto mais casas se fazem em madeira,menos se protege também a floresta...ou não concorda?
Colocado por: raulschoneColocado por: Jorge RochaColocado por: lobitoColocado por: Jorge RochaColocado por: lobitoColocado por: Jorge RochaColocado por: lobitoColocado por: LurgeeColocado por: lobitoAcabei agora de verificar com uma amiga minha que viveu numa casa com janelas de madeira verdes escuras por fora, tratadas de fábrica quase 20 anos pelas minhas contas, e nunca teve de lhes fazer nada. E eles eram super cuidadosos (a parte de dentro, que era envernizada, por exemplo, faziam de dois em dois anos). O que é fatal, nomeadamente para as borrachas dos vedante, é pintá-las depois dos vidros montados. Mas se o tratamento for de fábrica, bem feito, não tem nada de ter essa manutenção que diz. Se não, repito, na Bálgica ninguém tinha janelas de madeira, e é bastante corrente.
Não necessariamente. Sem sair de cá, basta ver o que nos tem acontecido desde que deixámos de utilizar a madeira como matéria prima para a construção, seja de barcos ou casas. Já pensou porque motivo existem tantos frangos, porcos, vacas etc... Imagine que deixávamos todos de beber leite, comer frango ou carne de porco....Provavelmente daqui a 30 anos os seus filhos para verem uma vaca teriam que ir ao jardim zoológico......
Saindo de cá, os maiores consumidores e exportadores de madeira finlândia, suécia, etc. por cada árvore que abatem plantam pelo menos 2 ou 3..... daqui a 30 anos terão decerto mais árvores do que hoje.....
Acabando este comentário novamente cá: nos últimos 50 anos têm aumentado as monoculturas de eucaliptos, sobreiros e mais recentemente as oliveiras e têm diminuido os carvalhos, pinheiros, etc. não será devido à pasta de papel (eucaliptos), cortiça (sobreiros) e azeite (oliveiras) ????
Colocado por: lobitoA pedra pode não arder mas estala e parte-se aos bocados.
A madeira não é propriamente um recurso não renovavel, é uma questão de planeamento.
Quanto à qualidade, para mim é ai que esta o busilis. As pessoas acham que a caixilharia de madeira se estraga rapidamente e tem uma manutenção terrivel porque aquilo que têm na ideia são os caixilhos correntes que se faziam até aparecer o aluminio, de madeira de ma qualidade, mal montados (o meu marido, por exemplo, fica arrepiado ao ver as pensas montadas topo contra topo em vez de cortadas em bisel...não sei explicar melhor... o que faz que os montantes assentem de topo nos peitoris eventualmente molhados e, obviamente, apodreçam). Portanto, estão-se a comparar coisas não comparaveis (caixilhos de boa qualidade em PVC ou aluminio com caixilhos de ma qualidade de madeira). Uma empresa que da 10 anos de garantia, ou é inconsciente ou faz coisas para durarem pelo menos 10 anos.