Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Caro Rocha,
    atenção que eu concordo totalmente com o que acabou de escrever. Eu recuso-me a comprar/consumir madeira importada para a europa. Estava-me a referir aos exemplos do pinho e aos países escandinavos. Até cá na europa, mais concretamente em alguns países da antida urss/bloco de leste ainda se pratica abate descontrolado e ilegal......
  2.  # 62

Boas

Cá para mim a desflorestação que tem desbastado grandes áreas de floresta é a verdadeira realidade que se tem sentido na amazónia,para não falar nas florestas africanas,temos vindo cada vez mais a observar os consumidores na Europa a consumir produtos que fazem com que as florestas sejam mais pequenas...Bush tinha a convicção que se deveria abater florestas e colocar noutras paragens(uma aberração)porque as florestas virgens não se podem transportar e regenerar da mesma forma...
    Para se obter florestas fornecedoras de tais eventos;muita coisa natural tem que se destruir,e esse negócio não é nada bom para a natureza.

Sr Jorge Rocha
    Talvez seja melhor colocar as suas preocupações ambientais de lado; efectivamente, se tiver o cuidado de se informar vai acabar por chegar à conclusão que a produção de alumínio é um dos processos industriais que mais energia consome. Assim, se há algo que não se pode dizer do alumínio é que é amigo do ambiente, bem pelo contrário.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil, lobito
  3.  # 63

4.  # 64

Colocado por: j cardosoBoas

Cá para mim a desflorestação que tem desbastado grandes áreas de floresta é a verdadeira realidade que se tem sentido na amazónia,para não falar nas florestas africanas,temos vindo cada vez mais a observar os consumidores na Europa a consumir produtos que fazem com que as florestas sejam mais pequenas...Bush tinha a convicção que se deveria abater florestas e colocar noutras paragens(uma aberração)porque as florestas virgens não se podem transportar e regenerar da mesma forma...
    Para se obter florestas fornecedoras de tais eventos;muita coisa natural tem que se destruir,e esse negócio não é nada bom para a natureza.

Sr Jorge Rocha
    Talvez seja melhor colocar as suas preocupações ambientais de lado; efectivamente, se tiver o cuidado de se informar vai acabar por chegar à conclusão que a produção de alumínio é um dos processos industriais que mais energia consome. Assim, se há algo que não se pode dizer do alumínio é que é amigo do ambiente, bem pelo contrário.

cumps
    José Cardoso

Estas pessoas agradeceram este comentário:Dynamic444,lobito

Não percebo o que quer dizer...
    Mas eu alguma vez disse bem do alumínio em matéria de ambiente?

Cumps
    Rocha
  5.  # 65

Colocado por: lobitoVia aprendiz2, com vénia:

http://www.swissinfo.ch/por/especiais/a_suica_dos_recordes/recordes_europeus/Uma_chama_queima_ha_seculos_nos_lares_suicos.html?cid=836716

Mais outro exemplo vindo do frio(nada tem a ver com zonas extremamente expostas a altas temperaturas...(como tenho referido)
  6.  # 66

Colocado por: Jorge Rocha

http://www.swissinfo.ch/por/especiais/a_suica_dos_recordes/recordes_europeus/Uma_chama_queima_ha_seculos_nos_lares_suicos.html?cid=836716

Mais outro exemplo vindo do frio(nada tem a ver com zonas extremamente expostas a altas temperaturas...(como tenho referido)

Isto é um recorde. Ninguém disse que uma casa na California ou em Portugal aguentaria mais de 700 anos.

Mas dai a fazer do clima português uma coisa de extremos, entre as temperaturas torridas e os tufões...
  7.  # 67

Colocado por: lobito

Isto é um recorde. Ninguém disse que uma casa na California ou em Portugal aguentaria mais de 700 anos.

Mas dai a fazer do clima português uma coisa de extremos, entre as temperaturas torridas e os tufões...

As pessoas têm mesmo sido ignorantes em querer substituir as janelas de madeira por pvc ou ruptura térmica cá em Portugal...cá para mim só tenho é arrancado janelas de madeira para substituir por pvc ou ruptura térmica(e nunca observei o contrário)porque será?
  8.  # 68

As pessoas têm mesmo sido ignorantes em querer substituir as janelas de madeira por pvc ou ruptura térmica cá em Portugal...cá para mim só tenho é arrancado janelas de madeira para substituir por pvc ou ruptura térmica(e nunca observei o contrário)porque será?

Pode ter a certeza de que se por acaso eu tivesse comprado uma casa em que la pelos anos 8O tivessem substituido as janelas de madeira por janelas de aluminio mixuruco, pode ter a certeza que as arrancava fora. E que muito provavelmente poria madeira. Mas de facto, não ia ter consigo para fazer esse trabalho;-)

Mas isso devo ser eu, que sou ignorante.
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos
  9.  # 69

Pode ter a certeza de que se por acaso eu tivesse comprado uma casa em que la pelos anos 8O tivessem substituido as janelas de madeira por janelas de aluminio mixuruco, pode ter a certeza que as arrancava fora. E que muito provavelmente poria madeira. Mas de facto, não ia ter consigo para fazer esse trabalho;-)

Claro.
  10.  # 70

E que era uma grande chatice não ir ter comigo...
    Depois eu iria passar fome e era bem feito.
  11.  # 71

Reavivando este tópico....

Tenho uma obra em que está previsto a aplicação de caixilhos de madeira em kambala (madeira lamelada), com acabamento lacado em estufa.
    As janelas actuais, datadas de finais do séc. XIX, têm de ser substituidas, principalmente por razões de requisitos termicos e acusticos.
    A obra localiza-se em évora.
    Os caixilhos existentees são em ponho ( qual não consegui aferir), os carpinteiros do empreiteiro dizem que é de casquinha)

O empreiteiro, sugere a alteração da madeira.
    De kambala por casquinha - pinho nórdico ( madeira lamelada) em piceas abies / abies alba, ou abeto nordico.

Este afirma que no alentejo da experiencia que tem em situação análogas, os caixilhosm em adeira de casquinha apresentam menos problemas dimensionais do que as executadas em madeira exotica. Tambem que o processo de lacagem e a posterior durabilidade é superior.

Não tendo dados para aferir isto de maneira objectiva, agradeço os comentários que queiram dar.

PS: gostaria de saber qual seria a menos valia ( % em termos de custos) para a solução agora proposta...
    Obrigado.
  12.  # 72

Colocado por: Pedro BarradasDe kambala por casquinha - pinho nórdico ( madeira lamelada) empiceas abies / abies alba, ou abeto nordico.

isso é "casquinha branca". normalmente é empregue apenas em interior por não ser naturalmente durável. em caixilharia, tradicionalmente era usada "casquinha vermelha" (pinus silvestris) que tem um maior conteúdo de resina e por isso é mais durável e tb ligeiramente mais cara.
    o problema é que em Portugal mtas vezes é tudo designado "casquinha" embora sendo espécies diferentes

Colocado por: Pedro BarradasEste afirma que no alentejo da experiencia que tem em situação análogas, os caixilhosm em adeira de casquinha apresentam menos problemas dimensionais do que as executadas em madeira exotica. Tambem que o processo de lacagem e a posterior durabilidade é superior.

as casquinhas não são assim tão estáveis dimensionalmente (i.e. com variaçoes de humidade). aliás é costume usar kambala e/ou sapele em caixilharia p.ex em Inglaterra qdo se pretende madeira à vista por terem boa relação custo/durabilidade/estabilidade.

no entanto como estão a usar madeira lamelada (suponho que para obterem secçoes maiores de maneira a diminuirem os valores U e terem rebaixo suficientemente grande para vidros duplos, etc) a questao da estabilidade fica melhorada.

para resumir as vantagens q estou a ver na utilização de casquinha são: peso (cerca de 1/2 duma madeira exótica), preço (cerca de 1/3) e maior facilidade de trabalhar (a kambala afecta mais os gumes das ferramentas de corte).

desvantagens: durabilidade. a kambala é muito durável mesmo em condiçoes de negligencia na manutencao. mas se for para pintar talvez seja mal empregue.
    em todo o caso, optando por casquinha, se fosse eu, preferiria como já referi casquinha vermelha.
    Concordam com este comentário: dutilleul
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Skinkx
  13.  # 73

Obrigado.
    Aceitam-se mais opiniões/ comentários.
  14.  # 74

Não quer alumínio madeira?
  15.  # 75

Não... é para edificio classificado. tem de ser madeira ;)
  16.  # 76

Afinal... após conversa, e no local o empreiteiro geral ter mostrado uma prototipo ( por pintar e a cru), indaguei que a mandeira do mesmo era casquinha vermelha.... então afinal é para ser em casquinha vermelha...
    Esta gente envia a documentação de qq maneira e pensa que os técnicos não lêm!!!? Vamos ver.

PS: Após a montagem de andaimes, e, pude verificar que todos os caixilhos antigos, são em casquinha vermelha, havendo , é certo, algumas zonas em couceiras/ travessas que forma reparadas com casquinha branca e/ ou pinho nacional.
  17.  # 77

So posso falar da estetica... não conhece a parte técnica mas a janela de madeira da de dez a 0 nas outras.
    Quer uma coisa mais assustadora que uma janela de PVC ou alumínio? Sao medonhas.
    Eu moro de frente para o mar, em um lugar que chega a vinte negativos. As minhas janelas não são de correr mas são todas (muito grandes) e de madeira. Janela externa e janela interna toda em madeira e sem vidros duplos. O sistema de aquecimento e muito bom tenho que reconhecer mas as janelas são ótimas e deixam a casa "respirar". Quem quer viver em uma caixa fechada?
    Janelas de madeira - as melhores e as mais bonitas.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, claudialeandra
  18.  # 78

Colocado por: Eugenia Matos (...) Janelas de madeira - as melhores e as mais bonitas

Concordo em absoluto, porém tem um inconveniente: a sua conservação! Obrigam a maiores cuidados do que se forem em alumínio/pvc. E, hoje, onde encontrar uma carpintaria que fabrique janelas, e portas exteriores, de madeira, que satisfaçam o cliente e que não precisem de muita manutenção?
  19.  # 79

Essa de as janelas em madeira deixam a casa respirar não me convencem. Não percebo por onde respira. Se respira como diz então têm perdas. .. Explique melhor. Sem dúvida tenho uma predileção por madeira, mas nunca dei com esse apecto.

Agira, Aqui na minha zona virou moda a janela de madeira pelo exterior e na face interior em alumínio. É janela simples não é dupla. Imagino que a história de reabilitação de imóveis com caixilharias pvc e alumínio a imitar madeira , deixou de ser aceite.

Aqui também, as carpintariaa são tão fraquinhas que em três meses já está tudo estalado pelas juntas.
  20.  # 80

Mas e claro que o ar entra por estas janelas (pelos vaos). Se isso e perda... Eu ja visitei amigos aqui que moram em apartamentos onde as janelas são de vidro duplo, alumínio e nada entra. Mas o ar não e bom dentro da casa. E ha sempre condensação entre as janelas.

O meu predio e de 1912 e num pais escandinavo. E muito frio, neve, venta muito. As janelas do meu prédio são originais. A cada dez anos temos que pinta-las, dentro e fora. Sao janelas duplas (exterior e interior) e são janelas bem grandes. Quando eu comprei o apartamento em 2000 pintei tudo e ainda estão bem. Por fora houve intervenção este ano (primeira vez desde 2000).

Como eu disse, eu sei usar argumentos técnicos mas pela minha experiência digo que não e assim um horror para se manter essas janelas e que não impedem que a minha casa fique quentinha no inverno (mesmo com a passagem de ar pelos vaos).

Agora, nao e para colocar madeira e esquecer. Madeira e um material vivo tem que proteger, tratar.
    E FICA LINDO.

0.0344 seg. NEW