Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: lobitoPode ter a certeza de que se por acaso eu tivesse comprado uma casa em que la pelos anos 8O tivessem substituido as janelas de madeira por janelas de aluminio mixuruco, pode ter a certeza que as arrancava fora. E que muito provavelmente poria madeira. Mas de facto, não ia ter consigo para fazer esse trabalho;-)

Eu quero arrancar as de PVC que colocaram no meu apartamento (prédio) em Lisboa.
    Elas sao horriveis. E tiram todo o caracter do predio.
    Alias, eu quero dizer que as janelas de PVC e de alumínio são uma AFRONTA ao lindos prédios antigos de Lisboa.
    Elas sao horriveis e enfeiam os prédios.
    Lisboa esta virando a capital das janelas de aluminio....
    Podem ir a qualquer capital europeia e e vejam se ha a quantidade de PVC e alumio? Não ha?
    O que e esse lobby, hein?
  2.  # 82

Colocado por: maria rodrigues
    Concordo em absoluto, porém tem um inconveniente: a sua conservação! Obrigam a maiores cuidados do que se forem em alumínio/pvc. E, hoje, onde encontrar uma carpintaria que fabrique janelas, e portas exteriores, de madeira, que satisfaçam o cliente e que não precisem de muita manutenção?

Maria, a conservação e como disse (pelo menos das minhas) - a cada dez anos tem que lixar, pintar tudo. Não e terrível...
      Para mim vale a pena e eu nem me queixe de pagar.
      Sim tera que gastar para conserva-las mas a cada dez anos.
    •  # 83

Colocado por: Jorge Rocha

As pessoas têm mesmo sido ignorantes em querer substituir as janelas de madeira por pvc ou ruptura térmica cá em Portugal...cá para mim só tenho é arrancado janelas de madeira para substituir por pvc ou ruptura térmica(e nunca observei o contrário)porque será?

Talvez porque sejam mal informadas.
      As janelas de madeira em Portugal estão e são negligenciadas. As pessoas não querem gastar com elas. E elas precisam de manutenção, claro.
      Para mim e destruição da historia.
      Fora PVC. Fora aluminio! Isso merece ate um site...
      Eu ja visitei apartamento em Lisboa onde a proprietaria trocou a porta de entrada (que era de madeira) por aquleas portas de aluminio barato...e disse que eram mais seguros... absolutamente um HOROR!
      As pessoas trocam por isso - falta de informação, negligencia, falta de interesse em cuidar, falta de dinheiro...mas não pensam no valor estético, histórico e desconhecem como a madeira dura se for bem tratada.
      Onde estão os carpinteiros/marceneiros de Portugal? Eles são excelentes! :)
    •  # 84

Colocado por: Eugenia Matos

Talvez porque sejam mal informadas.
      As janelas de madeira em Portugal estão e são negligenciadas. As pessoas não querem gastar com elas. E elas precisam de manutenção, claro.
      Para mim e destruição da historia.
      Fora PVC. Fora aluminio! Isso merece ate um site...
      Eu ja visitei apartamento em Lisboa onde a proprietaria trocou a porta de entrada (que era de madeira) por aquleas portas de aluminio barato...e disse que eram mais seguros... absolutamente um HOROR!
      As pessoas trocam por isso - falta de informação, negligencia, falta de interesse em cuidar, falta de dinheiro...mas não pensam no valor estético, histórico e desconhecem como a madeira dura se for bem tratada.

eu até concordo consigo, nomeadamente no "upgrade" daquelas portas de folha dupla existentes nos prédios antigos de Lisboa e outras cidades em q praticamente cada uma tem um desenho único, com diversos graus de fantasia ornamental completamente impensáveis nos dias de hoje. dá que pensar como geraçoes antigas de analfabetos sem recurso a CAD/CAM conseguiam ser mto mais criativas do q actualmente

todavia, sem ofensa, julgo q tem no q disse uma dose mto grande de romantismo:

Onde estão os carpinteiros/marceneiros de Portugal? Eles são excelentes! :)

estão a 7 palmos do chao. para fornecer o ikea apenas sao precisos autómatos
    •  # 85

Colocado por: Eugenia Matos (...) Onde estão os carpinteiros/marceneiros de Portugal? Eles são excelentes! :)

Essa é a pergunta que faço há muito! Tanto assim, que gostaria de ter janelas em madeira, com portadas interiores só que a dificuldade é mais do que muita. Onde estão os marceneiros portugueses, capazes de fabricar mobiliário adaptado às nossas casas/preferências que não seja chapa 5? Alvíssaras, oferecem-se!!
      Concordam com este comentário: Italiano, Eugenia Matos
    •  # 86

Ah...eu sei tem um pouco de romantismo sim...claro.

Mas nada me convence a comprar uma janela de PVC ou aluminio... a nao ser que eu esteja construindo uma casa moderna, tudo novo, em betao armado, aqueles blocos,...mas em uma casa antiga onde a original e de madeira??? Never.

E nao me importo que passa o vento... pois não quero morar em uma estufa...quero ar fresco pela casa mesmo com as janelas fechadas.

Ja entraram em um ambiente onde sente-se o cheiro, aquele ar "cansado" "viciado"... mal...

Sim...os armarios de cozinha feitos a medida...os roupeiros...nada se compara com o trabalho dos carpinteiros. Quer uma coisa mais feia que os que encontramos na IKEA? Terriveis!!!!!!!! Tenebrosos e não duram nada...

Mas esta ai...Onde estão estes carpinteiros excelentes????? Sabe, acho que muitos não usam a internet... Precisamos descobrir esses homens...onde estão?
    •  # 87

Faltam bons carpinteiros no sector das janelas, sim. Em Itália sempre tive janelas de madeira, ÓPTIMAS. Nunca vi nada que se assemelhasse cá em Portugal. No nosso país, desde que me conheço por gente (anos 80), quando se fala de janelas, madeira é sinónimo de má qualidade. Será que sou esquisitinho com alumínios e pvc porque vivi numa cidade italiana em que havia regulação férrea da manutenção de fachadas e etc, e cuja câmara nunca permitiu um décimo do regabofe que tem sido a destruição arquitectónica de cidades como Lisboa ou Braga?
    •  # 88

Muitas pessoas mal têm dinheiro para pagar o empréstimo quanto mais para pagar de 5 em 5 anos a manutenção das jabelas. Pensem nisso.
    •  # 89

Nunca fiz manutenção de janelas de madeira 5 em 5 anos, nem conheci ninguém que o tenha feito, mas duvido que seja uma despesa maluca. Agora, se me disser que as pessoas não têm dinheiro para colocar janelas de madeira porque as salas têm de ter 90m2 e as casas mariquices como aspiração central e som ambiente, concordo.

Já agora, podia fazer a mesma conversa a respeito do aquecimento. Conheço um rapaz que construiu vivenda e que se gabou de não ter colocado nenhum sistema de aquecimento ou arrefecimento, para poupar. Quando fui visitar a casa fiquei de cara à banda com o desperdício de áreas: divisões excessiva e desconfortavelmente grandes, circulação tortuosa, mesmo muito mauzinho. Depois, muito mal decorada, como também é muito corrente - parecia que se estava numa clínica. O moço pode encher a boca a dizer que tem uma vivenda com 300m2, mas rapa frio que é uma maravilha. É a velha história da quantidade que enche mais o olho que a qualidade.
      Concordam com este comentário: maria rodrigues
    •  # 90

Esse é o exemplo de uma casa não desenhada por arquiteto. :) ainda bem que não pós aquecimento, ia ser uma desgraça.
      Sim é o caso, há muitos "mimos" que as vezes as pessoas querem, depois abdicam de qualidade. No meu caso faço questão de ter aproveitamento de águas, e vai-me custar 3000 euros, mas por outro lado esta-me à custar por janelas em madeira em vez de alumínio ou pvc.
      É tudo uma questão de opções. As pessoas um dia fizeram essa opcao.
    •  # 91

As opiniões divergem...Eu por cá só tenho arrancado janelas de madeira e não de pvc...Se arranco algumas de pvc é porque estas não prestam para nada nalguns casos são desadequadas conforme foram feitas para diversos locais...Eu nunca colocaria janelas de madeira em determinadas zonas porque os estudos destas só servem para determinados locais...Os países nórdicos nada tem a ver com climas temperados!Aliás é uma perfeita aberração ter uma janela à frente de outra sem qualquer necessidade!Mas isto é a minha opinião!As madeiras não se comportam da mesma maneira em climas nórdicos como em climas quentes!Isto sobre o material em si.
    •  # 92

Colocado por: Jorge RochaAs opiniões divergem...Eu por cá só tenho arrancado janelas de madeira e não de pvc...Se arranco algumas de pvc é porque estas não prestam para nada nalguns casos são desadequadas conforme foram feitas para diversos locais...Eu nunca colocaria janelas de madeira em determinadas zonas porque os estudos destas só servem para determinados locais...Os países nórdicos nada tem a ver com climas temperados!Aliás é uma perfeita aberração ter uma janela à frente de outra sem qualquer necessidade!Mas isto é a minha opinião!As madeiras não se comportam da mesma maneira em climas nórdicos como em climas quentes!Isto sobre o material em si.

Pode ser ...mas se a madeira aguenta temperaturas de 25 graus abaixo de zero...ventos e no verao muito sol (24 horas) e temperaturas de 30 graus... Acho que e um material bem resistente, nao e? Se for bem tratada...ih....dura seculos...
      Nao e aberracao nenhuma...os prédios foram construídos com a janela interna e as janelas externas. Tem um vacuo entre elas. Na verdade, e uma janelas so mas com as portadas. Todos os prédios foram construídos assim e assim estão desde 1900 ou ate antes.
      O senhor vende janelas de PVC e de aluminio? Eu entendo mas aberração mesmo são estas janelas. Nao tem coisa mais feia... Pode falar o que quiser...a estetica e péssima. E quem e que quer morar em uma estufa?
      Eu estou muito feliz que no pais onde moro as pessoas não pensam em arrancar as janelas de madeira para colocar PVC ou alumínio... A cada dez anos uma manutenção...e tudo fica ótimo!
    •  # 93

A cada 10 anos. As janelas de fora são de responsabilidade e propriedade do prédio. As internas são de responsabilidade do proprietário (aqui onde moro). Posso dizer que para queimar, lixar, pintar, 06 janelas de mais de 2 metros ficou 2000 euros. E ficarão lindas por mais 10 ANOS!
      Nao italiano. E que PVC e aluminio e feio mesmo. Parece que faltou dinheiro...e colocaram as janelas de pvc e aluminio.
      Eu viro as minhas costas quando visito apartamentos com isso... Eu realmente acho o cumulo do absurdo!
      Um construtor de Lisboa estava encomendando janelas e portas em uma oficina...me disse que existe uma oficina (madeira)...inclusive mandou todas as portas do apartamento para serem pintadas (acho que queimadas, lixadas e pintadas). O apartamento ficou lindo...nao arrancou nada... ele RESTAUROU TUDO. Isso sim e uma mais valia.... Não e como fazem muitos que arrancam tudo e poem tudo do mais barato...urgh! Terrible.
      •  
        larkhe
      • 2 setembro 2015 editado

# 94

Pode ser ...mas se a madeira aguenta temperaturas de 25 graus abaixo de zero...ventos e no verao muito sol (24 horas) e temperaturas de 30 graus... Acho que e um material bem resistente, nao e? Se for bem tratada...ih....dura seculos...
      Nao e aberracao nenhuma...os prédios foram construídos com a janela interna e as janelas externas. Tem um vacuo entre elas. Na verdade, e uma janelas so mas com as portadas. Todos os prédios foram construídos assim e assim estão desde 1900 ou ate antes.
      O senhor vende janelas de PVC e de aluminio? Eu entendo mas aberração mesmo são estas janelas. Nao tem coisa mais feia... Pode falar o que quiser...a estetica e péssima. E quem e que quer morar em uma estufa?
      Eu estou muito feliz que no pais onde moro as pessoas não pensam em arrancar as janelas de madeira para colocar PVC ou alumínio... A cada dez anos uma manutenção...e tudo fica ótimo!

Qual é o País?
    •  # 95

Viram...nao e nada caro...2000 euros a cada dez anos????? Nao e muito mesmo!!!!!!!!
      E sao lindas e a minha casa não cheira a estufa...como outras com pvc e alumínio cheiram por ai...
    •  # 96

Colocado por: larkhe

Qual é o País?

Suecia
    •  # 97

Suecia

Não conheco , conheço contudo alguns países do Norte da Europa(Russia, Ukrania, Bielorussia etc ) onde as temperaturas se equiparam a Suecia e nas construçoes novas não vejo ng a aplicar madeira, normalmente vejo PVC , um caso ou outro de aluminio, madeira só mesmo nas casas antigas.

Se é bonito ou feio ... é uma questão de gosto pessoal, em Portugal deixou de se usar devido aos preços e á qualidade ser relativamente baixa em comparaçao com uma janela de aluminio/pvc
    •  # 98

Colocado por: larkhe

Não conheco , conheço contudo alguns países do Norte da Europa(Russia, Ukrania, Bielorussia etc ) onde as temperaturas se equiparam a Suecia e nas construçoes novas não vejo ng a aplicar madeira, normalmente vejo PVC , um caso ou outro de aluminio, madeira só mesmo nas casas antigas.

Se é bonito ou feio ... é uma questão de gosto pessoal, em Portugal deixou de se usar devido aos preços e á qualidade ser relativamente baixa em comparaçao com uma janela de aluminio/pvc

Sim aqui também. A maioria das construções novas em estilo moderno em betao armado tem janelas de alumínio.
      Mas os predios nao se desfazem das janelas de madeira so para colocar pvc ou alumínio. Não trocam.
      E realmente uma questão de gosto...por isso digo...eu gosto da madeira! Especialmente em prédios antigos...predio antigo com janela em pvc ou alumínio não cai bem...
      Eu nao compro...
    •  # 99

Meu amigo mora em um prédio que foi construído pelos arquitetos comunistas dos anos 50/60...
      Sao blocos de cimento armado, cubos de cimento e as janelas duplas com vidros duplos. De aluminio.
      O apartamento dele nao tem ventilação durante o inverno...cheira mal...porque so abrindo a janela para ter ar fresco...senao e um ar viciado...terrivel... porque as janelas eas vedacoes sao tao eficientes que nada passa ali. Mas sim...ha condensacao no vacuo...acho que o encontro de ar quente e ar frio....sei la... E quando cozinham? Piora!!!! A casa cheira a comida por dois dias... Imagina alguem fritando umas sardinhas naquela cozinha....ZZZZZZZZssss..... Uma semana de cheiro...
      Sinceramente...eu nunca trocaria e e a minha opinião. Cada um tem a sua, suas experiências, seus interesses. Eu não tenho interesse nenhum mas tenho minha experiência e não vejo motivo para dizer que madeira e ruim. Muito pelo contrario.
      Ciao belo!
    •  # 100

Colocado por: Eugenia MatosMas esta ai...Onde estão estes carpinteiros excelentes????? Sabe, acho que muitos não usam a internet... Precisamos descobrir esses homens...onde estão?

Como a maior parte dos clientes preferem o chapa 5, ou o bom a preço de chapa 5 possivelmente muitos deles emigraram e estão a contribuir para que esses e outros produtos vindos do estrangeiro continuem a ter uma qualidade fora de série.

Colocado por: Eugenia MatosSim...os armarios de cozinha feitos a medida...os roupeiros...nada se compara com o trabalho dos carpinteiros. Quer uma coisa mais feia que os que encontramos na IKEA? Terriveis!!!!!!!! Tenebrosos e não duram nada...

Concordo. A questão é se as pessoas estão dispostas a pagar a qualidade e a durabilidade em detrimento do preço.

Quanto aos caixilhos, tenho visto de batente, em madeira, com uma qualidade excelente, e cumprindo todos os requisitos de vedantes como nos encontrados nos de aluminio e PVC. Quanto aos de correr sinceramente não tenho visto, mas com os sistemas de ferragens que existem...
      O problema é que a madeira, sendo um produto natural "mexe" , conheço pessoas que tem portas exteriores há mais de 20 anos, verão "encolhem" inverno "incham"...

0.0300 seg. NEW