Iniciar sessão ou registar-se
    • Lurgee
    • 15 julho 2010 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Estou numa fase de escolher materiais e o/a arquitecto/a na última reunião sugeriu-me que os caixilhos das janelas fossem em madeira.
    - A Qualidade/
    - O Isolamento Térmico/
    - Preço/
    - Durabilidade/
    etc.

    De referir que tenho muitas e grandes àreas de vidro, dou grande preferência a portas de correr.
    A construção será no Norte/Arredores Porto

    ps: Do que pesquisei no forum apenas encontrei discussões sobre caixilhos em PCV e Aluminio, caso já exista para Madeira, queriam o favor de apagar este tópico.

    Grato pela atenção dispensada.
  1.  # 2

    Colocado por: LurgeeBoa tarde,
    Estou numa fase de escolher materiais e o/a arquitecto/a na última reunião sugeriu-me que os caixilhos das janelas fossem em madeira.
    De referir que tenho muitas e grandes àreas de vidro, dou grande preferência a portas de correr.


    Caixilharia em madeira, de correr? sou leigo na matéria, mas nunca vi, só de batente...

    Com muitas e grande áreas de vidro, tem sido dito que o aluminio teria melhor comportamento estrutural, mas isso é outra guerra...!
  2.  # 3

    Colocado por: LurgeeBoa tarde,

    Estou numa fase de escolher materiais e o/a arquitecto/a na última reunião sugeriu-me que os caixilhos das janelas fossem em madeira.
    - A Qualidade/
    - O Isolamento Térmico/
    - Preço/
    - Durabilidade/
    etc.

    De referir que tenho muitas e grandes àreas de vidro, dou grande preferência a portas de correr.
    A construção será no Norte/Arredores Porto

    ps: Do que pesquisei no forum apenas encontrei discussões sobre caixilhos em PCV e Aluminio, caso já exista para Madeira, queriam o favor de apagar este tópico.

    Grato pela atenção dispensada.


    O arquitecto deve ser maluco.
    Ou então gosta de rapar frio.
  3.  # 4

    Na Bélgica os caixilhos são muito frequentemente de madeira. Já o que praticamente não se vê são janelas de correr, que isolam muito pior do que as de batente.
  4.  # 5

    Há um restaurante em Casal de S. Simão Figueiró dos vinhos que tinha umas grandes janelas de correr em madeira, se não estou em erro oscilo paralelas!
    A sensação de conforto sendo de madeira era sem dúvida outra, se imaginarmos aquelas janelas em alumínio!

    Aqui ficam uns links, mais logo vou ver se procuro nas minhas fotos, para se ter uma melhor percepção!

    http://aregaonline.webatu.com/arega/img/PR_InaugCSS.pdf

    http://www.facebook.com/pages/Aguda-Figueiro-dos-Vinhos-Portugal/Varanda-do-Casal/347085200117#!/album.php?aid=347088&id=347085200117
  5.  # 6

    Colocado por: GS.ArqA sensação de conforto sendo de madeira era sem dúvida outra, se imaginarmos aquelas janelas em alumínio!
    E se as madeiras fossem pintadas a cor-de-rosa com bolinhas amarelas, a «sensação de conforto» seria ainda maior, não é verdade ? :-)

    Quanto aos critérios referidos:
    - A Qualidade/
    - O Isolamento Térmico/
    - Preço/
    - Durabilidade/
    , todos jogam CONTRA a madeira.

    E incluí o "Preço" porque a madeira tem um problema MUITO penalizador : o custo da conservação.


    De qualquer maneira, o que é importante nos caixilhos grandes é O VIDRO.
    Já agora: o que é que o arquitecto sugere para o vidro ?
  6.  # 7

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: GS.ArqA sensação de conforto sendo de madeira era sem dúvida outra, se imaginarmos aquelas janelas em alumínio!
    E se as madeiras fossem pintadas a cor-de-rosa com bolinhas amarelas, a «sensação de conforto» seria ainda maior, não é verdade ? :-)

    Quanto aos critérios referidos:
    - A Qualidade/
    - O Isolamento Térmico/
    - Preço/
    - Durabilidade/
    , todos jogam CONTRA a madeira.

    E incluí o "Preço" porque a madeira tem um problema MUITO penalizador : o custo da conservação.


    De qualquer maneira, o que é importante nos caixilhos grandes é O VIDRO.
    Já agora: o que é que o arquitecto sugere para o vidro ?


    Quando eu aprecei janelas novas de madeira, de vidro duplo, não ficavam mais caras do que bom alumínio (com corte térmico). Quanto à durabilidade, em Portugal davam-me 5 anos de garantia sem tratamento, que chega facilmente aos 8 (ou aos 10 em Bruxelas). O isolamento térmico, ao que parece é mais variável porque depnde da madeira.
  7.  # 8

    Encontrei as fotos! Só tirei ao exterior :(
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
      DSCF5173.JPG
  8.  # 9

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: GS.ArqA sensação de conforto sendo de madeira era sem dúvida outra, se imaginarmos aquelas janelas em alumínio!
    E se as madeiras fossem pintadas a cor-de-rosa com bolinhas amarelas, a «sensação de conforto» seria ainda maior, não é verdade ? :-)

    Quanto aos critérios referidos:
    - A Qualidade/
    - O Isolamento Térmico/
    - Preço/
    - Durabilidade/
    , todos jogam CONTRA a madeira.

    E incluí o "Preço" porque a madeira tem um problema MUITO penalizador : o custo da conservação.


    De qualquer maneira, o que é importante nos caixilhos grandes é O VIDRO.
    Já agora: o que é que o arquitecto sugere para o vidro ?


    Para já ainda não sei referências, mas é vidro duplo. Alguma sugestão?
  9.  # 10

    Colocado por: lobito
    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: GS.ArqA sensação de conforto sendo de madeira era sem dúvida outra, se imaginarmos aquelas janelas em alumínio!
    E se as madeiras fossem pintadas a cor-de-rosa com bolinhas amarelas, a «sensação de conforto» seria ainda maior, não é verdade ? :-)

    Quanto aos critérios referidos:
    - A Qualidade/
    - O Isolamento Térmico/
    - Preço/
    - Durabilidade/
    , todos jogam CONTRA a madeira.

    E incluí o "Preço" porque a madeira tem um problema MUITO penalizador : o custo da conservação.


    De qualquer maneira, o que é importante nos caixilhos grandes é O VIDRO.
    Já agora: o que é que o arquitecto sugere para o vidro ?


    Quando eu aprecei janelas novas de madeira, de vidro duplo, não ficavam mais caras do que bom alumínio (com corte térmico). Quanto à durabilidade, em Portugal davam-me 5 anos de garantia sem tratamento, que chega facilmente aos 8 (ou aos 10 em Bruxelas). O isolamento térmico, ao que parece é mais variável porque depnde da madeira.


    Viva,

    Em termos de garantia a referência que tenho dá-me 10 anos de garantia.

    só por curiosidade podem verificar em: www.gercima.com.pt

    obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
  10.  # 11

    Estes não conhecia.

    Elngraçado, eles dizem que começaram a fabricar para França. Sendo assim, de certeza que duram os tais 10 anos sem manutenção, que é o que as pessoas estão habituadas a ter por estas bandas.
  11.  # 12

    Colocado por: GS.ArqHá um restaurante em Casal de S. Simão Figueiró dos vinhos que tinha umas grandes janelas de correr em madeira, se não estou em erro oscilo paralelas!
    A sensação de conforto sendo de madeira era sem dúvida outra, se imaginarmos aquelas janelas em alumínio!

    Aqui ficam uns links, mais logo vou ver se procuro nas minhas fotos, para se ter uma melhor percepção!

    http://aregaonline.webatu.com/arega/img/PR_InaugCSS.pdf

    http://www.facebook.com/pages/Aguda-Figueiro-dos-Vinhos-Portugal/Varanda-do-Casal/347085200117#!/album.php?aid=347088&id=347085200117


    Não mostra resultados nem promenores(apenas estética)
  12.  # 13

    Colocado por: lobitoEstes não conhecia.

    Elngraçado, eles dizem que começaram a fabricar para França. Sendo assim, de certeza que duram os tais 10 anos sem manutenção, que é o que as pessoas estão habituadas a ter por estas bandas.


    Em França as circunstâncias temporais são menos àsperas que as de cá no que respeita a ventos.
  13.  # 14

    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: lobitoEstes não conhecia.

    Elngraçado, eles dizem que começaram a fabricar para França. Sendo assim, de certeza que duram os tais 10 anos sem manutenção, que é o que as pessoas estão habituadas a ter por estas bandas.


    Em França as circunstâncias temporais são menos àsperas que as de cá no que respeita a ventos.


    França é um país bastante grande com várias zonas climáticas, algumas delas com picos relativamente extremos. Não sei se isso se pode dizer assim.
  14.  # 15

    Boas

    Em França as circunstâncias temporais são menos àsperas que as de cá no que respeita a ventos.

    Por acaso não são. Se mais não houvesse, bastaria ter em consideração o siroco ou o mistral (para não falar das regiões montanhosas que quase fazem a Serra da Estrela parecer uma simples colina).

    cumps
    José Cardoso
  15.  # 16

    Colocado por: j cardosoBoas

    Em França as circunstâncias temporais são menos àsperas que as de cá no que respeita a ventos.

    Por acaso não são. Se mais não houvesse, bastaria ter em consideração o siroco ou o mistral (para não falar das regiões montanhosas que quase fazem a Serra da Estrela parecer uma simples colina).

    cumps
    José Cardoso


    Concordo consigo se forem suposições suas...(só pode)
    A pressão atmosférica em cima de um cume de uma montanha,em termos gerais é mais baixa que ao nível do mar.(não sabe?)

    Cumps
    Rocha
  16.  # 17

    Colocado por: lobito
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: lobitoEstes não conhecia.

    Elngraçado, eles dizem que começaram a fabricar para França. Sendo assim, de certeza que duram os tais 10 anos sem manutenção, que é o que as pessoas estão habituadas a ter por estas bandas.


    Em França as circunstâncias temporais são menos àsperas que as de cá no que respeita a ventos.


    França é um país bastante grande com várias zonas climáticas, algumas delas com picos relativamente extremos. Não sei se isso se pode dizer assim.


    Portugal está practicamente rodeado de mar,e zonas B do centro para o norte...por isso tem pressões atmosféricas maiores que as da França.

    Cumps
    Rocha
  17.  # 18

    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: lobito
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: lobitoEstes não conhecia.

    Elngraçado, eles dizem que começaram a fabricar para França. Sendo assim, de certeza que duram os tais 10 anos sem manutenção, que é o que as pessoas estão habituadas a ter por estas bandas.


    Em França as circunstâncias temporais são menos àsperas que as de cá no que respeita a ventos.


    França é um país bastante grande com várias zonas climáticas, algumas delas com picos relativamente extremos. Não sei se isso se pode dizer assim.


    Portugal está practicamente rodeado de mar,e zonas B do centro para o norte...por isso tem pressões atmosféricas maiores que as da França.

    Cumps
    Rocha


    Não é por acaso que os sistemas de caixilhos franceses não são tão estanques como os da generalidade em Portugal.

    Rocha
  18.  # 19

    Boas

    A pressão atmosférica em cima de um cume de uma montanha,em termos gerais é mais baixa que ao nível do mar.(não sabe?)

    Falamos de vento e não da pressão atmosférica, certo?

    Portugal está practicamente rodeado de mar,e zonas B do centro para o norte...por isso tem pressões atmosféricas maiores que as da França.

    Não confunda pressão atmosférica -uma pressão estática - com a pressão exercida pelo vento - pressão dinâmica.
    Quer um exemplo? No cume do Everest a pressão atmosférica é muito menor que ao nível do mar. Imagina a pressão dinâmica do vento quando este sopra com força lá no cume?

    cumps
    José Cardoso
  19.  # 20

    Colocado por: j cardosoBoas

    A pressão atmosférica em cima de um cume de uma montanha,em termos gerais é mais baixa que ao nível do mar.(não sabe?)

    Falamos de vento e não da pressão atmosférica, certo?

    Portugal está practicamente rodeado de mar,e zonas B do centro para o norte...por isso tem pressões atmosféricas maiores que as da França.

    Não confunda pressão atmosférica -uma pressão estática - com a pressão exercida pelo vento - pressão dinâmica.
    Quer um exemplo? No cume do Everest a pressão atmosférica é muito menor que ao nível do mar. Imagina a pressão dinâmica do vento quando este sopra com força lá no cume?

    cumps
    José Cardoso


    Caro José Cardoso...
    Apenas esperei um pouco,e deu-me logo razão.
    Portugal tem uma dinâmica de vento superior,e de pressão atmosférica também superior à de França exactamente pela proximidade do mar que practicamente nos contorna na questão de pressão atmosférica,e das zonas frias de onde sopra o vento,que devido à proximidade do mar,e proximidade de zonas mais quentes em pouco espaço apanham campo onde se espraiar para não dizer aliviar...quero dizer que se tornam mais fortes saíndo do frio e apanhando o ar mais quente;penso que com isto não será preciso dizer mais nada,não acha?

    Cumps
    Rocha
 
0.0256 seg. NEW