Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      June
    • 15 julho 2010

     # 1

    Boa tarde,

    Sabem informar se para reparar e subir um pouco o telhado, mas manter a estrutura original numa casa anterior a 1951 é necessário alguma licença ou basta informar a câmara? A casa fica no concelho de Torres Vedras.
  1.  # 2

    Para a reparação precisa apenas de uma licença, mas é simples de pedir. Se subir 10cm, se calhar ninguém repara, mas se subir mais, precisa de apresentar projecto de alterações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: June
    •  
      June
    • 16 julho 2010

     # 3

    Tenho mesmo que colocar projecto, quero subir cerca de 1 metro, a casa tem cerca de 90m2. Aceitam-se orçamentos para o projecto.
  2.  # 4

    Essa foi uma questão que coloquei em tempos na câmara. Recebi imediatamente um redondo NÃO! Acho que não vale a pena começar já a pedir orçamentos sem antes saber se pode ou não fazer.
    •  
      June
    • 16 julho 2010

     # 5

    Gonçalo,
    Os orçamentos que pedi são para fazer o projecto para apresentar na Cãmara, só depois de apresentar projecto é que sei se é viável ou não, certo?
  3.  # 6

    Já agora se tiver valores para subir o telhado e quanto vai subir agradecia. A casa tem placa?

    Luís Guerreiro
  4.  # 7

    Colocado por: GonçaloEssa foi uma questão que coloquei em tempos na câmara. Recebi imediatamente um redondo NÃO! Acho que não vale a pena começar já a pedir orçamentos sem antes saber se pode ou não fazer.


    Como me aconteceu a mim!

    Colocado por: juneGonçalo,
    Os orçamentos que pedi são para fazer o projecto para apresentar na Cãmara, só depois de apresentar projecto é que sei se é viável ou não, certo?


    Não ... aconselho a tomar a mesma atitude que tomei eu. Antes de andar a pensar em arquitectos e demais, fiz um pedido de informação prévia onde expliquei o que queria fazer.

    Como disse, a resposta foi um tremendo não, que envolvia a estrutura da casa pegada, apesar desta estar mais ao lado. O outro problema, é que para realizar o projecto, tinha de actualizar a planta do que existe agora e como a casa encontra-se numa reserva agrícola de elevado valor paisagístico ... nem pensar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: June
    •  
      June
    • 19 julho 2010

     # 8

    Ao lado casa está uma adega antiga, prestes a entrar em ruínas, em que os telhados estão nivelados, do outro lado da adega uma casa um pouco mais elevada.
    Já contactei o proprietário e não está nada preocupado em que a casa dele esteja prestes a transformar-se numa ruína.
  5.  # 9

    Não sei se será boa ideia, para dizer o minimo, essas multas agora são quase a demolição

    Procure outros projectistas a ver se encontra um preço melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: June
  6.  # 10

    Numa moradia anterior a 1951, num bairro ultraprotegido de Lisboa, em vez de aumentar a cumeeira (ok... subi uns 10centimetrozinhos) BAIXEI a lage - a qual deixou de ser em madeira e passou a «aligeirada».

    Isto é, diminui o pé-direito do andar que ficava por baixo do sotão (aumentando pé-direito no sotão). A área disponível da casa passou de cerca de 150 para mais de 200m2.

    A valorização da casa (+ 50m2 a uns 2.500eur/m2) pagou as obras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexMontenegro, June
    •  
      June
    • 13 novembro 2010

     # 11

    O Luis KW não fez projecto?

    O empreiteiro já me aconselhou a fazer marosca, não apresentar projecto, que fica quase ao preço da obra, subir cerca de 10 cm nas laterais e cerca de um metro na parte de em cima do telhado, não existe qualquer projecto ou planta da casa na Cãmara, que pudesse denunciar as obras de alteração.
    Se, por acaso, corresse mal e fosse aplicada multa está é inferior ao custo do projecto.
    Tudo bem que a casa está isolada, está inserida numa RAN, é uma zona apenas de quintas, mas o problema é que está geminada em que os telhados são contínuos... De qualquer forma teria sempre que restaurar o telhado que tem os barrotes muito velhos.
  7.  # 12

    Colocado por: juneO Luis KW não fez projecto?
    Neste caso em particular (bairro perto dos Jerónimos), eram moradias em banda numa rua a descer.
    As cumeeiras dos telhados das várias moradias estão «em escadinha» de forma irregular (isto é, não fazem «degraus» todos iguais), e os 10 ou 20cm que aquilo subiu eram quase indectáveis a olho nu e justificáveis com os materiais utilizados (8cm de roofmate, ou painel sanduíche, ou lá o que foi, mais a altura da subtelha).

    Aparentemente, o único problema que poderá vir a ter é haver uma denúncia de algum vizinho. E em Portugal reina a invejoca...
    •  
      June
    • 13 novembro 2010

     # 13

    Pois... apesar de serem obras de recuperação queria um melhor aproveitamento do sótão que é baixo. Vou indagar, subtilmente, junto dos vizinhos...
    O Luis KW avisou previamente a CML das obras?
    Obrigada.
  8.  # 14

    Colocado por: JunePois... apesar de serem obras de recuperação queria um melhor aproveitamento do sótão que é baixo. Vou indagar, subtilmente, junto dos vizinhos...
    O Luis KW avisou previamente a CML das obras?
    Sim.
    Havia uma ampliação para a rectaguarda, o que obrigou a um processo de licenciamento.
    Aproveitámos a obra para remodelar o telhado (e para baixar o pavimento do sotão, de forma a aumentar-lhe o pé-direito).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: June
  9.  # 15

    June
    O seu empreiteiro esqueceu-se de lhe dizer que mesmo não havendo projecto que pudesse denunciar a marosca pode haver uns 500 vizinhos ou até um dos empregados dele dispostos a arranjar chatices.
    Esqueceu-se de dizer tb que apesar do valor da multa poder ser inferior ao valor do projecto, caso seja multada para além da multa vai ter que apresentar na mesma projecto. E em algumas câmaras pode pagar uma licença até 5 vezes mais cara.
    Esqueceu-se ainda de dizer que ele (empreiteiro) ao estar a fazer uma obra sem licença pode ver o seu alvará ir para o bé-lé-leu.
    •  
      June
    • 15 novembro 2010

     # 16

    Zesasilva agradeço as advertências.
    Primeiro queria de ter ideia das sanções aplicadas, já procurei consultar a regulamentação na CMTorres Vedras mas não encontro informação a esse respeito.
  10.  # 17

    Colocado por: celc22Super certo.

    Cuidado com este tipo de problema este depois sobra para todos um pouco e vai sair mais caro e com muita chatice.
  11.  # 18

    Colocado por: JuneZesasilva agradeço as advertências.
    Primeiro queria de ter ideia das sanções aplicadas, já procurei consultar a regulamentação na CMTorres Vedras mas não encontro informação a esse respeito.
    Olá boa tarde, chegou a fazer alteração? correu bem? estou na mesma situação. Qual o valor total? a minha tem 80m2 obrigada
 
0.0157 seg. NEW