Iniciar sessão ou registar-se
    • HARC
    • 16 julho 2010

# 1

Estou em fase de estudo/planeamento de projecto para construção de moradia unifamiliar isolada e ainda não estou convencido com a indicação/opção indicada pelo meu arquitecto...

Com o sistema ETICS é suposto eliminar TODAS as pontes térmicas do edificio?

Como é que habitualmente é aplicado o capoto nas varandas e palas?
  1.  # 2

Boas

Com o sistema ETICS é suposto eliminar TODAS as pontes térmicas do edificio?

Não. É suposto eliminar todas as pontes térmicas planas, mas não necessariamente todas as pontes térmicas lineares (varandas, por exemplo).

cumps
    José Cardoso
  2.  # 3

Como é que habitualmente é aplicado o capoto nas varandas e palas?

Não é... :)

Coisas da Casa
    • HARC
    • 16 julho 2010 editado

# 4

:))

resignado... mas ñ totalmente convencido... porque entendo que ñ será essa a filosofia do ETICS... mas ok!...

Obrigado!
  3.  # 5

Na verdade é difícil isolar pontes térmicas vindas de varandas/palas e elementos semelhantes. A única excepção é no caso de se tratar de moradia térrea e o isolamento térmico seja feito pelo interior da estrutura.

No caso de pretender mesmo cortar a ponte térmica das varandas/palas e elementos semelhantes assim de repente o único método que me lembro é com algo tipo isto:
    Isokorb - Isolamento estrutural

Em teoria deve funcionar, mas nunca vi ser aplicado e desconheço se tem certificação e a opinião dos enginheiros acerca disso.
  4.  # 6

Harc, o objectivo do ETICS e dos restantes sistemas de isolamento, é eliminarem ao máximo as pontes térmicas.

Se consegue com ETICS eliminar a ponte térmica de uma varanda? Claro que consegue. Basta aplicar o EPS em torno de toda a varanda e aplicar o barramento, processo perfeitamente normal. Para o EPS do pavimento, deverá ter um EPS com uma densidade elevada, para não deformar, bem como um acabamento (Betomilha + pavimento) resistente.

Agora, quando é que custa esta execução? Será assim tão significativa a ponte térmica que possa advir de uma varanda/pala?

É preferível, no meu entender, isolar o pavimento devidamente, bem como a laje do tecto. Pelo menos, parece-me que está a mandar €€ para problemas significativos!

Coisas da Casa
    • HARC
    • 16 julho 2010

# 7

Colocado por: AdrianoP
    Agora, quando é que custa esta execução? Será assim tão significativa a ponte térmica que possa advir de uma varanda/pala?
    Coisas da Casa

Pois... essas questões também já me colocaram... A justificação apresentada para só aplicar pelos topos (com fim meramente "estético"), diz não compensar o custo €€ gasto, olhando ao facto de não existir uma àrea assim tão grande de pontes térmicas e pelo facto de se tornarem em pontos de risco futuros, com problemas de infiltrações e deformações dos tectos...

Tratam-se de duas varandas do 1º andar, com 7x1m e 4x1m; _ Como devo aplicar?

Colocado por: AdrianoP Para o EPS do pavimento, deverá ter um EPS com uma densidade elevada, para não deformar, bem como um acabamento (Betomilha + pavimento) resistente.
    Coisas da Casa

Qual o EPS e a densidade sugerid@? (Sendo que não são varandas muito transitáveis e/ou sugeitas a muito peso)
    A aplicação da betonilha não irá subir demasiado o pavimento/lage?
  5.  # 8

A aplicação da betonilha não irá subir demasiado o pavimento/lage?

Vai, claro que vai. Mas isso pode ser previsto em projecto... aumentando a largura das lajes para compensar o isolamento inferior e superior da varanda :)
    É por essas questões, que se deixa ficar essa pontezinha térmica!! :)

Não sei qual a densidade de EPS. Mas dê-me um pouco que valido qual é que meti e deve estar lá descrito a escala...

Coisas da Casa

0.0122 seg. NEW