Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    sou nova neste fórum e para ser sincera ainda não tive muito tempo (apesar de já o frequentar algumas vezes) para o explorar. Resumindo, ainda não percebo muito disto.
    Então é assim, solicito ajuda num tema que me está a por de cabelos em pé. Devo informar que sou leiga na matéria, melhor, é a primeira casa que construo e sinceramente nunca me interessei muito pelo assunto. Assim, como diz o ditato "Quem não sabe é como quem não vê".

    Ainda estamos no inicio. Primeiro, estamos com o problema de decidir se optamos por um arquitecto ou não. Por isso se alguém já passou por isto agradecia o feedback.
    Depois custos com papelada?
    Devo dizer que o terreno é dos meus sogros, sendo que vai ser doado a nós os 2 e tem cerca de 1000 m2 (penso eu). É pequenito.
    Tem também uma garagem já construida, pelo que não sei se é possível aproveitar. Resumindo: Preciso DICAS, ajuda, ideias.
    Ah, envio um ficheiro com um crocki do terreno. Nós estavamos a pensar no modelo em L, que acham?

    Obrigada!

    Ana
  2.  # 2

    Boas
    Colocado por: AnaPrincessestamos com o problema de decidir se optamos por um arquitecto ou não

    O seu problema não é agora, mas sim no futuro com as dores de cabeça que irá ter por causa das omissões e defeitos do projecto feito pelo não-arquitecto.
    Não vá em cantigas e escolha um bom arquitecto e façam um projecto de arquitectura completado por um bom projecto de execução.
    Não se esqueça que "o barato sai caro"
    Colocado por: AnaPrincesstem cerca de 1000 m2 (penso eu). É pequenito.

    Espero que esteja a ser irónica, porque um terreno com mil metros quadrados é um óptimo terreno.
    Colocado por: AnaPrincessPreciso DICAS, ajuda, ideias.

    Aqui, passo a bola para os experts.
    Cumprimentos,
    Carlos
    Concordam com este comentário: salapismo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPrincess
    • AMB
    • 16 julho 2010

     # 3

    Boas,

    antes de mais devo acrescentar que a construção de uma casa propria é talvez um dos maiores projectos que qq casal faz nas suas vidas, daí que é muito importante que tudo corra pelo melhor, planificando tudo ao detalhe.

    quanto ás questões que colocou, para começar pode dirigir-se à camara municipal da area onde se enquadra esse terreno e pedir informações sobre ele.

    Passo seguinte e caso seja possivel construir alguma coisa, deve consultar um arquitecto da zona preferencialmente (para evitar deslocações desnecessarias) e apresentar as suas ideias do que pretende fazer.

    a partir daí começa todo o processo por vezes longo mas ao meu ver muito interessante e mesmo aliciante.


    Boa Sorte
    PAV
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPrincess
  3.  # 4

    A primeira questão é semelhante a esta: Vou ser operada ao coração, escolho um cardiologista ou um ortopedista? E que lhe adianta um bom cardiologista se o anestesista chega sempre ébrio e o instrumentista não sabe distinguir um bisturi de um fórceps? Tem de escolher uma equipa projectista competente.
    O resto é respondido pelo senhor que escolher.
    É que ninguém aqui sabe quantos são lá em casa, que hábitos de vida têm, qual a idade, quais as perspectivas para o futuro, qual a disponibilidade financeira, quais as condições climatéricas do local...
    Mais dicas:
    http://www.oasrs.org/conteudo/mailing/Trabalhar%20com%20um%20Arquitecto.pdf
  4.  # 5

    engcarlos,

    obrigada pela dica do arquitecto. Já desconfiava mas como disse sou leiga. Contudo, os arquitectos tem "fama" de serem carotes. Ok se calhar merecem mas isto hoje em dia não está para cocegas.
    Quanto às medidads do terreno, não estava a ser hirónica. Eu acho aquilo pequenito, em comparação ao que estou habituada também é certo. Mas para mim chega. :)

    Faltou dizer que não queria gastar muito além dos 100000.00 €, contando que não pretendo fazer cave, quero casa terrea e pouca pedra.

    Cumprimentos
  5.  # 6

    Colocado por: pavillioniBoas,

    antes de mais devo acrescentar que a construção de uma casa propria é talvez um dos maiores projectos que qq casal faz nas suas vidas, daí que é muito importante que tudo corra pelo melhor, planificando tudo ao detalhe.

    quanto ás questões que colocou, para começar pode dirigir-se à camara municipal da area onde se enquadra esse terreno e pedir informações sobre ele.

    Passo seguinte e caso seja possivel construir alguma coisa, deve consultar um arquitecto da zona preferencialmente (para evitar deslocações desnecessarias) e apresentar as suas ideias do que pretende fazer.

    a partir daí começa todo o processo por vezes longo mas ao meu ver muito interessante e mesmo aliciante.


    Boa Sorte
    PAV

    Estas pessoas agradeceram este comentário:AnaPrincess



    pavillioni,

    obrigada pelo seu comentário.
    O terreno já se encontra em zona de construção e com licença para tal, só falta mesmo passar para nosso nome.

    Concordo consigo quando diz que é dos maiores projectos da nossa vida... sem dúvida alguma!

    Cumprimentos
  6.  # 7

    Colocado por: AugstHillA primeira questão é semelhante a esta: Vou ser operada ao coração, escolho um cardiologista ou um ortopedista? E que lhe adianta um bom cardiologista se o anestesista chega sempre ébrio e o instrumentista não sabe distinguir um bisturi de um fórceps? Tem de escolher uma equipa projectista competente.
    O resto é respondido pelo senhor que escolher.
    É que ninguém aqui sabe quantos são lá em casa, que hábitos de vida têm, qual a idade, quais as perspectivas para o futuro, qual a disponibilidade financeira, quais as condições climatéricas do local...
    Mais dicas:
    http://www.oasrs.org/conteudo/mailing/Trabalhar%20com%20um%20Arquitecto.pdf



    Obrigada pela sua opinião. Acho que estou inclinada para os arquitectos.

    Cumprimentos
  7.  # 8

    Colocado por: AnaPrincess

    Faltou dizer que não queria gastar muito além dos 100000.00 €, contando que não pretendo fazer cave, quero casa terrea e pouca pedra.

    Cumprimentos


    Por esse valor vai estar muito limitada....
  8.  # 9

    Repetindo, o conselho mais batido por aqui, procure na zona casas feitas de que goste e informe-se perante os proprietarios sobre os intervenientes quer no projecto quer na construção, é meio caminho andado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPrincess
  9.  # 10

    Colocado por: jorgferr
    Colocado por: AnaPrincess

    Faltou dizer que não queria gastar muito além dos 100000.00 €, contando que não pretendo fazer cave, quero casa terrea e pouca pedra.

    Cumprimentos


    Por esse valor vai estar muito limitada....


    sim é verdade :) mas vou tentar.
    • RLV
    • 16 julho 2010

     # 11

    Cara Ana

    Colocado por: AnaPrincessFaltou dizer que não queria gastar muito além dos 100000.00 €, contando que não pretendo fazer cave, quero casa terrea e pouca pedra.


    Se construir uma casa 650euros/m2 fica com uma casa de 150m2 de construção, mais ou menos dentro dos valores que falou : 100000.00euros.
    Para ter mais área perde ligeiramente na qualidade de materiais aplicados em obra.
    Mas 650euros/m2 é um valor aceitável!
    Atenção! Isto se a área máxima de construção permitida pela Câmara for igual ou inferior a 150m2 para o seu lote. ( só confirmando!)

    Colocado por: AnaPrincessAinda estamos no inicio. Primeiro, estamos com o problema de decidir se optamos por um arquitecto ou não. Por isso se alguém já passou por isto agradecia o feedback.


    É óbvio (sem querer puxar a brasa á minha sardinha!)que se fizer um projecto completo e estruturado com um Arquitecto , a obra não vai
    sair destes valores. Ao contrário, dificilmente vai conseguir controlar os gastos.

    Colocado por: AnaPrincessos arquitectos tem "fama" de serem carotes


    Nem todos, muito menos ricos! ;)

    Colocado por: AnaPrincessestavamos a pensar no modelo em L, que acham?


    A implantação não dá para avaliar assim , tudo depende da área permitida e da envolvente (edificios , vistas , árvores existentes, privacidade, acessos, etc....)

    Cumprimentos
    RLV
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPrincess
  10.  # 12

    Primeiro, estamos com o problema de decidir se optamos por um arquitecto ou não.


    O exemplo do cardiologista e do "talhante" é um bom método de selecção para aplicar a essa dúvida.

    Depois custos com papelada?


    Não poupe no projecto. (Recomendação pessoal) Poupe nas áreas, poupe nas excentricidades, poupe nos acabamentos finórios. (Se quiser realmente poupar...)

    Devo dizer que o terreno é dos meus sogros, sendo que vai ser doado a nós os 2 e tem cerca de 1000 m2 (penso eu). É pequenito.


    Quando vir o orçamento do muro para esses 1000m2, vai ver que é grande demais. Aí uns 5% a 10% desse orçamento... Nem vale a pena referir o trabalho de manter o terreno em condições, quer seja com jardim ou com horta...


    Boa sorte e avançar com calma! :)

    Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPrincess
  11.  # 13

    Acima de tudo , seja arquitecto , projectista, desenhador ,pintor, ou outra coisa qualquer, que seja COMPETENTE....
    O Marco1 deu-lhe um bom conselho ...
  12.  # 14

    Realmente, há uma percentagem grande de arquitectos que são uns desgraçados, tem de andar a fazer um projecto com a qualidade do seu saber, ao preço de um projecto qualquer tirado mais ou menos da gaveta.
    por isso eles até deviam ser carotes pois estão á partida a optimizarem tudo de maneira a que o caro não venha depois na execução da obra em que o empreiteiro ( nem todos é obvio) perante tanta indifinição do projecto, ou faz barato e fraco ou então os custos vão por ai fora. Mas lá está, parece que continua a ser preferivel pagar menos cerca de 1000 aos arquitectos e restante equipe de especialidades e depois pagar em obra n x 1000, ao sabor da mesma.
  13.  # 15

    Colocado por: marco1Realmente, há uma percentagem grande de arquitectos que são uns desgraçados, tem de andar a fazer um projecto com a qualidade do seu saber, ao preço de um projecto qualquer tirado mais ou menos da gaveta.
    por isso eles até deviam ser carotes pois estão á partida a optimizarem tudo de maneira a que o caro não venha depois na execução da obra em que o empreiteiro ( nem todos é obvio) perante tanta indifinição do projecto, ou faz barato e fraco ou então os custos vão por ai fora. Mas lá está, parece que continua a ser preferivel pagar menos cerca de 1000 aos arquitectos e restante equipe de especialidades e depois pagar em obra n x 1000, ao sabor da mesma.


    Vocêm tem razão, mas olhe que o problema também começa a ser que mesmo os fracos arquitectos sabem que para parecerem bons têm de pedir caro....isto são sempre assuntos complicados. Ja agora acho que havia uma formula para definir o preço em função dos m2 quadrados da casa ou estou errado? se sim pode dizer-me qual é?
  14.  # 16

    desconheco essa formula, havia e ainda há uma tabela para obras publicas em que era em função da categoria da obra e seu custo, mas que nunca se cumpria em obras particulares.
    ainda em relação aos arquitectos, já há muitos tambem a fazer uns caixotezinhos meia bola e força, lá está há que previligiar ver obra feita.
  15.  # 17

    Marco não ponho em causa nada do que disse...
    Mas tem de concordar que arquitecto não é sinonimo de competencia... ( como tudo na vida ha os bons e os maus)

    ps : nao sou projectista nem nada parecido , apenas acho que a forma encontrada por alguns arquitectos , para defender a sua dama , não é a mais correcta...
    não estou a dizer com isto que é o seu caso , até porque no meu post , disse que o Marco deu um bom conselho....
  16.  # 18

    Colocado por: AdrianoP


    Quando vir o orçamento do muro para esses 1000m2, vai ver que é grande demais. Aí uns 5% a 10% desse orçamento... Nem vale a pena referir o trabalho de manter o terreno em condições, quer seja com jardim ou com horta...


    Boa sorte e avançar com calma! :)

    Coisas da Casa

    Estas pessoas agradeceram este comentário:AnaPrincess



    :) pois, visto desse "ângulo", tem toda a razão!

    Obrigada pelas dicas. Muito úteis :)
  17.  # 19

    Bem, pelas opiniões que obtive aqui, estou inclinada (falta o marido ler mas em principio ele concordará cmg) para arquitecto, não só pelas opiniões aqui descritas mas já me haviam falado nisso. Contudo, quis ouvir quem estava "metido nelas"...

    O problema é que não conheço nenhum arquitecto! 0 mesmo... Vou precisar de conselhos, opiniões, testemunhos,etc.

    Sou de Barcelos, por isso se alguém conhecer algum de confiança e qualidade agradecia :)


    Cumprimentos
  18.  # 20

    Colocado por: AnaPrincessBem, pelas opiniões que obtive aqui, estou inclinada (falta o marido ler mas em principio ele concordará cmg) para arquitecto, não só pelas opiniões aqui descritas mas já me haviam falado nisso. Contudo, quis ouvir quem estava "metido nelas"...

    O problema é que não conheço nenhum arquitecto! 0 mesmo... Vou precisar de conselhos, opiniões, testemunhos,etc.

    Sou de Barcelos, por isso se alguém conhecer algum de confiança e qualidade agradecia :)


    Cumprimentos


    Boa tarde,

    Eu já passei por essa fase e acabei por optar por um arquitecto, ainda está na fase do projecto. Não tenho qualquer dúvida que é a melhor solução.

    Por curiosidade também sou de Barcelos e se estiver interessada posso fornecer o contacto dele ou de outros que conheço.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPrincess
 
0.0233 seg. NEW