Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Na impossibilidade de ter piso radiante, optei pela tela radiante colocada sobre o tecto de madeira. Gostaria de obter opiniões relativamente`ao seguinte produto, cuja ficha técnica é a seguinte:
    Segue a ficha técnica em espanhol da tela radiante enviada pelo fornecedor:

    Ficha técnica del folio radiante Cecatherm® específico para la instalación en techos de madera:

    FOLIO 75 W/ML CECATHERM®

    Ancho total: 445 mm.

    Ancho activo: 400 mm.

    Intensidad: 230 voltios.

    Conductores: 8 Amperios.

    Modulación: 32 cms.

    Ancho conductor de plata: 12.70 mm

    Grosor conductor de plata: 0.127 mm

    Ancho conductor de cobre: 12.70 mm

    Grosor conductor de cobre: 0.127 mm

    Composición de las láminas: Poliester 0.177 mm + laminado poliéster y PET 1.17 mm

    Especificación del platinado: 0.003x0.5

    Espesor del folio: 400 micras

    Tipo de aditivo: poliéster SUB 18.00-7 / Laminado: LAM 18.00-7
  2.  # 2

    foto da colocação da tela
      012 (Small).JPG
  3.  # 3

    então, mas o calor não sobe?
  4.  # 4

    Eu escrevi RADIANTE!!!! O aquecimento é feito por RADIAÇÃO!!!!!!!!!!!!!
    Havendo um bom isolamento por cima da tela, ela irá aquecer tudo o que estiver na divisão por baixo: móveis, pessoas, etc.
    Como é que o sol o aquece a si , tudo e todos no planeta ?
  5.  # 5

    Para explicar melhor o funcionamento do aquecimento por radiação , copiei o seguinte comentário:
    "Gosto de emitir as minhas opiniões e experiência duma só vez e confesso que não gosto de andar depois a repetir o que disse para ouvir (ler) o que já foi igualmente dito e redito. Uma discussão raramente se ganha e por isso não vale muito a pena repetir o que se já disse, até porque tempo é coisa que escasseia.
    Volto a esta discussão por achar que nela existe uma enorme confusão de elementos avulsos e contraditórios, na expectativa de poder ajudar a clarificar alguma coisa. Oxalá o consiga, senão o melhor será mesmo calar-me de vez.
    Permitam só que aqui deixe a seguinte pista:
    A transmissão de calor por convecção e radiação, bem como a acumulação produzida, ocorrem simultaneamente mas em graus diferentes, numa dinâmica em que se torna muito difícil de quantificar com exactidão o grau de transmissão de calor às envolventes, mesmo em ensaios bem preparados.
    A transmissão por radiação caracteriza-se pela passagem do calor de um corpo ao outro (normalmente do piso para as envolventes) sob a forma de ondas electromagnéticas de grande comprimento de onda, em linha recta e à velocidade da luz, sem necessidade (e isto é muito importante) de um MEIO para passarem de um corpo ou superfície a outro ou outra. A isto se chama radiação térmica. As superfícies envolvidas, neste complexo processo de busca do equilíbrio térmico, acabam por se tornar de receptoras em reflectoras, portanto uma parte do que recebem emitem pelo mesmo processo. Os feixes emissores e reflectores multiplicam-se e cruzam-se, libertando uma parte para a absorção (acumulação) e outra para as perdas pela envolvente. Materiais usuais como o gesso cumprem excelentemente este papel de absorção e reflectivo.
    Se um corpo atinge o equilíbrio com um outro a sua emissividade passa a ser coincidente com a sua absorção.
    Portanto não é verdade que as perdas por renovação atinjam igualmente os sistemas radiantes e convectivos. As renovações são naturais, forçadas ou mistas, sendo as cozinhas, casas de banho, lareiras e outros ventiladores os principais causadores dessas renovações. Se o ar entra por baixo da porta não afecta significativamente a capacidade radiante do compartimento, pois todas as envolventes (horizontais e verticais) estão em actividade.
    Contrariamente ao que acontece num espaço convectivo, quando se abre uma janela num sistema de pavimento radiante activo e se volta a fechar, o conforto térmico não é grandemente afectado porque só existe conforto térmico se existirem pessoas nesse espaço e estas, estando ali, são igualmente um corpo em comunicação com a envolvente. Entre as pessoas e as envolventes activas não é necessário que exista AR QUENTE, pois como já vimos as trocas electromagnéticas são imediatas e carecem de elementos condutores ou transportadores (fluido). Esta troca é mais importante do que a temperatura do ar.
    Mais havia para dizer mas quedo-me por aqui, pois acho que já contribui o suficiente para esta discussão e o meu tempo é escasso.
    A talhe de foice queria deixar aqui mais uma nota:
    Eu não sou dos que pensam que com pavimento radiante se aquecem espaços entre 6 e 10horas. Eu sou dos que pensam que 6 horas são mais do que suficientes para manter níveis óptimos de conforto térmico durante as 24h. Tenham paciência mas disto não posso sair por se tratar da minha experiência pessoal de vários anos. E em consequência disto mesmo, os sistemas eléctricos podem fazê-lo durante a vigência da tarifa nocturna. E meus senhores, acreditem, não quero vender nadíssima a ninguém. Não me verão a tentar fazê-lo.
    Agora gostaria que contradisessem a minha opinião se assim acharem, mas por favor façam-no com respeito e não me insultem como o fez grosseiramente o Observador, porque isso baixa o nível do debate e desqualifica quem o faz"
  6.  # 6

    Caro Anonimo18072022A,
    muito obrgado pela resposta que me deixou de facto mais descansado. Igualmente agradeço o aviso para ter cuidado, pois existem alguns foristas que levam certas palavras muito à letra e acho que até já levei com um ou outro tiro electrónico. Ainda bem que não vivi no século XVI, senão teria levado um tiro de pólvora que era a arma mais poderosa da época. Agora que a arma mais poderosa é a net, os tiros modernos são como o aquecimento por radiação.........nem os sentimos a chegar...
    Obrigado e Cumprimentos,
    Raul
 
0.0134 seg. NEW