Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 801

será para por num muro em que nao poderei podar ou limpar do outro lado (vizinho), entao nao pode fazr muito lixo.
    vi na net agora o cipreste de leyland ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexluxx
  2.  # 802

Dá uma vista de olhos no planfor.pt
  3.  # 803

Olá olá!

Primavera à porta, está na hora de pegar outra vez no jardim!

Levou este fds o primeiro corte depois de longos meses de Inverno.
    A minha mãe anda na tarefa ingrata de lavar os seixos (ela lava de 6 em 6 meses). Como pode-se ver, a relva está bem despovoada.

Estou à espera que S. Pedro dê uma ajudinha e que pare de chover pelo menos por 4 dias para aplicar o herbicida da Evergreen que usei da outra vez e que gostei muito para depois escarificar e semear outra vez.

Gostaria é de encontrar umas sementes melhores. Não haverá um sítio melhor que AKI's / Agriloja para se comprar sementes para relva?

PS: já agora, o arco-íris na Marinha =)
      20160321_183325.jpg
  4.  # 804

Caminho de pedras a ser limpo.

A manta geotextil por baixo funciona que é uma maravilha. Nada de ervas ou relva naquele local.
      20160322_131724.jpg
  5.  # 805

Os cedrinhos estão a crescer.

Alguns estão mais altos de que eu já! Outros parecem que nem se mexeram, mas ao menos estão verdinhos...

Devem ser late bloomers ... Vão levar todos com adubo para coníferas assim que S. Pedro der uma ajudinha...

As pedrinhas que coloquei também funcionam que é uma maravilha. Daninhas e afins ao pé dos cedros diminuíram uns 90%.
      cedros.jpg
  6.  # 806

Viveiros Pétala Dourada
    Endereço: IC2, 2480-062 Porto de Mós
    Telemóvel:244 481 148

estes devem ter e se não tiverem sabem quem possa ter:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  7.  # 807

Colocado por: larkheViveiros Pétala Dourada
    Endereço: IC2, 2480-062 Porto de Mós
    Telemóvel:244 481 148

estes devem ter e se não tiverem sabem quem possa ter:)

Sementes de relva? Sem ser dos AKI's e afins?
  8.  # 808

Boa tarde,

Pode não ser o local ideal, mas pretendo terminar o "jardim" que está na frente da vivenda. Pretendo colocar relva sintética e recorrer ao máximo a seixo de forma a minimizar o custo de manutenção, visto que o tempo não é muito para estas tarefas. O terreno é inclinado e pretendo efectuar um apontamento Central em relva e o resto em seixo rolado. Alguma empresa de jardinagem no forum que trabalhe na zona de Torres Vedras?

Obrigado.
  9.  # 809

Colocado por: Tyrande

Sementes de relva? Sem ser dos AKI's e afins?

Sim , e os antigos viveiros são jorge são um pouco mais a frente tb costumavam ter
  10.  # 810

Colocado por: larkhe

Sim , e os antigos viveiros são jorge são um pouco mais a frente tb costumavam ter

Obrigado. Ver se lá passo neste fds ou no próximo.

Queria ver se neste (se S. Pedro ajudar) faço o lago!
  11.  # 811

Colocado por: TyrandePrimavera à porta, está na hora de pegar outra vez no jardim!

Também quero fazer o mesmo mas, no meu caso, é pegar a primeira vez. Acabei a casa há uns 2 anos mas tenho desleixado completamente o jardim, por falta de tempo, vontade e dinheiro. Mas este ano quero tratar dele e fazer dele um brinquinho :)

Só tenho dois vizinhos e ambos acabaram as casas quase ao mesmo tempo que eu (mais semestre, menos semestre) e olhar para os jardins deles e para o meu... parece olhar para duas mulheres com depilação brasileira e outra com um tufo tipo anos 70.

Por isso, venho pedir a vossa ajuda para começar.

Eu já tenho o sistema de rega montado há 2 anos (nunca regou nada) mas ainda me falta:

- Acabar a colocação das lajetas para o caminho de jardim
    - Retirar as ervas (algumas já me dão pela cinta)
    - Colocar tela antiraiz em algumas zonas para depois colocar gravilha
    - Fazer um canteiro para ervas aromáticas
    - Semear relva
    - Fazer uma espécie de vedação na frente com sebes ou cedros.

É nestes dois últimos que preciso de ajuda. Qual é a altura ideal para plantar/semear a graminha? É melhor uma vedação de sebes ou cedros? E qual é a altura ideal para as plantar?
  12.  # 812

É nestes dois últimos que preciso de ajuda. Qual é a altura ideal para plantar/semear a graminha? É melhor uma vedação de sebes ou cedros? E qual é a altura ideal para as plantar?

Vou tentar ajudar.

Melhor altura será agora em Março / Abril (no máximo dos máximos Maio)
    Isto porque a terra já começa a ser quente o suficiente para que as sementes germinem.

Se plantar em Junho/Julho, não vai pegar nada pois já vai estar muito calor. Quando essa altura chegar, o seu relvado já vai ter de ter o minímo de maturidade para aguentar com o calor.

Dependendo do tamanho do terreno, comece a limpar e nivelar bem tudo para preparar para semear.

Já não tem muito tempo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
  13.  # 813

E há alguma tratamento a dar ao terreno? Algum fertilzante/adubo antes de plantar?

Reparei que tem cedros numa vedação. É também nesta altura que se plantam?
    •  
      Tyrande
    • 22 março 2016 editado

# 814

Colocado por: MikeMelgaE há alguma tratamento a dar ao terreno? Algum fertilzante/adubo antes de plantar?

Reparei que tem cedros numa vedação. É também nesta altura que se plantam?

Sim. Se não plantar agora, plante em Setembro/Outubro.

Tratamento a dar no terreno, posso também tentar ajudar. É claro que pode fazer melhor, depende do que está disposto a fazer!

Eu, por exemplo fiz:

1º retirar todas as ervas/ mato / whatever que tinha no terreno. E olhe que eu tinha cada "couve" para lá que não foi fácil!
    2º passar o terreno a "pente fino" retirando todas as pedras / raízes / pedaços de madeira...tudo! (essa parte dá bastante trabalho) Passe a pente fino num dia, varra com a vassoura de jardim, faça-o outra vez durante o outro dia. Verá que sempre acaba por recolher mais raízes/ pedrinhas... só se contente quando não sair quase nada.
    3º colocar terra de jardim. Este passo pode ser saltado, dependendo da qualidade da sua terra. Eu comprei salvo erro 4m3 de terra para jardim. Foi terra que nunca mais acabava!
    4º Nivelar a terra. Quer tenha comprado terra para jardim ou se está a usar a terra que já tinha, este passo é muito importante. Eu, como tinha um jardim pequeno, nivelei com uma tábua de piso flutuante =) Se tiver muito terreno, convém arranjar outro método.
    5º Se quiser, pode adicionar substrato / adubo. Eu pus substrato para relva e adubo para cavalo. Cheira mal no primeiro dia, mas a relva vem com uma força estúpida!
    6º Compactar. Há rolos próprios para isto, mas são carotes. Eu nivelei o meu com uma garrafa de gás vazia (no comments)
    7º semear. Num dia em que não esteja muito sol e que não esteja muito vento!!!
    8º cobrir as sementes com uma fina camada de terra. Tem de ser mesmo fina, porque as sementes não têm muita força para vir espreitar cá para fora.
    9º Voltar a compactar, levemente.
    10º regar regar regar regar

regar

regar

regar até à morte

Se fez tudo bem, uma semana depois já deverá ver cabelinhos verdes cá fora =)

Vóila!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga, MartaG, Victor Ribeiro
  14.  # 815

Tyrande,

O que usou para fazer essa divisória entre as pedrinhas e a relva?

Colocado por: Tyrandecedros.jpg
  15.  # 816

No início não tinha nada.

Mas depois as pedrinhas estavam sempre a invadir a relva, mesmo estando num nível ligeiramente mais baixo.

Então comprei umas tiras de madeira feitas por encomenda e coloquei todas alinhadas.
    Só tive o cuidado de proteger a madeira com aquela famosa mistura de óleo de motor e gasóleo antes que era para não apodrecer. (claro que deixei a madeira secar um tempo antes de o meter na relva)

Já ali estão há meses e estão perfeitinhas, mesmo tendo levado com a água toda que choveu neste inverno.
    Tive medo que a relva não gostasse do contato com a madeira (por ter levado o óleo), mas estava enganada.
    Cresce ali que é uma maravilha!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
  16.  # 817

Colocado por: TyrandeEntão comprei umas tiras de madeira feitas por encomenda e coloquei todas alinhadas.

Qual é o tamanho e a espessura dessas tiras de madeira?
  17.  # 818

Colocado por: fuzzy
    Qual é o tamanho e a espessura dessas tiras de madeira?

Ui...

Vocês fazem cada pergunta! =)

Se não me falha a memória tinham 2.20m de comprimento por 2cm de espessura. De altura devem ter uns 5cm...

Tenho de chegar a casa para confirmar.
    Uma das bordas é arredondada para ficar mais bonito.
  18.  # 819

E serve uma madeira qualquer?
    •  
      Tyrande
    • 22 março 2016 editado

# 820

Colocado por: MikeMelgaE serve uma madeira qualquer?

Há madeiras que são mais indicadas para exterior.

Eu como sou pobre, utilizei mesmo madeira pinho com o tratamento à pobre que mencionei =)

E tem resultado...hehehehe

Agora se, por exemplo, espetar com pinho sem levar nada junto à terra...em meia dúzia de semanas tem isso tudo podre.

0.2072 seg. NEW