Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Tenho uns painéis solares (circulação forçada) e o complemento é um esquentador que só liga de acordo com a temperatura da água (WTD11). À saída do cilindro (acumulador), e ainda antes da entrada da água no esquentador, existe uma válvula misturadora. Esta válvula recebe simultâneamente água do acumulador e directamente rede pública. A sua função é que a água não passe demasiado quente para o esquentador e, consequentemente, abasteça toda a rede AQS da habitação. Evitando desperdício da água quente que está no acumuador e eventualmente algumas queimaduras aos utilizadores.

    O meu objectivo é instalar uma bomba de retorno. Pois a casa é relativamente grande e demora muito a chegar água quente aos pontos mais distantes, desperdiçando muita água e enchedo mais rapidamente a fossa séptica.

    Junto ao acumulador e esquentador, que estão praticamente lado a lado, sai da parede um bujão que é onde termina a canalização de retorno. Só falta mesmo comprar e ligar a bomba. E é aí que está o problema. Como é que volto a ligar o caudal de retorno depois desse passar pela bomba? À entrada do cilindro? À saída do cilindro? Antes da válvula? Depois da vávula? Uma ligação? Duas ligações?

    Já ouvi muitas opiniões de pessoal ultra especializado mas, infelizmente elas dividem-se. Já formei a minha opinião pelo que ouvi. Mas continuo inseguro. Antes de colocar aqui o que penso gostava de ter a vossa opinião. Obrigado. João.
  2.  # 2

    Boas

    Uma vez que tem esquentador de apoio solar modulante não necessitava de válvula termostática regulava a temperatura de consumo no próprio esquentador portanto foi um erro ter colocado a válvula para isso utilizava ligação de cobre o que acontece é que muitos instaladores ao utilizarem no circuito secundário multicamada colocam essa válvula devido às altas temperaturas cujo multicamada não é resistente, quanto ao retorno liga á entrada da água fria no acumulador utilizando para o efeito uma válvula anti-retorno para não se misturar com a água fria da rede.
    Cumps
  3.  # 3

    Quanto ao post anterior peço desculpa pelo engano mas à fabricantes que recomendam a existência dessa válvula termostática entre o acumulador e o esquentador pelo que se aceita esta situação.
    Peço desculpa por estar a dar uma opinião errada.
    Cumps
    • lbvp
    • 19 julho 2010

     # 4

    deixa um cliente/pessoa se queimar com agua quente de um sistema solar e vamos ver o valor da indemnização, que terá de pagar o instalador.
    A lei diz tem de existir elementos de segurança...


    Quanto á bomba ligue ao meio do deposito, no local da recirculação.
    Que bomba vai instalar? com termostato e relogio incorporado?
  4.  # 5

    Obrigado pelas respostas.

    Senhor ACostaSolar, quando se queimar com água a mais de 80º vai ver que tem que ter a válvula misturadora.

    Relativamente às respostas do senhor ACostasolar e senhor lbvp, nenhuma delas vai de encontro à minha, mas como disse, não estou seguro.

    A questão é a seguinte: se ligar o caudal de retorno apenas no depósito, vou com certeza ter um problema, eventualmente grave. Suponhamos que a água está apenas a 65º dentro do acumulador. A válvula misturadora, está regulada para deixar passar para o esquentador apenas um máximo de 50º (o suficiente para se escaldar à vontade no duche). Para passar água apenas a 50º a válvula mistura água do cilindro com a água fria. Logo, o caudal que sai do cilindro é obviamente inferior ao caudal que corre na canalização de água quente da habitação. Se enfiar todo o caudal de volta para o cilindro, como recomendam, algo irá acontecer. Pois a pressão dentro do cilindro começará a aumentar porque o caudal que sai é inferior ao que entra. Ou o cilindro ou a bomba, um dos dois irá ceder.

    É verdade que existem sistemas de segurança como os vasos de expansão e, enventualmente, com o aumento da pressão no cilindro a bomba até se desliga. Mas não é lógico que isso aconteça para uma situação normal de funcionamento. Concordam?

    Ligando apenas na água fria que vai para a válvula misturadora causaria um problema semelhante na canalização de água quente, caso a água do acumulador estivesse com temperatura bem abaixo daquela para a qual a válvula misturadora está regulada.

    Penso que a solução, como já me foi adiantado, será, à saída da bomba fazer uma derivação. Uma para o cilindro, e outra directamente para a água fria que abastece a válvula misturadora. Deste modo, o caudal de retorno à saída da bomba seguiria o curso conforme a válvula misturadora fosse deixando passar a água, ora de um lado ora do outro.

    A que me deixa um pouco apreensivo é não ter a certeza de como funcionam essas válvulas. Isto é, elas estão aptas para detectar as temperaturas quentes e frias de ambos os lados que as alimentam? Ou de um lado só pode vir quente e do outro fria? Ou ainda, se vier água quente do retorno pelo lado da água fria ela será capaz de bloquear a água fria que virá do cilindro, que é de onde normalmente vem a quente?

    Tipo de bomba:

    Eu queria uma bomba com relógio e termostato incorporado, mas são caras. Só com relógio já vi preços acessíveis da marca Wilco. Mas preferia mesmo só com termostato, pois o relógio posso sempre comprar um digital (muito barato) que liga na tomada onde é ligada a bomba e temos o mesmo efeito. Conhece alguma bomba só com termostato que não ultrapasse os 150 euros?

    Por favor, comentários à ligação que descrevi. Faz sentido?
  5.  # 6

    Colocado por: jepqvda marca Wilco.




    WILO
  6.  # 7

    Então!? Ninguém diz nada! Não há mesmo ninguém que faça isso diariamente e que tenha a resposta na ponta da língua...!
  7.  # 8

    http://www.aguaquentesolar.com/publicacoes/27/14_Guia%20pr%20Instaladores.pdf
    espero que encontre o que procura neste link que envio.
    têm vários esquemas de instalação.
    Como não sou instalador não sei se o circuito que pretende se adapta á sua realidade ou não.
  8.  # 9

    Caro(a) ribeiras,

    Obrigado pela colaboração. Infelizmente o documento indicado apenas trata de todos os pormenores com a instalação e funcionamento do solar térmico. O meu está instalado e a funcionar perfeitamente. Apenas quero saber onde ligar a bomba de retorno sem causar danos. O documento não refere nada sobre isso. Obrigado na mesma pela intenção. João.
  9.  # 10

    OK. Pelo menos alguem me sabe dizer onde posso contactar alguém que perceba do assunto e me diga onde ligo o caudal de retorno? Um nº de telefone um email, etc. Obrigado. João.
  10.  # 11

    .
 
0.0169 seg. NEW