Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!
    se possivel agradecia que me dessem umas luzes acerca do seguinte: estou a pensar comprar uma quintinha na qual existe uma casa estilo rustico (era uma adega) que segundo o mediador é anterior a 1950, pelo que nao tem plano urbanistico... e por isso, segundo o que diz, podemos remodelar a nivel de construçao, ou seja acrescentar partes, anexos, etc, sem ter de pedir à Camara, Isto obviamente dentro da parte da carteira urbana do terreno, uma vez que existe outra parte que respeita ao terreno.

    Uma das minhas duvidas é: antes de adquirir a propriedade devo dirigir-me à Camara para esclarecer estes pontos, certo? Que dados tenho de levar e é legitimo pedir dados da propriedade ao mediador?

    Outra das minhas questões é relativa às obras necessarias, que são muitas! A casa tem 240m2 de habitação construida e necessita, para alem daquela "lavagem de cara" por dentro e por fora, tapar fendas nas paredes, pintura, etc etc, precisa de reparações sobretudo a nivel do telhado. O sotão tem 2 quartos que precisam de subir a parede e reparar o telhado, pois estao "abaulados".

    Eu sei que só vendo a casa se pode saber ao certo o custo das remodelações, a casa nao é uma ruina, alias, ate está a ser habitada por uma familia, mas precisa de obras... a minha pergunta é: são muito caras as reparaçoes ao telhado, que ainda por cima envolvem subida de paredes, etc? Será que posso fazer orçamento antes mesmo de comprar a propriedade?

    Obrigada
  2.  # 2

    Boa noite, uma vez que está a pensar em comprar a propriedade, tem toda a legitimidade para pedir todos os dados ao mediador. Depois, convém dirigir-se à Câmara e pedir informações sobre o referido terreno, em especial qual a designação do PDM, pois pode não ser possível construir os anexos e acrescentos de que falou. O mais certo é ter que se limitar à área coberta existente. Quanto ao resto, o melhor é mostrar a casa e explicar as obras que pretende a três ou quatro empreiteiros da região para obter orçamentos e comparar preços, pois estes são variáveis de norte para sul, litoral para interior, etc. Contudo, deveria arranjar um arquitecto com bom gosto que se interessasse pelo seu caso e o/a ajudasse na tarefa de definir, planear e acompanhar as obras. Certamente não lhe será muito dispendioso (se escolher bem) e pode, com toda a certeza, ser-lhe muito útil...
  3.  # 3

    Colocado por: deinhacOutra das minhas questões é relativa às obras necessarias, que são muitas! A casa tem 240m2 de habitação construida e necessita, para alem daquela "lavagem de cara" por dentro e por fora, tapar fendas nas paredes, pintura, etc etc, precisa de reparações sobretudo a nivel do telhado. O sotão tem 2 quartos que precisam de subir a parede e reparar o telhado, pois estao "abaulados".
    Eu sei que só vendo a casa se pode saber ao certo o custo das remodelações, a casa nao é uma ruina, alias, ate está a ser habitada por uma familia, mas precisa de obras... a minha pergunta é: são muito caras as reparaçoes ao telhado, que ainda por cima envolvem subida de paredes, etc? Será que posso fazer orçamento antes mesmo de comprar a propriedade?
    Obrigada


    Só mesmo vendo a casa, porque as obras tanto podem ser pequenas, como pode necessitar de grandes obras. O telhado com estrutura pode custar-lhe 150 a 200€/m2, mas fácilmente poderá ser necessário fazer um lintél de coroamento para cintar as paredes (as rachas que fala podem significar muita coisa, dependendo da sua orientação e dimensão), refazer os frechais, etc. Sem fotografias ou sem ver, é estar a mandar palpites, o que não vale a pena.

    Colocado por: deinhac
    Será que posso fazer orçamento antes mesmo de comprar a propriedade?


    Não pode, deve, porque edificações com essa idade são sempre uma caixinha de surpresas e raramente são boas. O facto de lá estar alguém a morar, não significa nada, já entrei em casas em Lisboa, em que tinhamos de vir respirar à rua e no entanto viviam lá pessoas.

    A menos que queira viver numa "casa" com niveis de conforto minimos, provavelmente será necessário mais do que lavar a cara por dentro e por fora, sendo necessário obras de fundo, senão vai gastar dinheiro agora e daqui a 1 ano, está tudo na mesma, por causa das humidades e dos salitres. Sem falar nas instalações eléctricas, águas e esgotos que já devem ter passado o prazo de validade à muito.


    Cumps
    Paulo Correia
  4.  # 4

    Agradeço imenso as vossas respostas.
    A unica coisa que me faz alguma confusao é ter de estar a "chatear" o mediador imobiliario uma data de vezes, bem como os proprietarios, indo la com empreiteiros para pedir diversos orçamentos... mas tem de ser, realmente.

    Já agora uma pergunta mais simples: pode-se mudar a cor de pintura da casa por fora ou isso tambem é coisa necessaria de pedir à Camara? É que odeio a cor da casa... ela nao está inserida em nenhum bairro com casas iguais, trata-se de uma moradia isolada num terreno grande...
  5.  # 5

    A questão de estar a chatear nem se deve por, porque são eles que querem vender e se não querem ter chatices, é melhor nem sair da cama.

    Trabalhos para os empreiteiro, mas não o aconselho muito a ir lá com empreiteiros, porque não será capaz de dizer se as soluções propostas por eles, são equivalentes, pelo que não será fácil comparar orçamentos e você pode gastar dinheiro onde não é necessário, porque os empreiteiros gostam pouco daquilo que dá chatices, é complicado ou não sabem fazer, preferindo as soluções de lavar a cara, mas não é isso que você precisa.

    Tente encontrar um projectista com experiência desse tipo de obra ou em alternativa, faça um levantamento fotográfico à casa e coloque aqui ou envie-me para o meu mail, para poder ver e dar-lhe uma solução. Se não souber ao que tirar, diga-me. Se a casa não for longe de Lisboa, poderei, caso possamos conjugar os timmings, em ir vê-la, mas com a condição habitual. A minha empresa não é para aqui chamada

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: deinhac
  6.  # 6

    Sr Paulo, agradeço-lhe muito a sua disponibilidade em ajudar! :o)

    Confesso que estou um pouco perdida no que fazer... onde encontrar projectistas de confiança? como faço essa procura??

    Desculpe a pergunta, o Sr. Paulo faz este tipo de trabalhos? Pode elucidar-me um pouco sobre isso?
    Eu só não coloco aqui as fotos porque a casa não é minha ainda... vou-lhe deixar aqui o meu email e se puder mande-me uma mensagem para lá e assim, mais particularmente poderiamos conversar. Pode ser?? :D



    Muito muito obrigada! Este site realmente é fantástico!!
  7.  # 7

    Cara deinhac, se estiver na zona Norte, posso ajudá-la. http://www.c-arquitectura.blogspot.com

    Cumprimentos
    Jorge Melo Cabral
    Estas pessoas agradeceram este comentário: deinhac
 
0.0083 seg. NEW