Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Apesar de o assunto já ter sido abordado em vários tópicos dispersos, penso que se justifica um específico para partilhar opiniões, conselhos e dicas.
    Começo pela minha experiência: sempre limpei (ou a empregada...) com água, detergente para madeiras (do supermercado) e mopa, uma vez por semana, e nos restantes dias apenas aspirado ou com a mopa seca.
    Inquietações: na anterior casa o verniz era brilhante e, parece-me, mais resistente. Nesta, onde estou há um ano e onde tenho sucupira, o verniz parece-me mais frágil. Claro que, como é uma vivenda, o chão suja-se mais. Limpar só a seco, com crianças, não é muito viável...
    Aguardo sugestões, conselhos, críticas...
    •  
      MRui
    • 20 julho 2010

     # 2

    Como já referi noutro tópico, os pavimentos de madeira nobre têm normalmente várias camadas de verniz por cima. Ou seja, a madeira propriamente dita não chega a estar em contacto com o produto de limpeza e na verdade muita gente pensa que está a lavar madeira quando na realidade está é a lavar verniz com detergente para madeira.

    Em minha opinião (que não sou expert na matéria) as limpezas regulares desse tipo de pavimento deve ser feitas a seco com equipamento adequado e só pontualmente lavado apenas com água (sem detergente e sem encharcar o chão).

    Recentemente visitei uma loja especializada em produtos de limpeza profissional e adquiri diversos materiais e equipamentos, entre eles uma lavadora de disco que também trabalha a seco. Tem uma diversidade de discos para as mais diversas funções e diferentes tipos de piso. Para quem tem grandes áreas para limpar essa lavadora dá uma rentabilidade excelente para além da qualidade da limpeza e do aspecto final.
  2.  # 3

    Mrui
    Essa lavadora de discos foi muito cara? Pode interessar-me comprar uma...tenho cerca de 200m2 (mais as escadas) em soalho, o que já é uma área muito considerável, e estou cada vez mais convencida que a água está a acelerar a degradação o verniz, que logo à partida não me parece ter sido muito bem aplicado. Para piorar, a empregada encharca o chão para ser mais rápido...e por vezes ficam manchas onde passa a mopa...
    Não sou da zona de Lisboa, mas se me puder dar marca e referência posso procurar por aqui ou no Porto, onde tenho mais facilidade de ir. Obrigada!
    •  
      MRui
    • 21 julho 2010

     # 4

    A lavadora que comprei é da marca Truvox, modelo Orbis 200 e os discos são da 3M Scotch-Brite (têm uma panóplia de discos para as mais diversas funções e para todos os tipos de piso). O preço andou à volta de 1.000-1.200€ já com IVA e desconto (incluindo depósito que não está na foto do link, mas eu anexo outra no final deste post). Outros materiais que aconselho: rodo 75cm para alpendres e terraços (despacha trabalho pra caramba); balde com rodas e separador de águas com espremedor para esfregona (da Filmop); franjas e micro-fibras para varrimento a seco e a húmido; balde próprio para limpar vidros; etc, etc. Estes produtos são de linha profissional e não se encontram à venda nos hipermercados. Pela minha experiência, aumentam a produtividade em 3-5 vezes mais comparados com os utensílios vulgares, além de me terem parecido ligeiramente mais baratos que os normais de hipermercado. Acho que este tipo de equipamentos e utensílios se justificam em qualquer moradia, seja grande ou pequena. A empresa onde compro este material é a J. Nascimento que fica em Lisboa, mas também tem uma delegação no Porto, em Rio Tinto.
  3.  # 5

  4.  # 6

    Sempre desejei ter um desses baldes com rodinhas
  5.  # 7

    Colocado por: PauloCorreiahttp://www.mydonatos.com/files/inst_manutencao.pdf


    Agradeço o link, mas o principal conselho que dão e repetem é colocar tapetes em todas as zonas de passagem. Ora, se eu quisesse tapar o soalho, não tinha gasto tanto dinheiro na sucupira maciça! Eu quero ter o soalho à vista e pisá-lo à vontade!
  6.  # 8

    Colocado por: lobitoSempre desejei ter um desses baldes com rodinhas


    Lamento mas estes baldes só se podem vender a funcionário/as de limpeza devidamente credenciados. Para os outros existe a esfregona.
  7.  # 9

    Também não quero passar o tempo a enrodilhar-me em tapetes. Mas sei que vou ter de pôr um grande e bom tapete para limpar os pés à entrada, porque a terra que vem la de fora deve ser fatal para o verniz. Se eu pusesse soalho maciço, alias acho que não envernizava porque não tenho a certeza de que facilite imenso as coisas.

    Quanto às credenciais, la terei de subornar alguém porque de outro modo não chego la...
 
0.0115 seg. NEW