Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Moro no último andar dum prédio onde em reunião de condomínio ficou acordado que eu e a minha vizinha poderia-mos dividir o sótão e fazer arrumos ou algo mais.
    Como vamos entrar em obras no prédio brevemente, pretendo deixar tudo preparado e fazer as obras necessárias.
    Pretendo pedir ao empreiteiro para fazer um carotte na laje de modo a aceder ao espaço directamente da minha fracção com a colocação de uma escada de "puxar".
    Sendo um edifício dos anos 70, e sabendo que numa construção nova as aberturas nas lajes tem de ser reforçadas, haverá algum risco de abrir um carotte com pelo menos 120*60 cm numa laje da qual nem sei que armadura existe?

    Obrigado
  2.  # 2

    Boas

    Sendo um edifício dos anos 70, e sabendo que numa construção nova as aberturas nas lajes tem de ser reforçadas, haverá algum risco de abrir um carotte com pelo menos 120*60 cm numa laje da qual nem sei que armadura existe?

    Depende do tipo de laje existente e, no caso de ser uma laje aligeirada de vigotas pré-esforçadas, depende da direcção destas. Se puder tirar essas dúvidas pode-se dar uma resposta. Em todo o caso talvez não seja má ideia levar um técnico ao local para avaliar a situação. Em princípio, e dada as dimensões da abertura que pretende, deve ser possível.

    cumps
    José Cardoso
 
0.0080 seg. NEW