Colocado por: MurmurOlá a todos!
Antes de mais, sou visitante deste fórum há muito tempo porque gosto de ler sobre as dúvidas e respostas de outras pessoas, pois sei que mais tarde posso vir eu próprias a tê-las. Devo dizer que já aprendi bastante aqui.
Hoje, coloco a minha questão:
- Vou assinar escritura dia 13 de Agosto da casa que vou comprar na Damaia, que é um T3. A casa precisa de algumas remodelações e o actual dono permitiu já que levasse lá pessoas para fazerem orçamentos das obras, para que possam começar logo após a escritura estar feita.
- Contactei duas empresas que lá foram fazer o orçamento, mas ainda não recebi os valores, pois foram lá na segunda feira. (pois, realmente ainda é cedo:))No entanto, sinto-me perdida, pois várias pessoas já me disseram que me ficaria mais barato contratar trabalhadores independentes(atenção que o barato, ás vezes torna-se caro) (pintores, estucadores, lojas que vendem equipamento para fechar varandas e que executam os trabalhos), dado que essas empresas se limitam a trabalhar com pessoas (essas pessoas, individuais ou colectivas, são sociedades comerciais e classificam-se (a maior parte delas) como construtores ou empreiteiros de construção civil) assim e depois cobram o valor acima disso.(normalmente é o que acontece com todas as empresas, contratam a x e vendem a y, o diferencial será para a responsabilidade e garantia de boa execução e óbviamente o lucro (quando existe :))
- O que queria pedir-vos é: na zona da Amadora conhecem alguma empresa de execução de obras que faça preços acessíveis? (o acessível por vezes está directamente relacionado com o grau de exigência da perfeição e tambem com o "bolso" de cada um de nós)) Conhecem pintores particulares ou pessoas que fechem varandas? (conheço :)) Qual a melhor opção? (se tiver orçamento, na minha opinião e não me parecendo que entenda muito de obras de remodelação, contrate uma empresa ou empreiteiro que lhe trate e se responsabilize por tudo) É claro que esta questão não se colocaria se eu não estivesse apertada de dinheiro, mas estou... (então, ou junta mais dinheiro ou arrisca :))O dinheiro que tenho para as obras é dinheiro que fui juntando e não é muito (dado que não pedi ao banco um valor para fazer obras).
Já agora, as obras são: pintura da casa toda (96 metros quadrados), incluindo azulejos da cozinha e casas de banho; Antes da pintura, tapar os buracos que os antigos donos fizeram nas paredes, claro; (afinal já percebe algo sobre remodelações :))Arranjar uma janela de uma das casas de banho que está podre; reparar uma porção pequenissima (para o cliente é sempre pequena, para o empreiteiro é sempre grande :))do chão; fazer portas para os contadores de electricidade e água (se tem pouco orçamento, isto pode esperar)(foram roubadas por um amigo ao antigo dono!!!!); colocar extractores de ar nas duas casas de banho, dado que não têm (se não tiver alimentação eléctrica, tambem tem que contratar um electricista (ou não:)); fechar uma varanda (se pelo menos o condominio autorizar, salvo opinião contrária este trabalho tambem não será urgente!)e colocar estores; reparar as fitas dos estores já existentes; Pintar ombreiras e rodapés também; se não aumentasse muito o valor queria colocar água quente numa das casas de banho, pois só tem água fria; (na minha opinião, muito mais importante que a marquise, entretanto mande verificar a restante canalização)Também queria colocar um polibã nesta casa de banho, mas acho que isso ia inflaccionar muito o valor e já não teria dinheiro para isso. (se poupar o dinheiro na marquise, já dá, agora , como tudo na vida é uma questão de prioridades :))
Pronto, é isto. Podem ajudar? (não sei se ajudei ou ainda baralhei mais!) Obrigada por lerem e boas férias e bom Verão para todos os amigos do forum da casa.
Peço desculpa, mas como não percebo muito de obras, os termos usados não devem ter sido os mais correctos. (completamente correctos, há muita gente que nem sabe o que é uma ombreira :)
Patrícia
Colocado por: MurmurNaar,
Que pena pela sua empresa... Espero que um dia possa ter novamente um negócio que prospere. (eu também, :))Acredito que as coisas vão melhorar, eventualmente, e uma pessoa com 14 anos de experiência no ramo terá, com certeza, um lugar ao sol, (este ano, tenho com certeza, 3 semanas seguidas na Quinta do Romão - Algarve - é a vantagem de já não ter uma empresa para gerir :)) especialmente tendo em conta as caracteristicas de seriedade e rigor que indicou. (pois, mas isso hoje em dia não é suficiente) Desejo-lhe a melhor das sortes.(e eu agradeço!)
E agradeço, então, o susurro com nome da empresa do ilustre membro do fórum. Seria muito útil para mim se mo pudesse referenciar.(já enviei!)
E não, não há telhados para reparar ehehe :) (essa, depois de andar aqui algum tempo, vai entender!)
Com certeza que colocarei os orçamentos, até porque como já reparou não pesco destas coisas e os entendidos é que devem dizer de sua justiça. Só espero é que as empresas não demorem muito a enviá-los, mas em princípio não demoram.
Entretanto, recebi por mail um orçamento de quase 2 mil euros sem IVA de uma empresa que nem sequer foi ver a casa nem tirar medidas, nem coisa nenhuma...(e o que é que dizia esse e-mail?, não quer partilhar?) Não acho que seja caro, mas orçamentar sem ver a casa? Acho bizarro. (acha bem! :))
Obrigada, novamente.
Um grande abraço
Patrícia
Colocado por: MurmurOra bem,
A pedido de várias família (na verdade, foi só do Naar...) aqui vai o orçamento que recebi por mail, de uma empresa que não foi sequer ver a casa:
Em resposta à v/ solicitação, junto enviamos a n/ Proposta referente a obra em lisboa.
Na expectativa da v/ boa aceitação, enviamos os nossos melhores comprimentos
PROPOSTA
1 – OBJCTIVO
Remodelação
2 – MEDIDAS CORRECTIVAS
· Execução de pintura (onde? Tipo de tinta? quantas demãos? isolamento?)
· Execução de um parede de tijolo da varanda(Pedi para fechar a marquise, não compreendo isto) (deve ser um murete para fixação da caixilharia, ai os vizinhos, simples, com isolamento? acabamento exterior e interior?)
· Colocar ventiladores nas duas casa de banho
· Colocação de chuveiro numa casa de banho (Só a base? com misturadora? com resguardo? medidas?)
· Reparação do outro casa de banho (que trabalhos vão executar?)
3 – CONDIÇÕES COMERCIAIS
Preço com materiais.................................................................................. 1.970,02 € + IVA
Prazo de execução – tres semanas após a adjudicação.
Condições de pagamentos – facturação de 40% c/ a adjudicação, pagamento com a primeira semana de trabalhos (pelo menos só recebem depois de começarem a trabalhar :))
Facturação de 60% com conclusão dos trabalhos, pagamento do resto em falta.
Gostava que me explicassem uma coisa: como seria se eu aceitasse isto e os valores subissem em flecha mal eles começassem os trabalhos? (já ouviu falar de trabalhos-a-mais? :))Também gostei imenso dos " melhores comprimentos" que me desejaram. (para não destoar com a reparação "do outro casa de banho", mas isso seriam males menores:))
A única "coisa" boa neste pseudo-orçamento é o PREÇO! :))
Entretanto, recebi o orçamento de uma das empresa quefoiver a casa e o valor é: EUR.: 10.635,00 €. Mas ainda estou à espera de receber o orçamento da outra empresa e já pedi a mais uma para lá ir para a semana.
Entretanto, com ajuda do orçamento detalhado da empresa, redigi o que a casa necessita:
- Colocação de marquise;
- Pinturas de paredes e tectos e interior dos roupeiros a tinta plástica de marca certificada em duas demãos, incluindo
paredes e tectos da cozinha e WCs; Pintura de azulejos da cozinha;
- Colocação de Ventax nos dois WC;
- Colocação de parquet em falta num dos quartos (quantidade muito reduzida);
- Fornecimento de portas para o quadro de electricidade e água, em madeira;
- Fornecimento de um ramal de águas quentes de um WC para o outro (uma das casas de banho só tem água fria);
- Arrancar a estrutura de madeira podre de uma janela dos WC e substir por pedra. A janela ainda está boa e não precisa de ser substituida;
- Abertura de vão em duas portas afim de permitir a passagem dos gatos (não se riam! ehehe)
Retirei o pedido de colocação polibã na casa de banho, pois quero saber o que implica colocar a água quente na casa de banho, se implica a destruição de azulejos e chão.
E pronto, continua a demanda. Agradecimentos ao simpático Naar por toda a ajuda :)
Colocado por: MurmurEntretanto, recebi o orçamento de uma das empresa quefoiver a casa e o valor é: EUR.: 10.635,00 €.
Colocado por: rudolfBOAS pintura da casa toda (96 metros quadrados), incluindo azulejos da cozinha e casas de banho; Antes da pintura, tapar os buracos que os antigos donos fizeram nas paredes, claro 600 € em branco. Arranjar uma janela de uma das casas de banho que está podre; 100€ nova. uma porção pequenissima do chão 20 € fazer portas para os contadores de electricidade e água (foram roubadas por um amigo ao antigo dono!!!!); comprar e montar200 €c olocar extractores de ar nas duas casas de banho, dado que não têm 200€ fechar uma varanda e colocar estores ??????????? se não aumentasse muito o valor queria colocar água quente numa das casas de banho, pois só tem água fria ? depende ,mas bom e trocar e agua fria uma ves que straga o azulejo.posu fazer por800 € tudo novo (azulejo,chao agua quente e fria ? epa em principio nao sega a 5 mil € mas con este dinheiro pode fazer obra em todo apartamento todo novo se interesa ligue para 913887908 ou [email protected]
Caro Rudolfo:
Então vejamos;
Pintura - 600,00
Janela WC - 100,00
Parquet - 20,00
Portas Contadores - 200,00
Extractores - 200,00
WC (tudo novo) - 800,00
Total - 1.920,00 - epa, claro que não sega a 5.000,00 €, se são 1.920,00 € ! ou não são os 1.920,00€ ?
Epá, é que você baralhou-me! :) Mas interessa é que a Murmur não fique baralhada.
Colocado por: rudolf epa era a volta de 2 mil ainda ( Colocação de marquise; ) que nao sei as medidas MAS eu dis con 5 mil fasu o apartamento novo , falando de iva NAO SEI O QUE ESTO nao me interesa eu nao dou um centimos ao stado nem stado a min pronto ,O VALOR? dar um orçamento em escuro nao nao e nada certo mas em volta de 3 mil mesmo que nao gostu trabalhar asi .
falando de iva NAO SEI O QUE ESTO nao me interesa eu nao dou um centimos ao stado nem stado a min pronto...É verdade?
Colocado por: rudolfBOAS pintura da casa toda (96 metros quadrados), incluindo azulejos da cozinha e casas de banho; Antes da pintura, tapar os buracos que os antigos donos fizeram nas paredes, claro 600 € em branco.Um T3 com 96m2 em planta tem cerca de uns 350m2 de tectos e paredes, dos quais mais de 60m2 de azulejos.
Colocado por: Luis K. W.FD,
Ouvi dizer que as Finanças lhe pediram o «IP» do computador do senhor que escreveu isto aqui em cima:falando de iva NAO SEI O QUE ESTO nao me interesa eu nao dou um centimos ao stado nem stado a min pronto...É verdade?
:-)