Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Tenho uma mancha enigmática na parede da minha sala, uma humidade que tem maior intensidade junto ao rodapé e decresce ao subir da parede. O soalho dessa zona também me parece afectado por humidade pois apresenta ondulação nas juntas. Ora, o estranho é que está muito mais húmido e a aumentar nos últimos dias, sendo que já não chove há mais de um mês e tem estado calor. É uma parede junto a uma janela. Não passa qualquer cano pelo interior dessa parede. Por baixo está a cozinha do vizinho, mas o exaustor está a mais de três metros da zona de janelas. Será um fenómeno de condensação? Mas, de que forma? Enfim, pede-se ajuda um(a) "Dr(a). House" intuitivo. Obrigado. Luis.
  2.  # 2

    Coloque fotos...
    •  
      FD
    • 22 julho 2010

     # 3

    Pois, o melhor será colocar fotos...

    A mancha é amarela ou tem bolores?
  3.  # 4

    Para já é difícil colocar fotos. Mas, sendo a humidade ascendente, a partir da placa, pergunto: tenho um beiral no exterior onde circula água da chuva e agora do ar condicionado. Será possível que a água esteja a infiltrar na placa e depois esteja a evaporar pela parede? Não seria suposto descer e não subir? obrigado.
  4.  # 5

    Colocado por: lislivretenho um beiral no exterior onde circula água da chuva e agora do ar condicionado.


    Não passa mesmo nenhum tubo no interior dessa parede, ou pelo pavimento?
    Verifique ainda para onde está a pingar o tubo de drenagem da condensação do AC.

    Colocado por: lislivreSerá possível que a água esteja a infiltrar na placa e depois esteja a evaporar pela parede?


    Sim, pode.

    Colocado por: lislivreNão seria suposto descer e não subir?


    Depende, a água vai sempre pelo caminho mais fácil, está relacionado com a porosidade, permeabilidade dos materiais entre outros factores.
  5.  # 6

    Colocado por: lislivreOra, o estranho é que está muito mais húmido e a aumentar nos últimos dias, sendo que já não chove há mais de um mês e tem estado calor. É uma parede junto a uma janela. Não passa qualquer cano pelo interior dessa parede. Por baixo está a cozinha do vizinho, (...).
    Será um fenómeno de condensação? .

    Por BAIXO está a cozinha do vizinho... e por CIMA?

    Haverá alguma prumada de esgoto que passe por perto, que haja uma fuga e a água vá para o interior da caixa de ar (se houver)?

    Os materiais que constituem a parede (tijolo, cimento, estuque) funcionam como mata-borrão. A água "trepa" na calma até meio-metro de altura.
 
0.0075 seg. NEW