Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

ola novamente!
    as obras estao para arrancar em breve e eu ainda nao me decidi pelo recuperador a colocar.
    o que procuro é um que seja bom, que dure, que tenha ventilaçao (silenciosa de preferencia), tenha entrada de ar exterior e seja facil de limpar!
    gostei do chama 98, mas penso que nao tem entrada de ar exterior.
    vi tambem outros modelos que, no interior, sao revestidos com umas pedras que parecem uns tijolos mas que, para limpar as cinzas... torna-se muito mais trabalhoso pois as cinzas metem-se entre as pedras e so mesmo com aspirador é que dá para limpar tudo.
    alguma opiniao para recuperadores, por volta dos 1500 euros?
    abraço
  2.  # 122

Neste forum leio muitas referências a duas marcas, Chama e Fogo Montanha e não ouço muitas referências a outras marcas como por exemplo a Albicalor e a Larinox, há alguma razão em especial?
    Visitei a Albicalor e Larinox e pareceu terem bons produtos (opinião de um leigo na matéria).
    Há participantes com experiência nestas duas marcas?
  3.  # 123

Srº Jorge Santos o meu muito obrigado já fiz negocio e optei pelo modelo novo com ventiladores.Vou seguir os seus conselhos
  4.  # 124

Procuro uma lareira semelhante a esta, alguém me sabe indicar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruiac
      Capture.PNG
  5.  # 125

contactei a larinox e deram-me os seguintes valores:
    Kristal 88 s/ aro - 1.000,00€ + IVA
    Chamas 900- 780,00€ + IVA
    Lavel 80 – 1.105,00€ + IVA

o kristal 88 é o da chama??
    ja agora, destes, qual a melhor opçao?
    abraço
    • gijo
    • 1 dezembro 2010

# 126

Acabei de montar o meu recuperador,que é um apoio ao aquecimento central a gasóleo e estou bastante satisfeito.Como eu ,deve haver muita gente com as mesmas dúvidas que tinha.No meu caso tenho um recuperador da marca Solzaima do modelo Zaima ,aqueço 12 divisões da casa e já noto no consumo do gasóleo. 5 ESTRELAS
      Solzaima 006.jpg
  6.  # 127

Colocado por: Jorge Santos - Faro

Voçê vai fazer um bom isolamento, Isolar com tecto falso e isolamento e muito bom e era assim que todos deviam fazer.

Bem a entrada de ar para a hotte, é uma maneira de dar a volta ... è uma maneira de indirectamente compensar na casa o ar que o recuperador consome.

Mas já há recuperadores e até salamandras que já têm uma ligação para entrada ar directa para a combustão. Ficando os aparelhos estanques em relação ao ar da casa.

Outra coisa ainda é entrada de ar exterior para o ar aqueçido, e isso tb já alguns recuperadores contemplam, mas nunca os recuperadores inseriveis ou cassetes.

Se vai fazer novo, deixe para já dois tubos, um com 120 mm para a combustão ou hotte, e outro com 150 mm para o ar que vai aqueçer. Assim prepara para todos.

Caro Jorge Santos, mas em qual dos tubos para o exterior, tenho que deixar um espaço para instalar um motor a insuflar ar para dentro de casa???
    Será mesmo necessário meter esses motores a insuflar ar, ou há volta a dar a isso????
    É que não estou a gostar da ideia de ter uma grelha gigante na fachada da casa...
  7.  # 128

Viva.

Ontem estive a ver um recuperador CHAMI ECO 69.
    970euros+IVA

Alguém conhece esta marca? é de fiar?
    Não sei qual o rendimento ou potência deste aparelho, no local não tinha informação, e aqui pela net ainda não decobri ?!?

A sala de casa tem cerca de 40m2, mas tem uma caixa de escadas...

Um recuperador para este local deverá ter no mínimo 12kW, não? é isso que procuro, não sei se é suficiente, ou se será demasiado...
    Ainda, futuramente, contarei com a ajuda de um aparelho AC, se assim se justificar (para já fica a pré-instalação..)
    • mtiago
    • 3 dezembro 2010 editado

# 129

Olá a todos.
    Acabei de realizar a minha compra!

Um Splend 1000VS - cerca de 2000€ com ventilador de 400m3! para aquecer cerca de 60m2!

O que vos parece?
  8.  # 130

Colocado por: LuisPereiraProcuro uma lareira semelhante a esta, alguém me sabe indicar?
      Capture.PNG

Sim, tem as novas da ADF ou da Chama e é evidente que há mais marcas, mas veja tb estas.
  9.  # 131

Colocado por: mtiagoAcabei de realizar a minha compra!

Um Splend 1000VS - cerca de 2000€ com ventilador de 400m3! para aquecer cerca de 60m2!

O que vos parece?

Isso é fabricando onde ? disseram ? O ventilador parece ser bom, deve aquecer bem se for bem instalado.

Colocado por: treladocaoViva.

Ontem estive a ver um recuperador CHAMI ECO 69.
    970euros+IVA

Alguém conhece esta marca? é de fiar?
    Não sei qual o rendimento ou potência deste aparelho, no local não tinha informação, e aqui pela net ainda não decobri ?!?

Não descobriu ? então é façil, onde o viu perguntava logo.
    Não é só a marca que tem que ser de fiar, mas sim o importador :-)
    O rendimento / potencia tem que ser fornecido ao consumidor e nem o podem ter expostos sem esse papel.
    Agora para mim que não vou em cantigas a potençia e mim nada me diz pois tem a ver com a lenha usada e com a qualidade da instalação.
    Com as certificações da treta que por aí andam servem apenas para "inglês ver"

Por esse preço tem Naçional mais resistente.

Colocado por: nandogoncaCaro Jorge Santos, mas em qual dos tubos para o exterior, tenho que deixar um espaço para instalar um motor a insuflar ar para dentro de casa???
    Será mesmo necessário meter esses motores a insuflar ar, ou há volta a dar a isso????
    É que não estou a gostar da ideia de ter uma grelha gigante na fachada da casa...

Bem isso não é façil de fazer sem nunca ter visto. O ventilador deve empurrar o ar quente que é aquecido entre o cárter a o corpo do aparelho. Isso pode adaptar em qualquer um tipo bloco.
    O ar para a combustão obviamente que não pode ser empurrado a não ser que queira uma incineradora :-)

Se não gosta da grelha não tem que meter ventilador algum na rua, e pode adquirir um inserivel já com ventiladores e se não gostar tb das grelhas na hotte a solução é simples.. não as coloque !
  10.  # 132

Colocado por: LuisPereiraProcuro uma lareira semelhante a esta, alguém me sabe indicar?

Há muitas marcas, tudo depende dos €que quer gastar... 4.000 € ou 2.500 € ou menos ? Assim é mais façil escolher. :-)
  11.  # 133

Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Não descobriu ? então é façil, onde o viu perguntava logo.
    ...
    Por esse preço tem Naçional mais resistente.

Eu disse logo no meu post que no local não tinha essa informação.
    E onde eu vi, não estava ninguém, pois eu vi-o exposto através de um vidro ;-)

Contudo, estive a ver outros da FogoMontanha, o modelo E700 parece porreiro.

Quais marcas aconselha? nacionais ou não?
  12.  # 134

é verdade que os recuperadores vitro têm que ter obrigatoriamente uma entrada de ar do exterior?????
  13.  # 135

Comentário removido.
  14.  # 136

Colocado por: treladocao

Eu disse logo no meu post que no local não tinha essa informação.
    E onde eu vi, não estava ninguém, pois eu vi-o exposto através de um vidro ;-)

Contudo, estive a ver outros da FogoMontanha, o modelo E700 parece porreiro.

Quais marcas aconselha? nacionais ou não?

Bem, à parte da escolha do recuperador, pretendo construir a chaminé em minha casa idêntica a esta foto.

Qual acham que será o valor aproximado desta lareira, incluindo o pladur, trabalho, pedras e recuperador? até uns 2500 euros, talvez?
      lareira.jpg
  15.  # 137

ola a todos.
    para o cimo da chamine... o que é melhor?
    uma terminaçao tipo as churrasqueiras ou é melhor colocar uma girandola?
    cumprimentos
    jreis
  16.  # 138

Colocado por: JoaoPintoReisola a todos.
    para o cimo da chamine... o que é melhor?
    uma terminaçao tipo as churrasqueiras ou é melhor colocar uma girandola?
    cumprimentos
    jreis

A pior chaminé que pode colocar sim é essa mesma.

Pergunte ao seu instalador, se ele disser que é boa, mande-o prender :-)

Colocado por: treladocaoQual acham que será o valor aproximado desta lareira, incluindo o pladur, trabalho, pedras e recuperador? até uns 2500 euros, talvez?

Dizer preços sem saber que recuperador vai colocar não é correcto por isso ninguém honesto o deverá fazer.

Por outro lado tem que se saber que conduta de fumos vai colocar e a sua altura, pois é material caro.

Seja como for por esse preço consegue colocar um bom recuperador, se bem que o bom para uns pode ser mau para outros...

Colocado por: rjtcostaUma pergunta a quem me souber responder:
    O meu recuperador de calor está ligado a um sistema de aquecimento de águas sanitárias.
    Desde o inicio que o termo-acumulador verte água e está oxidado.
    O dono à dois anos que me anda a prometer a troca do equipamento pois está dentro da garantia.
    Ultimamente deixou de me atender o telefone.
    Como posso "obrigar" a cumprir a garantia?

A que garantia se refere do recuperador ou do deposito ? qual é a marca do deposito ? é em cobre, em inox ou vitrificado ?

E já agora verte agua por onde ? pela válvula de segurança ? se for o caso pode ser falta de um vaso de expansão.

Seja como for, para pedir a garantia a que tem direito tem mesmo que saber as marcas do equipamento instalado.

Essas coisa não se devem tratar por telefone, mas sim por carta que pode ser registada ou não !

Antes disso pode dar uma ideia mais correcta do que se passa com o equipamento ?

Com foi feita a instalação ? vaso alberto ou com enchimento automático ? e tem radiadores ou é apenas para AQS ?
  17.  # 139

ola novamente!
    entao como deve ser a chamine?
    cumps
    jreis
  18.  # 140

Colocado por: JoaoPintoReisola novamente!
    entao como deve ser a chamine?
    cumps

Deve ser feita de modo a que não entre agua que estrague o recuperador e de modo a que o vento não entre pela chaminé a baixo.

Também não deve ter possuir obstáculos a impedir a passagem do vento. Por exemplo uma chaminé com apenas 3 lados abertos nunca funcionará bem. Terá que ter 4 lados ou dois abertos frente a frente.

Assim qualquer chaminé serve, mas tudo depende a localização da mesma em relação à parte mais alta da sua casa ou da casa do vizinho.

Essas chaminés de rodar, em dias de vento retiram o calor todo da casa, não deixam a lenha queimar bem e poluem muito mais por isso.
    Nos dias sem vento nada fazem. Ao fim de uns anos (poucos) param e deixam entrar o vento e podem matar os utilizadores.

Basta olhar para os telhados para ver em qualquer cidade uma dessas chaminé parada ou de lado em dias de vento por ter gripado.

Um chaminé nunca deve ser mecânica.

Normalmente bastam 4 pés redondos ou quadrados e uma tampa por cima para ter uma boa chaminé, neste caso convém que a conduta de fumos suba a meio da abertura para evitar a entrada de agua.

Mas pode criar a chaminé que entender desde que cumpra o que referi antes

Colocado por: gijoAcabei de montar o meu recuperador,que é um apoio ao aquecimento central a gasóleo e estou bastante satisfeito.Como eu ,deve haver muita gente com as mesmas dúvidas que tinha.No meu caso tenho um recuperador da marca Solzaima do modelo Zaima ,aqueço 12 divisões da casa e já noto no consumo do gasóleo. 5 ESTRELAS

Bem, pelo menos na bomba não colocaram as válvulas (torneiras) o resto não sei, mas pelo que vejo, quando precisar de reparar a bomba vai ter que vazar a agua do circuito e voltar a ferrar.

0.0332 seg. NEW