Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

E instalar sem lã de rocha? como proteger a parede para não estalar? Colocar "pladur" também na parte de trás?

E o isolamento do tubo na zona do sótão como fazer? É necessário?

https://forumdacasa.com/discussion/15877/recuperador-sem-la-de-rocha-e-possivel

Alguns instaladores que já tenho falado insistem na lã de rocha.
  2.  # 142

Colocado por: Jorge Santos - Faro

Dizer preços sem saber que recuperador vai colocar não é correcto por isso ninguém honesto o deverá fazer.

Por outro lado tem que se saber que conduta de fumos vai colocar e a sua altura, pois é material caro.

Seja como for por esse preço consegue colocar um bom recuperador, se bem que o bom para uns pode ser mau para outros...
    ...

viva.
    Só agora vi isto.
    Bem, realmente o recuperador a colocar não sei bem qual vai ser... mas terá de ser algo capaz de aquecer uma sala com 40m2 com ligação ao 1º andar... ou seja, terá de ser algo com 12~15kW.

As medidas da "caixa "serão de aproximadamente 170x40x270cm (larg x prof x alt), feita em pladur com isolamento (em lã d erocha?) e grelhas (baixo e cima).
    A chaminé de fumos deve ter pelo menos uns 3m de tubo, de "dupla face" (é assim que se chama? é aquele que é como se fosse duplo, para poder dilatar/comprimir sem haver o perigo de desencaixar..), mas leva pelo menos uma curva antes de entrar pela parede....
    Depois são as pedras, o mais idênticas possível á imagem apresentada...

Será que se consegue isto com até 2500 euros,com tudo? A minha maior dúvida são as pedras.... porque o recuperador se não aplicar um caro, aplico um mais barato..
    • becas
    • 28 fevereiro 2011

# 143

Respondendo a uma questão anterior, tenho um Chami 98 e estou satisfeita (é o 2º inverno em funcionamento. É dupla face e aquece 43m2+20m2 (sala e escritório).
  3.  # 144

Colocado por: treladocaoviva.
    Só agora vi isto.
    Bem, realmente o recuperador a colocar não sei bem qual vai ser... mas terá de ser algo capaz de aquecer uma sala com 40m2 com ligação ao 1º andar... ou seja, terá de ser algo com 12~15kW.

Bem se entra por aí.. ou seja pelos watts do recuperador já esta a começar mal, pois isso é tudo uma grande treta !

Os recuperadores não têm watts, mas sim capacidade de recuperação da lenha que for lá colocada. Depois têm mais ou menos espaço para a lenha e se couber mais pode levar mais lenha e aí será mais potente.
    Na verdade a treta dos watts vem nos catálogos, pois é a malta gosta assim !
    Se for mal instalado lá se vão os watts (da lenha e não do recuperador) Se for bem instalado até um bidão de óleo lhe aquece a casa, pode é durar pouco tempo. E aqui tem mais um dado novo ! a duração.

Colocado por: treladocaoA chaminé de fumos deve ter pelo menos uns 3m de tubo, de "dupla face" (é assim que se chama? é aquele que é como se fosse duplo, para poder dilatar/comprimir sem haver o perigo de desencaixar..), mas leva pelo menos uma curva antes de entrar pela parede....
    Depois são as pedras, o mais idênticas possível á imagem apresentada

A conduta deve ser de dupla folha pois é que que agora é certificada, não estou a dizer que é melhor que a outra, mas a lei tem que ser cumprida.

Mas se vai colocar só 3 metros parece-me pouco

Colocado por: treladocaoSerá que se consegue isto com até 2500 euros,com tudo? A minha maior dúvida são as pedras.... porque o recuperador se não aplicar um caro, aplico um mais barato..

As pedras ? isso é o mais barato entre os 300 e 500 € ou até menos tem as pedras que quiser pois hoje isso já pouco se vende porque a moda é mais tudo simples.

300 € para o pladur ainda lhe sobram 1700 a 1900 para o recuperador e conduta de fumos se não lhe levarem mto caro da montagem até consegue colocar um bom recuperador.

Colocado por: becasRespondendo a uma questão anterior, tenho um Chami 98 e estou satisfeita (é o 2º inverno em funcionamento. É dupla face e aquece 43m2+20m2 (sala e escritório).

Se já está no 2º inverno e ainda está satisfeita deve ser um bom recuperador sem duvida e deve estar bem instalado... :-)

E a lã de rocha está bem aplicada ? ou anda aí pelo ar a meter-se nos seus pulmões ?

Retire aí a grelha de despressurização e tire uma fotos para cima e para baixo, eu mesmo sem ver digo-lhe já que deve esta mal.... Estou a brincar mas como 99 % das vezes está mal colocada ate é fácil acertar.

Seja como for o que tem piada é aparecer aqui uma pessoa e dizer isto: Eu tenho o meu recuperador à 15 ou 20 anos e estou contente isso sim!

Pois 2 anos, isso até o bidão que o meu avô tinha e cada durava e olha que tinha montes e montes de watts pois levava mta lenha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treladocao
  4.  # 145

Colocado por: rjtcostaUma pergunta a quem me souber responder:
    O meu recuperador de calor, fornecido pela ADF está ligado a um sistema de aquecimento de águas sanitárias.
    Desde o inicio que o termo-acumulador verte água e está oxidado.
    O dono da ADF à dois anos que me anda a prometer a troca do equipamento pois está dentro da garantia.
    Ultimamente deixou de me atender o telefone.
    Como posso "obrigar" a cumprir a garantia?

Nota: aparentemente existem muitos problemas semelhantes com a mesma empresa.

Indo ter com a pessoa pessoalmente e usando a força!?
  5.  # 146

Colocado por: ExCiSeIndo ter com a pessoa pessoalmente e usando a força!?

Bem eu nestes **** não me deixo levar com cantigas.
    E pelo que vejo o sr. rjtcosta Ou não tem problema algum ou não ou quer resolver ou então nem tem nada em casa e resolveu chatear uma marca. Por acaso se fosse comigo e fosse mentira era bem entalado.

Mas se for verdade ainda está a tempo de responder ás questões que lhe coloquei para tentar saber o que se passa.

Sei de muitos casos em que compraram ao construtor uma coisa e o construtor comprou outra depois quem paga é o fabricante que ainda não percebo se foi tb o instalador ou se vendeu e foi instalado por um curioso que lhe lixou o equipamento.

Se tem fugas pode ser má instalação ou pressão a mais e ai faltaria um redutor de pressão que teria que ser pago.

Bem mas o sr. rjtcosta que fez neste forum apenas duas intervenções a falar mal de uma marca pode estar de férias...
    Note-se que ele não responde ás questões do forum e acusa o dono de uma empresa de não lhe atender o telefone...

Vamos esperar um pouco mais pois neste espaço de liberdade não se deve atirar só "postas de pescada" para o ar.

Neste espaço de entreajuda que quer ajuda tem no mínimo que colaborar, quem quer chater uma marca apenas porque lhe apetece, cuidado que o IP fica sempre registado e pode ser obrigado a provar o que disse.
  6.  # 147

o IP não quer dizer batatas.. posso estar a utilizar um "IP" da Rússia, ou da Austrália, ou da China, ou dos USA..
  7.  # 148

Colocado por: Jorge Santos - FaroBem se entra por aí.. ou seja pelos watts do recuperador já esta a começar mal, pois isso é tudo uma grande treta !

Os recuperadores não têm watts, mas sim capacidade de recuperação da lenha que for lá colocada. Depois têm mais ou menos espaço para a lenha e se couber mais pode levar mais lenha e aí será mais potente.
    Na verdade a treta dos watts vem nos catálogos, pois é a malta gosta assim !
    Se for mal instalado lá se vão os watts (da lenha e não do recuperador) Se for bem instalado até um bidão de óleo lhe aquece a casa, pode é durar pouco tempo. E aqui tem mais um dado novo ! a duração.

Ok, obrigado pela informação!! MAs de facto é tão óbvio esta dedução que não vale a pena estar nos catálogos:
    - põe mais lenha a arder => dá mais calor
    - menos lenha a arder => dá menos calor
    Isto claro, ainda depende do tipo de lenha e do espaço do recuperador...

Bem, isto para dizer o quê?
    Para dizer que naturalmente, um aparelho deve ter uma qualquer indicação para os clientes leigos na matéria sobre a sua capacidade de aquecer um determinado espaço!
    Daí a questão dos KW!! Ou seja, a energia que ele pode produzir, mediante alguns factores.

Mas o que retiro daqui é que acima de tudo a qualidade da instalação é que determina se iremos ter um espaço quente ou frio ;)

A conduta deve ser de dupla folha pois é que que agora é certificada, não estou a dizer que é melhor que a outra, mas a lei tem que ser cumprida.

Mas se vai colocar só 3 metros parece-me pouco

Não sabia dessa questão do tubo ser certificado, assim é bom.
    Os 3m são já a contar que entre parte do tubo para dentro da parede, ou seja, para a chaminé que foi feita aquando da construção da casa. Mas pode-se por mais um pouco, não sei, isto sou eu a atirar um valor para o ar, olhando para o que lá está..
    Ao que sei, é assim em todas as moradias, alguém coloca um tubo de cima a baixo?? Só em alguns casos especiais!
    Atenção que não digo que isso é mau, se calhar até é mesmo o mais correcto, mas se a chaminé em alvenaria funciona, não vejo razão para levar tubos de cima a baixo.

As pedras ? isso é o mais barato entre os 300 e 500 € ou até menos tem as pedras que quiser pois hoje isso já pouco se vende porque a moda é mais tudo simples.

300 € para o pladur ainda lhe sobram 1700 a 1900 para o recuperador e conduta de fumos se não lhe levarem mto caro da montagem até consegue colocar um bom recuperador.

Obrigado pela ajuda :)
  8.  # 149

Colocado por: treladocaoBem, isto para dizer o quê?
    Para dizer que naturalmente, um aparelho deve ter uma qualquer indicação para os clientes leigos na matéria sobre a sua capacidade de aquecer um determinado espaço!
    Daí a questão dos KW!! Ou seja, a energia que ele pode produzir, mediante alguns factores.

Se fossem honestos diriam Watts - Consumo de lenha p/ hora, só assim serviria de indicação.

Nota que os maiores recuperadores supostamente mais potentes mtas vezes nem se "vêm" os watts, Lembro de um em fundição da philippe com 22.000 watts que para aquecer levava 2 horas e 7 kilos de lenha por hora.

Mtos o compraram por ser potente depois bem se arrependiam.

Devia ser obrigatório indicar o consumo da lenha para obter aquele potencia.

É calor que alguns indicam o rendimento, mas aqui para nós que ninguém no ouve ... a maioria é tudo treta Watts, rendimento potencia quem certifica não sabe o que anda a fazer.

Depois cada um certifica à sua maneira, enfim !
  9.  # 150

Colocado por: treladocaoAo que sei, é assim em todas as moradias, alguém coloca um tubo de cima a baixo?? Só em alguns casos especiais!
    Atenção que não digo que isso é mau, se calhar até é mesmo o mais correcto, mas se a chaminé em alvenaria funciona, não vejo razão para levar tubos de cima a baixo.

Bem, não é assim em todas mas na verdade em muitas leva o tubo só até onde se vê....

Agora imagina que tem uma corete em alvenaria quadrada com 40x40 e o tubo inicial é redondo com 20 cm, como vai conseguir limpar a chaminé ?

Essa é uma das boas razões para a conduta possuir toda a mesma dimensão e deve ser em inox certificado.

Outra razão que é obvia.... só em alvenaria racha por todo o lado pois a alvenaria não aguente bem o calor.

Só se fosse feita em tijolo refractário mas mesmo assim quem garante a estanquidade das juntas ?

E se abre uma fresta num quarto de uma criança enquanto ela dorme e os pais se divertem à lareira ?

Já morreram varias...

O tubo alem de continuar até ao fim da conduta de fumos, deve tb sobressair um pouco par evitar que a agua se infiltre por ai abaixo.

Agora uma coisa é certa, sai mais caro aos construtor fazem bem feito, mas pode sair muito caro ao responsável por uma obra se se provar que não cumpriu a lei suprimindo a conduta de fumos certificada.

Se a conduta for exterior já não há o risco de matar alguem, mas deve ficar lindo uma conduta toda fissurada de alto abaixo.
  10.  # 151

Boa noite,

será que alguém me pode ajudar nesta questão dos recuperadores de calor??
    é assim, na minha moradia que está em contrução vou colocar um recuperador com ventilação forçada mas gostava de meter saida de calor nos quartos. O problema é que meu empreiteiro diz que não vale a pena fazer esta instalação pois não irá resultar e que o calor não vai lá chegar.
    Será mesmo assim??
    A casa em questão tem 250 m2 http://img118.imageshack.us/img118/2205/v5filipe2dlayout1.jpg

Cump.
  11.  # 152

Se já está no 2º inverno e ainda está satisfeita deve ser um bom recuperador sem duvida e deve estar bem instalado... :-)

E a lã de rocha está bem aplicada ? ou anda aí pelo ar a meter-se nos seus pulmões ?

Retire aí a grelha de despressurização e tire uma fotos para cima e para baixo, eu mesmo sem ver digo-lhe já que deve esta mal.... Estou a brincar mas como 99 % das vezes está mal colocada ate é fácil acertar.

Seja como for o que tem piada é aparecer aqui uma pessoa e dizer isto: Eu tenho o meu recuperador à 15 ou 20 anos e estou contente isso sim!

Pois 2 anos, isso até o bidão que o meu avô tinha e cada durava e olha que tinha montes e montes de watts pois levava mta lenha

Estas pessoas agradeceram este comentário:treladocao

Eu falo da minha experiência e tento ajudar quando posso. Se aparece alguém a perguntar pela marca Chami, como tenho um desta marca, respondo. Se o comentário é irrelevante porque 2 anos é muito pouco, paciência o comentário também não era dirigido a si.
    Por acaso tive um outro recuperador 12 anos no apartamento que aquecia muitíssimo bem, sem ventilador nem nada, mas a sala tinha uns 25m2 quase só paredes interiores e eu agora tenho de aquecer 70m2, não será muito comparável...e nem sei a marca desse recuperador (um nome qq francês) nem faço ideia como estava instalado...
    Já que se preocupa com a minha saúde (obrigado), neste recuperador sei como a lã de rocha está aplicada. Está apenas em volta da "caixa" do recuperador (não sei o nome técnico). No tubo não há lã de rocha nenhuma.
  12.  # 153

novamente sobre a chamine...
    qual é a vossa opiniao acerca das chamines que fazem a forma de um H no topo?
    abraço
  13.  # 154

Colocado por: becasEu falo da minha experiência e tento ajudar quando posso. Se aparece alguém a perguntar pela marca Chami, como tenho um desta marca, respondo. Se o comentário é irrelevante porque 2 anos é muito pouco,

Experiência de um ano ou dois como deve perceber é mto pouco, por outro lado... Marca Chami ! que marca é essa ? Sabe ? e onde é fabricado ?

Chamí é uma remarcação. Mas digo-lhe já que aquecem bem.

Agora devemos ver bem as espessuras da Chapas a assitençia na sua zona etc.

Devemos ter atenção a esses pormenores em qualquer marca.

Colocado por: becasJá que se preocupa com a minha saúde (obrigado), neste recuperador sei como a lã de rocha está aplicada. Está apenas em volta da "caixa" do recuperador (não sei o nome técnico). No tubo não há lã de rocha nenhuma.

Bem então se está assim forrado deve estar lindo, para que o forraram ? não era suposto o recuperador dar o máximo de rendimento ? Está contente com tão pouco ? Tire fora essa lã de rocha que lhe deve estar a encher a casa com pó, coloque umas boas grelhas para arejamento da hotte e vai ver que o seu chami vai aqueçer muito mais.

Entretanto pode tirar uma foto se tiver alguma grelha com acesso ao interior da hotte e veja se a sua lã de rocha está bem aplicada. Note que o alumínio tem que cobrir toda a lã de modo a não libertar o pó.

Sim, eu preocupo-me com a sua saúde e de todos nós tem a ver com o meu altruísmo nada mais .
  14.  # 155

Bem, não é assim em todas mas na verdade em muitas leva o tubo só até onde se vê....
    (...)
    Agora imagina que tem uma corete em alvenaria quadrada com 40x40 e o tubo inicial é redondo com 20 cm, como vai conseguir limpar a chaminé ?
    (...)
    E se abre uma fresta num quarto de uma criança enquanto ela dorme e os pais se divertem à lareira ?
    (...)

Sr. Jorge, agradeço os seus comentários e devido ao que citei em cima, já vou repensar a minha opção...
    Isto porque o electricista ao abrir um rasgo para colocar uma tomada, abriu na pasagem da chaminé, pelo que poderá sair dali algum fumo para um quarto, justamente...

Obrigado.
  15.  # 156

Colocado por: treladocaoIsto porque o electricista ao abrir um rasgo para colocar uma tomada, abriu na pasagem da chaminé, pelo que poderá sair dali algum fumo para um quarto, justamente...

E possivelmente essa tomada irá derreter com o calor.

Tenho visto também entrar fumos pelos tubos de electricidade e sair pelos candeeiros, interruptores etc.

Mas o mais normal é entrar o fumo pelas caixas de ar e sair pelas caixas do estores etc...

Enfim, o melhor mesmo é não correr riscos.
  16.  # 157

E possivelmente essa tomada irá derreter com o calor.
    ...

O electricista não é assim tão mau... ;)

Ele avisou-me disto e pediu autorizaçao para a deslocar cerca de 50cm mais para o lado ;)

Assim foi feito, e o buraco "vedado" e tapado com cimento do reboco.
  17.  # 158

Olá, comprei um Chami 98 e gostaria de saber a vossa opiniao em relaçao ao isolamento. ja cheguei á conclusao que la de rocha nao quero e tou a pensar por vermiculite.nao estou a perceber é onde é que se deve por as placas ja que o recuperador vai ficar com o tubo á mostra.

vou por umas imagens para perceberem melhor o que eu quero dizer.
    Nao desenhei o pladur por cima e do lado esquerdo para se ver o interior.

digam a vossa opiniao :)
      Modelo 1.png
  18.  # 159

ou assim?
      Modelo 2.png
  19.  # 160

Como tens na foto B, assim o recuperador pode respirar não danificando a maquima pelo excesso de temperatura. Acho que devias colocar mais uma entrada de ar fresco do ld direito do recuperador de calor.

0.0437 seg. NEW