Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tal como o titulo indica, estou a considerar a hipotese de utilizar em vez de um recuperador comum, um recuperador com ventilador e carter.
    Alguem tem?
    Já instalou?
    Opiniões?
    Vale a pena?
  2.  # 2

    O aparelho que entretanto consultei foi o Hergon H03 80!

    Alguem tem informações??
  3.  # 3

    Instalei da M-design o luna gold 115 H com ventilador , entrada de ar do exterior , saida forçada(ventilada) de ar na sala onde está instalado e na sala do piso superior

    impecável e lindo ...

    3850 € tudo instalado e já com IVA.

    e transmito ... vale a pena ( se a alma não for pequena)...
    Concordam com este comentário: kika 3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjcpaulo
  4.  # 4

    É realmente muito bonito!
    Mas já é um bocado fora dos valores previstos....

    Qual a quantidade de ar que aquece m3??
  5.  # 5

    Bom dia.

    Também pode considerar os Rüegg. Marca de confiança e com bons aparelhos.
  6.  # 6

    e Spartherm
  7.  # 7

    Vou dar uma olhadela nesses!

    E valores?
    Algumas caracteristicas?
    Satisfação?
    ...
  8.  # 8

    Optei por editar o tópico de modo a torna-lo mais abrangente!

    A ideia é que indiquem:
    - qual o vosso recuperador de calor?
    - caracteristicas?
    - grau de satisfação?
    - porque escolheram esse modelo?
    - se fosse "hoje" por que modelo optariam?

    Opiniões!? Quantas mais melhor....
  9.  # 9

    Olá!

    Um recuperador mais simples, muito provavelmente um Fogo Montanha de tamanho médio, talvez o modelo E800F com 10 KW.

    Mas acho que hoje optaria por um Bodart&Gonay Design 800 Green. Cumpre as normas que vão sair em 2012 pela UE e daqui por uns anos não sei se vai ser necessário algum certificado destas baixas emissões de CO2 para vender a casa ou algo do género.
    Tem entrada de ar exterior para combustão e tem uma potência entre 13 a 15 Kw.

    http://www.b-g.be/start.php?lang=pt&rub=2&id=132



    Se fosse porta de subir, talvez fosse para um Rüegg Jade Front
    Tem 11kw e a porta de subir permite a utilização com porta aberta e ter o prazer de desfrutar do fogo aberto. Na estetica somente se vê o vidro, o que é um ponto positivo.

    http://www.ruegg-cheminee.com/ww/en/pub/products/fireplaces/jade.htm


    Mas resumindo, acho que ficaria pelo Bodart&Gonay. Boa marca, com 6 anos de garantia e excelente produtos. Boa estética.

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjcpaulo
  10.  # 10

    e valores? andam pelos mesmos?
  11.  # 11

    e valores? andam pelos mesmos?


    Em termos de valores, o Fogo Montanha andará pelos 1400/1500€. O Bodart&Gonay, pelos 2800/2900€, o Rüegg pelos 3500/3600€.
    Tudo valores com IVA incluído.

    A questão é que nenhum dos três é comparável, são todos diferentes. Como disse anteriormente, pela inovação, tecnologia e potência calorífica, iria para o Bodart&Gonay.

    Cumprimentos.
  12.  # 12

    Boas
    No meu caso adquiri o Solzaima, modelo Orion. As características podem ser vistas aqui
    Custou-me 1260 € com IVA e colocação.
    Cumprimentos
    Carlos
    http://picasaweb.google.pt/engcarl/ANossaConstrucao#
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjcpaulo, JCardoso
      Solzaima-Orion.JPG
  13.  # 13

    Estive a comparar diversos modelos de recuperadores e marcas e houve uma que me chamou atenção pelo design - Rocal. Há 2 ou 3 modelos que me agradam mas vou esperar pela semana que vem porque a empresa que os comercializa - Larinox - Aveiro, vai fazer um outlet. Pode ser que consiga o que quero a preços mais convidativos! Pra semana informo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjcpaulo
  14.  # 14

    Uma das caracteristicas que mais me agrada no Hergon é a capacidade de volume de ar aquecido, qualquer coisa como 410m3!
    O preço também me parece mais interessante do que alguns dos que já vimos aqui, PVP 1838€!
    Por outro lado o "look" é um bocado antiquado!

    Sintetizando, na minha opinião

    Hergon H03 80 TC
    Vantagens:
    Capacidade do volume de ar aquecido 410m3
    Relação Preço/Volume de ar quente/Qualidade
    Desvantagens:
    Design

    Digam da vossa justiça....
    Opinem...
  15.  # 15

    Eu no meu apartamento tinha um Fogo Montanha de 600 julgo eu.

    Tinha ventilação e tinha duas sáidas para duas divisões + a sala.

    Produto com preço interessante (1000 e pouco) e que nunca me deu problemas.

    Provavelmente irei colocar outro Fogo Montanha na minha futura casa
    • pat3
    • 31 julho 2010

     # 16

    alguem tem alguma experiencia/opniao sobre recuperadores/lareiras suspensas?
      25.jpg
  16.  # 17

    Boas,

    Alguém me pode explicar o que querem dizer com "tem uma potência entre 13 a 15 Kw"

    Obrigado
  17.  # 18

    Não percebo nada disto,mas as lareiras que oiço falar mais sonantes em qualidade são as Supra.
  18.  # 19

    pat3
    alguem tem alguma experiencia/opniao sobre recuperadores/lareiras suspensas?


    Não tenho qualquer experiência.

    Valter Ferreira
    Alguém me pode explicar o que querem dizer com "tem uma potência entre 13 a 15 Kw"


    A potência calorífica ou térmica, em termos simples é a quantidade de calor que poderemos obter por determinado período de tempo. O recuperador, e sua potência, deverá ser escolhido de acordo com o espaço que queremos aquecer.
    Para um espaço de 150m3 (LxCxA) numa casa com isolamento médio estamos a falar à volta de 9 KW.

    Os recuperadores de calor vêm com informação da potência mínima, nominal e máxima que têm. Sendo que depois conforme o tipo de lenha, qualidade da instalação, regulação de ar, ..., a potência obtida do aparelho pode variar entre os valores mínimos e máximos.

    Jorge Rocha
    Não percebo nada disto,mas as lareiras que oiço falar mais sonantes em qualidade são as Supra.


    Permita-me que discorde. Opiniões há para todos os gostos e feitios.
    Não tenho a Supra como sendo uma marca de referência, nem como sequer uma das melhores.
    Existem marcas com muito mais investigação e desenvolvimento tecnológico nos seus produtos, que
    transformam os recuperadores em aparelhos de qualidade.
    Basta pensar que em aparelhos com idêntica potência calorífica se poderá poupar 2 ou 3 madeiros por dia, para que no final do Inverno isso faça uma diferença enorme na quantidade de lenha gasta (e dinheiro no bolso).


    Cumprimentos.
  19.  # 20

    O meu é um Albicalor, modelo Alfa Convergio.

    Segundo o catálogo, 14 Kw de potência e 71% de rendimento. Até ver, trabalha bem. Vamos ver no inverno...

    Coisas da Casa
      IMG_3843.JPG
 
0.0310 seg. NEW