Iniciar sessão ou registar-se
    • eryz
    • 23 julho 2010

     # 1

    Bom dia,

    Gostaria de ouvir uma opinião de alguém mais experiente na matéria sobre o assunto que vou referir...

    ... comprei um apartamento usado (deveria ter ido para moradia... mas agora já está) no qual, quando o fui ver (e foram umas 4 ou 5 vezes), não ouvi um barulho dentro do apartamento, vindo dos vizinhos... porém, depois de ter feito a escritura (até parece de propósito), vim ao apartamento observá-lo e estudar as obras que teria de fazer... e logo que pus lá os pés... pimba... vai de pancadas nao sei vindas de onde - andei a averiguar - e as mesmas são provenientes dos roupeiros dos quartos dos vizinhos ( quer de baixo, quer dos lados). Estes sons entranham-se nas paredes das diferentes divisorias da casa, com maior volume na zona dos quartos ( se me chgar perto da parede ouço a tv... pessoas a falar... e outras coisas mais... intimas...

    Fiquei bastante chateado... pois a zona é bastante calma... agora tenho que me aguentar e remediar isso.

    neste momento estou a pensar isolar os quartos acusticamente. (sei que se fosse um piso inferior... nao valia a pena fazer isto pois iria ouvir as percurssoes do piso de cima... mas este é o ultimo piso (menos mau))

    Depois de pesquisar algumas coisas e ver alguns comentarios aqui feitos... queria uma opiniao sobre o que pretendo fazer.

    Então é assim, estou a pensar colocar na parede de contacto com o vizinho, uma camada de copopren acoustic 150-2cm + perfis c/ lã mineral 5cm-40kg + pladur + M.A.D. 4 (membrana acustica danosa) + pladur.

    no chão estava a pensar colocar copopren com 2cm + mdf + flutuante, ou perfis anti-vibraticos com lã mineral + mdf + flutuante.

    Digam me coisas...

    Obrigado.
  1.  # 2

    Aquilo que estará a fazer é ajudar os seus vizinhos a não ouvirem o seu ruído, mas duvido que deixe de ouvir o ruído deles - vai melhorar obviamente.

    Nenhuma solução é boa para essa situação, excepto se todos os emissores e receptores estiverem devidamente isolados.

    O apartamento é novo? Teve ensaio de conformidade acústica?

    PS: estar no último piso não evita os ruídos de percussão, até porque muito do ruído em edifícios é por vibração dos elementos rígidos (paredes, estrutura, etc.)

    Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eryz
    • eryz
    • 23 julho 2010

     # 3

    Eles não se importam com o ruido que eu faço... pois eu tenho cuidado. Sou eu que tem problema com os ruidos deles... não são coisas fora do normal, nem festas nem nada disso... é mais a questao de volta e meia vai de pancada de roupeiro, entre outras (por vezes já um bocado acima do horario permitido por lei) e é isso que enerva... pois nada se pode fazer (falar ainda é pior... o melhor mesmo é ignorar e experimentar a solução que apresentei).

    O apartamento é usado (mas estava em bom estado e muito bem localizado)

    ruidos de percurssao... estes estao sempre presentes... mas de os materiais ficarem "desligados" uns dos outros a vibração transmitida é reduzida e por conseguinte o ruido é menor (acho que nao estou a cometer nenhum erro)

    Tenho a certeza que a certificação acustica obrigatoria era bem mais proveitosa que a energetica. pois os problemas dos apartamentos prendem-se em maior numero comos ruidos de vizinhança. Bastava haver vistorias por fases de construção... mas enfim
    • eryz
    • 27 julho 2010

     # 4

    Agradecia que alguem mais experiente no assunto comentasse, o que descrevi no primeiro post.

    Obrigado
  2.  # 5

    Boas

    O seu apartamento é no último andar. Não ouve o barulho do elevador?
  3.  # 6

    colubra já lhe respondeu da forma mais adequada. É sempre um "risco" isolamento pelo interior.

    Mas se quer saber se a solução que adoptou é boa, sim, eu até me parece uma aposta segura / bastante boa.
    Para o chão, só o M.A.D. 4 + perfis lã mineral 5cm certeza que cumprem os 50db exigível por lei entre habitações (danofon que são 4mm de MAD4 + 14mm de lã apresentam 48db), logo essa solução deve aprovar.
    • eryz
    • 18 setembro 2010

     # 7

    Se ouço o elevador, mesmo estando no ultimo andar? Sim ouço, mas este até é um mal menor...

    Quanto á solucao que apresentei... ainda nao a executei, pois neste momento estou a pensar em aguentar-me algum tempo e assim que encontrar uma boa oportunidade, vou para uma moradia (cujo preço seja acessivel)... apartamentos, não vou mais, enquanto nou houver uma certificação acustica obrigatoria, cada um constroi á sua maneira, poupa-se nos isolamentos, e decora-se muito bem o espaço, porque assim dá lucro.... é uma vergonha, mas em portugal é mesmo assim.

    Posso vir a mudar de ideias e aplicar a solucao que referi, mas quando se começamos aperceber que tipo de vizinhos se tem, não isolamento que resulte... a lei do ruido em porugal deveria ser mas rigorosa e penosa para quem nao cumprisse...

    obrigado pelos comentarios.
  4.  # 8

    Boa noite, tenho um problema semelhante e estou a pensar numa solução identica à sua (isolar a parede comum com materiais insonorizantes + pladur). Já a experimentou? Deu resultado?
    Alguém me consegue dar uma previsão de custos para uma parede com cerca de 12m2?
    Obrigado
  5.  # 9

    gostaria de saber se chegaram a isolar o chao?
    eu tenho o mesmo problema oiço os paços da vizinha de cima e dos de baixo nem falo...
    oiço de tudo gemidos, conversas, o acender/desligar das luzes. Já falei bastantes vezes com os vizinhos de baixo, mas pensam que eu é que exagero... já os mandei calar às 23h da noite e a resposta era que eu é que era picuinhas...ao contrário das outras pessoas, o meu apartamento tem menos de 1 ano... má construção... resultado de quem compra a 1º casa e não imagina o que virá.... caso tenham obtido resulatdos, compartilhem!!! o desespero é grande!!!
 
0.0140 seg. NEW