Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

ola a todos!
    estou ainda na fase inicial do processo de construção de casa. Neste momento creio já ter encontrado o terreno mas tenho algumas duvidas se o terreno permitirá o género de construção que tinha idealizado. Tenho noção que preciso de ajuda profissional, mas por outro lado também não queria avançar já com um projecto sem ter a certeza se vai ser realmente aquele terreno. A minha duvida prende-se com o facto do terreno ter uma área grande, são 1200 metros quadrados, mas é bastante estreito, tem 20 metros por 60. A única entrada tem de ser feita pela frente dos 20 metros, tenho medo que este facto reduza muito os espaços de lazer exteriores que na ideia inicial era das coisas mais importantes! Será que me conseguem ajudar para ter noção das dimensões "normais" das divisões e do espaço que sobraria cá fora? Muito obrigada.
  2.  # 2

mas é bastante estreito, tem 20 metros por 60

Bastante estreito?!?! A não ser que queira uma casa somente térrea e com 4/5 quartos é que poderá alegar isso.

Neste momento creio já ter encontrado o terreno mas tenho algumas duvidas se o terreno permitirá o género de construção que tinha idealizado.

E qual é o tipo de casa que pretende?

tenho medo que este facto reduza muito os espaços de lazer exteriores que na ideia inicial era das coisas mais importantes!

A não ser que queira uma casa como a de Souto Moura http://www.quartosala.com/imagens/Souto%20Moura.jpg, esse espaço dá e sobra-lhe espaço para quase tudo. Verifique só a orientação solar....

Saudações.
    • strobs
    • 24 julho 2010 editado

# 3

A área do meu terreno são de 1270 m2, 20m largura, a casa tem 11m da largura, e 20m de comprimento, esta encontra-se na fase final da construção, acredite que tem espaço de sobra para construir, eu optei por uma construção de linhas direitas. Após a implatação da casa vai ver que ainda lhe sobra muito terreno.

Cumprimentos
  3.  # 4

bom dia, muito obrigada pelos vossos comentários.
    o terreno não tem nenhuma condicionante especifica na câmara a nível de construção, mas existe um factor que me preocupa, depois deste lote que vos falo existe um outro mais pequeno e colado a esse tem uma moradia com três andares que devido à altura da construção, mais a inclinação do terreno tem uma vista privilegiada sobre o que vira a ser o meu espaço. Por isso é que falava em espaço reduzido, pois não é possível fazer uma piscina ou um terraço, pátio de forma a ficar resguardado da vista desta casa, ou será que é?
    Aquilo que eu tinha idealizado seria algo do género da casa do sr arq Adalberto Dias no oporto private residences, ou as casas do farol em carreço, Viana do castelo, dentro deste género.
    Vou tentar descarregar para aqui a planta do terreno a fim de me fazer entender melhor, visto que sou leiga por palavras nem sempre é fácil.
    Muito obrigada e desejos de um bom dia, hoje o calor vai apertar!
  4.  # 5

desculpem a falta de qualidade, foi tirada com o telemóvel, o artigo é o 1226.
    eu tinha todo o interesse que a moradia ficasse virada para esse riacho que passa no outro terreno. É para onde tem a vista mais bonita.
    Obrigada.
      fotografia.jpg
  5.  # 6

Contrate um arquitecto ou nesta fase, se quer apenas ver a viabilidade, compre revistas ou livros de arquitectura...
    Eu não sou arquitecto mas não é dificil perceber que o seu terreno dá para constuir uma excelente moradia!

É onde o terreno?
  6.  # 7

magnolia eu também não tenho duvidas que de para construir uma moradia. Provavelmente não leu os tópicos acima, ou se leu e não pode ajudar não vale a pena vir aqui dizer para ver revistas.
  7.  # 8

rafaxica, desculpe se me fiz entender mal. Não digo mais nada... é que comigo ajudou a ter algumas ideias o facto de ler e ver arquitectura. Sorry!... ;(
  8.  # 9

magnólia eu é que peço desculpa, interpretei mal o seu comentário, desculpe e obrigada pela sua ajuda!
  9.  # 10

Só não percebi ainda bem a dúvida meus senhores:

1 - não sabe se quer ali uma casa?
    ou
    2 - não sabe quanto pode custar ali uma casa tendo em conta que será necessária uma solução menos tradicional em termos de estrutura e tendo em conta que pode haver muita movimentação e contenção de terras?
    ou
    3 - ou não sabe que tipo de casa pode caber em 20 m de frente de lote?

Se as dúvidas são estas eu só tenho uma pergunta: gosta daquele terreno para fazer ali uma casa onde queira viver? vê potencial no terreno?

Então se a resposta for sim, veja os planos municipais que abrangem aquele terreno e veja se é viável e imagine ali uma casa. Moderna ou tradicional isso você é que decide. veja mas lembre-se que as coisas custam dinheiro, não se alongue em sonhos. Se não tem tempo ou paciência para andar à procura de revistas nem comprar livros dessa área, fale com um arquitecto que veja o terreno e lhe mostre casas que se possam "encaixar" no que pretende.

o importante é que antes de começar a pedir orçamentos a arquitectos, veja bem o que pode ali construir e com base nisso veja o que contemplam os orçamentos.

Veja se é só projecto de arquitectura, se é especialidades também, veja prazos, veja obras desses projectistas... enfim

Se estiver interessada em contactar-me o meu email é [email protected] (sou arquitecto em Lisboa)

Independentemente disso, pela sua descrição eu teria já aqui uma ideia em cima daquela planta para uma grande casa... lol mas isso sou eu que gosto muito da minha profissão:)

Cumps

Gonçalo Torres
  10.  # 11

Mas o terreno é onde?
  11.  # 12

magnólia boa tarde.
    o terreno fica em Valongo, vamos tratar já hoje de fechar negocio porque realmente é um bom preço. Pelo que nos foram dizendo também não faz sentido estarmos com medo porque o terreno permite uma casa como pretendíamos.
    Apenas me preocupa agora o pormenor da privacidade por causa da tal casa no terreno mais em cima, mas pelo que me disseram é provável que se consiga solucionar.
    • xes
    • 27 julho 2010

# 13

boas,

Também tenho um terreno parecido com o seu, 20 metros de frente 50 de comprido, 1040m2 e já vamos fazer uma casinha jeitosa, e com espaço para jardim.
    Caso depois avance com o projecto, podíamos partilhar umas ideias.

Cumprimentos

Luís Lourenço
  12.  # 14

Luís boa tarde, isso seria óptimo. Vamos fazer isso com certeza.
    Não me faltam ideias, agora é esperar para arranjar alguém que me ajude a perceber se são viáveis e as colocar no papel. Já tem projecto?
    • xes
    • 27 julho 2010

# 15

Já falei com um arquitecto, ele agora foi de ferias, mas la para o mês que vem, já devo ter o primeiro esboço feito.

A minha ideia é ser moradia térrea com cave, visto não ter lógica construir 1 andar tendo em conta o espaço do terreno.

Cumprimentos
  13.  # 16

Nos para já tínhamos pensado em não fazer cave visto encarecer bastante a obra, e como temos o tal problema da casa vizinha se optarmos por subir a nossa em altura já ganhamos em privacidade. Nos pensamos assim, mas sem duvida que uma casa térrea fica girissima, mas creio que para nos não será a melhor opção.
    Cumprimentos.
    • xes
    • 27 julho 2010

# 17

Eu tinha em ideia, e segundo me informou o arquitecto, que a cave não ficava assim tão cara quanto isso, porque dependia do desnível do terreno, porque os alicerces da casa tinham de ser feitos, e era só tirar a terra, porque a nível de cave não é preciso grande coisa a nível de acabamentos, logo ficaria mais barato, mas posso estar enganado.

Quanto a vizinhos não devo ter problemas, de um lado tem uma casa que é habitada 1 mês por ano (os donos estão na suíça) e do outro lado tem um terreno vazio, e atrás é supostamente uma quinta de casamentos.

Cumprimentos
  14.  # 18

ola a todos, infelizmente houve uma grande mudança de planos.
    o proprietario do terreno foi completamente desonesto connosco, nós também tivemos a nossa dose de culpa por sermos tão ingénuos, o terreno é uma reserva agrícola nacional e ele mentiu sempre sobre esse facto.
    enfim!
    é assim que se aprende, portanto agora estamos mais despertos para uma serie de situações.
    uma coisa vos digo, este processo todo não é nada fácil, mesmo nada fácil.
    Estamos outra vez à procura de terreno, espero que desta vez tenhamos mais sorte!
    cump
    • P+V
    • 2 agosto 2010

# 19

Surreal.... Mas vocês não conhecem o ditado: "não há almoços grátis"?

0.0242 seg. NEW