Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia meus amigos,

Pedi um orçamento para a Direcção Técnivca da obra e execução do Plano de Saúde e segurança e foram-me apresentados os valores abaoxi descritos. Solicito que me digam se são justos estes valores.

- Direcção Técnica da obra de construção de moradia unifamiliar de r/chão e andar e muros
    de vedação e divisórios. Com base na calendarização da construção pelo prazo de 18 meses, os honorários para a
    Direcção Técnica da obra importam no valor de € 1440,00 (mil quatrocentos e quarenta
    euros) + IVA à taxa em vigor.
    OBS.:
    1. Os honorários incluem pelo menos uma visita mensal à obra, o preenchimento do Livro de
    Obra e o respectivo Termo de Responsabilidade final para efeitos de pedido de Licença de
    Utilização.
    2. Os pagamentos serão mensais, de acordo com o andamento da obra.

- Elaboração do Plano de Segurança e Saúde para a obra de construção de moradia
    unifamiliar de r/chão e andar e muros de vedação e divisórios, Os honorários para a Elaboração do Plano de Segurança e Saúde para a obra importam
    no valor de € 150,00 (cento e cinquenta euros) + IVA à taxa em vigor.

Obrigado!
  2.  # 2

Acho o PSS muito baratinho... normalmente andam pelos 350 ou mais...! Do que tenho visto e que na altura pedi!
  3.  # 3

Obrigado Magnólia. De facto não tenho noção dos valores que se praticam. Mas se é barato, parece-me bem  E quando à Direcção técnica da Obra?! Alguém pode acrescentar algo?!
  4.  # 4

Não pedi na minha pois conheço bem o arq e o empreiteiro... porem penso que é muito importante.
    Nos preços que se falam, já ouvi por aqui até mais de 3000mil euros.

Tenha apenas atenção que as actas de reunião deverão estar muito bem feitas, mesmo com registos fotográficos. Penso que deveriam incluir isto na sua...
  5.  # 5

1440 / 18 meses = 80€ cada visita.
    Se esta visita for acompanhada de um relatório escrito e fotográfico.
    Se esta visita não for uma vista de médico
    Se esta visita ...
    Não é um mau preço
    Já o facto de a direcção técnica ser apenas 1 vez por mês é mau.
    È mesmo muito mau

PSS 150€
    A menos que seja o 1º que o técnico vá fazer. Tá caro
    E explico pk. Qualquer técnico que já tenha feito pelo menos 1 PSS já tem o modelo base que no caso de uma moradia não difere muito de umas para as outros basta acrescentar o retirar meia dúzia de trabalhos.
    Em resumo o que dá mais trabalho é fazer a planta do estaleiro e preencher a Comunicação prévia.

Uma pergunta?
    A sua câmara não lhe exigiu um fiscal?
    Quem vai assumir a coordenação de segurança em obra?
  6.  # 6

Boas,

Obrigado pelos comentários!

Quanto a um fiscal para coordenação de segurança em obra, penso que não é exigido pela Câmara. Mas junto envio um documento com todos os requisitos para a entrega da comunicação prévia. Quanto ao PSS, deve ser mesmo a primeira vez que vai fazer. O meu projecto foi feito por um arquitecto brasileiro com muitos anos de experiência mas que não tem equivalência académica em Portugal. É ele que na prática vai assumir a Direcção técnica da Obra e acompanha-la diariamente com projecto de pormenor. Esta figura do Director Técnico de obra, vai servir apenas para preencher o livro de obra e assinar o termo final. É por esta razão que estou a achar um pouco caro este orçamento.
  7.  # 7

Termo de responsabilidade assinado pelo director de fiscalização de obra ………………………………………………...

Caro Serrano
    Como eu desconfiava a Exma câmara (aqui do lado) vai-lhe pedir aquando da emissão da licença o termo do Director da fiscalização.
    Se o seu arquitecto vai fazer o acompanhamento diário da obra mesmo não tendo habilitação em Portugal para isso substitua a Direcção técnica pela fiscalização.
    A direcção técnica deverá ser assumida pelo técnico do empreiteiro.
    Quanto ao coordenador de segurança é uma exigência da ACT e não da câmara.
    Para ficar mais elucidado sobre esta matéria leia o tópico que pus aqui já algum tempo
    https://forumdacasa.com/discussion/2054/porque-e-que-tenho-que-ter-um-plano-de-seguranca-e-saude/#Item_53
  8.  # 8

Já agora.
    Se o seu arquitecto não pode subscrever projectos em portugal quem subcreveu o seu?
    Quem vai subcrever o PSS e assumir a Direcção técnica da obra?
  9.  # 9

Toda a parte técnica do projecto foi feita num gabinete de engenharia Civil que “assina” todo o projecto. Ou seja, o projecto foi desenhado pelo arquitecto e depois, tudo o resto, cálculos etc. foi feito por um Engenheiro. Pelo que entendi, devo deixar a direcção técnica da obra a cargo do empreiteiro e preocupar-me com a coordenação de segurança. Contudo, atendendo que se trata de uma enorme responsabilidade pergunto, quem é que normalmente assume essa responsabilidade? Onde poso encontrar esse técnico’? Quanto me pode custar? Isto de construir uma casa, está a ficar caro! Quanto ao Responsável técnico e PSS preferia que fosse também escolhido por mim, visto que o meu irmão construiu com o responsável técnico do empreiteiro, a coisa não correu bem, e ficou sem livro de obra, e ainda anda às voltas com isso!
  10.  # 10

vamos separar esclareçer as coisas.
    Existe Director técnico que deverá ser o técnico responsavel pelo alvará do empreiteiro a quem cabe a direcção efecticva da obra.
    Existe o Director de fiscalização que é da responsabilidade do Dono da obra e que deverá fazer uma fiscalização periodica da obra.
    Existe o Coordenador de segurança em obra que é da responsabilidade do Dono de obra e que não pode ter qualquer tipo de ligação profissional com o empreieteiro
    Existe o Livro de obra que deverá estás sempre na obra.
    No final este livre deverá ser subcrito ou pelo DT ou pelo Dfiscalização.
    Quanto á coordenação de segurança (eu não disse isto) pode ser feita por qualquer pessoa que se ache habilitada e disponivel para assumir essas responsabilidades.
    Quem faz? Eu por exemplo :))))
  11.  # 11

Bolas! Isto já me parecem responsáveis a mais  . Vamos lá ver . O que a Câmara exige a este respeito é o seguinte:
    0 Termos de responsabilidade subscritos pelos autores dos projectos e coordenador do projecto quanto ao cumprimento das disposições legais e regulamentares aplicáveis (acompanhados de fotocópia dos B.I.)
    (Suponho que isto se refira e seja da responsabilidade de quem assina o projecto)
    0 Declaração de Associação Pública de natureza profissional com indicação da validade da inscrição (Ordem dos Arquitectos, Engenheiros ou ANET e Associação de Agentes Técnicos de Arquitectura e Engenharia)
    (Suponho que isto se refira e seja da responsabilidade de quem assina o projecto)

0 Termo de responsabilidade assinado pelo director de fiscalização de obra
    (Penso que isto é o que o Zé da Silva se propõe fazer???)
    0 Declaração de titularidade de alvará emitido pelo Instituto da Construção e do Imobiliário (InCI, I. P.), com habilitações adequadas à natureza e valor da obra, ou título de registo emitido por aquela entidade, com subcategorias adequadas aos trabalhos a executar, a verificar através da consulta do portal do InCI, I. P, pela entidade licenciadora, no prazo previsto para a rejeição da comunicação prévia
    (isto é da responsabilidade do empreiteiro)
    0 Livro de obra, com menção do termo de abertura
    0 Plano de segurança e saúde
    (Pode ser feito também pelo Director de fiscalização???)

Existe o Director de fiscalização e Coordenador de segurança não são a mesma entidade? As exigências da câmara só falam em director de fiscalização de obra. Não falam em Coordenador de segurança. Quem assume a direcção e fiscalização de obra?
    Não sei se é Arquitecto ou Engenheiro, mas se pode fazer a Direcção da Fiscalização de Obra, e execução do PSS, pergunto qual o valor aproximado para um projecto de uma moradia unifamiliar geminada r/c e 1.º Andar com aproximadamente uma área de 200 m2.
  12.  # 12

Serrano
    Hoje são necessários mais técnicos e mais termos de responsabilidade que pessoal para construir a obra.
    A Câmara apenas exige o Director técnico e o Director de fiscalização. Estes por norma não podem ser a mesma pessoa a menos que a câmara de ovar tenha outro entendimento da lei.
    O Coordenador de segurança em obra é uma exigência da ACT.
    Os preços como deve imaginar variam de harmonia com o serviço que pretende.
    Se o seu arquitecto é quem vai fazer o acompanhemnto da obra e você tem plena confiança nele creio que O fiscal de obra é apenas uma figura para assinar o livro de obra. ( eu não disse isto )
  13.  # 13

ze, não vejo nada na lei que diga que o mesmo indivíduo não possa ser autor e coordenador do projecto, DFO, DTO, CSO e RLVMO (responsável por levar as mines para a obra)
  14.  # 14

AugustHill
    O DL 273/2003 diz que o Coordenador de segurança não pode fazer parte da entidade executante. Como o DT normamlmente é do empreiteiro...
    Os Srs da ACT tb costumam implicar mesmo quando o DT não é do empreieteiro, pois eticamente temos que concordar que são cargos mais ou menos imcompativeis.
    Quanto ao DT não poder assumir a fiscalização não tenho a certeza se está nas novas leis mas sei que tem sido o entendimento da maiorias das câmaras e tem lógica pois se assim não fosse para que raio eram precisos 2 técnicos se 1 podesse assumir as 2 responsabilidades
  15.  # 15

Uma coisa é o princípio do "ah, mas nós aqui fazemos assim". Outra coisa é a letra da lei. Se o autor do projecto também pode ser coordenador, para que seriam necessários dois? O DFO é uma garantia para o DO, mas se ele quiser abdicar dela, o problema é dele. O problema dos senhores que fazem as leis é colocarem no mesmo saco a construção de um resort turístico e a legalização de um anexo.
  16.  # 16

Pois mas como sabe nós tecnicos temos que ler a lei e depois conforme a câmara temos igualmente de saber o:
    " ah mas nós aqui não fazemos assim "
  17.  # 17

É verdade. Aliás, agora também digo aos clientes, quando pedem orçamentos para a obra, que peçam ao empreiteiro que a proposta inclua também a DTO, o PSS e a CSO
  18.  # 18

AugstHill
    Atenção que o PSS em fase de projecto e a coordenação de segurança quer em projecto quer em obra é da responsabilidade do Dono de obra
    • jafn
    • 26 julho 2010

# 19

Alguém tem uma minuta para tecnico director de obra,
    para poder ser responsavel pela direcção da obra
  19.  # 20

jafn
    Anexo III da portaria 232/2008 de 11 de Março
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jafn

0.0193 seg. NEW