Iniciar sessão ou registar-se
    • J_
    • 12 abril 2011

# 181

jrosa o meu problema c as paredes estruturais é por exemplo:

- ter um terraço e querer uma abertura da sala para o terraço; a sala tem no prolongamento uma espécie de varanda mas já fechada de origem (ou seja, sala + espécie de varanda c janelas) e eu queria em vez de janelas colocar janelas até ao chão para puder sair pela sala para o terraço e não sei até que ponto o posso fazer sem reforçar alguma parte da estrutura.

- outra das minhas dúvidas é no prolongamento de divisões pela varanda, quero q a parte da parede onde agora estão as janelas para sair para a varanda, fiquem o menos visiveis possível... ja vi várias casas à venda em que a diferença se nota muito e noutras casas nota.se, mas o "pilar" (ou aquela parte da parede por assim dizer) conseguiu ficar muito mais curta q outras do mesmo género... eu tenho uma teoria, não sei se estará correcta: nas casas à venda remodeladas faz-se o mínimo indispensável, porque retirar mais parede aquela zona de portas de varanda encare o trabalho e possívelmente serão precisos reforços noutras zonas q tb encarece, então acaba por se deixar aquilo assim.

Não sei se me fiz entender muito bem, isto é complicado de explicar, principalmente para quem não conhece os termos técnicos lol

Joana

P.S.: as notas de 0 a 5 são mm uma grande ajuda! e mto praticas! Obrigada ;)
  1.  # 182

Colocado por: J_... eu queria em vez de janelas colocar janelas até ao chão para puder sair pela sala para o terraço e não sei até que ponto o posso fazer sem reforçar alguma parte da estrutura
    É muito pouco provável que tenha uma viga invertida no chão, pelo que, em princípio, pode partir tudo o que esteja desde o peito da janela até ao chão.

- outra das minhas dúvidas é no prolongamento de divisões pela varanda, quero q a parte da parede onde agora estão as janelas para sair para a varanda, fiquem o menos visiveis possível... ja vi várias casas à venda em que a diferença se nota muito e noutras casas nota.se, mas o "pilar" (ou aquela parte da parede por assim dizer) conseguiu ficar muito mais curta q outras do mesmo género... eu tenho uma teoria, não sei se estará correcta: nas casas à venda remodeladas faz-se o mínimo indispensável, porque retirar mais parede aquela zona de portas de varanda encare o trabalho e possívelmente serão precisos reforços noutras zonas q tb encarece, então acaba por se deixar aquilo assim.
    Eu tenho outra teoria. ;-)
    Esses ressaltos maiores são PILARES em que não convém mesmo nada mexer (sobretudo se for no 1.º andar de um prédio de 15 andares...).
    Só poderemos ter (*quase*) a certeza do que vamos a fazer se você, Joana, der um salto ao belíssimo edifício da sua Câmara a pedir uma cópia da planta da casa com a ESTRUTURA (suponho que a sua casa com 50 anos já era em betão armado), em que se possam identificar as vigas e pilares.
    E digo «quase» porque sabe-se lá se os construtores cumpriram o projecto...!
    • J_
    • 12 abril 2011

# 183

Bolas lol estava c esperança q não fosse uma coisa assim tão importante =s... não gosto nada de ver aquilo ali com uma "coluna"/recanto =s... tenho mesmo q ir à câmara pedir, pq nós não temos plantas da casa. Mas sabendo nós como são as câmaras e coisas que tais, é mesmo só chegar lá e pedir?
  2.  # 184

Colocado por: J_sabendo nós como são as câmaras e coisas que tais, é mesmo só chegar lá e pedir?
    Não.
    Vai ter de disfrutar da simpatia dos funcionários da Câmara por várias vezes.
    Talvez o melhor seja: «Não vá. Telefone.»
    Diga que pretende cópia da planta do projecto de estrutura em que se veja bem a implantação da estrutura na planta da casa. Eles dir-lhe-ão quando poderá ir levantá-la.
    Nesse dia leve qualquer coisa para ler enquanto espera.
  3.  # 185

Lol. Sim isso das câmaras vais ter de ter muita paciencia. No meu projecto eu também queria ter acesso a varanda pela cozinha e passar de janela para porta-janela. No entanto depois umas tantas visitas a câmara, acabei por desistir porque aparentemente alterava a fachada o prédio e tinha de pedir autorização ao condominio, ao presidente da camara, aos arquitectos urbanistas, etc... A planta do meu apartamento ficou disponível depois de 60 dias e uma taxa qualquer de 12 euros. O mais engraçado é que a planta nem é do meu apartamento, é do apartamento do vizinho. Aparentemente devido o prédio ser um espelho (lado direito com o esquerdo) só existe as plantas de uma metade... assim era à 34 anos...
    • J_
    • 12 abril 2011

# 186

Pois era o q calculava lol... e mesmo pelo telefone vou ter dificuldade em chegar à pessoa responsável por isso, já estou mesmo a ver =s...
  4.  # 187

Bem joana,
    tens muita ajuda aqui no forum ;)
    Isso da vigas, só mesmo vendo no local.

Sobre as fachadas, passei por uma situação curiosa. Fui administrador e precisávamos de colocar uma rampa de acesso a deficientes. Fui à câmara, onde indicaram que seria necessária autorização do arquitecto do prédio e mais A e mais B..
    Falamos com a junta, eles desviaram o jardim, financiaram uma parte da obra e assumiram toda a responsabilidade que pudesse ocorrer.
    Por vezes tem mesmo que ser assim.

Joana, se o seu terraço for pouco visível e se der bem com os vizinhos, não se preocupe muito com isso.

Joao
    • J_
    • 12 abril 2011

# 188

É para a parte de trás do prédio e penso q os vizinhos (pelo menos o de baixo) não pode chatear-me c isso, só tenho terraço pq ele fez um acrescento no quintal na casa dele e me deixa usufruir do mesmo pq se não, não tinha onde estender a roupa lol.

Eu pra ser sincera, se houvesse outra forma de conseguirmos plantas (caderneta predial não tem? penso q houve alguém q me disse q tinha) era preferível. Já agora na onda das coisas que têm q ver com a câmara, se fizer maquises é para a parte da frente do prédio, tenho q pedir autorização? (há + condomínos c marquises nesta situação)

Obrigada a todos!
    Joana
  5.  # 189

Isso varia de muito de câmara para câmara. Em Porto de Mós, fui falar com o gabinete de arquitetura e disponibilizaram a planta da casa logo na hora e não cobraram nada.
    É bem verdade que a planta que tinham nada tinha a ver com a construção que realmente lá está, mas estamos a falar de uma casa tão antiga que estava isenta de certificado de habitabilidade...
    Acho que nas Finanças eles também tem alguma coisa, mas não sei como funciona. Em ambos os casos (Azambuja e Porto de Mós) as casas são tão antigas que os registos são escassos.
    De qualquer forma, talvez alguém aqui no forum tenha mais conhecimentos.
  6.  # 190

Como o jrosa disse, muita coisa depende de como se dá com os vizinhos. Eu tive de pedir autorização ao condominio para cobrir parte da varanda. Não houve objeções porque o meu vizinho (que é o gestor do condomínio) também tem a varanda dele coberta. Mas coisas como ter de usar portadas verdes e aluminios a imitar madeira nas janelas eu não pude escapar e custaram mais 2.000 euros no orçamento das janelas que poderia ter economizado se pudesse usar um aluminio castanho por exemplo...
    • J_
    • 12 abril 2011

# 191

Pois era isso q estava a pensar fazer, pedir autorização ao condomínio sobre as marquises.. mas como já tinha ouvido dizer q era necessário ir à câmara fiquei na dúvida. Bem, o ideal seria tda a gente ir à câmara sempre q faz uma marquise pq está realmente a alterar a fachada do prédio, o problema é q é tanta a burocracia e demora sempre tanto q as pessoas acabam por apenas pedir aos restantes vizinhos e pronto.
  7.  # 192

Colocado por: jrosaNesta foto é possível observar:
    Móveis Cozinha
    Tampo tipo Quartzo
    Janelas e Estores
      SAM_1770.JPG
    jrosa boa noite é impressão minha ou se quiser abrir a janela do lado esquerdo, tem de tirar a torneira?
  8.  # 193

pdavidmarques,

não é impressão sua, é mesmo necessário, até agora não foi preciso.
    caso precise de abrir a janela, tenho uma chave xpto para dar folga à torneira e deita-la dentro do laiva loiça e passar a janela.
    Tem torneiras que encolhem etc...mas são caríssimas!

Talvez no verão teremos que ver a necessidade de passar a janela, mas surpreendentemente ainda não sentimos necessidade.

São opções da vida.

P.S. Quem possui janelas de correr, passa a vida sempre com meia-janela.
  9.  # 194

Exato, infelizmente é o que mais acontece...

Colocado por: J_Pois era isso q estava a pensar fazer, pedir autorização ao condomínio sobre as marquises.. mas como já tinha ouvido dizer q era necessário ir à câmara fiquei na dúvida. Bem, o ideal seria tda a gente ir à câmara sempre q faz uma marquise pq está realmente a alterar a fachada do prédio, o problema é q é tanta a burocracia e demora sempre tanto q as pessoas acabam por apenas pedir aos restantes vizinhos e pronto.
  10.  # 195

Work in progress... Ai que estas quinas estão a me dar uma dor de cabeça... e cantos e quinas são o que não falta nesta casa!
      AzFlat 074.jpg
  11.  # 196

e ainda vamos no quarto 1... ainda temos 2 e 3!
      AzFlat 075.jpg
  12.  # 197

A cozinha ficou um espetáculo!
      AzFlat 073.jpg
  13.  # 198

cozinha
      AzFlat 070.jpg
  14.  # 199

ainda a cozinha
      AzFlat 072.jpg
  15.  # 200

para quem não acompanhou desde o inicio, a cozinha original era esta..
      Cozinha4.jpg

0.0463 seg. NEW