Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, preciso do vosso conhecimento.

    Um familiar arrendou uma casa sem contrato há 5 anos e 3 meses, passado este tempo a senhoria pretende que ele saia porque quer vender a casa, vem na carta registada essa informação.

    O meu entendimento é que como não havia contrato o arrendamento é renovavel por igual periodo, ou seja este familiar tem direito a habitar a casa por mais 4 anos e 9 meses.

    Se o senhorio quiser mesmo vender a casa tem de ressarcir por todos os meses em falta. Está correcto o meu raciocinio?
    •  
      FD
    • 26 julho 2010

     # 2

    Se o senhorio quiser mesmo vender a casa tem de ressarcir por todos os meses em falta. Está correcto o meu raciocinio?

    Mais ou menos.

    Se não tem contrato e não há provas de que o arrendamento foi por um período determinado, é, para todos os efeitos, um contrato de duração indeterminada. Um contrato de duração indeterminada não tem prazo.
    Nos contratos de duração indeterminada, o pré-aviso do senhorio para denúncia do contrato de arrendamento é de 5 anos.
    Posto isto, se quiser aceitar uma indemnização para sair, pode aceitar. Mas, se não quiser aceitar a indemnização, não tem que sair nem o senhorio o pode obrigar.

    Existe uma excepção que é quando a casa é para primeira habitação do senhorio ou descendentes mas, mesmo neste caso, há, sinteticamente, lugar a uma indemnização no valor de 2 anos de rendas.

    No entanto, o senhorio pode vender a casa arrendada sem qualquer tipo de problema - o seu familiar não tem que sair na mesma e o novo proprietário tem que cumprir tudo o que o anterior senhorio tinha acordado com ele.
  2.  # 3

    O "não contracto" é renovado automáticamente? Se não tem contracto como é que há renovação seja do que for?
  3.  # 4

    Danobrega
    Não é um «não-contrato». E não é uma situação em que «não tem contrato».
    É um contrato verbal (portanto EXISTE) , o qual TEM DE se reger pela Lei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
 
0.0092 seg. NEW