Iniciar sessão ou registar-se
    • dinix
    • 26 julho 2010 editado

     # 1

    Boas, comprei recentemente uma cave com 160m2 para servir de arrecadação.
    O chão é em cimento com ligeiro "vidrado" apresentando ligeiras irregularidades, alguns buracos pouco profundos (zonas que descascou, 1mm de profundidade) e não é totalmente nivelado.
    Regra geral o chão não apresenta infiltrações nem salitre, apenas um canto apresenta alguma humidade que deve vir debaixo.
    Andei a procurar ideias para o pavimento e acho que o epoxy se adapta ao que preciso pois é para fazer alguns trabalhos esporádicos de mecânica e bricolage, logo convinha que fosse resistente tanto quimicamente como a nível mecânico.
    Já andei a ler tudo o que consegui sobre o assunto, neste e noutros forums, documentação de produtos, folhas técnicas, e falei com algumas empresas e pessoas supostamente entendidas no assunto.

    Consultei a várias empresas sobre as quais tive diferentes propostas que passo a apresentar:
    --------------
    NaturpoWer : http://www.naturpower.pt/
    Produto: PowerPoxy
    Cobertura de 0,8Kg/m2 => 128Kg
    Preço 7,5€/Kg => 960€ + IVA

    Acabamento/selagem (opcional): PowerPur 651 (poliuretano, mate)
    Cobertura de 0,1Kg/m2 => 16Kg
    Preço (não fornecido por unidade, apenas o total) => 200€ + IVA

    Os preços referem-se apenas ao material, propuseram-me aplicar eu mesmo por ser fácil de fazer.
    Disseram-me para usar uma maquina de afagar tacos com uma lixa de 100 para despolir e depois aspirar tudo (não molhar) e aplicar com rolo.
    Portanto o total por metro (apenas o material) fica em 7,23€/m2.
    --------------
    Genutek / Sisrecon http://www.genutek.pt/
    Produto: Terrawet
    Cobertura de 0,25Kg/m2 x 3 capas (total 0,75Kg/m2) => 120Kg

    Disseram que o produto deve ser de base aquosa para ser permeável ao vapor de maneira que não descasque na zona que tem humidade.
    Neste caso desaconselharam que eu fizesse a aplicação pois o piso deveria ser preparado com recurso o uma máquina que iria "afagar" o cimento, removendo pequenas irregularidades assim como as "leitadas", deixar o poro aberto e criar alguma rugosidade.
    O preço do orçamento ficou em 15€/m2 + IVA (material e aplicação)
    --------------
    Sika http://www.sika.pt/
    Produto (primário): SikaFloor 156
    Cobetura de 0,5Kg/m2
    Apresentação em latas de 10Kg por 134€ + IVA - 20% (desconto)
    Portanto 80Kg => 857,6€ + IVA

    Produto: SikaFloor 261 (agora acho que mudou para 264)
    Cobetura de 0,5Kg/m2
    Apresentação em latas de 20Kg por 225,6€ + IVA - 20% (desconto)
    Portanto 80Kg => 721,92€ + IVA

    A nível de qualidade parece que esta marca é bastante conceituada.
    Em relação à aplicação estou aguardando contacto do comercial, mas pelo preço do material posso avançar que fica em 9,87€/m2 + IVA.

    --------------
    Espero não ter sido muito confuso a apresentar as coisas.
    Resumindo, estou um bocado indeciso pois algumas pessoas aconselham-me a fazer eu próprio a aplicação pois elas dizem que não é assim tão difícil e pois se seguir as indicações dos manuais e arranjar a máquina para tratar/preparar a superfície o resto não é nada de "outro mundo". Já tenho experiência a pintar/tratar e isolar paredes e terraços e tenho-me saído bem pois se se seguir as instruções normalmente corre tudo bem.

    Vi aqui muita gente a explicar e mostrar exemplos, gostaria de ter algumas opiniões sobre o caso pois estou a ficar um bocado perdido com tanta coisa e apesar de não ter muito dinheiro para gastar também não o queria gastar mal e acabar por ficar mal feito.

    Anexo algumas fotos do chão, vou colocar depois umas mais de perto mas dá para ter uma ideia e consegue-se ver uma em que aparece a tal zona da humidade.
    As manchas brancas no chão é tinta da parede.
    !FORAM SUBSTITUÍDAS POR UMAS NOVAS NO POST ABAIXO!

    Agradeço de já as vossas opiniões e dicas.
  1.  # 2

    Nenhum comercial o chamou à atenção para a incompatibilidade entre resinas de epoxy e a humidade?

    Num pavimento térreo onde não haja um adequado sistema impermeabilidade ou onde possa surgir humidade pode originar patologias, como bolhas ósmoticas, descasques...
    • RLV
    • 26 julho 2010

     # 3

    Dinix

    Pelas fotos parece-me que as paredes estão a deixar passar toda humidade do terreno (águas do nível freático.... já que é em todas as paredes!) Nestas paredes a tinta vai estalar sempre na mesma zona! Possivelmente estão mal isoladas/impermeabilizadas! (quase certo!) . E parece que o pavimento também tem manchas.
    Se não resolver isto vai prejudicar os materiais que colocar por cima assim como a qualidade do ar interior.

    Antes do autonivelante (epoxy) deve partir este chão e colocar brita + uma tela betominosa ,regularizar com argamassa e só depois o epoxy (para evitar que a água suba!). Senão vai ter problemas referidos no post anterior.
    Nas paredes só uma drenagem pelo interior (visto pelo exterior ser impraticável neste momento para si! ) . Forra as paredes com uma tela drenante e uma caleira na base (para drenar as humidades que ai se acumulam) forrar tudo com gesso cartonado (pladur ou outro) deixando uma caixa de ar. Assim essa tinta não salta nem mancha!

    Cumps
    RLV
  2.  # 4

    Obrigado pelas opiniões,

    Em relação às manchas das paredes, tratam-se na generalidade de salitre que descascou a tinta e ficou a ver-se o cimento.
    Existe um canto que tem realmente humidade/infiltrações o resto não me pareceu muito mas vou pôr fotografias ao pormenor para vermos melhor.
    O chão apenas me pareceu afectado na zona da tal infiltração, as manchas realmente parece molhado mas é as variações no vidrado/polido do cimento.

    O comercial que foi lá fazer o orçamento (Genutek / Sisrecon) realmente falou nessa situação e sugeriu usar uma resina epoxi de base aquosa, disse ele, pois sendo permeável ao vapor de agua iria, em principio, aguentar-se.
    Mas tal como digo, ele também só acusou essa zona como problemática.
  3.  # 5

    Outra solução que permite ser aplicado em locais com humidade, é o MapeFLOOR system 51 da MAPEI.
    Muito resistente, muito bom.

    http://www.mapei.it/CMS/multimedia/36/manuais/PAVIMENTAZIONI_RESINA_P.pdf
    • dinix
    • 28 julho 2010 editado

     # 6

    Tal como tinha prometido aqui vão algumas fotos.
    Retirei as primeiras fotos porque não se viam bem, estas estão melhores.

    Temos uma vista geral da área de um dos lados, aqui aparentemente esta tudo bem


    Aqui temos o canto das infiltrações


    Uma vista do salitre


    Aqui temos um pormenor do pior caso


    Temos as tais manchas que parece molhado mas é do próprio acabamento


    Alguns defeitos em que saltou umas crostas da superficie


    # Bruno_C
    # RLV
    # Pedro Barradas
    Obrigado pelas vossas opiniões.

    Estou a estudar o catalogo da webber www.weber.com.pt no que diz respeito a isolamentos e pavimentos.
    Vou analisar também o catalogo da MAPEI para a solução que o Pedro sujere.
    • RLV
    • 28 julho 2010

     # 7

    Visto assim até podem só ser humidades das águas superficiais do terreno , confirme no exterior do edificio (no mesmo canto) se existe um tubo de queda (das águas da chuva) a descarregar água directamente para o pavimento, se existir é possível que a parede esteja a absorver essa água. Agora no Verão a parede está seca?

    Ou então, a saliência que estamos a ver na foto é uma prumada com algum tubo no interior danificado.

    Cumps
    RLV
  4.  # 8

    Agora esta tudo seco, mas o cheiro a bafio é um bocado intenso.

    Vou averiguar se existe algum escoamento/tubo nas imediações.
    Estou desconfiado que tem a ver com uma calcada que esta do outro lado da parede e ao passar a água da calçada para o terreno, acaba entrando pela parede (a calcada esta quase à altura da janela).
    Se a calçada fosse levantada e impermeabilizada era capaz de ajudar.
 
0.0144 seg. NEW