Iniciar sessão ou registar-se
    • zeto
    • 18 junho 2017

# 201

Colocado por: emadRecuperando este tópico.
    Hoje com temperaturas de 37 graus exterior, tinha dentro de casa 23 graus.
    Continuo a acreditar que não preciso de soluções de arrefecimento.
    Concordam com este comentário:DR1982,mhpinto,zinna,Anonimo06082021

Se calhar de manha?? Espere mais para a tarde e vai ver como deve ter mais de 23, quando o sol começar a aquecer as paredes
    • zeto
    • 18 junho 2017

# 202

na casa da minha mãe na aldeia de inverno estão no exterior 10 graus e no interior 6 porque é que será 😀😂😂😂
    •  
      omega
    • 18 junho 2017 editado

# 203

isto por aqui não está nada bem.
    ando com uma amplitude térmica do exterior para o interior de cerca de 10 ºC, não ha quem aguente.
    fora 38, dentro 27 a 28...
    é o problema de ter grandes vãos em vidro... tenho um 3x2,7 outro de 2,3x2,7 e mais dois de 2,5x2,70 e ainda uma clarabóia de 2,5x3.
    por mais termico que o vidro seja não ha milagres.... nem caixa 16 nem o raio
    será que há alguma película para aplicar nestes vãos enormes para ajudar a dissipar o calor?
    vou mesmo ter que fazer arrefecimento...

este tipo de coisas funciona ou é só publicidade?
    http://www.fdpeliculas.com
    http://sotermica.pt/arquitectura/proteccao-solar/
    • zeto
    • 18 junho 2017

# 204

lá está é no que dá as pessoas colocarem vãos muito grandes em vidro
    tenho uma cunhada que a sala dela é só vidro, ai é lindo tenho vistas que espetáculo,,, agora está arrependida ai que calor está dentro de casa
  1.  # 205

Colocado por: omegatenho um 3x2,7 outro de 2,3x2,7 e mais dois de 2,5x2,70 e ainda uma clarabóia de 2,5x3.

Clarabóia é um problema. Os vãos não tem sombreamento ou estores exteriores ?
    • emad
    • 18 junho 2017

# 206

Colocado por: zeto
    Se calhar de manha?? Espere mais para a tarde e vai ver como deve ter mais de 23, quando o sol começar a aquecer as paredes

Eram 14:30h quando medi.
    • zeto
    • 18 junho 2017

# 207

Colocado por: emad
    Eram 14:30h quando medi.

muito bom se for assim, mas de qualquer maneira faça um favor e meça hoje ai as 17:00, para ver, mesmo eu gostava de saber para ver como se vai comportar a minha
    •  
      omega
    • 18 junho 2017 editado

# 208

@alexp
    estes vãos grandes têm brisa solar.
    e os vidros são térmicos e tenho caixa de 16 mas não há milagres
    a clarabóia tem policarbonato alveolar e depois por baixo caixilharia de alumínio com vidro duplo.

arquitectura moderna dá nestas coisas.
    vou ter que arrefecer por PRH ou AC, assim é muito desconfortável, atenção que na minha região têm estado temperaturas quase de 40 ºC
    ainda por cima o chão é todo em madeira, o que acaba por ainda transmitir uma sensação de mais calor :(
    • emad
    • 18 junho 2017 editado

# 209

Colocado por: omegaisto por aqui não está nada bem.
    ando com uma amplitude térmica do exterior para o interior de cerca de 10 ºC, não ha quem aguente.
    fora 38, dentro 27 a 28...
    é o problema de ter grandes vãos em vidro... tenho um 3x2,7 outro de 2,3x2,7 e mais dois de 2,5x2,70 e ainda uma clarabóia de 2,5x3.
    por mais termico que o vidro seja não ha milagres.... nem caixa 16 nem o raio
    será que há alguma película para aplicar nestes vãos enormes para ajudar a dissipar o calor?
    vou mesmo ter que fazer arrefecimento...

este tipo de coisas funciona ou é só publicidade?

Os meus vãos estão protegidos com brisas solares.
  2.  # 210

Colocado por: omegaarquitectura moderna dá nestas coisas

Paredes gesso cartonado ou alvenaria ?
    • emad
    • 18 junho 2017

# 211

Colocado por: alexp
    Paredes gesso cartonado ou alvenaria ?

A minha tem placas duplas de gesso cartonado.
    • eu
    • 18 junho 2017

# 212

Este parece ser o tópico dos milagres...
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, miguel14
    • void
    • 18 junho 2017

# 213

Por aqui a temperatura interior também não tem passado dos 23°C,isto com a casa sempre fechada e os estores descidos.
  3.  # 214

Colocado por: marcoaraujo

Eu também não tenho qualquer tipo de sistema de arrefecimento.
    Hoje estiverem 41 ºC na minha terra (e ontem 38 ºC). Dentro de casa não passou dos 24 ºC, isto sem ares condicionados nem nenhum outro sistema.
    Só uso o velho método de janelas fechadas todo o dia e abertas toda a noite.

Mas eu vou mais longe do que tu emad, eu acredito que qualquer casa em Portugal, mesmo no baixo Alentejo, desde que bem projectada não necessita de soluções de arrefecimento em circunstância alguma.
    Concordam com este comentário:mhpinto

Não me parece que isso que diz acerca de não ser preciso arrefecimento no Alentejo é porque não sabe o que é viver aqui após uma, duas ou mais semanas em que a temperatura não baixa dos 35ºc diários.

A mesma coisa relativamente ao frio. Não há casa que, durante os meses de inverno no interior do país, por muito bem orientada e por muito boa construção que tenha, que não precise de algum apoio para aquecer e manter uma temperatura de conforto.
    • zeto
    • 18 junho 2017

# 215

Colocado por: PapoilaVerde

Não me parece que isso que diz acerca de não ser preciso arrefecimento no Alentejo é porque não sabe o que é viver aqui após uma, duas ou mais semanas em que a temperatura não baixa dos 35ºc diários.

A mesma coisa relativamente ao frio. Não há casa que, durante os meses de inverno no interior do país, por muito bem orientada e por muito boa construção que tenha, que não precise de algum apoio para aquecer e manter uma temperatura de conforto.

Tem toda a razão quem vai ao alentejo passar um, dois,três dias , não é a mesma coisa que quem vive diariamente, 30/35/40 eu bem sei o que é isso
  4.  # 216

Colocado por: euEste parece ser o tópico dos milagres...

Não há milagres nenhuns. Basta projectar as casas com pés e cabeça, com a funcionalidade e conforto em 1º lugar e a estética em 2º lugar.
    Em Portugal procura-se fazer sempre ao contrário, 1º a estética e depois admiram-se.

São 13:00 agora. Anteontem estiveram 38 ºC, ontem 41 ºC e agora a esta hora estão 35 ºC na rua e dentro de casa estão 22 ºC, que maravilha! E isto sem ares condicionados. Tenho:

Palas com 150 cm em toda a fachada sul e poente;
    Vãos não muito grandes (120x240);
    Parede dupla com caixa-de-ar + 65 mm de lã de rocha;
    Caixa-de-ar na cobertura (sotão não habitado) e 80 mm de lã de rocha pousado na laje do sotão;
    Caixa-de-ar no pavimento

Abro as janelas às 22:00 e fecho-as totalmente às 07:00
  5.  # 217

Colocado por: PapoilaVerdeNão me parece que isso que diz acerca de não ser preciso arrefecimento no Alentejo é porque não sabe o que é viver aqui após uma, duas ou mais semanas em que a temperatura não baixa dos 35ºc diários.

A minha familia é toda de Évora. Cheguei a passar aí verões inteiros (com casas bem fresquinhas sem ares condicionados), conheço bem o alentejo, pelo menos o Alto.
    • zeto
    • 18 junho 2017 editado

# 218

Pois estou mesmo confuso sobre colocar AC ou não, se me falam em temperaturas exteriores de 35/40 e interiores de 22/23
    acho que nem vale mesmo a pena pensar no assunto, ou o que acham??
  6.  # 219

Colocado por: emadeste tipo de coisas funciona ou é só publicidade?

ninguém?
    • DR1982
    • 18 junho 2017 editado

# 220

Colocado por: zetoPois estou mesmo confuso sobre colocar AC ou não, se me falam em temperaturas exteriores de 35/40 e interiores de 22/23
    acho que nem vale mesmo a pena pensar no assunto, ou o que acham??
    Porque nao deixa o PRH preparado para fazer arrefecimento? Pelo que por aqui se diz o PRH nao é muito eficiente a arrefecer, mas para uma casa com poucas necessidades deve ser suficiente!

0.0601 seg. NEW