Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

Não se pode comparar a climatização entre duas casas só pela qualidade do isolamento. Um dado muito importante e que não deve ser ignorado é o tempo de exposição da casa ao sol. Há casas que apanham 2 horas de sol directo. Outras apanham com o sol desde que nasce até se pôr (a minha está nesta categoria).
    Portanto, acho uma perca de tempo discussões do tipo: "a minha casa está a 23º quando no exterior está a 40º". etc, etc.
    •  
      omega
    • 19 junho 2017 editado

# 302

Colocado por: BelhinhoOutras apanham com o sol desde que nasce até se pôr (a minha está nesta categoria).

a minha tambem :(

Jorge
    Colocado por: omegabtw, como é que se vê a potencia de um AC?
    • eu
    • 19 junho 2017

# 303

Colocado por: voidA temperatura mínima no Minho tem estado nos 20C mais coisa menos coisa.

Assim sendo, já acredito... mas há zonas do país onde a mínima durante a noite é muitas vezes superior a 26 graus...

Portanto, é difícil fazer comparações entre casas de zonas com temperaturas muito diferentes.
  2.  # 304

por cá a minima esta noite foi 27/28
    • acj
    • 19 junho 2017

# 305

Colocado por: omegaeu ligo, 3 ou 4 meses por ano, e não acho os consumos assim tão elevados.
    durante o inverno tive a casa sempre a cerca de 20ºC, paguei cerca de 250€ de electricidade, no verão pago na ordem dos 80€, bomba desligada.
    tenho cerca de 250m2 de PRH e bomba de 16kw

já estamos a fugir ao tópico.
    btw, como é que se vê a potencia de um AC?
    estou a olhar para a tabela da daikin e tem: minimo, normal e maximo, em qual é que nos baseamos para calcular a potencia da maquina?
    Concordam com este comentário:Administração Fórum

250€ por mês no Inverno e 80€ no verão correcto?
    •  
      omega
    • 19 junho 2017 editado

# 306

sim, +/-
    80/90€ é o que pago com a bomba desligada, consumo normal mensal da minha casa.
    este mês paguei 94.25€
    com a bomba ligada +/- 250. como dizia o amigo Guterres é só fazer as contas.
  3.  # 307

Colocado por: acjPicareta e alexp á dúvidas?

https://forumdacasa.com/discussion/48012/1/gastos-e-consumos-aquecimento-e-aqs-testemunhos/

É só ver que aqui nem piaram...os donos dessas opções até "vergonha" de nesse tópico relatarem os custos mensais/anuais, e os que trabalham na área fogem do tópico como o diabo foge da cruz! :)

A dificuldade para muitos, nos quais me incluo, é que tenho uma casa 100% eléctrica, sem qualquer contador dedicado em exclusivo à bomba de calor, pelo que nos é muito difícil avançar valores que sejam correctos e credíveis.
    Não fosse o caso creio que haveria muitos mais relatos....
  4.  # 308

compra uma coisinha destas e ligada bomba, ela até faz um gráfico e tudo, a minha pelo menos, faz.
    depois tem logo noção real do que elas consomem
  5.  # 309

Qt vale uma coisa dessas omega?
    É que como tenho bi-horario as que vi eram bem caras!
    Mas gostava de ter uma ideia certa desses gastos.
    • sbcnv
    • 19 junho 2017 editado

# 310

Colocado por: marcoaraujoMas as leis da física são iguais para ambos os casos.
    Numa habitação há perdas de calor dadas pela seguinte equação:

Q = K.A.(Ti - Ta)

Q: Perdas térmicas (W)
    K: Coeficiente de transferência de calor do elemento (parede, pavimento, cobertura, envidraçado) em análise (W/m2K)
    A: Área total do elemento (m2)
    Ti: Temperatura do espaço climatizado (ºC)
    Ta: Temperatura do ar exterior (ºC)

Onde o sistema de climatização tem por objectivo compensar estas perdas, seja esse sistema piso radiante, seja ar condicionado.

Claro que nao. E' igual...

Nao existe melhor troca de eficiencia termica entre um e outro!

Existe e' um efeito entre a conveccao e radiante. Mas nada tem a ver com energia. Tem a ver com sensacao de conforto.

O AC a 21 graus a temperatura concentra-se mais nas zonas altas da habitacao, dado o ar quente subir... cria imensos spots frios e inconsistentes na area aquecida.

Um piso radiante, o quente vem do chao e emite do chao dando uma sensacao de calor e constante a alguem que esteja dentro da casa.

AC a 21 graus vs piso radiante a 21C, a segunda hipotese da uma sensacao maior de calor e mais conforto.

Por isso, possivelmente para um grau equivalente de sensacao termica, uma pessoa pode ter o piso radiante a 18 ou 19 C e sentir o mesmo grau de conforto que um AC a 21-22, permitindo ai poupanca.

O marco tem razao, para temperaturas iguais vai dar sempre igual nao existe qualquer tipo de eficiencia de um vs o outro. Apenas sensacoes termicas diferem!

Tenho uma casa com aquecimento central por conveccao e outra com piso radiante... o meu radiante a 19C fico com bastante calor vs o meu ac a 21-22
    • alexp
    • 19 junho 2017 editado

# 311

Colocado por: acjPicareta e alexp á dúvidas?

https://forumdacasa.com/discussion/48012/1/gastos-e-consumos-aquecimento-e-aqs-testemunhos/

É só ver que aqui nem piaram...os donos dessas opções até "vergonha" de nesse tópico relatarem os custos mensais/anuais, e os que trabalham na área fogem do tópico como o diabo foge da cruz! :)

Eh pá você tem toda a razão, meta lá a caldeira a gasóleo ou a lenha. Estas coisas dos pisos radiantes e bombas de calor é só para ricos.
    •  
      omega
    • 19 junho 2017 editado

# 312

Colocado por: Pedro Azevedo78Qt vale uma coisa dessas omega?

este 21,81€ na mauser, mas ha de varias marcas, uns mais caros que outros, o da hager é bastante caro mesmo
    finder, hager, abb...
  6.  # 313

Já agora deixo o meu testemunho:
    Bomba de calor 16Kw + PRH em 250m2 de área ÚTIL
    Tudo eléctrico em casa. Bomba de calor faz apoio as AQS.
    Não faço leituras 100% assíduas... Lá falha um mes ou outro o que se nota depois nos acertos ;)
    Temperaturas de 21ºC na sala e WCs, 20ºC cozinha, 18ºC nos quartos.
    Um ano de facturas: (valores arredondados):
    Maio - 122€
    Abril - 150€
    Março - 255€
    Fevereiro - 198€
    Janeiro - 514€
    Dezembro - 239€
    Novembro - 199€
    Outubro - 117€
    Setembro - 26€
    Agosto - 186€
    Julho - 165€
    Junho - 121€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  7.  # 314

Nao se esqueçam da localização pois do pedro ao omega sao 200kms para o interior.
  8.  # 315

Um contador para o pedro manda se para os 250€ pois tem que ser trifásico.
  9.  # 316

Colocado por: jorgealvesUm contador para o pedro manda se para os 250€ pois tem que ser trifásico.

Chiça Jorge... acho que fica mesmo assim! :)
  10.  # 317

A potencia de calculo tem de ser sempre a nominal, ainda que hajam uns espertos que usem a potencia maxima.

Uma situacao caricata: ha uns anos dei proposta para um ginasio, pelas minhas contas precisava de 5kw, outrem deu 3,5kw porque a maquina no maximo fazia 4,8Kw, obvio que o preço era mt diferente, mas como a potencia tmb era, deu problemas nos dias mais concorridos.
  11.  # 318

Colocado por: sbcnvClaro que nao. E' igual

Colocado por: sbcnvo meu radiante a 19C fico com bastante calor vs o meu ac a 21-22
    portanto para si o consumo e o mesmo ainda que as temperaturas sejam diferentes.
    • sbcnv
    • 19 junho 2017 editado

# 319

Colocado por: jorgealves

portanto para si o consumo e o mesmo ainda que as temperaturas sejam diferentes.

Nao leu o que eu escrevi.

Eu disse que para situacoes iguais em termos de temperatura o gasto energetico e' igual.

Nao existe maior eficiencia em termos de energia per se, do piso radiante para um sistema de conveccao.

O que permite o piso radiante, e' ter uma sensacao de conforto IGUAL a uma temperatura mais baixa, mas meramente por nos termos essa sensacao. A energia gasta vai ser menor obviamente porque obviamente a energia e' menor.

Da mesma forma que 30 graus numa clima seco sao mais confortaveis que 30 graus de um clima humido.

Ou da mesma forma que alguem com um AC a 23 C num dia de calor e alguem que tenha o AC na casa a 26 C mas com uma ventoinha ao pe de si, vai se calhar ter uma sensacao termica mais fresca que o da pessoa de 23 C.

A vantagem do radiante e' essa so... nao tem a ver com ser mais eficiente em termos energeticos, mas com o facto de podermos por uma temperatura menor, dado que o calor advem de uma fonte mais proxima de nos (pes) e ascende. Ao passo que num sistema convectivo, o ar situa-se maioritariamente no topo junto ao tecto.

Ventoinhas no tecto, na posicao inverno, poderao ajudar a tornar um sistema convectivo, ao misturar o ar do habitaculo.

O consumo no final e menor, dado que obviamente a temperatura (isto em aquecimento) necessaria para ter o mesmo conforto e' menor, o que faz com que o delta termico seja menor logo serao necessarios menos kWh
    Concordam com este comentário: jorgealves
  12.  # 320

Colocado por: Pedro Azevedo78Já agora deixo o meu testemunho:
    Bomba de calor 16Kw + PRH em 250m2 de área ÚTIL
    Tudo eléctrico em casa. Bomba de calor faz apoio as AQS.
    Não faço leituras 100% assíduas... Lá falha um mes ou outro o que se nota depois nos acertos ;)
    Temperaturas de 21ºC na sala e WCs, 20ºC cozinha, 18ºC nos quartos.
    Um ano de facturas: (valores arredondados):
    Maio - 122€
    Abril - 150€
    Março - 255€
    Fevereiro - 198€
    Janeiro - 514€
    Dezembro - 239€
    Novembro - 199€
    Outubro - 117€
    Setembro - 26€
    Agosto - 186€
    Julho - 165€
    Junho - 121€
    Nestes valores inclui a BC a fazer arrefecimento nos meses quentes? Ou so faz aquecimento?

0.0683 seg. NEW