Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

    Arrefecimento pontual nos picos de calor e apenas nos quartos. Por acaso no verao passado foi o ano que mais usei o arrefecimento.
  2.  # 322

    Colocado por: Pedro Azevedo78Arrefecimento pontual nos picos de calor e apenas nos quartos. Por acaso no verao passado foi o ano que mais usei o arrefecimento.
    O arrefecimento tambem é feito através do PRH? É eficaz? Deixa-o ligado 24/24 ou como é que utiliza ?
    •  
      omega
    • 19 junho 2017 editado

     # 323

    Pedro, curiosamente também foi em janeiro que gastei mais energia, mas eu tive aqui um disjuntor que me saltava bastantes vezes sobretudo quando a máquina precisava descongelar. Tinha um disjuntor de 20 e era insuficiente. Acabei por ter que fazer bastantes arranques da bomba, mais as festas que houve ca em casa etc houve um pouco mais de gasto.
    Fico também com a ideia que a máquina gasta mais se houver nevoeiro do que propriamente com o frio
  3.  # 324

    Omega, humidade elevada faz a maquina "gelar" mais, retirando rendimento e obrigando a mais ciclos de descongelamento, portanto consome muito mais.
    Concordam com este comentário: omega
  4.  # 325

    Eu creio que ali em janeiro houve algum acerto em relação a Dezembro. Mas sao sempre os dois meses de maior consumo...

    Colocado por: DR1982O arrefecimento tambem é feito através do PRH? É eficaz? Deixa-o ligado 24/24 ou como é que utiliza ?

    A minha experiência com o arrefecimento nao e muita. O verao passado tera sido o primeiro ano que o utilizei verdadeiramente.
    SIm deixo ligado 24h. Mas tal como disse, so naqueles picos de muitos dias seguidos de temperaturas altas em que a noite nao arrefece o suficiente para venilar a casa.
    Por exemplo estao neste momento 27 graus la fora. Abrir janelas de pouco serve...
    Para mim é suficiente ter os quartos pelos 25 graus. E isso consigo com o radiante.
    Se precisasse de 21 ou 22 acho que nao conseguia nestes picos. TEmos estado com maximos em torno dos 40 e minimas sempre acima dos 25.
    Tenho a minha casa quase toda em madeira, mesmo nos wcs tenho alguns em madeira. E no arrefecimento acho que faz mesmo bastante diferença por exemplo para um ceramico...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves, DR1982
  5.  # 326

    Colocado por: Pedro Azevedo78Já agora deixo o meu testemunho:

    Sou só eu a achar que uma média de 200 €/mês em luz é algo exagerado? Para muitinha gente neste país será coisa para se chegar à conclusão que a primeira semana de trabalho de cada mês é só para pagar a luz....
    No fundo onde quero chegar é saber se esses consumos é por causa desses sistemas de climatização ou se mesmo no meu caso, que estou a pensar ter tudo elétrico, mas que em termos de AQS e climatização apenas estou a pensar investir em painel com apoio de resistência e recuperador a ar, vou ter consumos parecidos.
    No meu atual apartamento gasto para aí 80€ (luz+gás).
    Concordam com este comentário: skypt, JotaP
  6.  # 327

    @Jorge
    para +/- 38m2 a potencia necessária será de 5kW ou 17000BTU certo
    consultando a tabela da daikin, será uma maquina SB.FTXM50M/RXMM é suficiente, é demais ou é fraca?
    A daikin identifica os modelos de uma forma horrível, que raio de nomenclatura...
  7.  # 328

    Colocado por: omega@Jorge
    para +/- 38m2 a potencia necessária será de 5kW ou 17000BTU certo
    consultando a tabela da daikin, será uma maquina SB.FTXM50M/RXMM é suficiente, é demais ou é fraca?
    A daikin identifica os modelos de uma forma horrível, que raio de nomenclatura...
    uma vez que sera a unica maquina e que a sala liga com o hall e as escadas, esta potencia é a ideal.
  8.  # 329

    Há a necessidade de diferenciar os conceitos.

    Uma coisa são necessidades úteis de calor, que é o que significam os 15 kWh/m2.a de limite na Passive House.

    Outra coisa é a energia final consumida para suprir essas necessidades de calor, e aí entram em linha de conta o tipo de energia utilizada, a eficiência do sistema, etc.
  9.  # 330

    Estes ultimos dias tem sido quentes, inclusive à noite. Há 2 noites atrás a temperatura exterior não desceu dos 25°.
    Casa no distrito de Viseu, com etics com 10cm, caixilharia em pvc vidros termicos, exposição solar durante todo o dia, temperaturas exteriores a rondar os 38, 39 e à noite tem andado nos 23. Tenho em casa neste momento 25°.
    Este ano adquiri redes mosquiteiras de enrolar e coloquei em 4 janelas cruzadas. À noite consigo reduzir a temperatura interior um pouco, mas as temperaturas exteriores à noite não tem ajudado.
    Com as redes mosquiteiras e a renovação do ar interior consegui refuzir a humidade interior que andava nos 60, 70%, para menos de 50%. Aconselho a colocação das mosquiteiras para renovação do ar, arejamento e redução das humidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, jorgealves, TZW, psferreira2013
  10.  # 331

    Onde comprou as redes mosquiteiras?
  11.  # 332

    Colocado por: BelhinhoOnde comprou as redes mosquiteiras?

    Mandei vir da nienor.
    • eu
    • 2 setembro 2017

     # 333

    Este ano tem tido noites tão frescas que acho que só usei o AC numa semana... mas a ventilação noturna é essencial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  12.  # 334

    Colocado por: euEste ano tem tido noites tão frescas que acho que só usei o AC numa semana... mas a ventilação noturna é essencial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zinna

    Eu só este ano é que faço ventilação noturna. E já me arrependi de não ter colocado mais cedo as mosquiteiras, para fazer a ventilação. Quer a descida de tempera tura, quer a descida da humidade interior.
  13.  # 335

    Quem tiver VMC dispensa a ventilação noturna que aqui falam certo? Ou seja a VMC ajuda a baixar a temperatura interior durante a noite ou estou a ver mal a "coisa" ?
  14.  # 336

    Colocado por: DR1982Quem tiver VMC dispensa a ventilação noturna que aqui falam certo? Ou seja a VMC ajuda a baixar a temperatura interior durante a noite ou estou a ver mal a "coisa" ?

    No meu caso não. Para alterar significativamente a temperatura teria que ter um causal muito elevado o que no meu caso não é viável pois tenho as saídas de ar nos quartos e com caudais muito elevados faz barulho...
    Agora isso pode ser problema do meu sistema e/ou problema meu que não me dou com ruídos para dormir!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  15.  # 337

    Pode desligar no horário de descanso.
  16.  # 338

    Colocado por: zinnaPode desligar no horário de descanso.
    e aí lá se vai o arrefecimento nocturno
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
    • emad
    • 3 setembro 2017

     # 339

    Não percebo. VMC, redes mosquiteira!
    A minha casa ponho as janelas durante o dia a oscilar. As janelas dos quartos com umas frinchas abertas e as janelas dos wcs sempre a oscilar.
    A noite fecho as janelas do rc e as dos quartos. Tenho tido a casa a 22 graus. As noites tem estado frescas e os dias a 28 graus.
    Se calhar na minha zona não tenho tantos mosquitos como vocês. Mas também entram uns poucos á noite. Mas não me incomodam.
    O verdadeiro teste da minha casa será no inverno. Porque no verão mesmo nos dias de muito calor, a casa tem-se portado lindamente.
    • ik
    • 3 setembro 2017

     # 340

    Colocado por: emadNão percebo. VMC, redes mosquiteira!
    A minha casa ponho as janelas durante o dia a oscilar. As janelas dos quartos com umas frinchas abertas e as janelas dos wcs sempre a oscilar.
    A noite fecho as janelas do rc e as dos quartos. Tenho tido a casa a 22 graus. As noites tem estado frescas e os dias a 28 graus.
    Se calhar na minha zona não tenho tantos mosquitos como vocês. Mas também entram uns poucos á noite. Mas não me incomodam.
    O verdadeiro teste da minha casa será no inverno. Porque no verão mesmo nos dias de muito calor, a casa tem-se portado lindamente.


    Tem sorte que as melgas não gostam de si
    Concordam com este comentário: emad, alexp, eu
 
0.0793 seg. NEW