Iniciar sessão ou registar-se
    • luisvv
    • 27 julho 2010 editado

# 1

É uma fixação minha, a falta de rigor e/ou a perspectiva demasiado engajada de muita da nossa imprensa, mas ultimamente a coisa tem atingido proporções inacreditáveis.

Hoje, a capa do Jornal de Notícias é : “Combustíveis sobem com crude mais barato”
    Em subtítulo (bold meu): "Preço do gasóleo subiu 12% e gasolina 8%. Petróleo desceu 3,7%. Desvalorização do euro encareceu matéria-prima

É só a mim que faz confusão ver uma notícia de 1ª página em que o título é desmentido pelo subtítulo?
  1.  # 2

luis a nossa imprensa INFELIZMENTE é tudo menos esclarecedora e isenta :)
    Fazem TUDO em prol do número de exemplares que precisam vender ;)
    Concordam com este comentário: two-rok
    • luisvv
    • 27 julho 2010 editado

# 3

Outro exemplo, este com o bónus de meter ao barulho o meu ódiozinho de estimação:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/deco-contesta-aumento-das-portagens-na-25-de-abril
    A nova tabela de preços que entrou em vigor no dia 1 de Julho deveria aumentar os preços um por cento. De acordo com a DECO, a portagem na ponte 25 de Abril passou de 1,35 para 1,40 o que representa uma subida de 3,7 por cento. O preço justo seria 1,36 euros. A DECO contesta esta medida e diz que as leis do arrendondamento não estão a ser cumpridas e que o mesmo deve ser fixado por excesso ou defeito quando necessário. Ou seja, o custo da portagem deveria ficar inalterado. Caso a conta desse 1,38 deveria aí sim ser arredondado para os 1,40 euros.

Infelizmente, nesta como noutras coisas, a falta de rigor é arrepiante. A DECO tem obrigação de conhecer minimamente os contratos de concessão das autoestradas e saber como funcionam os mecanismos de arredondamento.

Uma descrição resumida (retirada de http://blasfemias.net/2010/07/16/a-deco-e-as-portagens/)

Os preços das portagens são actualizados anualmente de acordo com a inflação e as empresas cobram uma tarifa arredondada aos 5 cêntimos mais próximos. O preço pode ser, por exemplo, num dado momento, 37 cêntimos e nesse caso paga-se 35. Na altura das actualizações anuais, a taxa de inflação aplica-se aos 37 e não à tarifa arredonda. Se o preço passar dos 37,5 cêntimos, a tarifa salta de 35 para 40 cêntimos e mantém-se a 40 cêntimos até a inflação trazer o preço base para cima de 42,5 – o que às taxas actuais de inflação, pode ocorrer apenas muitos anos depois.

O que a Deco está a sugerir é que a inflação se aplica à tarifa arredondada, o que é um disparate. O aumento do IVA fez com que, em alguns casos, a barreira dos 2,5 cêntimos fosse ultrapassada e o arredondamento mudasse de defeito para excesso. Foi só isso. Como estas coisas são públicas e estão bem reflectidas nos contratos de concessão, custa a compreender a displicência da Deco. Infelizmente, nem é a primeira vez.

Mais grave, nenhum !! jornal (que eu tenha dado por isso)tentou perceber isto, ou sequer contextualizar a notícia. Nada, apenas notícias algures entre os "aumentos ilegais" até "arredondamentos irregulares", passando pelo "encher dos cofres das concessíonárias".
    •  
      MRui
    • 27 julho 2010

# 4

E quando ilustram uma notícia sobre um avião de carga... com uma foto de um avião de passageiros?
  2.  # 5

Vocês não sabem procurar os meios de comunicação mais fidedignos

http://networkedblogs.com/65M64
  3.  # 6

http://prioradodeidiotas.com/oindesmentivel/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Expat
  4.  # 7

Um "facto":

No I: Cavaco avisa que é ele quem assina uma revisão constitucional (subentendido: vejam lá o que fazem ou eu mando essa revisão para trás).
    Texto da notícia: mas Cavaco Silva, parco em comentários, lembrou apenas que há um artigo na Constituição que diz que é o Chefe do Estado que tem de assinar a revisão constitucional. Ora, se assina, tem de concordar - é isso que Cavaco quer sublinhar,

Noutro jornal: "Cavaco lembra que está obrigado a assinar qualquer revisão constitucional"
    (subentendido mais que óbvio: não tenho palavra a dizer nesse assunto)

Esta é difícil. O que fazer para deslindar tal mistério? Assim de repente, só me ocorreu... ler a Constituição:
    Artigo 286.º (Aprovação e promulgação)
    1. As alterações da Constituição são aprovadas por maioria de dois terços dos Deputados em efectividade de funções.
    2. As alterações da Constituição que forem aprovadas serão reunidas numa única lei de revisão.
    3. O Presidente da República não pode recusar a promulgação da lei de revisão.

Enfim, tantas arvorezinhas cortadas para imprimir coisas destas....
  5.  # 8

Há muito tempo que acho que o jornalismo português deve ser dos piores da europa.

Uso abusivo do verbo "garantir", a das palavras "tudo" e "nunca", três palavras q qualquer jornalista deve usar c\ MUITO cuidado.

Exemplo: "A taxa de desemprego vai baixar, quem o GARANTE é o ministro xxxxx"
    O correcto seria: "O ministro xxxx declarou que a taxa de desemprego vai baixar"

E aqueles noticiários radiofónicos em que o locutor pretende dar a ideia que não está a ler o texto intercalando muitos uhmmm, ahmmm e até frases como "de resto" ...eu mudo de estação. Acontece em certos noticiários da Antena 1 e TSF
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
  6.  # 9

Na TVI.
      35299_1377869641859_1085422912_30928081_1095413_n.jpg
  7.  # 10

"Há muito tempo que acho que o jornalismo português deve ser dos piores da europa."
    Agradeci ao Paramonte quando queria citar, mas nao encontro o botão!

Voltando à vaca fria, não sei se concordo ou discordo disto. Muito mauzinho é de certeza, mas de ha unstempos a esta parte que me pergunto se não anda la pelo meio da tabela (que eu acho que é mais ou menos o lugar de Portugal na maioria das coisas). Quando a certa altura segui muito de perto um determinado tema (o famoso desapatrecimento da menina Maddie, precisamente porque a questão dos media me fascinou), fique absolutamente estarrecida com a imprensa inglesa; Não estou a falar dos "red tops": o Daily Mail éde um abaixo de cão que não existe em Portugal, e os ditos chamados jornais sérios fazem mais de metade das noticias através das agências noticiosas e repetem-se ad nauseam uns outros. Acho que eles (jornais, e todos) pagam cada venos menos a jornalistas decentes para fazerem um trabalho honesto e independente e o resultado é catastrofico; Por isso é que cada vez que ha um artigo sobre qualquer coisa que o Eurostat, ou mesmo op INE, diz, eu tento ir ver o comunicado original porqueem 70% dos casos, não bate a bota com a perdigota. Sobretudo se as estatisticas néao corresponderem às ideia feitas.
    •  
      FD
    • 28 julho 2010

# 11

Essa da TVI... é que se fossem erros em coisas complicadas, estilo, equações matemáticas, até se percebia, agora Bogotá, Colômbia...

Em alguns casos o problema é da geração estagiário. Noutros, é manipulação. Noutros, é o típico "Pinto da Costa" a fabricar notícias.
    Uma coisa que vejo muito nos outros países e que me parece que não vejo em Portugal é a declaração inequívoca de apoio de certos meios da comunicação social a determinados sectores.
    Não sou apreciador de imprensa desportiva (nunca comprei um jornal do tema) mas pelo que tenho lido:
    A Bola = Benfica
    O Jogo = FCP
    Mas, existe algum registo oficial desta orientação?

Agradeci ao Paramonte quando queria citar, mas nao encontro o botão!

Está de férias o botão: https://forumdacasa.com/discussion/12387/duvidas-tecnicas-sobre-o-funcionamento-do-forum-tutoriais-e-ajuda/#Item_6
  8.  # 12

O JN começa a tomar um lugar especial no meu coração:

Título: «Prestação da casa aumenta já em Agosto»
    Subtítulo: Quem fizer um empréstimo em Agosto vai pagar em média mais sete euros por mês do que se tivesse contratado exactamente o mesmo crédito em Julho
  9.  # 13

Esta também é gira.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/financas/portugal-agencia-financeira-financas-banca-bes-bcp/1181350-1729.html

Título e subtítulo:
    "Bancos lucram 4,5 milhões por dia mas pagam pouco de impostos BES, BCP, BPI e Santander Totta obtiveram, nos primeiros seis meses deste ano, lucros de 792,1 milhões de euros. Mas pagam impostos como se lucrassem muito menos

Os lucros da banca aumentam, mas o reflexo nos cofres do Estado é pouco ou nenhum.

De acordo com as contas do «Correio da Manhã», os impostos pagos por BCP, BES, BPI e Santander Totta, no seu conjunto, ficaram-se pelos 98,6 milhões de euros.

Desenvolvimento:

Se olharmos apenas para o ano de 2009, a banca, na sua totalidade, teve lucros de 1.725 milhões de euros mas pagou 74 milhões em impostos sobre esse resultado líquido. É uma taxa efectiva de 4,3% sobre os lucros. Isto porque vários milhões devidos ao Estado são diferidos, ou seja, podem ser «recuperados no futuro se forem gerados lucros suficientes», o que tem acontecido.

O texto a bold é suficiente para sabermos que o jornalista não percebe bem o assunto. Mas o pior de tudo é dar uma notícia destas sem contextualizar, sem explicar. Enfim, cumpriu o seu propósito: confirmar a ideia de que os bancos são desonestos.
    • eu
    • 30 julho 2010

# 14

Caro luisvv, não sei porque está tão indignado.

No contexto do sistema económico liberal que tanto defende, os jornais apenas estão a cumprir a sua missão: ganhar o máximo de dinheiro. Quanto mais populistas forem as notícias, maiores as vendas.

Verdade? Isenção? Honestidade? Objectividade? Isso é para totós... o que interessa é ter vendas e ganhar muito dinheiro. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Rocha, danobrega
  10.  # 15

Sic Notícias - 03.03.2009:
      03032009.jpg
  11.  # 16

Boas

colocado por eu:
    Caro luisvv, não sei porque está tão indignado.

No contexto do sistema económico liberal que tanto defende, os jornais apenas estão a cumprir a sua missão: ganhar o máximo de dinheiro. Quanto mais populistas forem as notícias, maiores as vendas.

Verdade? Isenção? Honestidade? Objectividade? Isso é para totós... o que interessa é ter vendas e ganhar muito dinheiro.

eu:
    Que grande maldade: entao fez o luisvv provar o proprio veneno?
    Gostei

cumps
    Jose Cardoso

PS: desculpem a a incorrecçao na escrita mas o meu teclado recusa-se a aceitar os acentos
    • Neon
    • 30 julho 2010

# 17

Corroboro :)

Realmente é estranha tanta indignação perante os cometários a que estamos habituados.

Eu já me converti a filosofia do ilustre luisvv... os meios de comunicação social, instituições etc só têm razão de existirem se forem lucrativos, tudo o resto é redundante.

:)
  12.  # 18

FSSSSSSSSSSSSSSS FSSSSSSSSSSSSSSS

tanto veneno.... se morderem a língua... falecem. LOOL
  13.  # 19

Boas

FSSSSSSSSSSSSSSS FSSSSSSSSSSSSSSS

tanto veneno.... se morderem a língua... falecem. LOOL

diz o roto ao rasgado :-)

cumps
    Jose Cardoso
  14.  # 20