Iniciar sessão ou registar-se
    • Linio
    • 28 julho 2010 editado

     # 1

    Boa Noite ao Forum,

    Estou aqui a participar por 1ª vez.

    Tenho espontâneamente acompanhado discussões neste forum e fiquei muito satisfeito pela qualidade em termos de conhecimentos e em termos de partilha dos mesmos entre membros.

    Então, gostaria de fazer uma pergunta ao pessoal sobre orçamentação de moradias. Será que alguém aqui no forum conhece uma empresa que disponibilize no seu site, na região do Porto que faça um orçamento de uma moradia online, praticamente na momento sem ter de andar com os projectos debaixo dos braços para todo o lado e esperar tempos infinitos?

    Agradeço desde já a todos o tempo dispendido.
  1.  # 2

    lolol.

    Esta é a melhor discussão de sempre das que tenho visto por aqui no forum...

    Sugiro isso e mais ainda. Porque não uma empresa com um programa online para nós fazermos os projectos também online. Dizíamos como era a casa e o terreno e as soluções, dimensões, alturas, janelas, portas... e depois aquilo até dava logo estabilidades e as especialidades todas... bom era brutal se isso existisse.

    era tipo o configurador de cozinhas do aki e do ikea mas para uma casa inteira (e anexos porque os portugueses não vivem sem dois ou três anexos)

    Melhor, aquilo no fim indica logo ali 3 ou 4 empreiteiros e dá logo os orçamentos consoante as coisas pedidas e os prazos também...

    isso é genial.

    existe aqui uma lacuna num mercado emergente que é o faça você mesmo a sua casa... e ninguém explora isto caramba?

    porque será?

    se calhar é porque a ideia é tão absurda que qualquer programador teria de receber um balúrdio para combinar todas as variáveis que podem constar do acto de projectar... se fosse fácil você não teria realmente de andar com os projectos debaixo dos braços para todo o lado e esperar tempos infinitos...

    já existem coisas parecidas com a habitação modular. e é tanto o tempo que se perde a fazer um programa desses que até hoje ainda não compensou o esforço da combinação de todas as variáveis.

    Vamos fazer um esforço para melhorar a burocracia, trabalhar com pessoas sérias que cumpram com as coisas que dizem, mas vamos também não contribuir para mais desemprego na área da construção.

    Senão qualquer dia estamos todos online como os japoneses a viver em cubículos standard e a vegetar em frente aos ecrãs...

    Apelo a alguém na área do porto que ajude o linio e que lhe dê um orçamento porreiro

    Cumps

    Gonçalo Torres
  2.  # 3

    Boas,

    Realmente a ideia é genial, mas daria um resultado muito dispar da realidade. Ninguém irei correr riscos, ou seja, os orçamentos iriam possuir uma margem muito superior daquela que contemplaria caso fosse feito "á medida", para contemplar erros, etc.
    Cada casa é uma casa, os acessos á casa são importantes, tudo é importante quando se orçamenta, e teria de se partir do principio que o utilizador (possivel cliente) iria preencher tudo correctamente até ao ultimo parafuso para obter um orçamento correcto. E todos nós sabemos que poucos são os casos de clientes que possuem os dados todos do projecto, daí a haver orçamentos que demoram 2 ou 3 dias a executar e outros que demoram semanas e nos dão custos elevados para executar.......

    Cumprimentos,
  3.  # 4

    Já existem alguns gabinetes a tirar o máximo ( ou quase o máximo) de partido da tecnologia BIM, são programas em que os projectos são feitos tal qual se estivesse a construir podendo empregar a qq momento determinado produto ou material sendo gerado automaticamente tabelas quer com as quantidades quer as marcas e preços ( se os houver ) e permitindo alterações instantâneas do tipo mudar apenas um parâmetro numa tabela e actualizar todo o projecto. Essa tecnologia BIM tem vários módulos desde arquitectura, estrutura, e analise térmica entre outros que interagem entre si actualizando instantaneamente todo o projecto e sua informação.
    No entanto são programas caros e cuja curva de aprendizagem e rentabilização é longa, não sendo algo de mais valia no curto prazo, pois todo o método do gabinete tem que se conjugar nesse sentido ( arquitecturas, engenharias e orçamentação).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma, eljota
  4.  # 5

    Há uma questão que me parece igualmente importante:
    hostilização e materialização...

    Estamos na era na net e de executar tudo online, compras, leitura... TUDO!!
    O convivio, toque pessoal, reunião... apresentação dos orçamentos pessoalmente (qndo digo orçamentos falo por mim, mas aplica-se a tudo) está a esmorecer... e isso que querem para o futuro? Materializarem-se?? Qua mais valias tiram com isso? Cada vez ouço mais a frase: oh pá.. faço pela net, poupo tempo e n tenho de aturar ninguém.........

    Pois! Nós cada vez menos nos conseguimos socializar.. temos menos paciência, porque precisamos fazer tudo para "ontem" :)

    Vivam!! E façam favor de ser felizes!
  5.  # 6

    marco1, nós já usamos disso, não é muito mais caro que um Autocad. É como a água tónica, primeiro estranha-se, depois entranha-se.
  6.  # 7

    pois augstHill

    eu tambem tenho ( o REVIT) mas só arquitectura e ainda não tiro 10 % das suas capacidades. E o sistema integrado das várias especialidades e subscrições anuais, tornam tudo para os pequenos gabinetes, pouco viável.
  7.  # 8

    É verdade. Sobretudo porque cada eng. usa o seu próprio software.
  8.  # 9

    Só queria ver um cliente em frente a esse programa a fazer as simulações todas para eu depois chegar à conclusão que:

    ou fez tudo muito depressa, acha-se muito esclarecido e esqueceu-se de metade do que realmente faz falta à casa (eu ainda hoje contemplo erros e omissões nos meus projectos e orçamentos... quanto mais alguém que não é do meio e que não faz disto todos os dias)

    ou então o cliente teria tanta dificuldade em compreender as variáveis que teria de estar alguém ali ao lado a ajudar (que teria de ser pago) ou então ia levar o dobro do tempo a chegar a uma conclusão com o preço pretendido do que levaria quando pede dois ou três orçamentos da forma corrente.

    tecnologia sim! agora tecnocracia acho que não é isso que se pretende...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  9.  # 10

    gnuno.torres

    não estamos a falar de ser o cliente, estamos a falar de software em gabinetes para o projecto de edificações, utilizando uma tecnologia que "constroi"/projecta tal qual na realidade ou com um grau elevado de realismo ao ponto de se preverem e corrigirem uma percentagem elevada de erros e omissões.
    •  
      FD
    • 29 julho 2010

     # 11

    Será que alguém aqui no forum conhece uma empresa que disponibilize no seu site, na região do Porto que faça um orçamento de uma moradia online, praticamente na momento sem ter de andar com os projectos debaixo dos braços para todo o lado e esperar tempos infinitos?

    Se conseguir que alguém lhe faça isso, fa-lo-á com base neste pressuposto:

    os orçamentos iriam possuir uma margem muito superior daquela que contemplaria caso fosse feito "á medida"

    Até pode encontrar essa empresa mas, em vez de pagar 10, pagará 15...

    Por outro lado, vejo que quem faz e executa está a ser um pouco autista.
    Há uma necessidade no mercado, há mercado, o que quer dizer que, se ninguém estiver a cobrir essa necessidade, há dinheiro para se fazer...
    Ainda hoje de manhã pensava nisso, como há tantos profissionais que se queixam de que "antes é que era". A evolução é feita connosco ou sem nós - nós é que escolhemos.
    Por isso mesmo, não sejam tão condescendentes e analisem bem o que lhes está a ser pedido. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma, Linio
  10.  # 12

    Nao tem nada a ver, mas alguem me sabe dizer por que razao a minha opção de "citar" desapareceu? que chatice....so aparece sussurrar e agradecer.
    •  
      FD
    • 29 julho 2010

     # 13

    Nao tem nada a ver, mas alguem me sabe dizer por que razao a minha opção de "citar" desapareceu? que chatice....so aparece sussurrar e agradecer.

    Está de férias: https://forumdacasa.com/discussion/12387/duvidas-tecnicas-sobre-o-funcionamento-do-forum-tutoriais-e-ajuda/#Item_6
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  11.  # 14

    Antes de mais parece-me que não estou a ser bem interpretado. Eu já tenho um projecto aprovado, com mapa de medições e estimativa orçamental associada. Sei bem aquilo que pretendo aplicar salvo um ou outro pormenor. Óbvio que terei de pedir orçamentos porta à porta. Penso que se existisse uma possibilidade de obter propostas de forma mais célere ajudaria. Mas vejamos.

    Se o software em causa tiver passo a passo ficheiros de ajuda elucidando para as questões solicitadas, com exemplos, com preços e formulas actualizadas não vejo porque não existam soluções! Naturalmente que os clientes pensam todos de maneira diferente mas podem em determinado patamar do estudo da sua casa já ter os dados base necessários para responder ao solicitado.

    O cliente pode obter preços para as situações menos variáveis e escolher ele próprio mais tarde peças de acabamento. Eu pensava que podia fazer isso.

    No entanto reparo que nem toda a gente tem disciplina mental para assumir que inevitávelmente a net tornou-se no maior veículo de comunicação de todo o mundo. Os tempos mudam, tudo muda. Temos que esperar sempre mais inovações.

    Agradeço o comentário de todos ao meu pedido.
  12.  # 15

    Linio

    pela minha parte percebi-o bem, só que aquilo que pretende só é possivel ser feito com rigor, analisando todo o conjunto dos projectos, dai que aquilo que deseja que é ter um site de uma empresa em que metia lá online os dados da sua futura casa e era gerado um orçamento, é possível mas como disse o FD seria como é evidente com valores extrapolados para cima precisamente em face de que cada obra tem as suas particularidades e basta o tipo de solo ser diferente para que por exemplo o projecto de estabilidade seja diferente para duas moradias aparentemente iguais e ai esses valores online não serem rigorosos. É pois preciso analisar os projectos e orçamentá-los correctamente em face das suas particularidades especificas.
 
0.0158 seg. NEW