Iniciar sessão ou registar-se
    • lapiz
    • 29 julho 2010 editado

     # 1

    Bom dia,

    Sou seguidora deste forum, onde tenho aprendido muito. Desde já agradeço a todos :)

    Estamos a recuperar um sótão (que tinha sido mal remodelado) onde iremos ter os quartos de dormir e WC. A estrutura da casa é de tabique (toda ela, de principio de século). A altura do sótão é reduzida (1.8-2-1.2m) com o qual aquece bastante. Uma vez que vamos re-fazer os tectos de novo (pladur), quero reforçar o isolamento.
    Após falar com o LNEC e ler muito sobre o assunto (nomeadamente neste forum) tinha pensado colocar roofmate entre as vigas de madeira (permitindo um bom arejamento entre o roofmate e a subtelha) e uma camada adicional, continua, por cima do pladur.
    Acham que é uma solução adequada?
    O que recomendam neste caso?
    Como fixamos o roofmate?
    Preferia o roofmate, pois tenho lido que a lã de rocha e o poiuretano projectado são um pouco tóxicos quando expostos/queimados e embora tenhamos o pladur, prefiro ter materiais mais inertes. Por outro lado, o roofmate podemos sempre re-utilizar, é limpo, parece-me mais fácil de colocar, etc.
    Tambem me falaram nas mantas reflectoras...

    Muito obrigado pela atenção,

    M.
  1.  # 2

    O roofmate (Poliestireno extrudido) quando arde liberta gases tóxicos.
    Quanto à lã de rocha a mesma é "incombustível", e quando sujeita a altas temperaturas não liberta gases tóxicos.
    No seu caso eu colocaria manta em lã mineral (rocha ou de vidro), com papel kraft e pelicula aluminio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lapiz
  2.  # 3

    Olá Pedro,

    Obrigado pela resposta.
    :) aquilo já têm lã de rocha... embora esteja toda a desfiar-se. Então acha que devia deixar-la lá? E como reforço o isolamento?
    Pois... há tópicos aqui no forum sobre a toxicidade da lã de rocha. Por outro lado, acabo de ler noutro site:

    http://www.miguelguedes.pt/arquitecturaesustentabilidade/parametro.php?id=7
    "São exemplos de substâncias comprovadamente a evitar: os CFC (Clorofluorocarbonetos); os HCFC (Hidroclorofluorocarbonetos) presentes sobretudo no poliestireno expandido (EPS), no poliestireno expandido extrudido (XPS) e na espuma rígida de poliuretano (PUR). "

    Enfim... se calhar devia usar pladur contra o fogo. Os revestimentos chamados naturais têm preços bastante elevados, pelo o que tenho visto. Por exemplo, a lã de ovelha é 9€/m...

    M
  3.  # 4

    a toxicidade da lã, só existe se estiver exposto às suas particulas. penso que no seu caso não se aplica, pois esta estará confinada à laje de esteira, sem contacto com a zona habitável.

    Se já tem lã de rocha, pode e deve colocar uma camada nova sobre a mesma. Qual a espessura que tem?

    PS: a lã de ovelha é altamente inflamável... Também existem umas placas feitas com fibras vegetais aglutinadas... mas também tem péssimo comportamento ao fogo.
    Existem outros sistema de isolamento, por exemplo, placas rigidas de aglomerado negro de cortiça, ou de fibras de coco...
    •  
      alv
    • 29 julho 2010

     # 5

    Vivam!

    em continuo com o Pedro Barradas.... e de cânhamo, de terra, de argila, de algodão, de desperdícios de fibras de nem sei o quê, de desperdício de celulose, disto e daquilo..... Já para não falar das telas termo refletoras, deste e daquele tipo, mullticamada, multibloha, etc., etc..

    O que não falta é mantas e de coisas que libertam tudo e mais alguma coisa, sendo que a última moda são os cov - compostos orgânicos voláteis que todos libertam.....
    Começo a estar farto desta treta e de pretensos conselhos e conselheiros, mas se me é permitodo, cá vai o meu:
    Se bem entendi, terá uma cobertura em barrotame de madeira, já deverá ter reparado o telhado, uma vez que diz ter subtelha. Bom, então a minha proposta que atiro à discussão seria:
    Sob a subtelha, comprimido entre os barrotes, uma boa camada de XPS, sem nenhuma preocupação com ventilações deito ou daquilo. Sob o XPS, em isolamento contínuo, uma boa manta de lã de vidro de 80mm e 16Kg que faz conjunto com o merecido tecto falso em placas de gesso laminado, absolutamente normais, e se possível, passe a publicidade, Pladur®.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lapiz
    • JPFF
    • 30 julho 2010 editado

     # 6

    [pub]Boa tarde,

    Existem diversos materiais de isolamento e/ou revestimento térmico e acústico. O melhor mesmo é consultar quem lhe poderá aconselhar o melhor produto / marca mediante as caracetristicaws especificas da(s) sua(s) obra(s).
    Poderá obter toda a informação e os mais diversos materiais com caracteriticas técnicas e aplicações muito especificas em isolamentos e/ou revestimentos, nomeadamente na TCC, onde lhe darão a resposta às suas necessidades.
    poderá consultar em: www.tcc-sa.pt[/pub]
  4.  # 7

    :) Boas,


    Bem, as obras lá decorreram....e venho dizer as opções que tomamos no fim. Acabamos por por lã de rocha e 2 camadas de roofmate intercaladas de 3 cm cada (comprado na liztres). Acho que melhorou bastante, embora fique aquém dos sótãos dos nórdicos, claro está (mas estes, segundo me disseram, têm no mínimo 30 cm de isolamento/caixa de ar... vou investigar isto também e se souber, logo conto).

    No inicio, estávamos cheios de boas intenções, pensamos em usar sempre materiais 'ecológicos', etc. depois veio a realidade e tudo mudou. Cheguei até a falar com o técnico do LNEC, que segundo entendi afirmou que era mais ou menos tudo a mesma coisa e o que conta é mesmo a espessura do isolamento. Segundo as minhas sondagens entre amigos e conhecidos, os arquitectos gostam da lã de rocha / roofmate, os construtores de poliuretano expandido de alta densidade. Da próxima usamos colmo como em Africa :) e temos isolamento garantido!!!!

    M.
 
0.0148 seg. NEW