Porque que é que as pessoas tem dificuldades em procurar os serviços de gestão e condução de obra para construção das suas casas em vez de entregarem muitas das vezes chave na mão aos empreiteiros? Será que não percebem que teriam muito a ganhar "poupar". Melhoria no preço, na qualidade, nos prazos.
Alguém tem ideia como se está a desenvolver esta área? Eu acho que é questão de tempo. Penso que cada vez mais as pessoas vão estar atentas ao assunto. O que acham?
Nao concordo que fique mais barato. Muito simples, o empreiteiro provavelmente tem descontos de 30% a 50% nos materiais e eu como privado nao tenho. Ao fim de tudo deve dar ela por ela.
não se esqueça que quem trabalha nessa área e assume um compromisso tal também conhece as empresas fornecedoras de metraial e onde os preços são melhores.
Quem gere pede orçamento aos empreiteiros por fases. Não me parece que estes se estiquem muito! Concorda
Acaba por ter razão no que diz, mas quem presta serviços de gestão, condução e fiscalização de obra não substítui o empreiteiro. Apenas pede as propostas necessárias para obter o orçamento com a melhor relação qualidade preço. O empreiteiro tem as responsabilidades que teria em qualquer outro cenário legal.
Entendo ao que se refere e concordo consigo, todavia também deve concordar que a figura de gestor e fiscal de obra fazem muita falta nas obras particulares.
Existem situações de incumprimento por parte de alguns empreiterios que deixam os clientes completamente à nora.
Ha tempos ja houve uma discussao identica aqui no forum. Empresas que gerem e sucontratam as varias empreitadas,etc. Acho que se falou numa comissao de 10 a 15%, ou seja numa obra de 150 000 euros, 15 000 a 22500 seriam para essa empresa prestadora de serviços. Muito sinceramente tenho as minhas duvidas que sejam uteis, ainda para mais com estas comissoes absurdas.
A figura de fiscal/gestor de obra deveria ser uma das principais preocupações dos Donos de obra. Toda a gente sabe que as nossa obras (moradias) são executadas por micro e pequenos empresários que não tem em obra uma efectiva direcção técnica. Na melhor das hipóteses existe lá um encarregado que quando as coisas correm mal liga ao patrão e depois ele que resolva. Por outro lado um fiscal/gestor de obra só poderá desempenhar um papel verdadeiramente produtivo se tiver por um lado a aceitação do empreiteiro e do seu pessoal e por outro o apoio do Dono de obra. Pessoalmente já recusei alguns trabalhos porque apesar de ter o apoio do Dono de obra sabia de antemão que não teria a aceitação do empreiteiro. Ou seja o meu papel em obra seria o de policia e essa não deve ser o papel de um fiscal/gestor. Deve sim ser um elemento que está ali para em conjunto com todos os intervenientes em obra procurar a melhor solução para resolver os problemas
Temos que separar as situções 1 Uma empresa que se limita a arranjar meia duzia de orçamento e ajuda o cliente a decidir sobre o melhor terminado aí a sua actuação e levando uma comissão de 10 a 15% sobre o valor da obra. 2 Uma empresa que pode igualmente arranjar meia duzia de orçamento ajuda o Dono de obra a decidir sobre o melhor mas para além disso forneçe ainda: Fiscalização da obra Gestão da obra Coordenação de segurança Aconselhamento técnico sobre todas as responsabilidades e passos que o Dono de obra deve dar até obter a licença de utilização e respectiva legalização da obras nas finanças e conservatória.
Porque parece que o user Linio está mais ou menos familiarizado com esta problemática gostaria de saber qual a sua opinião sobre o facto da gestão/fiscalização de obras particulares ser ainda uma área onde existe ainda uma enorme falta de aceitação por parte dos Donos de obra.
Talvez porque ainda ninguém consegiu através de obra feita provar o contrário. É preciso mais empenho e desenvolvimento de estratégias que mostrem efectivamente que o cliente só tem a ganhar. Nem que o preço final seja o mesmo de uma ou outra forma, mas pelo menos teve um acompanhamento de obra com contratação por escrito de todos os trabalhos e intervenientes na obra, controlo dos trabalhos a mais, estudo de soluções construtivas ect...
Muito poderia dizer sobre o assunto.
É preciso cativar o mercado para as vantagens destes serviços. Inclusivé os próprios empreiteiros saem a ganhar porque existe alguém na obra que em conjunto e de forma antecipada ajuda a resolver dúvidas.
Os grandes promotores imobiliários só trabalham com empresas de gestão e fiscalização de obra. No Oeiras Golf & Residence o preço dos lotes para moradias, além do projecto, já inclui um protocolo com empreiteiro e empresa de gestão e fiscalização.
Mas para esse preço ser o mesmo, teria de o empreiteiro dar apenas a mão de obra e essa empresa de serviços contratar sub-empreitadas e materiais ou estou a ver mal a coisa? para ter o mesmo preço final, implica que a empresa fornecedora de serviços consiga empreitadas de qualidade com preços também competitivos. Outra coisa importante é garantir que não haja grandes derrapagens no orçamento inicialmente previsto para a obra. Se assim for vejo vantagens, caso contrario nao vejo nenhuma vantagem....
Uma das vantagens de uma fiscalização/gestão de obra é essa mesma eviitar derrapagens. Começa na análise dos projectos e orçamentos detectando anomalias que trarão mais tarde trabalhos a mais atrasos nas entregas da obra etc. A subcontratação deve/terá que ser sempre do empreieteiro geral contudo uma boa getão/fiscalização apoiada pelo Dono de obra e um bom contrato de empreitada pode ter um papel muito importante na decisão dos subempreiteiros a contratar. È do senso comum qua as obras derrapam sempre 10 a 15% do valor inicialmente orçamentado. Uma obra que tenha um orçamento de 200.000€ x 15% = 30.000 30.000 / 18 meses = 1.666€ mês Este valor dá prefeitamente para investir numa boa gestão e fiscalização O que é que ganhei? Uma boa fiscalização, um eficiente aconselhamento técnico, e provavelmente evitei umas multazitas e muitas mas muitas dores de cabeça
Creio que já publiquei aqui um mail que recebi em tempos sobre a média das multas aplicadas pela ACT sempre que visita um estaleiro Se fizermos as contas só nas 2 primeiras que são logo imputadas ao dono de obra poderemos ter como prenda 6.650€ Atenção que as outras embora pareçam ser directamente dirigidas ao empreiteiro podem igualmente ser aplicadas ao dono de obra
AugstHill Poderemos transpor facilmente o seu exemplo para as obras particulares. Quanto pago eu de renda de casa por cada mês que a minha obra atrasou? Quanto pago eu de juros do dinheiro que o banco já me disponibilizou cada mês que estou á espera daquele subempreiteiro que prometeu mas não cumpriu?
Bem voce ja esta a contar com as derrapagens para pagar á empresa de serviços. Para apenas "supervisionar" a obra entao prefiro pagar ao arquitecto e sua equipa para fazerem um trabalho com a qualidade suficiente para ter o mesmo dito serviço. Eem vez de pagar ao arquitecto 7 000 euros pago 12 000 e garanto o mesmo serviço e mais barato. Pelo menos li algures num post aqui que com 12 000 da para fazer td o seguimento de obra (gama e areas medias) com mapas de quantidades definidos sem erros e garantir que não ha derrapagens. A haver essas derrapagens as mesmas terao de ser devidas a novos trabalhos que eventualmente sejam pedidos pelo dono de obra. Trabalhos que inicialmente o dono de obra nao contava fazer no imediato, mas sabendo que mais tarde ou mais cedo os mesmo teriam de ser feitos, ex. arranjos exteriores.
Em relação as coimas, segundo o documento as mesmas são aplicadas ao empreiteiro. Sendo assim o mesmo é que tem de garantir os requesitos nele definido.