Iniciar sessão ou registar-se
    • Gee
    • 30 julho 2010 editado

     # 1

    Boa tarde amigos.
    Vou alugar um apartamento onde anteriormente já teve gás canalizado e presentemente já não tem lá o contador...

    Já pesquisei, mas a informação que encontro é muito vaga e não encontro respostas às minhas seguintes dúvidas:
    - terei de pedir um contador à empresa certificada bem como uma inspecção do local e quanto me irá custar tudo isso?
    - tenho de ser eu a acartar com os encargos da instalação/ligação e inspecção ou cabe ao senhorio?
    - quanto tempo demora o processo de ligação após o pedido do serviço?

    Agradeço toda a ajuda que possam vir a dar.
    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 30 julho 2010

     # 2

    - terei de pedir um contador à empresa certificada bem como uma inspecção do local e quanto me irá custar tudo isso?

    Sim. Depende da zona, os valores variam consoante a empresa. Inspecção: 43,30€.
    Exemplo: http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosServicos/Produtos/GasPropanoCanalizado/Documents/Tabela_Precos_Gas_Propano_Canalizado_Julho_2010.pdf

    - tenho de ser eu a acartar com os encargos da instalação/ligação e inspecção ou cabe ao senhorio?

    Vocês é que decidem. Se não estiver no contrato, é o arrendatário que deverá pagar tudo isso.
    Já quanto a eventuais fugas, na minha opinião, é o senhorio o responsável.

    - quanto tempo demora o processo de ligação após o pedido do serviço?

    Depende da empresa e do volume de trabalho da mesma. Na minha experiência, em Lisboa, e se não houver fugas em 2 ou 3 dias tem gás.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gee
    • Gee
    • 30 julho 2010

     # 3

    Obrigado pelo rápido esclarecimento FD.
    Já fiquei mais elucidado só tenho uma outra questão que surgiu com o linear da situação:
    - Somente após ter o contrato e pago a renda é que poderei ir pedir a instalação do contador, estarei 2 ou 3 dias sem gás o que a meu ver é um bem essencial, como poderei proceder nesta situação?
    É que realmente pagar, entrar na habitação e não ter todos os serviços a funcionar não me parece que seja o mais acertado.
    Se houver dicas agradeço..

    Abraço
    •  
      FD
    • 30 julho 2010

     # 4

    Pode hipoteticamente celebrar o contrato no dia 5 do mês 1 para entrar na casa no dia 1 do mês 2. Com esse contrato pode ir pedir o fornecimento do gás.
    Depois é uma questão de combinar com o senhorio para aceder à casa para se fazer a devida inspecção.
    • Gee
    • 3 agosto 2010

     # 5

    Obrigado mais uma vez pela dica FD.
    Acontece que o problema aqui foi de ser dia 1 (dia de inicio de contrato) no final de semana o que veio complicar o sistema de instalação e revisão.
    Consegui ir pedir o gás no sábado de manhã (dia em que recebi o contrato) e foi instalado hoje com sucesso, mas acontece que foi todo um processo mal estudado e escusado, isto porquê?
    - Ora estive 1 semana à espera do contrato para pedir a ligação do gás, acontece que no sábado ao ir fazer o contrato com o fornecedor de gás nem sequer foi preciso contrato!!
    Ora bolas, se a minha fonte de informação me tivesse dito isto, o gás já estaria instalado bem antes do dia de hoje...
    Culpa minha por não me ter deslocado pessoalmente à loja e ouvir o que é por regra geral.

    Pronto, já passou, mas de toda a maneira fica a conclusão a história e o agradecimento.
    Obrigado amigo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
  1.  # 6

    Colocado por: Gee...nem sequer foi preciso contrato!!.
    LOL!
    Como é? Eu posso fazer um contrato de abastecimento de gás de uma casa com a qual não tenho nada a ver?!?

    Aposto que se você não tivesse levado o contrato de arrendamento, nesse caso já seria preciso tê-lo! :-)
    • Gee
    • 3 agosto 2010 editado

     # 7

    Eu posso fazer um contrato de abastecimento de gás de uma casa com a qual não tenho nada a ver?!?

    Sim, pelos vistos pode.

    O processo é "dar o nome completo, a morada e pagar, logo lá passamos a instalar que depois recebe as contas via ctt para pagar o consumo de gás no final de cada mês..."

    Andei eu aqui a empanturrar-me em comida de "plástico" e banhos exóticos de água gelada por não aplicarem as regras básicas da celebração de um contrato :(
  2.  # 8

    Permitam-me uma opinião.

    Gás? Em casa? Bombas? Tecnologia do século XIX?

    Como é fácil quando tudo é eléctrico. Ainda tem a vantagem de ficar mais barato no final do mês! LOL

    cumps.
 
0.0139 seg. NEW