Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos,

Já ando há bastante tempo neste fórum a pesquisar e a ler todos os vossos conselhos. Agora peço-vos ajuda para analisarem o meu projecto.

O terreno tem 60 metros de frente por 19 metros de largura, sendo que a frente é para a estrada. Seguindo as imagens, o norte fica em cima (trás da casa), o sul em baixo (estrada), nascente à direita (garagem) e poente à esquerda (resto do terreno). Neste terreno existe uma construção muito antiga. Como actualmente o pdm permite a construção mas condicionada, o projecto entrará como ampliação da casa existente. A construção existente está a tracejado laranja. Esta casa é um projecto meu e da minha mãe, sendo o terreno dela.

A casa tem aproximadamente 250 m2, sendo que o rés-do-chão tem:
    2 quartos a (pedido da minha mãe)
    wc privado ( a sanita e o bidé trocam de lugar com o lavatório, e junto à banheira levará também chuveiro) Este wc passará para perto do outro quarto de maneira a ter uma janela para o exterior, recebendo luz natural) e tem as medidas necessárias para a utilização de cadeira de rodas
    sala comum (que será aumentada, pois parece-me pouco para sala de estar e jantar)
    sala da música (o nome está errado, serão arrumos e terão uma porta para a garagem)
    cozinha com bastante arrumação e balcão de refeições rápidas
    lavandaria virada para o jardim interior (para usufruir de alguma luz natural)
    hall (com pé direito duplo para futuramente levar uma plataforma elevatória)
    escadas (que têm de ser recuadas porque acabam mesmo na entrada do quarto no 1º andar, assim aumenta-se um pouco a casa em largura, aumentando tambem a sala como queremos)

No piso superior temos:

o meu quarto com wc privado e closet
    outro quarto (será escritório e a tal sala da música)
    varandas (para aproveitar toda a área do piso inferior)

As imagens são fotografias porque as folhas do projecto são enormes. Tentei arranjar de maneira a serem perceptíveis as medidas. Se não perceberem alguma coisa, é só dizerem.
    Agradeço comentários positivos e negativos ao projecto, de maneira a melhorar sempre.
      PICT0049_.jpg
  2.  # 2

rés do chão
      PICT0057_.jpg
  3.  # 3

1º andar
      PICT0058_.jpg
  4.  # 4

frente da casa, virada a sul
      PICT0059_.jpg
  5.  # 5

alçado lateral, virado para o terreno, onde futuramente terá uma piscina e restante envolvente.
      PICT0060_.jpg
  6.  # 6

comentários?
  7.  # 7

não há nada a dizer do projecto?
    •  
      FD
    • 3 agosto 2010

# 8

Está tudo de férias...

A casa de banho do primeiro piso não ficaria melhor se fosse partilhada?
    A área de entrada (hall) para os quartos no piso térreo não é um pouco desperdício de área?
    O que representam aqueles riscos na entrada para a sala? São portas...?
  8.  # 9

daleen

a sua casa desperdiça muito espaço e não "vai buscar" nenhuma mais valia a isso em termos de qualidade das ambiências.
    por exemplo já reparou que se fizesse o hall realmente ao centro e reduzindo aquele jardim coberto e sem fruição pelo interior como espaço de vivência, poderia ter uma sala maior, assim como a opção do pe-direito duplo desmesurado mas que não é vivido, pois está tanto no r/c como no 1º andar, confinado entre paredes.
    Na minha opinião tem um projecto arrumado que até pode funcionar mas algo constrangedor....mesmo a solução da suite tão estrangulada a sua entrada ( pelo closet) e depois tanto espaço numa direcção,
    ainda no r/c realmente o duplo corredor é mesmo uma solução um pouco fraca, pense na hipotese de espelhar (inverter) no r/c os quartos e a casa de banho e verá que para alem poder ter a mesma com uma janela, evita esse duplo corredor.
  9.  # 10

Colocado por: FDEstá tudo de férias...

A casa de banho do primeiro piso não ficaria melhor se fosse partilhada?
    A área de entrada (hall) para os quartos no piso térreo não é um pouco desperdício de área?
    O que representam aqueles riscos na entrada para a sala? São portas...?

Realmente deve de estar toda a gente de férias :)
    O primeiro piso será exclusivamente meu. O segundo quarto, será um escritório/sala de música.
    O hall de entrada para os quartos é apenas para tornar aquela zona mais reservada (entre quartos e wc), e também porque não gosto nada de ver corredores cheios de portas, parece um hospital.
    A sala tem duas portas de correr. Não sei se se está a referir à zona do pé direito duplo, que levará uma plataforma elevatória ao lado das escadas.
  10.  # 11

Colocado por: marco1daleen

a sua casa desperdiça muito espaço e não "vai buscar" nenhuma mais valia a isso em termos de qualidade das ambiências.
    por exemplo já reparou que se fizesse o hall realmente ao centro e reduzindo aquele jardim coberto e sem fruição pelo interior como espaço de vivência, poderia ter uma sala maior, assim como a opção do pe-direito duplo desmesurado mas que não é vivido, pois está tanto no r/c como no 1º andar, confinado entre paredes.
    Na minha opinião tem um projecto arrumado que até pode funcionar mas algo constrangedor....mesmo a solução da suite tão estrangulada a sua entrada ( pelo closet) e depois tanto espaço numa direcção,
    ainda no r/c realmente o duplo corredor é mesmo uma solução um pouco fraca, pense na hipotese de espelhar (inverter) no r/c os quartos e a casa de banho e verá que para alem poder ter a mesma com uma janela, evita esse duplo corredor.

Obrigada pela sua opinião, já estou a tentar resolver esses problemas de espaço. E realmente pensando bem, aquele jardim perto do hall de entrada não terá grande utilidade, seria apenas para o corredor ter uma grande entrada de luminosidade, deixando de ser escuro, coisa que não gosto.
    A questão do pé direito duplo perto das escadas, é para futuramente levar uma plataforma elevatória.

Em relação à suite, tenho mesmo de ver as zonas de circulação. Porque realmente há estrangulamento naquela zona.
    O corredor duplo é propositado, de maneira a tornar a zona dos quartos e wc reservada. E também porque um corredor com portas dum lado e do outro não é coisa que me agrade muito. Não penso que colocar um dos quartos espelhado seja solução, pois gosto dos quartos virados a sul.

Quando comecei este projecto, não queria uma casa fechada sobre si mesma, daí haver aqueles jardins, para permitirem entradas de luz e algum movimento à casa, sem esquecer que não há dinheiro para fazer algo muito extravagante.
  11.  # 12

daleen

-a plataforma penso que não precisará de tanto espaço
    - o que eu disse para os quartos era "deixá-los precisamente no mesmo lugar apenas passando o que tem a wc para o lugar do outro e assim a wc fpoder ficar com uma janela para o tal pátio e criar todo um vestibulo de acesso á mesma e aos quartos e ainda á garagem e aos tais arrumos, embora que subtilmente atraves de uma parede biombo se poderia privar a zona de acesso aos quartos. é que aquele corredor duplo está mesmo esquisito.
    -acho que o pátio atras poderia participar mais na tal luminosidade que pretende e como espaço exterior "dentro" de casa.
    - a sala tambem me parece que não está a tirar partido do exterior, ou seja imagine que num dia quente gostaria de ter uma zona de terraço virada para o jardim ou seja um espaço coberto exterior, é que essa sala ou se está dentro ou fora, não permite uma zona intermédia á sombra.
    - a sala da musica tambem me parece que seria mais interessante previliviar uma zona de terraço ( varanda) a poente do que a sul.
    desculpe estar a ser um pouco chato mas este seu caso em face da sua abertura para certas soluções menos convencionais, parece-me que era preciso um pouco mais de criatividade.
  12.  # 13

Colocado por: marco1daleen

-a plataforma penso que não precisará de tanto espaço
    - o que eu disse para os quartos era "deixá-los precisamente no mesmo lugar apenas passando o que tem a wc para o lugar do outro e assim a wc fpoder ficar com uma janela para o tal pátio e criar todo um vestibulo de acesso á mesma e aos quartos e ainda á garagem e aos tais arrumos, embora que subtilmente atraves de uma parede biombo se poderia privar a zona de acesso aos quartos. é que aquele corredor duplo está mesmo esquisito.
    -acho que o pátio atras poderia participar mais na tal luminosidade que pretende e como espaço exterior "dentro" de casa.
    - a sala tambem me parece que não está a tirar partido do exterior, ou seja imagine que num dia quente gostaria de ter uma zona de terraço virada para o jardim ou seja um espaço coberto exterior, é que essa sala ou se está dentro ou fora, não permite uma zona intermédia á sombra.
    - a sala da musica tambem me parece que seria mais interessante previliviar uma zona de terraço ( varanda) a poente do que a sul.
    desculpe estar a ser um pouco chato mas este seu caso em face da sua abertura para certas soluções menos convencionais, parece-me que era preciso um pouco mais de criatividade.

Em primeiro, não tem nada que se desculpar. Eu é que agradeço imenso os seus comentários, são de grande valor. Só quero afinar o meu projecto, de maneira a que mais confortável em termos de distribuição do espaço, pois psicologicamente falando isso influência a vivência do ser humano.

Em relação aos quartos, a solução de espelhar, já está contemplada nas alterações. Foi logo das primeiras coisas que dissemos ao arquitecto.
    Ainda estou a tentar ver como dar a volta ao tal corredor dos quartos. Mas se calhar vou optar por retirar esse corredor. O wc dos quartos passa a ser público (deixando de existir wc de serviço perto da lavandaria), e um dos quartos vai ter um pequeno wc (ficando suite). Assim temos as portas dos quartos e do wc a abrir para o corredor principal. Mas ainda estou a ponderar bem isto. Já experimentei ontem esta solução, depois coloca-a aqui para avaliação.

Ontem debrucei-me sobre o projecto, e fiz algumas alterações e curiosamente partilho da mesma opinião sobre a sala da música. Alterei um pouco o rés do chão, de maneira a aumentar a sala para o tal pátio perto do hall de entrada, e consequentemente o primeiro andar foi alterado. Assim já previ uma varanda com vista para o terreno (lado poente).

Não sei como poderei tirar mais partido do pátio exterior. Tenho duas janelas viradas para lá, e não me convem abrir nada na parede do corredor porque está virada a norte.

Essa ideia da sala ter um coberto exterior não é mal pensado, vou investigar e ver com o arquitecto isso.

É mesmo isso que eu quero, não quero distribuídas de uma maneira muito convencional...porque não é dessa maneira que me sinto bem numa casa. Olho para a planta e tenho de me imaginar na casa e sentir-me bem. De momento, isso acontece. Mas se houver maneira de melhorar ainda mais pequenos pormenores, então agradeço muito a vossa ajuda.
    •  
      FD
    • 4 agosto 2010

# 14

Volto a reiterar que nestes projectos personalizados, na minha opinião, há que encontrar um compromisso entre aquilo que nós queremos e aquilo que é vendável numa casa.

Por exemplo, a questão da casa de banho no 1.º piso. A casa é para si, correcto.
    Mas, imagine que daqui a uns anos a vida corre mal, por um imprevisto qualquer, e tem que vender a casa.
    Essa configuração vai ser um óbice se algum dia precisar de vender a casa...
  13.  # 15

Colocado por: FDVolto a reiterar que nestes projectos personalizados, na minha opinião, há que encontrar um compromisso entre aquilo que nós queremos e aquilo que é vendável numa casa.

Por exemplo, a questão da casa de banho no 1.º piso. A casa é para si, correcto.
    Mas, imagine que daqui a uns anos a vida corre mal, por um imprevisto qualquer, e tem que vender a casa.
    Essa configuração vai ser um óbice se algum dia precisar de vender a casa...

FD aceito completamente o seu conselho, mas tenho de tentar relativizar essa questão. Porque é como disse a casa é para mim, e penso não estar assim tão personalizada. É só mesmo esse wc, por não ser público. E é como digo, eu tenho de me sentir bem na casa, já que a estou a construir, senão comprava algo mais comum. E se o wc fosse fora do quarto, não seria a mesma coisa.

Mas agradeço o seu comentário :)

0.0212 seg. NEW