Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!
    Neste momento disponho de algum dinheiro, sem precisar de recorrer ao crédito, para a comprar de um T1, isto porque o meu objectivo sempre foi investir em algo que tivesse um retorno.

    Por isso tentei sempre poupar, penso que chegou a altura de investir e estou a pensar comprar numa zona de muitas faculdades e alugar a estudantes ou professores ou mesmo enfermeiros/médicos (isto porque tem pelo menos duas instituições de saúde).

    Gostava de saber a vossa opinião, nomeadamente quem já fez esta opção?

    Cumprimentos,
  2.  # 2

    Penso que está a pensar bem.
    Uma casa para arrendar a estudantes em zonas "chave" pode ser uma boa opção.
    Os pikenos ao fim de algum tempo terminam os cursos e devolvem a casa. Costumam é ser estragadotes e, talvez valha apena ter um seguro para esse efeito, que lhe pague algum prejuízo que possa ocorrer.
  3.  # 3

    Ganha mais por mês, arrendando, do que tendo o dinheiro no banco. É um óptimo investimento, comprar a pronto para arrendar. Nunca iria conseguir juros tão altos por mês, com o dinheiro que tem.
    •  
      FD
    • 2 agosto 2010

     # 4

    Vale a pena comprar casa a pronto para arrendar?

    Vale, dentro de alguns contextos.
    O do arrendamento a estudantes é um dos que compensa.
  4.  # 5

    Colocado por: FD
    Vale a pena comprar casa a pronto para arrendar?

    Vale, dentro de alguns contextos.
    O do arrendamento a estudantes é um dos que compensa.



    Principalmente porque ninguem passa recibo, é o negocio da "china"......
    • Samu38
    • 2 agosto 2010 editado

     # 6

    Principalmente porque ninguem passa recibo, é o negocio da "china"......

    Isso aí, alto!
    Claro que passam, e até o podem exigir... e se o forem acusar às finanças, dizendo que você o recusa, ainda passa um mau bocado.
  5.  # 7

    Tenho as minhas duvidas que compense assim tanto e é difícil que venha a tirar rendimentos líquidos acima dos 5% ao ano, que bem vistas as coisas nem é assim tão bom negócio.
  6.  # 8

    Se pensar que não vai conseguir vender o T1 sem baixar o preço (o mercado está saturado) vai entender que é um investimento a longo longo termo. Para além disso convém fazer contas aos aborrecimentos e tempo que vai gastar. Pondere bem.
  7.  # 9

    Além de que deixa de ter o capital disponível, tem uma casa, é património, mas se precisar de capital, não será de um dia para o outro.
  8.  # 10

    Colocado por: Samu38
    Principalmente porque ninguem passa recibo, é o negocio da "china"......

    Isso aí, alto!
    Claro que passam, e até o podem exigir... e se o forem acusar às finanças, dizendo que você o recusa, ainda passa um mau bocado.


    Olhe eu estudei na universidade de Aveiro, garanto-lhe que 90% não passam recibo....não ha contratos de arrendamento não há nada. E dúvido muito que no resto do país seja diferente.
    •  
      FD
    • 3 agosto 2010

     # 11

    O facto de ser um T1 é que é um pouco penalizador.

    Mas, imaginando que é um T1 perto de uma escola, e que custa 75.000€ chave na mão (ou seja, impostos e despesas incluídas).

    Retorno ilíquido 5,25%/ano a 10 anos em Certificados do Tesouro
    75000 * 0,0525 = 3937,50€/ano
    3937,50 - Taxa 20% IRS = 3.150€
    Ou seja, se investir 75.000€ em Certificados do Tesouro (CT) recebe por ano cerca de 3.150€ ou 262,50€/mês.

    Custos anuais fixos (elevados de propósito para uma perspectiva pessimista) de um T1
    30€ * 12 = 360€ condomínio
    300€ IMI
    100€ de seguros
    500€ para obras, reparações e outros imprevistos
    Total = 1.260€

    Como num apartamento deste tipo (estudantes) 2 meses por ano estão vagos, contamos com 10 meses de rendas.
    Ora, 3150 (o rendimento dos CT) + 1260 (custos fixos) * 1,25 (IRS a 25%) / 10 (meses de renda) = 551,25€ que é a renda mínima para ter a mesma rentabilidade dos CT
    Se dividir por 2 quartos, dá 275€/quarto.

    Acrescente-se a isto, as desvantagens:
    -> risco de incumprimento
    -> despesas com imprevistos
    -> trabalho que dá arrendar e gerir o arrendamento
    -> desvalorização do imóvel

    Vantagens:
    -> potencial de valorização do imóvel

    A desvantagem dos CT é que a taxa é garantida para hoje. Daqui a 10 anos, quando se renovar o investimento, a taxa pode ser completamente diferente... o que já não acontece num arrendamento onde é de esperar que as rendas subam com os anos.
    Assim, daqui a 10 anos, com a inflação nos 2%, a renda estaria nos 335€. Por outro lado também seria de esperar que os custos fixos aumentassem.
    Se o apartamento valorizasse, teria compensado. Se o apartamento desvalorizasse, não compensaria.

    Eu, pessoalmente, para um T1 dentro destes valores de que aqui falo, se calhar optava pelos CT mais por causa da quase ausência de risco e gestão.
    Mas, basta alterar uma variável para as contas mudarem completamente (se o apartamento fosse um T2 por 75.000€ e não houvesse concorrência na cidade, por exemplo...).
  9.  # 12

    FD voce esta a supor um T1 de 75 000 euros (barato) mas depois aplica uma renda por estudante de 275 euros (rendas por quarto aplicadas em Lisboa e ja cartitas). Nesse caso um T1 em Lisboa penso que tambem lhe custara bem mais do que 75 000 a não ser que seja mt velho e jamais conseguira rendas de 275 euros/estudante....
    •  
      FD
    • 3 agosto 2010

     # 13

    Colocado por: jorgferrFD voce esta a supor um T1 de 75 000 euros (barato) mas depois aplica uma renda por estudante de 275 euros (rendas por quarto aplicadas em Lisboa e ja cartitas). Nesse caso um T1 em Lisboa penso que tambem lhe custara bem mais do que 75 000 a não ser que seja mt velho e jamais conseguira rendas de 275 euros/estudante....

    Por isso é que digo que um T1 é penalizador e por isso é que acho que neste exemplo os CT seriam preferíveis...
  10.  # 14

    Eu acho que comprar para arrendar so mesmo se a pessoa quiser ter ali uma especie de PPR. E claro que é sempre arriscado com chatices, ate perdi a conta a pessoas que apareceram no forum a dizer tem apartamentos ocupados com pessoas que nao pagam a renda...agora é um investimento mas nao de retorno imediato.
    • Samu38
    • 3 agosto 2010 editado

     # 15

    Olhe eu estudei na universidade de Aveiro, garanto-lhe que 90% não passam recibo....não ha contratos de arrendamento não há nada. E dúvido muito que no resto do país seja diferente
    .
    Pois, acredito. O seu senhorio de Aveiro, e muitos outros senhorios e proprietários deste país têm sido demasiadao confiantes. Fogem às suas responsabilidades e toda a gente acha normal... E porquê?
    Porque o nosso sistema fiscal, duro nas taxas que aplica, fiscalizava pouco. As nossas finanças só agora parecem estar a acordar, para a necesssidade de agarrar os prevaricadores. Começam a ser eficientes.
    Imagine que se tinha zangado com o seu senhorio e tinha ido reclamar porque ele não lhe tinha passado recibos. Era feio da sua parte? Talvez... Mas não pagar impostos sobre os rendimentos que temos, também é feio! E, num estado que faz cumprir as leis pode, e deve, ser arriscado.
    Não acredito que no futuro as coisas possam continuar assim, com as pessoas a não declararem os seus rendimentos, a fugirem ao fisco, e toda a gente considerar isso "normal".
  11.  # 16

    Muito bem FD,
    Materializou em contas aquilo que a minha intuição me dizia.
  12.  # 17

    Em relação à alternativa dos CT proposta pelo FD, eu penso que retorno não seria mensal mas apenas no final dos 10 anos. E o imóvel poderá ser um bem até para utilização pessoal quando não estiver alugado. A ideia de ter o dinheiro parado, não me agrada ... posso é tentar esperar um pouco mais até encontrar um T2.
    •  
      FD
    • 6 agosto 2010

     # 18

    Colocado por: goozoEm relação à alternativa dos CT proposta pelo FD, eu penso que retorno não seria mensal mas apenas no final dos 10 anos.

    Os Certificados do Tesouro têm uma forma esquisita de remunerar mas, ao fim dos 10 anos tem os 5,25% anuais, garantidos.
    Todos os anos recebe juros, não são é os 5,25% todos os anos. Nos primeiros anos recebe uma pequena parte, recebendo o restante no 5.º ano e nos últimos anos.

    Mas, parece-me que já tem a decisão tomada por isso...
  13.  # 19

    Mais ou menos tomada .... mas desde já agradeço a ajuda e os esclarecimentos.
  14.  # 20

    E já agora onde posso adquirir CT ... tanto faz se for num banco privado ou do estado (CGD). Sei que é uma pergunta trivial, mas não tenho muita noção como funciona.
 
0.0212 seg. NEW