Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ola,

    olha o que haveria de me acontecer... tenho a casa há um ano, chego um dia a casa e encontro este cenário... a minha vizinha após 6 anos de ter a casa... de vedar a casa, achou que aquele bocado é dela e começou a fazer falta esta semana (fez um muro por fora do muro dela, diferença de meio metro na ponta a ir morrer ao meu pilar)... eu ate me dei ao trabalho de falar com o proprietario que lhe vendeu a casa para saber se era verdade, óbvio que não... que faço face a este cenário? quem contacto? apetecia-me deitar aquilo abaixo à marretada... mas se a lei esta no meu lado acho que deve de actuar...que faço face a este cenário? quem contacto? ... ajudem-me por favor...

    muito obrigada pela disponibilidade, aguardo ideias
      IMAGE_096.jpg
    • naar
    • 2 agosto 2010

     # 2

    quem contacto?


    A sua vizinha, para começar? :)
  2.  # 3

    Boas
    A Câmara Municipal.
    A sua vizinha não pode construir um muro sem licença.
    Faça queixa dela ao fiscal municipal.
    Cumprimentos
    Carlos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofia_53232
  3.  # 4

    Belo muro.
  4.  # 5

    boa noite a todos,
    muito obrigado a todos pelas vossas palavras de apoio...

    naar a vizinha foi de imediato contactada :) ate perguntei a ela se queria que deita-se o meu pilar abaixo caso estivesse a estorvar muito :) ela acha-se cheia de razao (ou faz-se ter razao), diz que a planta topografica tem um muro direito e faltava aquele bocado para ficar mais direito... enfim...quem lhe vendeu a propriedade ja disse que nao faz sentido o que ela fez... soube que o topografo é la vizinho... quem vendeu-lhe a propriedade acha que o topografo esta a ser corrimpido... enfim... nem sei o que pensar...

    será que os topografos podem alterar a verdadeira dimensao das propriedades?

    mais uma vez obrigado a todos
  5.  # 6

    Boas

    Não sou perito nisso, é só uma opinião:

    - Faça queixa nos serviços de urbanismo da sua câmara. Se tudo decorrer normalmente, a câmara vai notificar a sua vizinha a legalizar a situação e para isso ela terá de apresentar prova documental da posse do terreno.
    Como confrontante do lote da sua vizinha tem direito a consultar o processo que a sua vizinha apresentar na câmara, pelo que pode verificar se não há nenhuma habilidade.
    Até pode acontecer que a sua vizinha, ao ser notificada pela câmara, desista da pretensão.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofia_53232
  6.  # 7

    sou uma pessoa pacifica,

    nao estou habituada a mau ambiente na vizinhança, estou a tentar resolver de forma diplomatica... eu e o meu namorado tentamos conversar com o marido dela que é mais calmo e equilibrado, se o que os preocupava era o muro nao ser deireitinho, do meu pilar para baixo durante 12m ha 2 ou 3 curvas, ate proposemos fazer um muro a meias, mais alto eu iria tirar no maximo 20cm2 de largura ao londo dos 12m (ou seja +/-1,5m2), disse que fizesse o preço que se eu achasse justo chegariamos a negocio que valorizava ambas as partes... e clarifiquei que o muro que construiu era para esquecer que nao faz sentido nenhum... o vizinho ponderou o valor e lançou-o... 3000 euros (incluiu o muro que criou espontaneamente, e argumentou que baseou-se no valor que deu pela propriedade e adicionou 30 anos de juros que é relativo ao empréstimo que fez para comprar)... ficamos sem palavras... ele pediu contra-proposta, nos esclarecemos que não pagávamos mais de 400 euros (+200 euros o metro quadrado no local que é, já é bem pago)...

    quem vende é quem faz o preço... quem compra aceita ou não... independente do desfecho... o muro espontâneo é que não pode ficar...

    quarta-feira vamos ter a resposta se aceitam a nossa contraproposta...

    obrigado a todos pelo apoio...
  7.  # 8

    Caríssima Sofia,
    com vizinhos desses suponho que já nem precisa de ver telenovelas........
    fez-me lembrar aquela dos 2 alentejanos que depois de cortarem cauda, patas e orelhas ao porco do vizinho acabam com a guerra ao concordar que um fica com o branco e o outro com o preto.....
  8.  # 9

    Cara sofia,

    Por detrás da construção desse muro absolutamente ridículo podem estar outras intenções que desconhece.

    Parece-me estranho a sua vizinha ter como único objectivo ficar com aquele quadradinho de terreno para ela.

    Ponha a seguinte hipotese: ela faz aquele muro ali, e você não se queixa e deixa lá estar o muro.

    Daqui a um par de anos ela reclama que o seu pilar está ilegal e que a fatia do seu terreno alinhado c\ aquele aborto de muro também é dela, vai daí vai reclamar uma fatia do seu terreno.

    Ela pode querer fazer uma obra qulaquer no terreno dela para a qual necessita desesperadamente um metrinho ou dois de afastamento, para cumprir as laterais por exemplo.

    Por isso aconselho-as a NÃO entrar em acordos com ela ou marido. Pura e simplesmente reclame para a Câmara e para ela com cartinha registada e aviso de recepção.

    Quanto à proposta de muro meão não se meta nisso. Muros meões são uma fonte conhecida de chatices, ainda para mais c\ vizinhos desses.

    Não facilite, ou vai pagar mais tarde.

    Muro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofia_53232
  9.  # 10

    paramonte,

    faz todo o sentido o que diz, porque razão gastariam dinheiro a fazer um muro se dizem e dão a entender que a condição económica não é muito folgada?

    e o quererem ficar com o meu pilar também faz sentido, como pode ver pela a imagem do lado de dentro... onde ele faz o muro em direção ao meu pilar...
      IMAGE_097.jpg
  10.  # 11

    pretendia fazer um muro melhor porque tambem é muito baixo o que existe neste momento, torto, e o vizinho tem sempre cao à solta (grande porte), tenho um irmao pequeno, primos e considero perigoso uma rede a separar...

    obrigado a todos pelo apoio... nunca me imaginei em tal cenario... como ja alguem disse e bem isto parece uma novela... vou ter de mudar o guiao...
    • shc
    • 3 agosto 2010

     # 12

    sabe o que lhe digo essas pessoas deviam era ser internadas, porque tem de certeza problemas psiquicos, a minha avó tem um vizinho que se lhe fizessem testes psicologicos era internado e quem o ouvir falar acredita que comprou 2 casas em propriedade horizontal e que o resto das 6 casas á volta são dele, pos 2 processos em tribunal porque ao fim de 6 anos da compra disse ke todas as 6 casas á volta lhe pertencem e sabem que o que custa mais é o tribunal dizer que o processo não tem ponta por onde se pegue e deixar continuar , o Srº deu se ao trabalho de pagar a uma senhora de 94 anos que nunca se chegou nem a 500mts das casas para ser sua testemunha.
  11.  # 13

    A sua vizinha falou consigo antes de fazer o muro? Eu acho que isso revela logo intensão... má. Você constatou isso ao tomar a iniciativa de ir falar com ela. Faça queixa e deixe-se de conversas com eles.

    (Esta situação faz lembrar aqueles toques entre viaturas em que o culpado diz que não quer meter o assunto na seguradora e depois mais tarde vem o pai ou o marido ou o diabo discutir ao telefone que não teve culpa, etc, e o "bonzinho" fica a arder. Apresente SEMPRE a declaração. O culpado pode posteriormente chegar a um acordo consigo, com o conhecimento das seguradoras, e pagar ele, mas assim não se escapa.)

    Faça queixa, ASAP.
  12.  # 14

    japl

    aproveitar-se de uma velhinha de 94 anos para testemunha, é de uma baixeza extrema...

    o problema deste tipo de maus vizinhos é que por mais que tentemos levar na boa estes cenarios acaba por ser desgastante, imagino como a tua avo deve se sentir...

    creio que é gente que nao tem mais que fazer que dedica-se a criar o seu mundinho, e criar conflitos... a minha vizinha ja disse explicitamente que se restaurar casa, se crescer para a frente ela embarga-me a obra... se agendo reuniao com algum empreiteiro para me dar o orçamento de alguma coisa (p.e. sustituiçao do telhado, as telhas tem 40 anos, com ripado, queria ver se trocava este ano)... ela estende a roupa, apanha a roupa, limpa os vidros, brinca com o cao, de certeza que ela adorava ter a audiçao tao apurada como a do super-homem :)

    sinto-me importante quem dera algumas pessoas mediaticas deste pais que tivessem paparazzi que os observasse tanto :)
  13.  # 15

    Depois de ver a ultima foto da sofia mais me convenço q a sua vizinha and c\ olho numa fatia do seu terreno.
    •  
      FD
    • 3 agosto 2010

     # 16

    Pela minha experiência, na relação entre dois seres humanos, a partir de um certo momento, percebe-se que qualquer tentativa de diálogo é infrutífera.
    Parece-me que já chegou aí.
    Quando se chega a esse momento o que há a fazer é delegar qualquer diálogo necessário a terceiros. No seu caso, apenas a câmara ou a polícia municipal devem tentar dialogar com a sua vizinha.

    Tudo o que faça pessoalmente a partir de agora, apenas pode ter dois resultados:
    -> desgastar-se a si própria e aos seus
    -> agravar a situação

    Por isso, não se envolva pessoalmente e evite qualquer confronto ou discurso directo. Encarregue terceiros de qualquer interacção absolutamente necessária com a sua vizinha, sejam eles advogado, polícia ou fiscal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofia_53232
  14.  # 17

    Concordo com o FD. Não fale com ela, não faça comentários, ameaças que vai fazer queixa, etc. Procure documentar-se das acções dela, e com testemunhas. Ofensas, insultos, ameaças, perseguição, etc são crime. É difícil não responder à letra, mas o ideal é tentar não tornar estes assuntos (demasiado) pessoais. Se ela fez algo que não devia, será notificada do assunto, esperemos... Isto é apenas uma opinião, claro.
  15.  # 18

    obrigado a todos por vossos conselhos... concordo, falar mais é desgastante e nao leva a lado nenhum... mas ter sangue de barata nao é facil...é tudo um processo de aprendizagem... temos que nos adaptar às situaçoes e adquirir comportamentos que nos beneficie mais...

    hoje informei-me junto de pessoas competentes sobre o valor do m2 na vila... custa em media 50 a 60 euros :)
    • naar
    • 3 agosto 2010

     # 19

    diz que a planta topografica tem um muro direito e faltava aquele bocado para ficar mais direito


    E o que diz a sua planta?

    É que qualquer dia ainda tem que desviar o seu pilar!
  16.  # 20

    á gente muita croma ... e depois ainda dizem que a minha geração é que é a geração rasca....
    coitados destes cotas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofia_53232
 
0.0193 seg. NEW