Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Sou novo no forum, comprei agora um apartamento T2 com 12 anos, mas bastante desgastado (sobretudo por um cão) e há alguns arranjos a fazer.

Como não quero gastar mais do que o necessário e tenho muita ferramenta e vontade, quero fazer os trabalhos que conseguir sozinho, contando com a ajuda aqui do fórum no que for possível.

Situações que precisam de arranjo:

Pavimento
    O chão é em parquet e está bastante danificado. Tem manchas em toda a casa (do cão e de água) e num dos quartos está a levantar. À partida vamos colocar um piso flutuante por cima, e contratar um carpinteiro para fazer os cortes necessários nas portas.

Cozinha
    Trocar um ou outro azulejo rachado e as portas dos móveis

Paredes
    Tapar uns buracos e umas rachadelas com massa. Um dos quartos teve humidade junto à janela, foi reparado, mas ficou com muito mau aspecto (pintaram por cima do cimento, sem acabamento. Já comecei a descascar essa parede para dar um acabamento homogéneo em massa antes de pintar.

Madeiras
    Vai ser necessário lixar e envernizar algumas portas devido às arranhadelas do cão. Provavelmente vai ser preciso depois lixar todas as outras para não ficarem com níveis de brilho totalmente diferentes.
    É também necessário lixar e envernizar as caixilharias da janelas, tem muitas manchas de água (parece que ficaram abertas durante umas boas chuvadas...)

Quanto tiver oportunidade coloco umas fotos para se poder acompanhar o andamento da coisa.

Primeira questão, qual a ordem ideal para estes trabalhos?

Lixar caixilharia da janela
    -envernizar caixilharia da janela
    -alisar parede
    -pintar parede
    -pintar tecto
    -colocar chão

Obrigado
  2.  # 2

Cortar as portas e lixar o chão onde for necessário
    Alisar e lixar paredes
    Lixar caixilharia das janelas
    Limpar o pó e lixo provado por estes trabalhos
    Pintar tectos
    Pintar pardes
    envernizar janelas
    Colocar flutuante
  3.  # 3

Obrigado pelas dicas.

Ontem já comecei a fase 1, picar uma parede que tinha sido reparada devido a humidade, mas estava muito mal acabada.

Cortar as portas está em stand-by à espera de um orçamento de carpinteiro, por isso saltei para o item seguinte.

3 horitas de martelo e "picador" e está pronta para levar massa.
    Retirei também os rodapés, os espelhos dos interruptores e tomadas, e um varão de cortinado que lá tinha.
    Abri bem as fendas de assentamento que tinha por cima da janela, para as tapar também.

O quarto está agora pronto para levar massa branca.

Junto foto do quarto depois da tarefa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
      IMAG0429 (Medium).jpg
  4.  # 4

Update

Não tenho ainda fotos mas a parede já está rebocada e quase pronta, falta apenas lixar algumas imperfeições.

Próxima dúvida, na sala quero passar a tomada de tv de um lado para o outro. Como vou colocar flutuante por cima do parquet actual, e vou ter que tirar e voltar a colocar os rodapés, tenho duas opções, ou passo o tubo pelo chão, ou pelo rodapé.

Pelo chão o caminho é mais curto e tem menos curvas, pelo rodapé tenho que contornar uma coluna.
    Para passar um cabo de tv (coaxial) e eventualmente mais tarde poder substituir por utp, o ideal será um tubo vd16, que é bem mais alto que o parquet de 7mm, ou seja, indo pelo chão ainda tenho que rasgar abaixo do parquet, e sendo um 3º piso tenho receio que o tecto do vizinho de baixo estale todo com esta operação.
    Pelo rodapé obriga a um caminho mais longo (mais martelada) e o único risco é a coluna, para não retirar mais do que o reboco, tenho algum receio que a curva do tubo fique demasiado apertada.

Ideias?
    • P+V
    • 10 agosto 2010

# 5

Eu não trocava esse parquet...é lindo! Já pensou em lixar e aplicar verniz mate tipo cin durocin?
  5.  # 6

Partilho da opinião do/a P+V ARQ
    Só o facto de ter pensado em esconder esse parquet já merecia uma martelada no dedo mindinho.
    O cabo de tv resolve com uma daquelas calhas coladas por cima do rodapé e onde passa o cabo
    •  
      FD
    • 10 agosto 2010

# 7

Colocado por: P+V ARQEu não trocava esse parquet...é lindo! Já pensou em lixar e aplicar verniz mate tipo cin durocin?

Sou da mesma opinião. :)
    • P+V
    • 10 agosto 2010 editado

# 8

antes e depois: parquet em azinho com 35 anos em cima...
      depois.JPG
      antres.JPG
  6.  # 9

Arquitectura tipo ikea?
    Você também?? :-)

Mas tem razão quanto ao chão. Eu também não o trocaria por um de plástico...
  7.  # 10

he he ali uma parede toda em betão é que vinha mesmo a calhar não Luis?
    :))))
    • salves
    • 10 agosto 2010 editado

# 11

A ideia de colocar flutuante por cima do parquet veio de pensarmos que será quase tão caro como lixar e envernizar o chão actual.

Quem já fez, será que pode dar uma ideia do custo/m2? Há zonas onde é preciso colar, e outras que estão bastante manchadas. O imóvel é em matosinhos, tem 50m2 de parquet.

Quanto a passar o cabo colado ao rodapé, não é opção, quero que fique escondido, já que tenho a parede "aberta" será agora a melhor oportunidade.
    • P+V
    • 10 agosto 2010

# 12

No caso em concreto, orçamentos entre 18 e 25 €/m2+iva. Parquet nas mesmas condições (tacos soltos, gorduras, manchas...), em 2008.
  8.  # 13

Viva,

Graças à enorme petição "salvem o parquet" decidi esburacar a parede pelo rodapé. Já contornei a coluna, e o reboco tem espessura suficiente para não ter que atacar o betão.

Não há orçamento para afagar e envernizar, e pessoalmente não sou grande fã dos tacos pequeninos, mas vão ficar todos inteiros por baixo do flutuante, e assim algum arqueólogo daqui a uns anos pode vir a recuperá-los :)
  9.  # 14

Sou das que não gostam dos tacos.
    Há pouco tempo fiquei hospedada num sitio* que tinha flutuante branco, achei giríssimo.

*Pousada Vale do Gaio
  10.  # 15

Gosto muito do parquet e se fosse a si mantinha-o, nem que o preço de o recuperar seja idêntico ao do flutuante. Para além do lado estético, o "pisar" é muito mais agradável e fica com o chão original.
    O parquet é de facto duradouro - num apartamento de estudantes por onde passei, a alcatifa estava a desfazer-se e andávamos desanimadas até descobrir que a dita alcatifa rasca tinha sido colada em cima de parquet, muito idêntico ao que é mostrado acima (na altura o apartamento teria uns 15-20 anos, acho eu...). Um dia de joelhos a tirar a cola com esfregão de arame, duas boas camadas de cera e...ficou lindo! (Já não se fazem inquilinas estudantes destas, pois não? LOL)
    Quanto aos interiores mostrados acima, gosto. Eu sou assim a tender para o minimalismo...mas em vez dos focos teria optado por um ou dois candeeiros suspensos por cima da mesa. Quebrava a "frieza" (aparente).
  11.  # 16

Colocado por: salvesViva,

Graças à enorme petição "salvem o parquet" decidi esburacar a parede pelo rodapé. Já contornei a coluna, e o reboco tem espessura suficiente para não ter que atacar o betão.

Não há orçamento para afagar e envernizar, e pessoalmente não sou grande fã dos tacos pequeninos, mas vão ficar todos inteiros por baixo do flutuante, e assim algum arqueólogo daqui a uns anos pode vir a recuperá-los :)

Já que é habilidoso, porque não aluga uma máquina para lixar os tacos e enverniza-os sozinho? A área também não é grande... Quanto a colar, não deve ser difícil com o produto apropriado...nós fizemo-lo com uma cola normal e resistiu pelo menos os 2 anos que lá estive...
  12.  # 17

Por acaso estava mesmo a pensar nisso. Se alguém souber onde se pode alugar uma máquina para lixar os tacos no grande porto agradeço o contacto.
  13.  # 18

Este fórum está a tornar-se o greenpeace da construção.

"salvem o parquet"
    • shc
    • 12 agosto 2010

# 19

ninguem faz 1 petição online pra salvar o parquet? eu pessoalmente ate gosto mas com o resto em branco como ja ta feito n axo tanta piada.
  14.  # 20

Atenção que essa foto com tudo branco não é do meu apartamento, foi outro utilizador que enviou para exemplificar como ficaria o parquet.

0.0213 seg. NEW