Colocado por: pribeiroEu gostaria de saber qual a melhor solução se o chão flutuante ou chão de madeira maciça pregada, quais os que geram menos problemas quer na mnutenção quer com a alteração climática..
Colocado por: Luis K. W.
O que é melhor para andar nas dunas? Um Renault 4 ou um Mercedes 4x4? Há quem diga que não há como o R4...
Como para quase tudo, é uma questão de preço.
Dois comentários prévios:
- Já experimentou pôr a mão na face INTerior desses estores ditos térmicos quando o Sol está a incidir sobre eles? O mais certo é estarem a uma temperatura que daria para fritar um ovo. Portanto, estes estores irradiam mais calor para dentro de casa do que os estores «normais» de plástico (pvc).
- O ar condicionado arrefece o ar, mas também o SECA (o circuito frigorífico gera gelo; e este gelo vem da humidade do ar). Quanto mais seco está o ar, mais a madeira diminui de volume - abrindo juntas.
Quanto ao pavimento, como disse antes, é uma questão de preço. Mas, por muito bom que seja o material ELE VAI MEXER. A madeira aumenta no Inverno e diminui no Verão (abrindo juntas). Com o passar dos anos vai perdendo elasticidade, mas mexerá sempre um pouco.
No caso dos flutuantes, também recomendo os melamínicos - a Deco também os considera «escolha acertada» - em vez dos que têm madeira. Resistem melhor e são mais baratos.
Madeira pregada obriga a obras de algum vulto para fixar os sarrafos (à betonilha) aos quais o soalho será pregado.
Há uma solução intermédia, que eu prefiro: réguas de 15mm de espessura, com macho e fêmea, de comprimentos variáveis, para afagar. betumar e envernizar no local. Só que não tem nada a ver com 5€/m2... ;-)