Iniciar sessão ou registar-se
    • drmj
    • 7 fevereiro 2011

# 21

Boas,
    Consegui ter um instalador oficial da Amorim para isolamento por capoto com cortiça, com sistema ETICS.
    O preço está entre 25 a 45 eur/m2 + IVA , instalação e acabamento incluido. As espessuras existem em 4 , 5 e 6 cm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cliko
  1.  # 22

Boas, amigo drmj,

pode enviar o contacto desse instalador por email sff.

[email protected]

Obrigado
  2.  # 23

E colocar a cortiça como isolamento na caixa de ar em vez do Wallmate?
  3.  # 24

Boa tarde,

Apenas para dar uma contribuição com alguns dados:
    - Existem já em Portugal inúmeras obras de ETICS com aglomerado de cortiça expandida, sendo que a primeira em Portugal foi em Lisboa em 1992!

- Em termos de certificados, para além de existir uma norma europeia que permita que o produto Aglomerado de Cortiça Expandida, ou seguindo as siglas ICB - Insulation Cork Board, tenha a marcação CE, existem diversos certificados que garantem que o produto é 100% natural produzido sem o recurso a quaisquer colas!

- O primeiro certificado ETAG 004 do sistema (material isolante + todas as argamassas) está disponível em http://products.roefix.com/at/Produkte-Loesungen/Waermedaemm-Verbundsysteme/Daemmplatten/ROeFIX-CORKTHERM-040-Kork-Fassadendaemmplatte-ICB (4º link para download). No mesmo link há inclusive referências aplicadas na Áustria onde se fala de ETICS há mais tempo que em Portugal.

Mais informações: [pub] www.bcork.amorim.com [/pub]
  4.  # 25

Um exemplo com todas as fotos durante o processo de construção de uma casa com sistema ETICS com aglomerado de cortiça expandida após pesquisa rápida na internet: http://sites.google.com/site/casagrainho/
  5.  # 26

Boa tarde,

A Rofix que eu saiba não tem representação em Portugal, foi apenas para o exemplo de um certificado ETAG que já tinha encontrado na internet.
    Em Portugal do que sei, há diversas marcas a trabalhar com o aglomerado: VIERO, MAPEI, WEBER, FASSA, BARBOT, TINTAS 2000

Certamente que cada marca esclarece as dúvidas dos certificados.
  6.  # 27

100% de acordo com a conformidade e não acho que os seus comentários estejam a desprestigiar tão nobre material, muito pelo contrário, ajudam a clarificar algumas ideias.

O Aglomerado de Cortiça expandida que conheço tem marcação CE e está devidamente testado quanto ao fogo. Exemplo em http://www.viero.com.pt/fichas/ACE.pdf

O boletim do LNEC referido diz respeito à durabilidade do material, testes realizados em material com 45 anos de aplicação apresentam o mesmo resultado de condutibilidade térmica. Pode-se sacar em http://www.bcork.amorim.com/pt/constructive-solutions#ap=0&ec=47&ma=0&fa=2
  7.  # 28

Bom dia,

No caso das argamassas, haverá certamente garantias das marcas enquanto aguardam pela certificação dos vários sistemas que apresentam e promovem...

A marcação CE dos materiais isolantes: No caso do ICB, o material tem SEMPRE marcação CE - fabricado de acordo com a EN13170. No caso da MW (Lã Rocha) é a EN13162, no do EPS a EN13163, no XPS a 13164, etc etc Para que tenha a marcação CE, tem de se submeter o material isolante a diversas auditorias em laboratórios acreditados.
    Aliás, no exemplo já dado da Casa Grainho está claramente a marcação CE e classe de reação ao fogo do material no rótulo de uma embalagem do material (http://sites.google.com/site/casagrainho/Home).
  8.  # 29

9.  # 30

10.  # 31

Bom dia a todos,

Para não abrir outro tópico, achei que dava para desenterrar este e levantar um tema que não vejo ser falado aqui com regularidade.

Fiz uma data de pesquisas, mas de facto há pouca informação e confesso que gosto de ler muitas das vossas opiniões e sugestões.

A questão é sobre o "capoto" em cortiça. Porque é pouco falado? Sempre que todo no tema "em conversa de café" todos me dizem "ah isso é o melhor que podes colocar", mas ninguém me sabe argumentar a razão.
    Apenas se comenta que o valor é superior ao tradicional esferovite, mas muito superior.

Apesar de saber que o "esferovite" já tem provas dadas, confesso que gostava de uma alternativa melhor e vi uma obra com cortiça e achei espectacular, pelo menos ao olho, fiquei com a sensação que se facto poderá ser superior ao "normal".

Deixo aqui estes comentários para se possível me ajudarem a esclarecer e tomar uma decisão na escolha do material.

Obrigado desde já
  11.  # 32

Pelo que ando a ver, de há uns meses para cá, a cortiça não é muito aplicado por culpa do preço da matéria, comparativamente aos restantes concorrentes (EPS, XPS, etc..)

Andei aqui À procura de um comparativo que vi com alguns materiais, até com a espuma de polioletano (acho que é isto), mas não encontrei.
    Recordo-me apenas de que a cortiça tinha melhores níveis de isolamento que os restantes, e que seria mais amiga do ambiente, mas mais cara.
    Mas, entretanto lançaram o EPS grafitado e penso que a nível de isolamento bate a cortiça, e também de preço.

Contudo é uma questão de produção...se começar a haver produção em massa de cortiça para EPICs o preço deve baixar....digo eu.
  12.  # 33

Colocado por: Anonimo16062021Não é verdade, isto em termos térmicos
    pode nao ser, mas aplicando a espessura correta tanto vale um como outro. a diferença é a estética. ou nao pois pode ser usado a cortiça no sistema etics na mesma
  13.  # 34

Colocado por: PalmixPelo que ando a ver, de há uns meses para cá, a cortiça não é muito aplicado por culpa do preço da matéria, comparativamente aos restantes concorrentes (EPS, XPS, etc..)

Andei aqui À procura de um comparativo que vi com alguns materiais, até com a espuma de polioletano (acho que é isto), mas não encontrei.
    Recordo-me apenas de que a cortiça tinha melhores níveis de isolamento que os restantes, e que seria mais amiga do ambiente, mas mais cara.
    Mas, entretanto lançaram o EPS grafitado e penso que a nível de isolamento bate a cortiça, e também de preço.

Contudo é uma questão de produção...se começar a haver produção em massa de cortiça para EPICs o preço deve baixar....digo eu.

Boas. Obrigado pela resposta.

Vou aprofundar o meu conhecimento e tentar ver ao vivo algumas das opções que considero.
  14.  # 35

Colocado por: Anonimo16062021Com a mesma espessura, o EPS, XPS ou LM em termos térmicos é superior á cortiça,e mais baratos
    sim... e?
  15.  # 36

Colocado por: Anonimo16062021

ah passei por cima . mas nao inviabiliza o que eu disse, com a espessura correta tanto vale (tirando o preço claro, como o Dias fez o favor de apontar)
  16.  # 37

Cortiça, matéria prima de origem nacional, ecológica, melhor comportamento ao fogo que os derivados de petróleo, etc...
    É mais chato de trabalhar e requere algum cuidado nas juntas.
    Havendo euros eu escolhia Lã de rocha sem dúvida alguma.
    Concordam com este comentário: antonylemos, ricardo.rodrigues
  17.  # 38

Metendo-me no meio... É verdade que é aconselhável rebocar as paredes antes de aplicar o ETICS? Ou é paleio do empreiteiro para ir buscar mais um pouco?
  18.  # 39

Pode ser doce!
    Segundo um comeecial de uma empresa que começa por W sim, mas começo a desconfiar de conveniência.
  19.  # 40

Sarrabulho seria melhor...mas com boa companhia

0.0238 seg. NEW